sexta-feira, 17 de julho de 2015

NA CADEIA POR DESMATAR

Operação prende quadrilha que desmatava assentamentos em Pacajá
Prisões foram solicitadas pelo MPF e autorizadas pela Justiça Federal de Tucuruí, na terça-feira

Desmatamento em assentamento, em Pacajá
Operação realizada no Pará na terça-feira, 14 de julho, cumpriu mandados de prisão contra acusados de desmatar ilegalmente o projeto de assentamento Cururuí, em Pacajá, no sudoeste do Estado. As prisões são preventivas e foram decretadas pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Tucuruí.

Foi preso pela Polícia Federal o chefe da unidade avançada do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Tucuruí, Gilvan Ribeiro dos Reis. Ele seria responsável, dentro do esquema, por passar informações sobre possíveis fiscalizações do Incra, evitando que a quadrilha fosse flagrada.

Também foi preso o representante da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) no sudoeste do Estado Roberto Elias de Lima. Segundo as investigações, Lima teria facilitado a entrada de desmatadores nos assentamentos de reforma agrária.

A operação também cumpriu mandado contra Gelson Gomes de Andrade, acusado de coordenar o envio de homens armados para assentamentos do Incra, que negociavam com assentados a retirada ilegal de madeira. Como Andrade foi preso no último dia 1º pela operação Crashwood, do Ministério Público do Estado do Pará, Polícia Civil e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, ele foi notificado no Presídio Estadual Metropolitano II, em Marituba, sobre a nova ordem de prisão. Gelson Gomes de Andrade é foragido da Justiça na Bahia e no Espírito Santo.

Todos os réus já foram denunciados pelos crimes de constrangimento ilegal, desmatamento em terra pública e comercialização ilegal de produto florestal. Gilvan Ribeiro dos Reis também responde por violação de sigilo funcional.

Dois investigados continuam foragidos.

Fonte: MPF

PRESO MANDANTE DE CRIME

Polícia Civil prende no Maranhão acusado de planejar e mandar matar pastor evangélico em Parauapebas

A Polícia Civil do Pará prendeu, na manhã desta quinta-feira, 16, na cidade de Vila Nova dos Martírios, oeste do Estado do Maranhão, Everton Ferraz Braga, 34 anos, acusado de ser o mandante da morte do pedreiro e pastor evangélico, Raimundo Nonato Rodrigues da Silva, em 15 de outubro do ano passado, em Parauapebas, sudeste paraense. A prisão de Everton foi realizada pela equipe da Delegacia de Homicídios de Marabá, sob coordenação da delegada Raissa Beleboni, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedida pela Justiça. O crime foi resultado de uma emboscada armada por Everton para executar a vítima, que teria assediado a filha do acusado.

Conforme a delegada, Everton foi preso no Maranhão, para onde fugiu depois do crime. Ao todo, seis pessoas tiveram envolvimento no homicídio e todas já estão presas. Everton foi o sexto e último envolvido no crime a ser preso em decorrência da operação denominada "Apocalipse", após oito meses de investigações. Dos presos, dois são os executores da vítima; outros dois ficaram responsáveis em despachar a moto usada na fuga depois do crime; outro acusado se apropriou do carro da vítima para simular um latrocínio - roubo seguido de morte, e o sexto envolvido é Everton, como mandante. A vítima foi morta no momento em que chegava à casa que estava sendo construída por Everton.

As investigações mostraram que o crime foi planejado pelo mandante, pois ele teria descoberto que a vítima, que tinha mais de 40 anos de idade, estava "dando em cima" de sua filha, uma garota de 12 anos. As investigações mostraram ainda que ele teria contratado os executores e mais outro comparsa para simular um assalto à vítima. Conforme a delegada, Everton contratou os serviços de pedreiro de Raimundo Nonato que, por essa causa, foi até a casa em construção para ver a obra. A vítima foi surpreendida ao chegar à casa de carro por dois homens em uma moto. Os criminosos chegaram já atirando no pastor que morreu no local. Depois, os bandidos roubaram o carro da vítima para simular um assalto. Agora preso, ele ficará recolhido à disposição da Justiça.

TUCUMÃ/CONFERENCIA DA SAÚDE

11ª Conferência Municipal de Saúde de Tucumã elenca 36 propostas e elege delegados

Diversas propostas foram apresentadas e debatidas por profissionais da saúde e usuários do SUS na conferência 
A população de Tucumã foi convocada a avaliar a situação da saúde no município, no estado e no país e a ajudar a definir caminhos e garantir que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja um direito de todos. Com este objetivo a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Tucumã foi realizada, na terça e quarta-feira (14/15), no Salão Paroquial Nossa Senhora Aparecida da Igreja Católica do Município, tendo como tema: Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas.

Participação
A Conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, através da Secretaria de Saúde de Tucumã. Após a abertura do evento com a presença do prefeito Adelar Pelegrini, secretário de Saúde Ricardo Freitas, presidente do Legislativo José Valnei Pinto de Oliveira (Tiririca) e do presidente do Conselho, Marita Rogéria Fernandes, Pedro Gonçalves do Conselho Estadual de Saúde, entre outras pessoas ligadas ao sistema de saúde.

Eleitos novos Conselheiros Municiais de Saúde de Tucumã 
Eixos Temáticos
Durante o evento que teve como meta de elaborar o Plano Municipal de Saúde, profissionais de saúde do município de Tucumã, usuários do Sistema Único de Saúde, gestores públicos, especialista e sociedade civil discutiram oito eixos temáticos. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora da Etapa Estadual até 31 de julho.

Vice Prefeito de Tucumã, Dr. Wanderley Vieira encerrou a conferência municipal de Tucumã
Prevenção
O prefeito Adelar Pelegrini agradeceu a equipe de saúde do município bem como à Câmara Municipal pelo apoio a sua gestão. “Nós sabemos das dificuldades que são encontradas na pasta, mas estamos investindo em toda as áreas da saúde de nosso município e até na capacitação dos profissionais.

Palestras
Os palestrantes do evento foram o coordenador de Atenção Primária e Coordenador de Vigilância em Saúde, Mario Lacerda; Wendy Siqueira, especialista em gestão e sistema de serviço de saúde; Mara Santos Marinho; Enfermeiro do trabalho e pós-graduado em gestão pública Jander Vinicius; Especialista em clínica geral, pós – graduada em dermatologia, Dr. Wilma Vieira;

Os índios da etnias Kayapós ligados ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) que agora são assistidos pela a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) também tiveram a oportunidade de apresentarem suas demandas.

Ao final do encontro, cerca de 36 propostas foram aprovadas em plenária e serão levadas em Belém, na Conferência Estadual, para serem debatidos pelos delegados enviados pelo o município de Tucumã. Lá o encontro será na segunda quinzena de setembro. Representando Tucumã foram eleitos delegados representando os usuários, os trabalhadores em saúde e os gestores e prestadores de serviço. Além e claro de serem eleitos os novos componentes de nove entidades que representaram o Conselho Municipal de Saúde de Tucumã.

(Texto e Fotos Roney Wydiamaior/ Assessor de Comunicação)

Propostas
Confiram no site oficial da Prefeitura de Tucumã todas as 36 propostas aprovadas na Conferencia Municipal de Saúde de Tucumã: Acesse: WWW.PRFEITURADETUCUMA.COM.BR

MOTOTAXISTAS COM CHEQUE MORADIA

TUCUMÃ
Mototaxistas de Tucumã conquistam cheque-moradia

Wesley Costa

Os mototaxistas do município de Tucumã, sudeste do estado, têm mais um motivo para comemorar. Uma reunião com o prefeito da cidade, Adelar Pelegrini, e com o vereador savanas, na sede da prefeitura, esta semana, definiu mais um benefício à classe: o cheque-moradia, programa habitacional do Governo do Estado, gerenciado pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab).

Empenho do prefeito Adelar Pelegrini e do vereador Savanas foi fundamental para conquista do benefício à categoria
De acordo com o prefeito Adelar Pelegrini, o encontro foi para esclarecer os trabalhadores sobre a forma de acesso ao programa. “Primeiro, por meio de patrocínio de empresários locais, conseguimos gratuitamente coletes padronizados aos mototaxistas. Agora fomos em busca do cheque-moradia, um desejo antigo dos trabalhadores”, ressaltou Pelegrini.

Para o vereador Savanas, considerado o padrinho dos mototaxistas, essa é mais uma conquista e vai garantir mais qualidade de vida à classe. “São trabalhadores que lutam de sol a sol para garantir o pão de cada dia, e o benefício é mais que merecido”, destacou.

Durante a reunião, o presidente da Associação dos Mototaxistas de Tucumã (Asmotuc), Raimundo Nonato, conhecido como “cabelo”, disse que hoje os mototaxistas de Tucumã são vistos com outros olhos pela atual administração. “Conseguimos mais esta conquista aos companheiros graças ao prefeito Pelegrini e ao vereador Savanas que sempre lutaram em favor de nossa causa”, agradeceu.

Segundo Nonato, a entrega do cheque-moradia será feita em duas etapas: na primeira serão contemplados 50 mototaxistas e, na segunda, mais 50. A ideia, diz ele, é conseguir contemplar todos os 128 mototaxistas que são cadastrados atualmente na associação.

“Na próxima semana já devemos dar entrada na documentação e, logo em seguida, as casas receberão a visita de técnicos do governo do estado para constatar a necessidade dos benefícios para os trabalhadores. A prioridade é para quem tem casa de madeira, possui idosos ou pessoas com deficiência física ou vive de aluguel”, explicou Nonato.

DESENVOLVIMENTO

TUCUMÃ.

Vice-prefeito quer estadualização do trecho que liga Tucumã as vilas Lindoeste e Sudoeste, em São Félix do Xingu

Wesley Costa

As péssimas condições de trafegabilidade do trecho que liga o município de Tucumã as vilas Lindoeste e Sudoeste, em São Félix do Xingu, sudeste do estado, fez com que vice-prefeito de Tucumã, Dr. Wanderley Vieira, tomasse a inciativa de solicitar, junto ao Governo do Pará, a imediata estadualização da estrada.  O pedido foi feito por meio de documento e também pessoalmente ao vice-governador do estado, Zequinha Marinho, na semana passada.

Wanderley Vieira e Zequinha Marinho durante encontro semana passada, em Tucumã. Parceria da prefeitura de Tucumã com governo do Pará deve beneficiar estadualização da via, um sonho antigo dos moradores da região.
O estado precário da via tem prejudicado a vida de mais 50 mil pessoas, entre agricultores, produtores rurais e assentados, que habitam entorno da área e precisam transitar pelo local diariamente para manter seus sustentos.

De acordo com Vieira, a estrada que corta Tucumã até São Félix do Xingu, por meio da vicinal ‘laranjeiras’, apesar de passar por cerca de 7 vilas além de assentamentos do Incra, e concentrar uma parcela significativa habitantes, sobretudo produtores rurais, tem sido esquecida ao longo dos anos pelo poder público.

“A recuperação dessa estrada tem sido feita praticamente pelos moradores que fazem arrecadação para poder pavimentar a via como podem, sobretudo quando chega o período chuvoso, onde o local fica praticamente intrafegável e cheio de atoleiros, dificultando a vida das pessoas que chegam a passar quase três dias na estrada”, relata Vieira.

Segundo ele, quem perde com toda essa situação é o Pará, pois a região é altamente produtora e gera receita ao estado, mas acaba sendo prejudica pela falta de investimentos. “Por isso estamos trabalhando junto ao governo estadual e a Assembleia Legislativa para ver se alguém olha para nossa causa. Nossa intenção é estadualizar a estrada, para que ela possa passar a ser de total responsabilidade do estado e, assim, receber investimentos o quanto antes".

"Já tivemos o aceno positivo do vice-governador, Zequinha Marinho, e de alguns deputados, mas o projeto ainda tem de passar pela Assembleia Legislativa e ser aprovado pelos parlamentares", reforçou Vieira. 

Na próxima semana, Vieira terá uma audiência com o governador Simão Jatene, onde reforçará o pedido de estadualização do trecho entre Tucumã e São Félix do Xingu.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

VACINAÇÃO MANTÉM PARÁ LIVRE

Vacinação mantém o Pará livre da febre aftosa

O diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, ressalta a importância estratégica que a vacinação tem tido para a balança comercial do Estado
O Pará está entre os estados brasileiros com maior cobertura vacinal contra a febre aftosa. Os resultados da Campanha Estadual de Vacinação contra a doença, realizada de 1 a 31 de maio deste ano, confirmam o compromisso do governo do Estado e dos produtores rurais com a defesa agropecuária paraense. O índice de vacinação foi de 98,95%, meio ponto percentual maior que do ano passado. Para ser considerado livre de aftosa com vacinação, segundo meta exigida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Estado precisa ter um índice de pelo menos 90% de vacinação.

O diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, ressalta a importância estratégica que a vacinação tem tido para a balança comercial do Estado. “O Pará é detentor do quinto maior rebanho do Brasil, após ter conquistado o certificado internacional de área livre de febre aftosa, e é imprescindível permanecer assim, ano após ano. Precisamos nos manter vigilantes, com rigorosa fiscalização em toda a extensão do nosso território, para garantir que as portas do mercado internacional se mantenham abertas para a nossa produção pecuária”.

Essa etapa da vacinação abrangeu 108.102 propriedades cadastradas pela Adepará em 129 municípios paraenses. De acordo com o diretor geral da Adepará, o esforço dos servidores da Agência espalhados por todo o estado, e também dos produtores, cientes da importância da vacinação, é que garantiram o êxito da campanha.

“Desde 2014 o Pará possui o certificado de Estado livre da aftosa com vacinação. Isso é importantíssimo para a economia paraense. Nosso papel é proteger esse rebanho e os servidores da Adepará não mediram esforços para cobrir toda a extensão do território paraense. Com o Pará livre da aftosa, todos saem ganhando, sem exceção, do produtor ao consumidor”, explicou Luciano Guedes.

Gerente do Programa Estadual de Erradicação de Febre Aftosa da Adepará, George Santos, lembra que esse índice ainda pode aumentar, já que ainda há tempo hábil para quem não teve tempo de vacinar seu rebanho para a imunização, desde que sob orientação e assistência da agência. A venda da vacina nas revendedoras é controlada pela Adepará e a vacinação dos retardatários é feita com data marcada e com a presença dos técnicos. “Acima de tudo, há uma parceria enorme com os produtores rurais, que têm consciência do quanto é importante essa vacinação. Isso é muito bem trabalhado dentro da cadeia produtiva”, diz George.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a participação dos serviços veterinários estaduais e do setor do agronegócio, tem por meta fazer do Brasil um país 100% livre de febre aftosa até 2016.

Faro e Terra Santa

Nesta quarta-feira, 15 de julho, começa mais uma etapa da campanha contra a febre aftosa nos municípios e Faro e Terra Santa, que vai até 30 de agosto. Ao todo, os dois municípios possuem rebanho de aproximadamente 50 mil cabeças de gado. Como a vacinação é assistida por técnicos da Adepará, o objetivo é alcançar 100% de índice vacinal. “É importante frisar que a Adepará conta com o apoio e a parceria das prefeituras de Faro e Terra Santa, ambas empenhadas em manter os municípios livre da aftosa”, ressalta George.

Tylon Maués
Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará

QUADRILHA DESBARATADA

Polícia Civil prende acusados de assaltos a bancos no interior do Pará
Os presos foram apresentados durante entrevista coletiva na Delegacia Geral. O grupo pretendia atacar uma agência bancária em São Domingos do Capim.

A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (14), na zona rural de São Miguel do Guamá, nordeste paraense, seis pessoas acusadas de assaltos a bancos, que planejavam atacar uma agência bancária em São Domingos do Capim, na modalidade de roubo conhecida como "vapor" ou "novo cangaço". Com elas, foram apreendidos oito armas de fogo, entre metralhadoras, fuzis, escopetas e pistolas, bananas de dinamite, coletes à prova de balas, munições e fardamentos militares. Um sétimo integrante do grupo reagiu a tiros no momento em que seria preso e acabou baleado, morrendo pouco depois.

A polícia apreendeu com o grupo oito armas de fogo, entre metralhadoras, fuzis, escopetas e pistolas, bananas de dinamite e coletes à prova de balas
Os presos e o material apreendido foram conduzidos para a sede da Delegacia Geral, em Belém. Segundo o delegado Evandro Araújo, da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), a operação policial que prendeu a quadrilha recebeu o nome de "Tacacá" em alusão ao apelido "Cuia", de Lindoandro Visqueira Martins, foragido da Justiça dos Estados do Pará, São Paulo, Mato Grosso e Bahia, por envolvimento em assaltos a bancos.

"Cuia" fugiu do presídio federal em Catanduvas, no Paraná, no ano passado. O grupo era investigado desde dezembro. Eles são suspeitos de envolvimento em roubo a banco registrado em Pacajá; em furto com arrombamento a banco em Tucuruí, e na tentativa de explosão a banco em Santa Maria do Pará. Durante as investigações, os policiais levaram o nome de Maria Raimunda Silva Teixeira, de apelido "Tita", esposa de "Cuia". "Ele tem um sítio em São Miguel do Guamá, em que o grupo se reunia para planejar assaltos", detalhou Evandro Araújo, ao salientar que a mulher já foi presa por tráfico de drogas e estava como foragida da Justiça paraense.

Ao todo, mais de 20 policiais civis participaram da operação, iniciada na madrugada de terça-feira. Os policiais se posicionaram às proximidades de um ramal, onde os bandidos guardavam os mantimentos que seriam usados para mantê-los no mato por cerca de cinco dias. Ali, explicou o delegado, as equipes ficaram em campana até por volta de 2 horas, quando dois integrantes do grupo saíram do mato e foram surpreendidos pelos policiais. Após a prisão da dupla, os policiais civis continuaram perto do ramal, por onde, segundo informações levantadas na investigação, "Cuia" sairia no início da manhã.

Emboscada – Por volta de 8 horas, os policiais avistaram dois carros saindo do ramal. Foi nesse momento que os veículos foram abordados e os condutores receberam ordem para parar, mas "Cuia", que dirigia um dos veículos, não obedeceu e acelerou, colidindo com a traseira de uma das viaturas policiais descaracterizadas. Em seguida, o acusado sacou uma arma de fogo e passou a atirar em direção aos policiais civis, que revidaram e atingiram o assaltante. "Cuia" ainda chegou a ser socorrido e colocado em uma ambulância, mas morreu enquanto era atendido. Ele era piauiense, mas morava em Mato Grosso. Já esteve preso na cidade de Cuiabá e no Pará.

No sítio, foram apreendidas as seguintes armas: três escopetas calibre 12; um fuzil Mosquefal 7,63; um fuzil calibre ponto 30; uma metralhadora calibre ponto 45 e duas pistolas de calibres ponto 40 e ponto 380. Ainda em poder do grupo, foram apreendidos 42 explosivos, fardas militares semelhantes às das forças armadas, um colete à prova de balas, capuzes de segurança do tipo balaclava e estopim de detonação de explosivo.

Além de Maria Raimunda, foram presos Marcela Uchoa Campos Diniz, responsável em levar os alimentos e remédios para o grupo criminoso no sítio; Renato da Costa Muniz, que tem mandado de prisão e estava foragido; Marcos Mota da Silva, que já responde na Justiça por roubo; o maranhense Nailton Pereira de Oliveira, de apelido "Dente de Sabre", que está envolvido em três ocorrências de roubos a banco na cidade de Baião no Pará, e Genivaldo de Jesus Teixeira, irmão de "Tita" e cunhado de "Cuia".

Os presos foram encaminhados para a DRCO, para prestar depoimento, e depois transferidos ao sistema penitenciário. Eles vão responder pelos crimes de associação criminosa, posse e porte ilegal de armas de fogo de uso restrito e posse ilegal de explosivos. Maria Raimunda usava um documento de identidade falso e por isso vai responder também por uso de documento falso.

Segundo o delegado geral, Rilmar Firmino, somente neste ano 42 assaltantes de banco foram presos no Pará. A repressão às quadrilhas têm pronta resposta do Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará, a exemplo do assalto a banco registrado em Trairão, na sexta-feira passada, quando em poucas horas um helicóptero do Grupamento Aéreo e policiais civis e militares do Comando de Operações Especiais (COE) e da DRCO de Belém já estavam na cidade.

Além disso, o delegado geral destacou a mobilização dos efetivos de policiais dos municípios vizinhos, que se empenham na busca aos assaltantes. "A mobilidade é um fator muito importante. Em menos de dois dias após o assalto, a gente conseguiu identificar todos os integrantes do grupo", disse, ressaltando que todos os casos de assaltos a bancos registrados que a polícia não consegue evitar são desvendados. Segundo Rilmar Firmino, o Sistema de Segurança Pública mantém a operação "Reprerban" (Repressão e Prevenção de Roubos a Bancos), que tem ajudado a diminuir as ocorrências de roubos a bancos no Pará.

Walrimar Santos
Polícia Civil

COMBATE A CRIMINALIDADE

Novo helicóptero do Graesp vai reforçar combate à criminalidade

O secretário de Segurança, Jeannot Jansen: helicóptero permitirá maior apoio a operações em lugares de difícil acesso e no atendimento emergencial
Na manhã desta terça-feira (14), Belém recebeu a mais nova aquisição do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), o helicóptero modelo EC 145 C2, que deve potencializar as ações de combate à criminalidade, Defesa Civil e saúde em todo o Estado, com destaque para a região de impacto das obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu.

Por volta das 9h, a aeronave pousou no hangar do governo do Estado, vinda da cidade de Shreveport, no estado americano da Louisiana.
 Antes de chegar à capital paraense, o helicóptero passou a noite da última segunda-feira (13) em Macapá (AP). É o primeiro helicóptero biturbina do governo do Estado, adquirido por meio de convênio com a Norte Energia, que visa atender às ações compensatórias relativas ao empreendimento da usina de Belo Monte.

“Esse novo equipamento vai permitir maior apoio a operações em lugares de difícil acesso e que precisam de atendimento emergencial. O Estado ganha um grande recurso no combate à criminalidade e ao socorrismo. É o primeiro do Norte e da Amzônia”, destaca o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Jeannot Jansen.

Mais nova aquisição do Graesp, o helicóptero modelo EC 145 C2 vai potencializar as ações de combate à criminalidade, Defesa Civil e saúde
A partir de agora, a Segup tem dez aeronaves gerenciadas pelo Graesp: oito de asas rotativas e três com asas fixas. A aeronave EC 145 C2 seguiu, ainda pela manhã, com destino à capital do Espírito Santo, Vitória, onde serão feitos os trâmites alfandegários, a fim de credenciar o helicóptero às primeiras operações no Pará, previstas já para o mês de agosto.

O chamado Guardião 5 conta com espaço para onze pessoas, incluindo a tripulação. A aeronave é composta por bancos para emprego de tropa, kit aeromédico e estabilizador de vítimas graves (UTI) e kit VIP. 

Com o prefixo PR-PPA, será o nono helicóptero EC 145 C2 entregue a órgãos governamentais, contando as aeronaves adquiridas pelo Rio de Janeiro, a compor a frota da Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil do Brasil e o 1° da Região Norte e Amazônica. O equipamento vem ainda equipado com recursos especiais, dentre eles imageador térmico e farol de busca, flutuadores para rio e oceano, guincho com kit rapel, corta-cabo, filtro de areia, protetor de rotor de caldas e janelas traseiras.

Sérgio Chêne
Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

MORRE EX-VEREADOR DE XINGUARA

Morre aos 63 anos, o ex-vereador Cícero do Tanaka

Morreu na manhã desta quarta-feira, 15, o ex-vereador Cicero de Jesus Lima – Cícero do Tanaka. Há poucos dias ele tinha sofrido um acidente vascular cerebral. Cícero, na ocasião em que sofreu o AVC, foi levado para Redenção, quando foram feitos alguns exames, tendo retornando em seguida para Xinguara onde passava por acompanhamentos, porem, não resistiu.
Mobilizados para tentar ajuda-lo, amigos e familiares realizaram campanha de arrecadação para custear o tratamento dele, porém, todos foram pegos de surpresa nesta manhã, quando Cícero veio a falecer em sua residência, no setor Tanaka.

Cicero foi vereador pelo período de 2005 a 2008. Ele faleceu aos 63 anos de idade.

Com informações do Xinguara Ativa

terça-feira, 14 de julho de 2015

O PERIGO DAS PONTES

Pontes continuam causando medo e engarrafamento na BR-158

As pontes que passam por sobre o Rio Inajazão, localizada na Rodovia BR-158, no trecho próximo ao distrito de Casa de Tábua, município de Santa Maria das Barreiras, continuam sendo o grande pesadelo de motoristas e passageiros que cruzam a importante rodovia.

A ponte que possui aproximadamente 40 metros de comprimento está com a plataforma de ferro toda comprometida. Os buracos na passarela causam medo nos motoristas, que sem alternativa se arriscam a passar por sobre a ponte, mesmo diante do perigo de acidente.


Os buracos existentes nas grades de ferro da passarela têm causado a interrupção do tráfego na rodovia, que possui  um fluxo enorme de   caminhões pesados, onde os motoristas se arriscam a passar sobre as duas pontes, que mais parecem armadilhas.

No início deste mês (07), o trânsito no trecho ficou interrompido por várias horas, devido algumas placas de ferro da passarela terem saído do lugar. Os próprios motoristas resolveram fazer uma força tarefa e na base do improviso colocaram as chapas de ferro nos lugares e se arriscaram a passar com as placas soltas, correndo o risco de sofrer acidente. Uma gigantesca fila de carros de passeio e caminhões de carga se formou enquanto motoristas agiam como engenheiros, na ânsia de continuar a viagem.

De acordo com o motorista Antônio Júlio de Moura, o serviço de soldagem que tem sido feito nas placas e grades de ferro, mas não resistem ao pesado tráfego existente na rodovia. “Não adianta a empresa aplicar pingos de solda nessa ferragem velha, é a mesma coisa que colocar remendo novo em pano velho, o que tem que ser feito é a substituição dessas placas ou colocação de novas chapas de ferro  sobre o assoalho da ponte, enquanto as pontes de concreto não são construídas” disse o motorista. 

O vereador Beto Toledo, do município de Santana do Araguaia, disse que vai fazer uma nova mobilização no sentindo de cobrar do DNIT uma solução imediata para os problemas das duas pontes que tem causado transtornos e acidentes na BR-158.
“Nós fizemos uma mobilização envolvendo deputados e senadores e os problemas da recuperação do asfalto foram resolvidos, agora teremos que nos mobilizar novamente para cobrar uma ação imediata do DNIT, no sentido de achar uma solução para o problema das pontes que continuam a colocar em risco a vida de motoristas e passageiros na BR-158”, disse Beto Toledo.

Com informações de Dinho Santos

ASSALTO EM SANTANA

Polícia Federal investiga assalto do ‘sapatinho’’em Santana do Araguaia

Família do tesoureiro do Banco foi o lavo dos bandidos
Bandidos fazem família de tesoureiro do Banco do Brasil de refém e levam uma grande soma em dinheiro da agencia bancaria de Santana do Araguaia .
Agentes da Polícia Federal de Redenção estão investigando o  assalto a a agencia do Banco do Brasil ocorrido na manhã de terça-feira (14), na cidade de Santana do Araguaia, município localizado no extremo sul f do Pará.

O assalto praticado por quatro elementos foi na modalidade conhecida por ‘’sapatinho’’ modalidade criminosa em que bandidos dominam os bancários e fazem reféns seus familiares, para, assim, obrigar o funcionário a retirar dinheiro das agências.

As informações são de que quatro  bandidos chegaram por volta das 08 hs da  manhã  na casa do tesoureiro de pré nome Marcos, e fizeram de refém a esposa e o filho do tesoureiro. Depois de renderem a família, os bandidos obrigaram ao tesoureiro a ir até a agencia bancaria  e pegar todo o dinheiro que estava no cofre da agencia bancaria e entregar um dos assaltantes que acompanharam o tesoureiro até a agencia. Enquanto o tesoureiro se deslocou a agencia os bandidos levaram a esposa e filho do bancário para um local fora da cidade, onde foi liberada após a entrega do dinheiro.

De acordo com informações levantada pela reportagem junto a  Polícia Militar os bandidos fugiram em uma caminhonete modelo Hillux pela Rodovia BR-158 em direção ignorada. Agentes da Polícia Federal de Redenção se deslocaram até a cidade de Santana do Araguaia, na tentativa de localizar os bandidos.

O helicóptero da Polícia Militar sobrevoou a área na tentativa de localizar os bandidos mas até o fechamento desta edição não havia nenhuma informação sobre o paradeiro dos assaltantes. 

Com informações de Dinho Santos

ESTUPRO

Rondon do Pará: Criança era estuprada pelo pai e pelo avô

O Ministério Público do Estado, representado pela promotora de justiça de Rondon do Pará em exercício, Jane Cleide Silva Souza, apresentou no dia 8 de julho, pedido de prisão preventiva contra Francisco da Conceição Souza e Josias Souza Neto, pelo crime de estupro de vulnerável contra criança.

Segundo apurado, a criança vem sendo abusada pelo avô e pelo pai, ambos alvo do pedido de prisão, e encontra-se sobre a proteção do Conselho Tutelar, não podendo retornar ao ambiente familiar, pois ainda está em situação de risco. As investigações começaram após a própria vítima ter procurado os conselheiros e relatado com detalhes os abusos que vinha sofrendo pelo pai e avô.

Uma das razões para o pedido de prisão preventiva é o parentesco, que deixa a vítima a mercê dos envolvidos, que podem usar de suas condições de pai e avô para cometer os abusos. O pedido fundamenta-se também na possibilidade dos acusados fugirem ou atrapalharem a instrução criminal, constrangendo a criança a negar os fatos.

A promotora de Justiça Jane Cleide destaca que a vida da criança está ameaçada, cabendo ao Estado assegurar minimamente a proteção a que faz jus, primeiro como pessoa humana; e segundo como “pessoa” em processo de formação, o que implica uma medida mais enérgica por parte do Poder Publico.

“Temos elementos suficientes para afirmar que está demonstrada a materialidade, minimamente, do crime de estupro de vulnerável. De outro lado, existem indícios suficientes de autoria, pois em matéria de crimes contra os costumes, segundo entendimento pacificado nos tribunais superiores, a palavra da vitima tem especial relevância” relata a promotora Jane Cleide. O exame de conjunção carnal já foi realizado e instaurado o inquérito policial. 

Com informações do site do MPPA

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...