quarta-feira, 15 de julho de 2015

COMBATE A CRIMINALIDADE

Novo helicóptero do Graesp vai reforçar combate à criminalidade

O secretário de Segurança, Jeannot Jansen: helicóptero permitirá maior apoio a operações em lugares de difícil acesso e no atendimento emergencial
Na manhã desta terça-feira (14), Belém recebeu a mais nova aquisição do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), o helicóptero modelo EC 145 C2, que deve potencializar as ações de combate à criminalidade, Defesa Civil e saúde em todo o Estado, com destaque para a região de impacto das obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu.

Por volta das 9h, a aeronave pousou no hangar do governo do Estado, vinda da cidade de Shreveport, no estado americano da Louisiana.
 Antes de chegar à capital paraense, o helicóptero passou a noite da última segunda-feira (13) em Macapá (AP). É o primeiro helicóptero biturbina do governo do Estado, adquirido por meio de convênio com a Norte Energia, que visa atender às ações compensatórias relativas ao empreendimento da usina de Belo Monte.

“Esse novo equipamento vai permitir maior apoio a operações em lugares de difícil acesso e que precisam de atendimento emergencial. O Estado ganha um grande recurso no combate à criminalidade e ao socorrismo. É o primeiro do Norte e da Amzônia”, destaca o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Jeannot Jansen.

Mais nova aquisição do Graesp, o helicóptero modelo EC 145 C2 vai potencializar as ações de combate à criminalidade, Defesa Civil e saúde
A partir de agora, a Segup tem dez aeronaves gerenciadas pelo Graesp: oito de asas rotativas e três com asas fixas. A aeronave EC 145 C2 seguiu, ainda pela manhã, com destino à capital do Espírito Santo, Vitória, onde serão feitos os trâmites alfandegários, a fim de credenciar o helicóptero às primeiras operações no Pará, previstas já para o mês de agosto.

O chamado Guardião 5 conta com espaço para onze pessoas, incluindo a tripulação. A aeronave é composta por bancos para emprego de tropa, kit aeromédico e estabilizador de vítimas graves (UTI) e kit VIP. 

Com o prefixo PR-PPA, será o nono helicóptero EC 145 C2 entregue a órgãos governamentais, contando as aeronaves adquiridas pelo Rio de Janeiro, a compor a frota da Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil do Brasil e o 1° da Região Norte e Amazônica. O equipamento vem ainda equipado com recursos especiais, dentre eles imageador térmico e farol de busca, flutuadores para rio e oceano, guincho com kit rapel, corta-cabo, filtro de areia, protetor de rotor de caldas e janelas traseiras.

Sérgio Chêne
Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...