sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ALTA FLORESTA-MT

Índio morto com 05 tiros pela Policia Federal é encontrado no Rio Tele Pires

O corpo foi encontrado boiando nas imediações do local onde correu o conflito. O confronto aconteceu no momento em que os federais destruíam dragas e barcas usadas na garimpagem.

O coordenador da Funai em Alta Floresta (812 km de Cuiabá), Clóvis Nunes, informou nesta quinta-feira, 8, que o corpo do índio da etnia Munduruku de 30 anos, baleado pela Polícia Federal (PF) durante confronto na manhã de quarta-feira, 7, na região de Alta Floresta (MT) e que estava desaparecido foi encontrado boiando nas imediações do local onde ocorreu um confronto entre índios e policiais federais no segundo dia da operação Eldorado.

No confronto, além do índio morto, quatros pessoas ficaram feridas - dois índios que foram atendidos no hospital regional de Alta Floresta e trazidos na manhã desta quinta-feira para o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá - e dois policiais federais feridos por flechas e tiros que foram atendidos no hospital regional e não correm risco de morte. Há informações de mais pessoas feridas mas nem a Funai e nem a PF sabem quantificar. Dezessete índios foram presos.

De acordo com o coordenador, o corpo foi encontrado boiando nas imediações do local onde correu o conflito. O confronto aconteceu no momento em que os federais destruíam dragas e barcas usadas na garimpagem.

A operação Eldorado foi desencadeada na terça-feira para acabar com extração ilegal de ouro em terras indígenas dos Kayabi e Munduruku, norte de Mato Grosso (Matupá e Alta Floresta), Pará e Rondônia – e na comercialização fraudulenta do minério no sistema financeiro.

Foram expedidos 28 mandados de prisões. No primeiro dia, 17 pessoas foram presas. Na manhã desta quinta-feira 17 índios foram levados de Alta Floresta para a sede da PF em Sinop onde prestam depoimentos.


Postador:  Manancial de Carajás
ELDORADO DO CARAJÁS-PA

Multirão da Cidadania emitiu mais de mil documentos em Edorado do Carajás


Equipe também irá atender os municípios de Marabá, São Félix do Xingú, Itupiranga e Água Azul do Norte. O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural está percorrendo os municípios do sul e sudeste paraense.

A equipe do Mutirão da Cidadania iniciou os trabalhos pelo município de Eldorado do Carajás e atendeu 869 pessoas, emitindo 1.347 documentos em apenas cinco dias. O Projeto de Assentamento 17 de Abril foi responsável pela maior demanda atendida, foram emitidos 598 documentos, entre CPF, Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Certidões de Nascimento.

Além do 17 de Abril, foram atendidos os PAs Santa Maria do Pontal, Boca do Cardoso, Sapucaia, Água Fria, União do Angico, Boca do Lago, Canudos, Carumbé, São Francisco, Progresso, Castanheira, Gameleira Nossa Senhora das Graças, Três Lagoas e Baguá.

Mas o Mutirão não atende apenas em assentamentos, as comunidades das Vilas Tancredo Neves e Gravatá e os acampamentos Lourival Santana, Poção do Óleo e Santa Maria também tiveram suas demandas atendidas.

Nesta sexta-feira, 09, os trabalhos se concentram nas Vilas Nereu e Ladeira Vermelha, ambas no município de São Felix do Xingu. Ainda nesta etapa, serão atendidos os municípios de Água Azul do Norte, Marabá e Itupiranga.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás com informações de Evandro Corrêa
MARABÁ-PA

Maurino Magalhães reassume prefeitura de Marabá
Esta é a sexta vez que o prefeito é reconduzido ao cargo por decisão da justiça. A juíza Maria Aldeci Pissolati, da 3 Vara Cível de Marabá, concedeu ontem uma Liminar em um Mandado de Segurança determinando que o gestor afastado Maurino Magalhães de Lima fosse reintegrado ao cargo de prefeito do município.

O gestor foi afastado pelo no dia 01 de novembro, a pedido do Ministério Público Estadual, sob a acusação de má gestão no setor de saúde pública do município. Na ocasião, o juiz César Lins, que determinou o afastamento de Maurino, estava respondendo pela 3ª Vara Cível, que tem como titular a juíza Maria Pissolati.

Na terça-feira, 06, a magistrada tornou sem efeito a decisão do colega Cesar Lins, argumentando que a permanência de Maurino Magalhães no cargo não poderia interferir no andamento do processo. No entanto, minutos após a juíza reintegrar o gestor, a Câmara de vereadores afastou novamente o prefeito.

Ato contínuo, Maurino Magalhães ingressou novamente na 3ª Vara Cível com um Mandado de Segurança para ser reintegrado ao cargo, liminar que foi atendida pela Juíza Maria Pissolati. No final da tarde de ontem, um oficial de justiça foi até a prefeitura e entregou e deu ciência da decisão a Nagib Mutran Neto, presidente da Câmara Municipal, e que assumiu interinamente o cargo de prefeito, uma vez que o vice, Nagilson Amoury, se recusou a tomar posse.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás com informações de Evandro Corrêa



CURIONÓPOLIS

Valder Falcão e diretores reassumem comando da Coomigasp em clima de tranquilidade

 

Por Lima Rodrigues, de Curionópolis (PA)
 
Com o apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar, por volta de 9h45 da manhã dessa sexta-feira (9) o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, Valder Falcão, reassumiu o comando da Coomigasp, cujo afastamento deveu-se à invasão do prédio em 31 de outubro por alguns garimpeiros contrários ao projeto da nova mina de Serra Pelada e que fazem oposição à atual diretoria, alegando má gestão e corrupção. Valder, que era Diretor Administrativo, assumiu o cargo após o afastamento do ex-presidente Gesse Simão. 

Coomigasp1

Com a presença de um Oficial de Justiça, o mandado da juíza Eline Salgado, da comarca de Curionópolis, foi cumprido sem nenhum incidente, levando em conta que os falsos líderes do movimento de oposição já haviam deixado o local, permanecendo no prédio apenas cerca de 10 garimpeiros que foram iludidos por eles. 

Um chaveiro foi convocado para abrir as portas externas e internas da cooperativa e uma ocorrência policial foi registrada “após a constatação do sumiço de documentos e equipamentos eletrônicos pelo Oficial de Justiça e pelos diretores da Coomigasp”, conforme informou o Diretor Financeiro, Marcos Poliplaca. 

Após ter acesso ao prédio, sem nenhuma comemoração ostensiva, a diretoria apenas orou o Pai Nosso em agradecimento a Deus pela conquista da Coomigasp e pela determinação da juíza Eline Salgado de anular a assembleia realizada dia 14 de outubro em Serra Pelada pelo pequeno grupo opositor e por ela ter anulada, também, a assembleia convocada para o dia 18 de novembro. 

Segundo a decisão da juíza Eline Salgado, “não havendo mais a liminar no Agravo de Instrumento, revigorou-se a liminar concedida para a realização da assembleia do dia 14, ou seja, tornou inválida a assembleia realizada, e por via de consequência a eleição de nova diretoria, eis que se originou de árvore envenenada”. 

A juíza disse ainda em sua decisão que a presente ação se finda no impedimento da realização da assembleia geral. “Entretanto, considero que os requeridos estão utilizando-se de má fé processual, ao serem renitentes em cumprir a decisão deste Juízo, com atitudes tumultuárias com vista a fomentar a discórdia entre os associados, convocando novas assembleias sem qualquer permissão deste Juízo e em desrespeito ao Termo de Ajustamento de Conduta – TAC – assinado junto ao Ministério Público do Estado do Pará”. 

Coomigasp2
A juíza Eline Salgado Vieira fez um alerta aos invasores que estavam impedindo a volta da diretoria comandada por Valder Falcão: “O histórico de agressões e mortes na Coomigasp já são muitos, sendo que com a postura dos requeridos de, intencionalmente, fomentar a discórdia entre os associados, a ponto de invadirem a cooperativa e lá permanecerem, à despeito de terem se retirado, em afronta a este Juízo, requer medidas energéticas para restabelecer o estado democrático de direito”. 

No dia anterior, isto é, na quinta-feira (8), ao serem comunicados pelo oficial de justiça da decisão da juíza Eline Salgado, os invasores do prédio da Coomigasp em Curionópolis criticaram a decisão da juíza, alegando que “a mesma não determinava o retorno da diretoria anterior ao não citar a reintegração de posse e que a decisão continha falhas, cabendo recurso a justiça em Belém”. 

Mas a decisão da juíza Eline é bem clara e não cabe mais recurso.
“Estamos felizes com a retomada da Coomigasp e o reinício dos trabalhos na cooperativa. A justiça foi feita e agora vamos prosseguir o nosso trabalho com muita responsabilidade e seriedade, com a fiscalização da empresa Work, que cuida de gestão financeira e com o respaldo do Ministério Público do Estado do Pará”, afirmou Valder Falcão, presidente da cooperativa. 

Todos os diretores e delegados presentes ao ato de retomada do prédio da Coomigasp criticaram os falsos líderes que “mentiram para a classe, dizendo inclusive o absurdo que havia sido encontrada uma pepita de 400 toneladas de ouro em Serra Pelada só para enganar os garimpeiros e com isso levar um pequeno grupo até Serra Pelada dia 14 de outubro para assembleia que não tinha validade nenhuma”. 

Coomigap3“Foi uma luta, mas vencemos com o apoio da justiça, da Polícia Militar e da maioria dos garimpeiros. Com esta decisão, poderemos a partir de agora trabalhar com tranquilidade visando a produção de ouro ano que vem. 

Até o começo de 2013 vamos dar início às aberturas das contas bancárias do garimpeiros para recebimentos de seus dividendos. 

A partir de agora, também, vamos trabalhar na organização da fiscalização com uma equipe de profissionais da área de mineração para acompanhar os trabalhos dentro do projeto Nova Serra Pelada”, afirmou o assessor especial da diretoria da Coomigasp, Célio Sá de Sousa. 

“O clima agora é de paz e vamos trabalhar para que obtenhamos sucesso na produção mineral e todos os garimpeiros saiam ganhando com a produção mineral a partir do ano que vem”, afirmou o Diretor Administrativo, Pedro Gomes. 

Estavam presentes ao ato de retomada do prédio da Coomigasp, entre outros, o Diretor de Produção, José Ribamar, delegados regionais, muitos garimpeiros que apoiam a atual diretoria e funcionários da cooperativa. De acordo com a empresa Colossus, que fez parceria com a Coomigasp, o início da produção mineral está previsto para o primeiro semestre de 2013.

Foto e Fonte:  blog do zedudu.  Postador:  Manancial de Carajás

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aldeia Teles Pires estaria sitiada por Agentes da Policia Federal.

Segundo informações de Sandro Waro, foi confirmado pelos próprios indígenas que um guerreiro munduruku foi atingido por um delegado da policia federal. 

O corpo do indígena está desaparecido no rio. As informações do relatório foram enviadas por uma aldeia próxima a aldeia teles pires. Segundo informações das lideranças indígenas, a aldeia Teles Pires está sitiada não sendo permitida a entrada ou saída de qualquer indígena.


          COMUNIDADE INDIGENA TELES PIRES
  
                                    COMUNICADO

Conforme informações repassadas por indígenas do Posto Indígena Teles Pires diretamente para os indígenas parentes, na sede do município de Jacareacanga, ocorreu naquela  aldeia  (TELES PIRES) intervenção de Agentes da Policia Federal  justificado, para dar-se cumprimento a Operação denominada Eldorado, que visa conter e paralisar a atividade garimpeira na região.

Uma equipe composta por dezenas de policiais, chegou à aldeia por volta das  oito horas  deste dia (07) fortemente armada, conduzida por um grande aparato de transporte que consistia em helicóptero, voadeiras, quando ocorreu o sobrevoo de helicóptero, causou pânico na aldeia com parte da comunidade embrenhando-se na mata, ocasião em que a aldeia ficou quase vazia e ao verem pessoas estranhas invadindo a aldeia, os guerreiros se manifestaram mesmo sem esboçar ameaça em defesa dos seus com simples armas artesanais  da cultura indígena servindo de proteção para o grupo tribal, ato seguido o forte aparato policial deflagrou vários tiros em direção aos indígenas, nesse momento ocorrendo  reação por parte desses que desferiram flechadas contra os invasores resultando em muitos indígenas feridos com balas de borrachas e seis desses com projeteis real.

Pelo lado dos Policiais registra informação de um delegado, não confirmada pelos indígenas, que foram atingidos quatro policiais com flechadas, entretanto não ocorrendo vitimas fatais, os feridos foram deslocados para a cidade de Alta Floresta.

A invasão na aldeia, provocou confusão entre os índios que não sabiam da operação e nunca tinham visto tanto aparato de guerra, com o helicóptero da PF jogando às proximidades da aldeia bombas provavelmente de efeito moral e muitos tiros o que ocasionou pânico entre os indígenas, com muitos velhos desfalecendo na correria ou em fuga, e ainda crianças desesperadas diante da violência que foram alvos. 

A informação que morreu um indígena não se confirma, o que se sabe é que um índio ao ser atingido no braço fingiu-se de morto e depois foi socorrido.

A Aldeia está sitiada pela PF,  que controla a comunicação via radio não deixando os indígenas se comunicarem. Essas informações foram repassadas por dois indígenas que fugiram do cerco chegando até uma aldeia próxima para se comunicarem com parentes em Jacareacanga.

A aldeia está completamente sitiada pelos agentes que para evitar a fuga dos indígenas colocaram minas em vários pontos da aldeia impedindo de saírem para suas roças ou fugirem do local conflitado.

Mesmo diante da intervenção, os indígenas não sabem a razão desse trabalho, pois ninguém ainda esclareceu para os mesmos a motivação da operação. Ao se falar sobre garimpagem, a aldeia não abriga garimpos bem como nenhuma atividade de garimpagem.

Devido à debandada geral, há crianças desaparecidas na mata, ocorrendo também explosões de equipamentos como maquinários da comunidade entre esses motores de popa que serve unicamente para transporte dos indígenas, voadeiras, rádios, e para espanto geral a pista de pouso foi dinamitada impedindo o uso para retiradas de emergências de indígenas enfermos.

A intervenção remonta aos tempos da ditadura onde pessoas foram constrangidas moral e fisicamente, com idosos sendo empurrados, mulheres indígenas chamadas de vagabundas e prostitutas. 

A coordenadora da Sesai DSEI-Tapajós (saúde Indígena) Cleidiane Carvalho, preocupada com o estado de  saúde dos indígenas atingidos que encontram-se em Alta Floresta está providenciando uma aeronave para transportar os indígenas feridos para Belém ou Brasília.

Os indígenas que moram em Jacareacanga, foram até a Câmara de Vereadores pedir a composição de uma comissão para ir até o local do conflito avaliar a situação já que uma equipe de lideres indígenas de Jacareacanga que iria até o local de avião foi proibida de pousar, a proibição está estendida a qualquer avião de qualquer instituição.

Por isso o apelo dos indígenas em solicitarem aos vereadores que fossem até a aldeia como autoridades constituídas do município.

 Jacareacanga, 07 de Novembro de 2.012
Fonte: Jornalista Nonato Silva de Jacareacanga-PA 

Foto e Fonte: Blog do Juniorribeiro. Postador:  Manancial de Carajás
Tiroteio entre índios e agentes da PF deixa 6 feridos em aldeia no teles pires.



Confronto ocorreu durante Operação Eldorado no norte de Mato Grosso. Ação da PF era para destruir dragas usadas na extração ilegal de ouro.

Índios da etnia Mundurukú e agentes da Polícia Federal entraram em confronto nesta quarta-feira (7) na aldeia Teles Pires, localizada na região da cidade de Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá. 
De acordo com informações da PF, o confronto ocorreu no momento em que os agentes entraram na aldeia para destruir dragas que eram utilizadas para extrair ouro de forma ilegal. 
A ação faz parte da operação Eldorado, deflagrada nesta terça-feira (6) em Mato Grosso e mais seis estados que culminou na prisão preventiva de 28 suspeitos.

No confronto, dois indígenas foram atingidos por balas de fuzil e outros quatro policiais federais acabaram sendo atacados a flechadas e disparos de arma de fogo. 
O G1 apurou que os índios foram levados, em estado grave, de helicóptero para atendimento no Hospital Regional de Alta Floresta. Já os agentes da PF receberam os primeiros-socorros ainda no local. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos agentes.

De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (Ipas), que administra a unidade hospitalar, os indígenas deram entrada no hospital por volta das 12h30 (horário de Mato Grosso) em estado de choque. Um deles precisou receber transfusão de sangue porque sofreu hemorragia após ser atingido pelo disparo.
Ainda de acordo com a assessoria, um deles, em estado mais grave, deve ser transferido ainda nesta quarta-feira de avião para o Hospital Regional de Sorriso. Ele corre risco de ter o braço amputado. Já o outro indígena ferido passou por cirurgia. 
 O estado de saúde dele também é grave. O G1 apurou que a PF vai deslocar para a região do confronto mais agentes e suprimentos.

O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Alta Floresta, Clóvis Nunes, informou ao G1 que o clima segue tenso na região. Os índios feridos são líderes da aldeia. Segundo ele, o conflito pode ter sido motivado porque os indígenas não querem o fim do garimpo em suas terras. “Lá existe atividade garimpeira feita no leito do rio. 
Muitas dragas e balsas atuam na região e os índios recebem uma porcentagem dos lucros obtidos pelos garimpeiros”, afirmou Nunes.

Já em relação à presença de armas de fogo na aldeia, Clóvis Nunes disse que tem conhecimento apenas que os indígenas utilizam armas para a caça de animais silvestres. 
Em nota, a comunidade Indígena Kayabi, onde os Mundurukús estão inseridos, pediu à Funai em Brasília a mediação do conflito. “A referida operação tem acontecido de forma truculenta e causado conflitos com feridos entre indígenas do Povo Mundurukú e agressões a indígenas. Pedimos providências urgentes com a presença de autoridades competentes para mediar e dar uma solução ao conflito”, conforme trecho da nota.
Fonte: Dhiego MaiaDo G1 MT

Foto e Fonte: Dhiego Maia Do G1 MT.  Postador:  Manancial de Carajás
PRF apreende 10 quilos de cocaína em ônibus que faz linha de Itaituba para Marabá.

Acusados iriam receber a quantia de R$ 5 mil para transportar a droga Foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal dez quilos de pasta base de cocaína, que estava sendo transportada em um ônibus, que realiza o transporte intermunicipal de passageiros de Itaituba para Marabá, na noite de segunda-feira (5).

 

Segundo a PRF, os policiais abordaram um ônibus da empresa Transbrasiliana no km 625 da BR-230 e, durante a revista, encontraram uma bolsa de nylon com um gabinete de computador contendo em seu interior cinco tabletes de pasta base de cocaína, juntamente com uma caixa plástica contendo dois tabletes da mesma substância, totalizando aproximadamente dez quilos da droga. 

A bolsa encontrada com a droga estava identificada com o nome de Gustavo Silva, passageiro do ônibus, que confessou aos policiais que recebeu a droga em Manaus e que a mercadoria seria entregue em Belém. Ele receberia pela entrega a quantia de R$ 5 mil. 

Gustavo disse à polícia que o passageiro Adriano da Silva Corrêa, que estava no mesmo ônibus, também seria beneficiado com a quantia para transportar a droga.

Fonte: http://tribunaitb.blogspot.com.br/.

Postador:  Manancial de Carajás
Policia Federal fiscaliza compras de Ouro em Itaituba-PA 

Na manhã de hoje terça feira, 06, a cidade de Itaituba no oeste do estado amanheceu tomando de agentes da policia federal, vindo de diversas regiões do pais, para participar de uma mega operação denominado "ELDORADO" nas compras de Ouro da cidade.

Agentes da PF na delegacia de Itaituba.
 
A operação iniciou por volta das 4 horas da madrugada de hoje, quando as primeiras compram de Ouro começaram a ser visitada pelos policiais federais que estão fortemente armados, com mandados de busca e apreensão os federais continuam visitando os estabelecimentos.  
Na compra de Ouro PARMETAL, localizada o na travessa 15 de Agosto, os federais encontraram as portas fechadas, mas com apoio dos militares do Corpo de Bombeiros eles conseguiram quebrar o cadeado e entrar.
Compra de Ouro Parmetal com as porta fechada.
 
A Policia federal esta em Itaituba a pedido do Deputado Federal Dudimar Paxiúba PSDB-PA, que usou a tribuna da câmara federal para pedir uma grande fiscalização na região garimpeira de Itaituba, em menos de 15 dias do pronunciamento do Deputado à operação "ELDORADO" iniciou nas compras de Ouro da cidade de Itaituba e região.

Deputado Dudimar PSDB-PA
 
O empresário do ramo SEME SEFRIAN, disse que, esta preocupado com a operação, tendo em vista a região ter grande parte de sua economia voltada para a mineração, também relatou que alguns garimpos estão irregular, mas o governo precisa dar uma oportunidade para que mesmos possam se legalizar e trabalhar dentro da lei.
Seme Sefrian empresario.
 
Na seção de hoje da câmara municipal o assunto foi abordado pelo vereador Peninha que mais uma vez falou sobre e legalização dos garimpos da região, na semana passada o vereador acompanhado de alguns colegas e do Deputado Estadual Hilton Aguiar foram no DNPM e a SEMA em Belém para tentar agilizar a legalização das áreas garimpeira da região do tapajós.
Reunião na SEMA em Belém.
 
Peninha propôs a câmara municipal enviar um documento a bancada de deputados da Amazônia para que eles possam vir a Itaituba e discutir com as autoridades e com os garimpeiros. Segundo o vereador caso haja uma interdição nos garimpos do tapajós a cidade de Itaituba entrara em colapso devido à vinda de aproximadamente 30 mil garimpeiros para a cidade.
Vereador Peninha em discurso na câmara.
 
Na 19ª Seccional Urbana da Policia de Itaituba a movimentação foi intensa de agentes da Policia Federal, ate o momento 07 pessoas já foram presas e estão prestando depoimento, ninguem da Policia Federal se manifestou sobre a operação, mas a informação é de que a operação " "ELDORADO" esta sendo realizada em Jacareacanga, Trairão e Itaituba.
Agentes da Policia Federal
 
Fotos e Fontes: blog do Junior Ribeiro de Itaituba-PA.  Postador: Manancial de Carajás

Jader pede publicação de decreto sobre zoneamento da Calha Norte

Preocupado com a segurança jurídica dos produtores rurais do Pará, Senador encaminhou ofício à Presidente

Senador Jader

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da Zona Leste e Calha Norte do Estado do Pará, que estabelece novas regras para a recuperação da reserva legal do Estado aguarda, desde março deste ano, publicação do decreto presidencial no Diário Oficial da União.

Aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em 22 de março de 2012, o texto autoriza a redução da reserva legal para fins de recomposição, beneficiando toda a produção rural do Estado, viabilizando o desenvolvimento econômico e investimentos aos pequenos, médios e grandes produtores rurais.

Preocupado com a segurança jurídica dos produtores rurais do Pará, que aguardam a definição do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado, o senador Jader Barbalho (PMDB), encaminhou ontem ofício à presidente da República, Dilma Rousseff, detalhando a importância da publicação do decreto presidencial para a população paraense. Barbalho classificou como “prioridade máxima” para o Estado.

Em seu pedido, o senador detalhou que o ZEE vai estruturar a produção rural paraense “garantindo nosso processo produtivo no meio rural, gerando produção, renda e emprego”. O ZEE, segundo Jader, é um instrumento de organização do território necessário à implantação de planos destinados a assegurar a qualidade ambiental e a melhoria das condições de vida da população. “Nesta perspectiva, o ZEE da Zona Leste e Calha Norte foi instituído para compatibilizar as políticas públicas federais à pertinência da indicação de redução da reserva legal para 50%. Isso dá base legal ao desenvolvimento da região”, ressaltou.

Nessas duas áreas estão localizados 110 dos 143 municípios do Pará, totalizando 406.000 Km2 de todo o território paraense, que se configuram nas maiores áreas antropizadas da região.

“O Pará, com uma área total de 1.247.689,5 Km2, possui 659.237,65 km2 de áreas protegidas – Unidades de Conservação, terras indígenas e áreas militares – representando 52,84% de seu território que, adicionadas às áreas de reserva legal e APPs, totalizam mais de 70% da sua extensão com floresta primária, o que nos garante o status de uma das unidades mais preservadas da Federação”, destaca Jader Barbalho no documento encaminhado à presidente Dilma Rousseff.

Ainda segundo o senador, mesmo com a medida provisória de 2001, do Código Florestal Brasileiro, que impõe 80% de reserva legal nas propriedades da Amazônia, nas áreas abertas onde já existe o ZEE, o valor da reserva volta a ser de 50% para o replantio.

O texto que autoriza a redução da reserva legal, para fins de recomposição, nas áreas de uso consolidado ou a consolidar definidas pelo ZEE da Zona Leste e Calha Norte do Estado do Pará foi instituído pela lei estadual 7.398/2010 com correções feitas pela lei estadual 7.604/2012.

Jader conclui sua solicitação destacando a sensibilidade administrativa de Dilma Rousseff: “Certo estou de que a sensibilidade administrativa de V. Exa. aliada às suas preocupações com o nosso desenvolvimento, determinarão as imediatas providências, para tema tão importante para o Pará e os paraenses”.

Foto e Fonte: Diário do Pará.  Postador:  Manancial de Carajás

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

TUCUMÃ –PARÁ

PF apreende documentos em empresa e prefeitura

Policia Federal e Auditores fiscais da CGU permanecem em Tucumã

Policiais Federais enfrente a prefeitura
A Delegacia de Polícia Federal em Redenção desencadeou, na terça-feira (6), a Operação Boca de Lobo , no município de Tucumã com o empenho de policiais federais e  técnicos da Controladoria Geral da União CGU para cumprimento a nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.

Policiais Federais e auditores federais da Controladoria Geral da União ocuparam o Palácio dos Pioneiros  sede  Prefeitura Municipal de Tucumã cumprindo uma ordem da justiça federal. 

As Secretarias de Saúde, Educação e de Obras, além da residência oficial do Prefeito Celso Lopes Cardoso e empresas empreiteiras que ganharam licitações. também foram ocupadas pelos agentes da polícia federal. 

Segundo a PF o objetivo da ação é desarticular uma quadrilha que comandaria um esquema de desvio de verbas públicas federais com a realização de processos licitatórios fraudados através da utilização de laranjas e empresas comandadas por parentes de servidores municipais e pessoas ligadas diretamente ao próprio prefeito municipal, assim como através da utilização de empresas de fachada.
Agentes da Controladoria Geral da União
O esquema funcionou com a contratação de serviços de construção, reforma e ampliação de escolas entre os anos de 2009 a 2012, período no qual podem ter sido desviados mais de R$ 20 milhões. 

A maior parte desses recursos teria sido canalizado para a empresa Construserv, Serviços de Terraplenagem Ltda, que sempre vencia os processos licitatórios da Secretaria de Educação do Município de Tucumã.

Detectou-se ainda que várias das empresas usadas no esquema além de serem ligadas diretamente ao prefeito, contavam com representantes lotados na Secretaria Municipal de Educação, e na Procuradoria do Município, sendo tudo parte da estrutura montada para fraudar licitações e dar sustentação ao esquema de desvio de verbas públicas.

Foto: RoneyWydiamaior.. Postador:  Manancial de Carajás com informações do DOL/PF

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Procura-se “mucura” matador de policial do Pará 

A Polícia Militar caça Sérgio Aleixo Palheta Junior, conhecido como “Mucura”. Além de foragido, “Mucura” está com mandado de prisão preventiva decretada e sendo investigado pela morte do cabo Sidivaldo do 2º BPM, executado durante uma ação no mês passado.

“Mucura”, segundo a Polícia Militar, é um rapaz de extrema periculosidade que acabou fugindo na primeira oportunidade que teve da Colônia Penal Heleno Fragoso, após deixar o regime fechado. Desde então voltou à atividade criminosa.
TRANSFERÊNCIA: Sérgio Aleixo Palheta Junior responde na Justiça por vários crimes. Em 17 de outubro de 2011, o juiz titular da 2ª Vara de Execuções Penais João Augusto de Oliveira Junior, expediu oficio ao Sistema Penitenciário autorizando a transferência de “Mucura” a estabelecimento compatível com o regime inicial de cumprimento da pena, estabelecido no título executivo judicial, salvo se por outro motivo “deva permanecer custodiado em regime mais gravoso, bem como para que promova a realização da classificação do apenado” diz a sentença.
Em janeiro de 2012, após tomar conhecimento da fuga de “Mucura”, relatado em oficio pelo diretor da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, o juiz Cláudio Henrique Lopes Rendeiro, titular da 3ª Vara do Tribunal do Júri, expediu mandado de recaptura para Sérgio Aleixo Palheta Júnior cuja pena deverá ser em sua totalidade em regime fechado.
PROCURADO: Desde então “Mucura” se encontra entre os homens mais procurados pela Polícia Militar do Estado e há informações concretas, através de investigações, que “Mucura” está por trás de outros crimes de homicídios na Região Metropolitana de Belém.
Quem souber do paradeiro de Sérgio Aleixo Palheta Júnior, o “Mucura”, deve entrar em contato imediatamente com a Polícia Militar através dos telefones 190 e 181 que terá sua identidade preservada.
Foto e Fonte: (Diário do Pará).  Postador:  Manancial de Carajás
ITAITUBA-PA

 Corpo de homem já em decomposição, algemado com sinais de violência é encontrado. 


Na tarde desta sexta feira (02), por volta das 15 horas, a nossa reportagem foi informada da existência de um corpo abandonado em uma propriedade localizada a 13 Km do centro da cidade, precisamente no Ramal União.

Diante das informações primeiramente acionamos a Polícia Militar, na pessoa do Coronel Josafá Borges, que imediatamente enviou uma viatura com a guarnição comandada pelo Terceiro Sargento Soares, que nos acompanhou até o local. 

 Chegando ao local nos deparamos com uma cena macabra. Os restos mortais de um homem, o que foi possível salvar dos urubus, encontrava-se estirado a uma distância de três metros da estrada.

Pelo estado de decomposição, o corpo se encontrava a mais de cinco dias no local, tendo, em sua maioria, já devorado por centenas de urubus que ainda se encontravam nas proximidades, após serem expulsos de cima do cadáver pelo pecuarista Riba, que tem uma fazenda nas proximidades. 

 Em uma rápida observação do local, concluímos que o corpo pertencia a um homem ainda jovem, que teria sido algemado, levado até o local e incendiado ainda com vida. Uma cena cruelmente imaginada, considerando que no local existem dois locais com sinais de fogo. 

Sendo o primeiro, onde o executor ou executores teriam ateado fogo na vítima que saiu agonizando por aproximadamente três metros, ao mesmo tempo em que seu corpo era consumido pelo fogo, caindo logo em seguida onde faleceu.


Foto e Fonte: Blog do Amaral.  Postador:  Manancial de Carajás
Bizarro: Homem se recusa a enterrar sua esposa morta!!!


Não sei muitas informações sobre essa foto, quando vi na net o titulo era a descrição dela.


Outro caso parecido é o um vietnamita desenterrou o corpo de sua esposa e agora dorme com ele, porque sentia sua falta desde sua morte. Isso há 8 anos! Em 2003, Le Van, 55 anos, resolveu dormir em cima do túmulo da mulher

No entanto, preocupado com a chuva, vento e frio decidiu cavar um túnel.Quando seus filhos souberam das "aventuras" de Van, decidiram proibir sua visita a sepultura. Então, numa noite de 2004, ele abriu o túmulo e levou a esposa para casa. 

Usando barro, Van fez um molde para colocar o corpo dentro, vestiu roupas limpas e a deitou em sua cama. A partir daí, todas as noites o vietnamita tem sua companheira ao lado.Isso tudo acabou afastando as visitas em sua casa, é claro.


Postador:  Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...