quarta-feira, 26 de agosto de 2015

MAIS PRISÕES - CNH

Justiça decreta mais duas prisões no esquema de fraude de CNH, no PA
Operação ‘Galezia’ investiga fraudes na emissão de carteiras de habilitação. Dez pessoas já foram presas. Servidores do Detran foram afastados.

Do G1 PA
Momento da desarticulação do esquema fraudulento das Carteiras de Habilitação (as fotos foram postadas pelo jornal Manancial)
A Justiça de Xinguara, sudeste do Pará, decretou, nesta terça-feira (25), as prisões temporárias de outras duas pessoas acusadas de envolvimento no esquema fraudes na emissão de carteiras de habilitação desarticulado pela operação “Galezia”, da Polícia Civil do Pará. Dez pessoas detidas no último dia 20 permanecem presas, entre elas, servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran) e empresários do setor de autoescolas. Outras três estão foragidas. A determinação é do juiz Arnaldo Gomes, da Comarca de Xinguara.

saiba mais
Dinheiro apreendido na casa de um funcionário em conceição e Xinguara
A Justiça determinou ainda a prorrogação por mais cinco dias, prorrogáveis por mais cinco dias, do prazo das prisões temporárias decretadas contra as pessoas presas, durante a operação realizada em oito municípios do Pará e no Tocantins.

O Poder Judiciário também determinou o afastamento das funções dos servidores públicos do Departamento Estadual de Trânsito acusados de envolvimento no esquema pelo prazo de até 30 dias. As investigações da Polícia Civil continuam.

CIRETRAN - NOVO GERENTE

Sul do Pará: Ciretrans de Redenção e Xinguara têm novos diretores 

Coronel Edson empossa novos diretores
Tomou posse no cargo de gerente da Ciretran de Xinguara, nesta quarta-feira (26), o servidor de carreira do órgão, Daniel Corrêa Pinho. Ele foi empossado pelo coronel Edson, coordenador das Ciretrans do Pará, que veio a Xinguara especialmente com esta finalidade. Daniel entra em substituição a ex-gerente, Geziel de Paula.

Durante entrevista à imprensa Daniel explicou que a missão do órgão, neste momento, é resolver suas questões internas e prestar serviço de boa qualidade a seus usuários. De Xinguara o coronel Edson seguiu para Redenção a fim de dar posse ao novo gerente da Ciretran, Daniel Batista Corrêa.

Daniel Batista assumiu Ciretran de Redenção
A portaria do novo gerente foi assinada pelo Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Nilton Jorge Barreto Atayde, na segunda (24). Apesar das especulações de que a nomeação é só por alguns dias, a portaria não informa se a nomeação de Daniel é provisória ou não, já que o jornalista Antônio Conselheiro havia sido indicado para o cargo.

Outra mudança  ocorreu em Redenção. Lá foi nomeado para a gerência do Detran local, Daniel Batista Corrêa. 

CNH SUSPENSA

Detran suspende emissão de primeira CNH em todo o Pará
Portaria publicada no Diário Oficial do Estado impede emissão de CNHs que tenham origem com pedido de transferência de jurisdição

Estão suspensos, desde segunda-feira (24), todos os processos para emissão de primeira carteira nacional de habilitação (CNH) que estão em curso e que tenham origem com pedido de transferência de jurisdição. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, em portaria assinada pelo diretor-geral do órgão, Nilton Atayde. Conforme a portaria, a determinação do Detran tomou com base as investigações realizadas durante a ‘Operação Galezia’ deflagrada  pela Polícia Civil, no último dia 20, quando foram presas 10 pessoas e cumpridos 42 mandados de busca e apreensão no Pará e no Estado de Tocantins, por envolvimento em esquema de fraudes na obtenção da carteira de habilitação por meio de processos de transferência de jurisdição.

O Detran também determinou o bloqueio de todas as carteiras de habilitação emitidas por meio de transferência de jurisdição, com pedido e autorização em processo de primeira habilitação, através de transferência de candidato na Base de Identificação Nacional de Condutores (Binco) com origem do Estado de Tocantins e destino ao Pará, do período de janeiro de 2011 a agosto de 2015.

O Detran determina ainda que, durante a implantação do sistema biométrico na sede e nos Ciretrans, novos procedimentos de transferências de jurisdição para primeira habilitação deverão ser encaminhados ao Registro Nacional de Condutores Habilitados no Pará (Renach), para análise de requisitos pela Diretoria de Habilitação de Condutores e Registro de Veículo (DHCRV), do Detran. Ainda, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Pará, a Corregedoria Geral do órgão já recebeu determinação para instaurar Processo Administrativo Especial,para apurar todos os processos suspensos e bloqueados, para garantir aos candidatos o contraditório e ampla defesa. Da mesma forma, a Corregedoria Geral do Detran já instaurou Processo Administrativo Disciplinar para apurar a responsabilidade de servidores na fraude e ainda quanto à apuração de quebra dos deveres de ética e obrigações impostas pelas portarias de credenciamento e instruções normativas do Detran aos Centros de Formação de Condutores envolvidos na investigação da Polícia Civil.

Operação Galezia – A ação teve por objetivo apurar fraudes na obtenção de carteiras de habilitação, via pedidos de transferência de jurisdição, requeridos por candidatos de outros Estados, como Tocantins e Mato Grosso, em processo de primeira habilitação ainda em curso, sem que as pessoas interessadas passassem pelas fases obrigatórias para obtenção do documento, como provas teóricas e práticas de direção veicular, impostas pelo artigo 147, da  Lei 9.503/97, e pela Resolução 168/2004, do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Entre os presos, estão servidores do Detran em oito municípios do Pará, donos de Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pelo órgão estadual, despachantes e uma psicóloga do Estado de Tocantins, que autorizava os laudos médicos aos candidatos.

Por: Com informações da Polícia Civil

POLÍTICA

PSB quer lançar Celso Viana a prefeito

Empresário Celso Viana
De acordo com informação de um membro forte do PSB de Xinguara, o partido está pensando seriamente em lançar candidatura própria a prefeito em 2016, e esse nome seria a do empresário xinguarense, Celso Viana. Ainda segundo a mesma fonte, Celso reúne condições de juntar a maior parte do grupo do partido em torno de si, e ainda de conseguir alavancar outras legendas para fortalecer sua candidatura. Celso não foi ouvido para falar do assunto. Com informações de Edmar Brito

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

ELEGÂNCIA

Xinguara: Thaynara Reis é eleita Rainha da FAX 2015

Thaynara Reis é a nova Rainha da FAX
A jovem Thaynara Reis foi eleita a Rainha da 18ª Feira Agropecuária de Xinguara, na noite de sábado (22/08).

Nove candidatas disputaram o título, ocorrido no Parque de Exposições Orlando Quagliato. Elas foram avaliadas por sete jurados que observaram critérios como desenvoltura na passarela, dança e simpatia.

O desfile aconteceu de forma coletiva e também individual. Os jurados elegeram ainda a jovem Karolayne Soares ao titulo de 1ª Princesa; Lyandra Silva como 2ª Princesa; e Dhule Nunes eleita ao titulo de Rainha Simpatia. (Valtiney Lima)

CRIME

Água Azul: Homem é morto a facadas

O corpo ficou estendido ao chão sob o olhar dos curiosos
Francisco das Chagas de Souza Silva, de 33 anos, foi morto a facadas neste domingo (23/08). O crime aconteceu na Avenida JK, em Água Azul do Norte, por volta das 06 horas.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava na noite anterior em uma Boate denominado “Lá Vem Ela” bebendo na companhia de outras pessoas e depois foi embora sozinho.

Após ser avisada do crime, uma guarnição da PM de Água Azul, composta pelo Sargento Magalhães e o soldado Duarte foi até o local, isolando a área e acionou a Polícia Civil que vai investigar crime.

A vítima trabalhava fazendo instalações de TV por assinatura na cidade de Água Azul. Ele deixou a esposa e filhos. Fonte: Otávio Araújo

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...