sábado, 17 de agosto de 2013

ACORDO QUEBRADO/INDIOS

Governo quebra acordo com povo Munduruku e inicia operação militar no Pará Estados do Brasil: Pará

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do jornal Brasil de Fato

Aviões dão rasantes em município e comunidades. Oficios comprovam que decisão por retomada de trabalhos ocorreu dias depois de tumultuada reunião em Jacareacanga.
Aviões e tropas da Força Nacional estão em Jacareacanga, município ao sul do Pará, para garantir a entrada de 130 técnicos no território indígena Munduruku para estudos necessários às usinas hidrelétricas de São Luiz do Tapajós e Jatobá. De acordo com lideranças indígenas, as tropas empreendem exercícios de guerra, com voos rasantes e mobilidade das tropas em pontos estratégicos da cidade.

Continue lendo......Fonte: http://www.brasildefato.com.br/node/17781

O envio dos técnicos e a operação da Força Nacional, porém, fazem parte da quebra de acordo do governo federal com os Munduruku. Após o povo deter três pesquisadores na terra indígena, no início de julho, o governo federal suspendeu os estudos das usinas até a regulamentação do direito à Consulta Prévia – Convenção 169. O que nunca ocorreu.

CONFLITO ARMADO NO TAPAJÓS

Padre diz que região do Tapajós poderá ser o novo Vietnã
 
Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do RG 15/O Impacto

Padre Edilberto Sena alerta para possível conflito armado na região do rio Tapajós
Preocupado com o derramamento de sangue que poderá ocorrer por conta do descontentamento dos povos indígenas e de comunidades tradicionais com a proposta do governo federal de construir 07 usinas hidrelétricas na Bacia do Rio Tapajós, o membro da Frente em Defesa da Amazônia (FDA), padre Edilberto Sena, alerta que a região poderá virar o “novo Vietnã”.

Na Amazônia, segundo ele, a presidente da república Dilma Rousseff age como imperatriz da Mongólia, quando deseja e manda fazer obras de grandes impactos, sem se preocupar com as consequências. “São dois brasís, o de Brasília e a colônia Amazônia. Mas, todo império tem um fim, um dia”, argumenta o religioso.

Continue lendo... http://www.oimpacto.com.br

De acordo com o padre Edilberto Sena, o governo federal está forçando a barra no rio Tapajós contra todas as regras da Constituição Nacional, onde está enviando mais de 100 pesquisadores para fazer os preparativos das construções de duas mega-hidroelétricas. “Neste faz de conta de legalidade o IBAMA e a FUNAI são meros bonecos fantoches que agem de acordo com os interesses do patrão”, desabafa o ambientalista.

Padre Edilberto diz que ao invés de respeitar os direitos dos povos tradicionais que não aceitam a destruição de seu território, simplesmente o IBAMA e FUNAI se prostituem para salvar seus empregos.

CONTROLE DE PESCA

Governo suspende mais de 30 mil carteiras de pescadores no Pará
O Ministério possui mais de um milhão de pescadores registrados no país
 
Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de O Liberal

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) suspendeu 30,6 mil carteiras de pescadores profissionais paraenses que não fizeram a atualização cadastral nos meses de fevereiro a março. A suspensão se deve à prevenção de possíveis fraudes e ao descumprimento dos novos procedimentos para a atualização e substituição das licenças que deveriam ter sido realizadas pelos pescadores que fizeram aniversário nos meses de fevereiro e março de 2013. Os pescadores que tiveram a carteira suspensa deverão se dirigir até a Superintendência do MPA no seu estado portando os documentos pessoais (RG e CPF) para regularizar a situação, no prazo de 30 dias.

Quem não comparecer terá o registro cancelado. A medida visa combater fraudes e promover uma fiscalização mais efetiva na hora de conceder o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). Para não ter o registro suspenso/cancelado, e assim perder o direito de exercer a atividade, os pescadores precisam atualizar os dados no site do MPA, em até 60 dias após a data do seu aniversário, ou ir até a Superintendência do MPA no seu estado, no prazo máximo de 120 após a data do aniversário.

O Ministério possui mais de um milhão de pescadores registrados no país. 
O Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) foi instituído há 44 anos por decreto-lei e ratificado pela lei da pesca.

Com o Registro o trabalhador terá acesso aos programas sociais do governo federal como microcrédito, assistência social e o seguro desemprego, que é pago nos meses do defeso (período em que é proibida a pesca para proteger a reprodução de peixes).

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

JATENE / CURSO DE MEDICINA NA UEPA EM MARABÁ

Governador abre semestre na Uepa de Marabá destacando curso de Medicina
Simão Jatene disse aos estudantes de Medicina que fizeram uma escolha de vida, e desejou a todos sucesso profissional

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agência Pará

Governador Simão Jatene, ministra aula Magna a alunos do curso de medicina, no campus da UEPA em Marabá, nesta segunda-feira (12).
A importância do primeiro curso de Medicina em uma universidade pública no município de Marabá, no sudeste do Estado, foi destacada pelo governador Simão Jatene nesta segunda-feira (12), ao proferir a Aula Magna que abriu o segundo semestre na Universidade do Estado do Pará (Uepa). O governador também anunciou um investimento superior a R$ 5 milhões na ampliação da instituição, destinado à construção de um bloco para a área de saúde.

A solenidade aconteceu na Faculdade Metropolitana, onde estão sendo ministradas as aulas deste o último dia 5, em virtude das obras de reforma no Campus VIII da Uepa.

Na Aula Magna, o governador enfatizou os desafios superados para instalar o curso de Medicina na região e os benefícios que essa iniciativa trará à população. “Muita gente não acreditava, mas construímos cinco hospitais regionais, um deles aqui em Marabá. Com este desafio vencido, ousamos instalar progressivamente cursos de Medicina em várias regiões”, disse ele.

Aos estudantes, Simão Jatene declarou que “vocês escolheram mais do que uma profissão. Vocês estão fazendo uma escolha de vida, e exatamente por isso as responsabilidades são muito maiores. Desejo sucesso aos profissionais que fizeram esta escolha, e vou ficar muito feliz quando receber a notícia que cada um de vocês está contribuindo aqui, neste Estado, e dizendo que é médico a serviço da nossa gente, que financiou o sonho de ser médico”.

O estudante de Medicina Rafael Aguiar, natural de Xinguara (município da região), quer se especializar em Endocrinologia. “Quero ficar aqui, no sul do Pará. A minha expectativa é contribuir para a sociedade com atendimento médico”, disse ele.

Investimento - Simão Jatene assinou na solenidade a Ordem de Serviço para a construção do bloco onde funcionará a área de saúde, com 3.500 metros quadrados, um investimento de mais de R$ 5 milhões. O governo também está reformando salas de aula e o laboratório do campus de Marabá, que deve ser concluído no final deste ano.

O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, ressaltou que a universidade tem um papel importante na implantação de cursos na área de saúde no Pará. “O governador trouxe, além do curso, boas notícias para a comunidade acadêmica. Vamos iniciar o curso de Medicina aqui neste prédio, mas até o ano que vem teremos uma área só para os alunos da área de saúde em nosso campus, e as aulas serão ministradas lá. A Uepa tem um papel importante, principalmente nesta área, e estamos investindo nisso”, afirmou.

COPA EXTREMO SUL PARÁ 2013

Sul do Pará: Realizado em Redenção o sorteio dos grupos da Copa Extremo Sul Pará 2013.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Carajás esportivo

A seleção de Xinguara vai estrear diante de Sapucaia (foto de 2011)
Grupo “A” Rio Maria, Bannach, Sapucaia e Xinguara.
Grupo “B” Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Tucumã.
Grupo “C" Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D´arco e Redenção.

A Copa Extremo Sul Pará de seleções começa dia 15 de setembro de 2013. Os duelos da Copa Extremo Sul Pará de seleções do ano de 2013 já foram definidos.

Em evento realizado na manhã deste domingo, 11, em Redenção, a comissão organizadora da competição regional sorteou os grupos da Copa Extremo Sul Pará de seleções de 2013.

No Grupo “A” haverá clássicos importantes entre Rio Maria, Bannach, Sapucaia e Xinguara. Já no Grupo “B” jogos decisivos vão movimentar a PA – 279 com as seleções de Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Tucumã.

O Grupo “C” ficou mais equilibrado com Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D´arco e Redenção. Segundo o coordenador Vilson Cabral, a Copa Extremo Sul Pará de seleções está previsto para começar dia 15 de setembro de 2013. 

PA 279 - UM MORTO E DUAS PESSOAS FERIDAS

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em acidente na PA 279

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog EDMAR BRITO

Cícero morreu no local do acidente
Uma pessoa morreu e outras duas ficaram gravemente feridas em acidente na PA 279, a 36 quilômetros de Xinguara, neste sábado (10), por volta das 18h30. Um carro Corsa Classic, cor cinza, placa JUK 5878, dirigido pelo motorista José Alessandro, colidiu  com uma moto Yamaha YBR, vermelha, placa NSO 1792 que viajava com três pessoas a bordo. No acidente morreu o piloto da moto, Cícero Santos Machado, 29 anos, profissão de vaqueiro.

Os outros dois passageiros da moto, um menino de 5 anos, filho da vítima, quebrou braço, e Leandro Alves Silva, de 25 anos, teve fratura exposta na perna esquerda.

O corsa ficou todo amassado
Os feridos foram socorridos pela viatura do SAMU e levados para UPA de Xinguara. Leandro, depois de examinado, foi levado para Redenção.

Os três ocupantes do Corsa, o motorista, a esposa dele e uma criança de 3 anos de idade, filha do casal, tiveram apenas escoriações pelo corpo. A polícia está investigando as causas do acidente. 

ACIDENTE COM VITIMA FATAL moto ficou

Xinguara: Motoqueiro morre em acidente

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog EDMAR BRITO

Franciel morreu na hora
Por volta das 7h50 da manhã de domingo (11), na PA-279, a 6 quilômetros de Xinguara, uma caminhonete Hilux, cor prata, placa GXI 0973 (MG), bateu de frente com uma moto POP 100, preta, sem placa. Na colisão, o piloto da moto, Franciel de Souza Oliveira, de 24 anos, morreu na hora.

Segundo o que foi apurado preliminarmente até agora pela polícia, a caminhonete seguia de Xinguara com destino a Ourilândia do Norte, a moto trafegava em sentido contrário.

A moto ficou  completamente destruída
A colisão foi tão violenta, que peças e acessórios da moto e da caminhonete ficaram esparramados na beira da estrada por cerca de 50 metros.
A frente da caminhonete
A vítima morava em Xinguara e estava vindo de Ourilândia com mais dois motoqueiros, cada um em uma moto. Um deles, irmão da vítima, presenciou o trágico acidente.

DNIT/PARÁ - VERBA PÚBLICA SOB SUSPEITA

EMPRESA C.C.M EMBOLSOU MAIS DE R$ 113 MILHÕES PARA RECUPERAR TRANSAMAZÔNICA

“A CCM RECEBEU MAIS DE R$ 49 MILHÕES SÓ EM ADITIVOS”.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog do Peninha

A Empresa CCM-Construtora Centro Minas LTDA, ganhou varias licitações realizadas pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, nos anos de 2008 e 2009 para fazer a recuperação e manutenção da Rodovia BR-230, Rodovia Transamazônica, que vai do subtrecho Fim Trav. Rio Tapajós-Igarapé Nambuaí até o Igarapé Palmares.

Essas licitações geraram contratos de números 00131/2008, 00128/2008, 00130/2008, 00129/2008 e 00378/2009 e estes contratos somaram em R$ 60.856.242,51. Entretanto a empresa CCM foi beneficiada com vários aditivos em todos os contratos, que somaram aos cofres públicos em torno de R$ 49.515,838,44, que renderam a empresa o total de R$ 113.404.354,05.

Todos os contratos receberam até 8 (oito) termos de aditivos, segundo cópias dos contratos celebrados entre o DNIT e a CCM que estão em nosso poder. Em todos os contratos, os aditivos sempre eram em torno de 23% a 24,36%, o que é permitido por Lei, desde que sejam justificados os motivos relevantes para tal ajuste, o que não ocorreu.

Também eram feitos reajustamentos sobre os valores, autorizados sempre pela Superintendência do DNIT do Pará, segundo os documentos e tudo isto visa a empresa fazer os serviços até o dia 26 de Novembro de 2013.

Onde foi parar tanto dinheiro?

Apesar dos vultosos recursos já recebidos, a empresa tem feito apenas um paliativo, tapando buracos e fazendo o serviço de terraplenagem em alguns trechos. Nos contratos, diz que a empresa não pode paralisar os serviços. No entanto, a empresa vem descumprindo os contratos, e não vem mantendo equipes trabalhando na estrada. Durante os três dias de viagem por esta estrada, não encontramos nenhum maquinário e nem equipe da empresa trabalhando.

Tanto dinheiro e para pouco serviço.

E as estradas continuam em péssimo estado de conservação.

TRAIÇÃO/ACIDENTE

Itaituba-pa
Homem flagra esposa com outro em sua cama, agride a mesma e ao fugir da PM pelo telhado cai no banheiro.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do jornalista Junior Ribeiro

Sebastião de Castro Neto, antes de ser levado para o HMI teria pedido a camisinha que sua mulher teria usado com o Ricardão para apresentar como prova da traição na Delegada da mulher.

Uma guarnição da Policia Militar comandada pelo Sgt. Pm Cajado acompanhado do cb.Pm Josué e sd.Pm Tavares, foram acionados para atender uma ocorrência na Travessa 13 de maio, entre 9ª e 10ª Rua, onde o nacional  Sebastião de Castro Neto, 31 anos, ao chegar em casa teria encontrado sua esposa com outro e agredido a mesma.

Segundo informações repassadas a nossa equipe reportagem pela guarnição da Policia Militar, Sebastião de Castro Neto, passou a noite na rua com os amigos bebendo (enchendo a cara), e ao chegar a sua casa, por volta das 5 horas da manhã, teria encontrado sua esposa com outro (Ricardão) em sua própria cama. Revoltado com a cena que acabara de presenciar passou a agredir a mesma (sua esposa) com socos, na confusão o Ricardão aproveitou o momento e fugiu do local.

A Policia Militar foi acionada, e ao perceber a chagada dos Policiais Militares, ele (o traído) iniciou uma fuga arriscada por cima de sua casa, para não ser pego pela Policia Militar. E ao correr pelo telhado, pisou em falso e veio a cair dentro do banheiro, sofrendo varias escoriações pelo corpo. Depois de receber os primeiros socorros, ele foi conduzido para o Hospital Municipal, e sua esposa com o olho roxo foi para a Delegacia da Mulher registrar uma ocorrência contra seu esposo pela agressão.

Antes de ser levado para o HMI Sebastião teria pedido a camisinha que sua mulher teria usado com o Ricardão para apresentar como prova da traição na Delegada da mulher.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...