sexta-feira, 17 de julho de 2015

TUCUMÃ/CONFERENCIA DA SAÚDE

11ª Conferência Municipal de Saúde de Tucumã elenca 36 propostas e elege delegados

Diversas propostas foram apresentadas e debatidas por profissionais da saúde e usuários do SUS na conferência 
A população de Tucumã foi convocada a avaliar a situação da saúde no município, no estado e no país e a ajudar a definir caminhos e garantir que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja um direito de todos. Com este objetivo a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Tucumã foi realizada, na terça e quarta-feira (14/15), no Salão Paroquial Nossa Senhora Aparecida da Igreja Católica do Município, tendo como tema: Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas.

Participação
A Conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, através da Secretaria de Saúde de Tucumã. Após a abertura do evento com a presença do prefeito Adelar Pelegrini, secretário de Saúde Ricardo Freitas, presidente do Legislativo José Valnei Pinto de Oliveira (Tiririca) e do presidente do Conselho, Marita Rogéria Fernandes, Pedro Gonçalves do Conselho Estadual de Saúde, entre outras pessoas ligadas ao sistema de saúde.

Eleitos novos Conselheiros Municiais de Saúde de Tucumã 
Eixos Temáticos
Durante o evento que teve como meta de elaborar o Plano Municipal de Saúde, profissionais de saúde do município de Tucumã, usuários do Sistema Único de Saúde, gestores públicos, especialista e sociedade civil discutiram oito eixos temáticos. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora da Etapa Estadual até 31 de julho.

Vice Prefeito de Tucumã, Dr. Wanderley Vieira encerrou a conferência municipal de Tucumã
Prevenção
O prefeito Adelar Pelegrini agradeceu a equipe de saúde do município bem como à Câmara Municipal pelo apoio a sua gestão. “Nós sabemos das dificuldades que são encontradas na pasta, mas estamos investindo em toda as áreas da saúde de nosso município e até na capacitação dos profissionais.

Palestras
Os palestrantes do evento foram o coordenador de Atenção Primária e Coordenador de Vigilância em Saúde, Mario Lacerda; Wendy Siqueira, especialista em gestão e sistema de serviço de saúde; Mara Santos Marinho; Enfermeiro do trabalho e pós-graduado em gestão pública Jander Vinicius; Especialista em clínica geral, pós – graduada em dermatologia, Dr. Wilma Vieira;

Os índios da etnias Kayapós ligados ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) que agora são assistidos pela a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) também tiveram a oportunidade de apresentarem suas demandas.

Ao final do encontro, cerca de 36 propostas foram aprovadas em plenária e serão levadas em Belém, na Conferência Estadual, para serem debatidos pelos delegados enviados pelo o município de Tucumã. Lá o encontro será na segunda quinzena de setembro. Representando Tucumã foram eleitos delegados representando os usuários, os trabalhadores em saúde e os gestores e prestadores de serviço. Além e claro de serem eleitos os novos componentes de nove entidades que representaram o Conselho Municipal de Saúde de Tucumã.

(Texto e Fotos Roney Wydiamaior/ Assessor de Comunicação)

Propostas
Confiram no site oficial da Prefeitura de Tucumã todas as 36 propostas aprovadas na Conferencia Municipal de Saúde de Tucumã: Acesse: WWW.PRFEITURADETUCUMA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...