sexta-feira, 12 de agosto de 2011

12 de agosto de 2011

Xinguara sedia seminário sobre políticas públicas


Mais um seminário da Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher (CPDM), foi realizado no interior do Pará. Desta vez, o município de Xinguara, situado no sudeste paraense, recebeu representantes dos municípios que compõem a região do Araguaia, para discutir políticas públicas para as paraenses. A conferência regional ocorreu na última quarta-feira, 10, e foi norteada pelo tema “Políticas públicas no estado do Pará: com todas as mulheres, por todos os seus direitos”.

Representantes dos municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Camuru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia e Tucumã reuniram-se no Centro de Convivência do Idoso (CCI) para debater sobre o tema.

O evento realizado em Xinguara integra as 13 conferências regionais, que antecedem o encontro estadual. Proposta pelo Governador Simão Jatene, a IV Conferência Estadual será executada pela Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher (CPDM), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com o Conselho Estadual de Políticas para as Mulheres. Intitulada “Miséria e pobreza das mulheres da Amazônia: desafios na superação das desigualdades sociais e de gêneros”, o evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em Belém.

No próximo dia 25, a Coordenadoria realiza um novo debate referente aos encontros regionais. O município de Abaetetuba recebe novas integrantes dos municípios de Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia. Com início previsto para as 8h, o encontro será realizado no centro “Maria do Pará”, da cidade-sede. (Agência Pará)
12 de agosto de 2011
Cientistas criam 'tatuagem' eletrônica capaz de coletar dados do corpo

Uma equipe de engenheiros e cientistas desenvolveu um dispositivo eletrônico autoadesivo, parecido com uma tatuagem e capaz de reunir informações sobre o coração, ondas cerebrais e atividade muscular. A novidade é tema da edição desta semana da revista Science.

O Sistema Eletrônico Epidérmico 
(EES, na sigla em inglês). 
(Foto: John A. Rogers / Science / AP Photo)
O Sistema Eletrônico Epidérmico (EES, na sigla em inglês) foi criado por uma equipe de pesquisadores americanos, britânicos, chineses e cingapurianos. Na prática, o aparelho funciona como se estivesse 'colado' à pele, já que não são visíveis costuras após o implante.

A grossura da 'tatuagem' eletrônica é de 50 micrôns, a metade do diâmetro de um fio de cabelo. O aparelho precisa de pouca energia para funcionar e pode armazenar energia em pequenos 'painéis' solares.

Ainda que outros aparelhos consigam fazer as mesmas medições que o EES, a vantagem do novo dispositivo está na ausência de cabos externos e na leveza dos componentes.

No futuro, os pesquisadores esperam conseguir incorporar fluidos ao dispositivo, para criar curativos e 'peles' com capacidade de regeneração maior, como tratamento para queimaduras e doenças.
Fonte: Agência Brasil



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11 de agosto de 2011

Camionete é tomada de assalto em Sapucaia 

S10 foi recupera e devolvida ao dono
O fazendeiro Adelino Caetano da Mota, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Sapucaia, contou que estava em casa com a família, nesta quarta-feira (10) por volta das 17h, quando um elemento desconhecido bateu à porta da casa dele pedindo um prato de comida. 
Como a refeição ainda não estava pronta, ele pediu um copo de água, e enquanto a dona da casa saía para providenciar a água, ele adentrou a residência e armado com um revólver rendeu o dono da casa, senhor Adelino, obrigando-o a entregar a chave da camionete da família, uma S-10, prata, placa NGW 4160 (Sapucaia), para em seguida sair em disparada pelas ruas da cidade até ganhar a BR 155 em direção a Marabá.
 Um genro da vítima e uma guarnição da Polícia Militar de Sapucaia seguiram em perseguição à camionete, mas acabaram por perdê-la de vista assim que se aproximaram do distrito Rio Vermelho, porém, avisaram o destacamento de polícia de Eldorado dos Carajás e pediram para que fizesse barreira para interceptar a S-10 e prendesse seu condutor.
Não se sabe de que maneira foi, mas a camionete passou por Eldorado sem ser vista pelos policias, seguindo sentido Marabá, quando chegou à Vila Sororó, o ladrão conseguiu manobrar a camionete e retornou em direção à Sapucaia, conseguindo, assim, ludibriar os policiais que estavam no encalço dele. Durante a viagem de retorno, o acusado ainda teve tempo de assaltar uma farmácia em Eldorado.  
O genro do dono da camionete, Agnaldo Fernandes de Castro, lembrou aos policiais que no tanque do veículo havia pouco combustível e era bem provável que estaria acabando. 
Esse detalhe foi repassado para a guarnição policial de Rio Vermelho, que seguiu em direção a Sapucaia na tentativa de encontrar o veículo. Quando iam passando pela Fazenda Santa Elisa, a cerca de 20 quilômetros de Sapucaia, avistaram a camionete parada à beira da rodovia, e ao se aproximarem viram que era a S-10 roubada, mas, ao perceber a presença da polícia, o ladrão se evadiu pasto à dentro, conseguindo fugir sem ser preso.
De acordo com o sargento Navarro, chefe do destacamento policial de Rio Vermelho, o elemento que roubou a S-10, pelas características, pode ser o mesmo que ha dois dias atrás havia roubado um bar e em seguida fugido na camionete de um médico de Xinguara, que fora tomada de assalto por ele.    Ed. Brito
11 de agosto de 2011

Preso ladrão que roubou camionete de médico

Maurício foi presso quando tentava roubar uma moto
Uma guarnição da Polícia Militar de Xinguara foi chamada às pressas à Rua Tapajos, Centro, Xinguara, para uma ocorrência, pois segundo constava um ladrão tinha sido agarrado pela vítima quando tentava roubar a mota dela, e por esta razão era necessária a presença dos policiais, já que o acusado estava armado com um revolver calibre 38. 
Quando os policiais chegaram ao local, realmente o elemento que disse se chamar Mauricio Vieira dos Santos, 31 anos, estava em poder de populares. Levado para a Delegacia de Polícia, testemunhas reconheceram ele como sendo o mesmo que assaltou o Bar Degraus e fugiu na camionete Hilux do médico doutor Dilmar Cândido, dono do Hospital São Salvador.
O sargento Gilvan, que comandava a guarnição e levou o acusado para a Delegacia, disse que o elemento chegou na Farmácia Tapajás, por volta das 19h, como quem fosse  comprar remédios, mas ao adentrar ao estabelecimento, avisou que se tratava de um assalto. 
O atendente da farmácia entrou a ele R$ 65,00 que tiinha no caixa. O acusado atravessou a rua e num salão de cabeleireiro, ainda de arma em punho, anuncou o roubo da moto ao dono do establecimento, Cicero Gonçalves de Almeida, 45 anos, que reagiu e se agarrou com o ladrão tentando tomar a arma.  Os dois rolaram pelo chão até que a vítima consegiu dominá-lo com ajuda de populares, até a chegada da polícia.
Como o depoimento do acusado ficou para esta sexta-feira, não se sabe se ele é também o autor do roubo da camionete do senhor Adelino, em Sapucaia, fato ocorrido na tarde desta quarta-feira.
Com o acusado a polícia encontrou R$ 65,00, um revolver calibre 38, cano longo, um aparelho celular, duas munições deflagradas e quatro intactas. Ele não portava documentos pessoais, mas disse que mora na cidade de Primavera do Leste (MT).
Na luta contra o ladrão, Cícero saiu ferido na mão direita, segundo ele, o ferimento foi provocado pelo gatilho do revolver. Ed. Brito
11 de agosto de 2011

Conceição: Iemanjá será homenageada com tradicional festa

Neste sábado, 13, Conceição do Araguaia sediará uma das mais tradicionais manifestações religiosas do país, trata-se da festa de Iemanjá, considerada por seus simpatizantes a rainha das águas. O evento, realizado pelo terreiro de umbanda Nina Nagô Ogum Beira Mar, é muito tradicional no município sendo realizado há vários anos sempre no mês de agosto, quando o nível das águas do rio Araguaia está mais propício para a festividade.

A festividade será realizada no local tradicional, o Caldeirão Praia Camping, localizado há 15 km do perímetro urbano a margem do rio Araguaia, iniciando cedo da noite com os fiéis se confraternizando e praticando seus rituais de adoração a rainha das águas. A Expectativa por parte dos organizadores é de receber um expressivo público de outras cidades da região, de Belém e de municípios do Tocantins. O auge da festividade será às 24h com a entrega das oferendas em homenagem à rainha Iemanjá.
(Delmiro Silva)
11 de agosto de 2011
Pecuária ilegal ainda é mais lucrativa -
O estudo foi realizado para contribuir para o entendimento de quais são as barreiras e as oportunidades para melhorar a gestão ambiental do setor.

Na região de Paragominas, no Pará, os fazendeiros que mais lucram com a pecuária são os que desrespeitam a legislação ambiental e trabalhista.  A conclusão é do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que publicou um levantamento do impacto da regularização socioambiental na pecuária paraense.


Mesmo com a adoção de práticas que aumentem a produtividade, as "fazendas regulares seriam menos atrativas financeiramente do que as fazendas irregulares com alta produtividade".  Isso em um cenário de impunidade total, isto é, sem multas e embargos ambientais e trabalhistas.  A Taxa Interna de Retorno de uma fazenda irregular de 1.000 hectares, por exemplo, seria quase o dobro de uma fazenda regularizada do mesmo tamanho.


O estudo foi realizado para contribuir para o entendimento de quais são as barreiras e as oportunidades para melhorar a gestão ambiental do setor.  O crescimento da pecuária nas últimas décadas na Amazônia está associado a problemas socioambientais, tais quais: o desmatamento ilegal, conflitos fundiários e trabalho análogo à escravidão.


Para eliminar a impunidade e melhorar o desempenho da pecuária regularizada, o relatório sugere a adoção de algumas medidas de políticas públicas, como aumentar a eficácia da fiscalização e facilitar a regularização, compartilhar a responsabilidade socioambiental da cadeia produtiva e criar condições para investimentos em produtividade. Fonte: Amazonia.org.br
11 de agosto de 2011

Cientistas brasileiros desenvolvem vacina contra câncer de pele e rins

Descoberta pode revolucionar a medicina mundial



Vacina contra câncer de pele
Já existe vacina anti-câncer (pele e rins). Foi desenvolvida por cientistas médicos brasileiros,uma vacina para estes dois tipos de câncer, que se mostrou eficaz, tanto no estágio inicial como em fase mais avançada.
A vacina é fabricada em laboratório utilizando um pequeno pedaço do tumor do próprio paciente. Em 30 dias está pronta, e é remetida para o médico oncologista do paciente.
O nome do médico que desenvolveu a vacina é José Alexandre Barbuto, do Hospital Sírio Libanês – Grupo Genoma.
Telefone do Laboratório: 0800-7737327 – (falar com Dra. Ana Carolina ou Dra.. Karyn, para maiores detalhes)
11 de agosto de 2011

Cientistas brasileiros desenvolvem vacina contra câncer de pele e rins

Descoberta pode revolucionar a medicina mundial


Vacina contra câncer de pele
Já existe vacina anti-câncer (pele e rins). Foi desenvolvida por cientistas médicos brasileiros,uma vacina para estes dois tipos de câncer, que se mostrou eficaz, tanto no estágio inicial como em fase mais avançada.

A vacina é fabricada em laboratório utilizando um pequeno pedaço do tumor do próprio paciente. Em 30 dias está pronta, e é remetida para o médico oncologista do paciente.

O nome do médico que desenvolveu a vacina é José Alexandre Barbuto, do Hospital Sírio Libanês – Grupo Genoma.
Telefone do Laboratório: 0800-7737327 – (falar com Dra. Ana Carolina ou Dra.. Karyn, para maiores detalhes)
11 de agosto de 2011

Gravidez na adolescência é ‘contagiosa’ entre irmãs, aponta pesquisa

Pesquisa mostra o peso da influência da família sobre o comportamento adolescente


Gravidez na adolescência
A gravidez na adolescência é “contagiosa” entre irmãs com idades próximas, segundo um estudo feito por pesquisadores britânicos e noruegueses.
A pesquisa, envolvendo mais de 42 mil adolescentes norueguesas, sugere que há mais probabilidade de que uma adolescente fique grávida se sua irmã mais velha tiver tido um bebê na adolescência.

O efeito é ainda maior quando as irmãs têm idades próximas e são de nível econômico mais baixo, os pesquisadores concluíram.
Segundo eles, o trabalho é relevante porque demonstra quão poderosa é a influência da família sobre o comportamento adolescente em comparação à escola e às instituições sociais.

Estudo
Os pesquisadores, da Universidade de Bristol, na Inglaterra, da Universidade de Bergen e da Norwegian School of Economics, na Noruega, analisaram dados de crianças norueguesas nascidas entre 1947 e 1958 para comparar famílias de nível sócio-econômico semelhante vivendo em diferentes regiões do país.

Já foi constatado que fatores como nível sócio-econômico e educação influenciam índices de gravidez na adolescência. O novo estudo observou o efeito específico que irmãs exercem umas sobre as outras.
“Irmãs normalmente passam mais tempo juntas do que colegas de escola ou amigas, portanto há maior probabilidade de que uma irmã seja influenciada pelo comportamento da outra”, diz o estudo.

O estudo concluiu que, entre adolescentes de nível sócio-econômico baixo na Noruega, a probabilidade de uma irmã menor ficar grávida na adolescência aumenta de 20% para 40% se a irmã mais velha tiver tido um bebê quando adolescente.
 
FONTE: BBC BRASIL
11 de agosto de 2011

Justiça Federal suspende licença de mineradora

O desmatamento de 267 hectares havia sido autorizado pela direção do Instituto Chico Mendes, em Brasília


Mineração Rio do Norte
A Justiça Federal em Santarém suspendeu uma autorização de desmatamento da Mineração Rio do Norte em Oriximiná, noroeste do Pará, dentro da Floresta Nacional Saracá-Taquera. O desmatamento de 267 hectares havia sido autorizado pela direção do Instituto Chico Mendes, em Brasília, contra a análise dos técnicos que cuidam da Floresta Nacional. 

O desmatamento faz parte dos planos de expansão da mineradora, numa das maiores áreas de extração de bauxita do mundo.

O MPF sustenta que a autorização é ilegal: a empresa deixou de apresentar o inventário dos produtos não-madeireiros da área, uma exigência para qualquer autorização de desmatamento. Apenas os produtos madeireiros foram inventariados. Isso poderia fazer a empresa economizar cerca de R$ 669 mil em produtos como andiroba, copaíba e outros óleos, além de cascas, frutos e sementes, de acordo com o cálculo dos técnicos responsáveis pela análise.

O valor total de mercado dos produtos madeireiros e não-madeireiros da área desmatada é fundamental no procedimento, porque a empresa mineradora é obrigada a pagar à sociedade pela supressão dos recursos florestais. O inventário também serve para que, depois de encerrada a exploração mineral, a floresta seja recomposta.
Pressões – Diante do inventário incompleto, os técnicos responsáveis negaram autorizar o desmatamento e devolveram o processo para que a empresa completasse os estudos, como ordena a legislação. Mas, em vez de realizar o inventário, diretores da empresa passaram a pressionar a o chefe da Flona Saracá-Taquera para que fosse liberada a autorização.

Os depoimentos de todos os servidores públicos envolvidos foram registrados pelo MPF e contam a mesma história: a empresa tinha pressa em iniciar o desmatamento e não queria apresentar o inventário completo. O diretor de relações comunitárias da Mineração Rio do Norte, Ademar Cavalcanti, chegou a propor que o inventário de produtos não-madeireiros fosse exigido depois do desmatamento, como condicionante.
Fonte: RG 15/O Impacto e MPF/PA
11 de agosto de 2011
Divisão do Pará: Promotores e juízes recebem orientações


Com a aproximação do plebiscito que vai consultar a população sobre a divisão do Pará e a criação dos estados de Tapajós e Carajás, a Corregedoria Regional Eleitoral e a Procuradoria Regional Eleitoral enviaram orientações aos promotores e juízes das zonas eleitorais quanto à fiscalização do pleito. Os dois ofícios - datados do último dia 9 de agosto - alertam para que as autoridades eleitorais tenham 'redobrada atenção' em relação ao alistamento e transferência de títulos eleitorais no Estado, e também sobre a propaganda irregular durante o período de campanha. O plebiscito está marcado para acontecer a 11 de dezembro e a preocupação dos órgãos eleitorais visa garantir que o processo eleitoral não apresente irregularidades.

O ofício que trata sobre o alistamento de novos eleitores e transferência de títulos eleitorais é assinado pelo corregedor regional eleitoral, Raimundo Holanda Reis, e pelo procurador regional eleitoral substituto, Igor Nery Figueiredo. No documento, ambos alertam que a proximidade do plebiscito implica em um 'extremo cuidado' em relação à administração do Cadastro Nacional de Eleitores. No ofício, os dois orientam que '’qualquer variação anormal na quantidade de operações deve ser acompanhada de perto, com o objetivo de evitar alterações artificiais no
eleitorado do município'.

O ofício enviado aos promotores e juízes eleitorais orienta ainda que esta 'atenção redobrada' aos fluxos de títulos eleitais deve se concentrar até 11 de setembro de 2011, que é a data limite para que os cidadãos requeiram novas inscrições eleitorais ou transfiram seu título. Para ajudar nos trabalhos, foram anexados ao ofício os dados já apurados pela Corregedoria entre os meses de abril a julho deste ano. Segundo o documento, todos os procedimentos do Cadastro de Eleitores podem ser acompanhados diariamente por juízes e promotores
nos cartórios eleitorais.

Fonte: O Liberal
11 de agosto de 2011

Novo executor do Incra toma posse
 
Por: Viviane Fialho
 
O novo executor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tomou posse na última segunda-feira, (08) no Auditório da Instituição na presença de diversas autoridades e servidores do órgão. Trata-se do jovem Emival Amâncio de Sousa, do município de Santa Maria das Barreiras, sul do Pará.

Entre as autoridades presentes na solenidade estavam o Superintendente Regional Adjunto do Incra, Ruberval Lopes da Silva, o chefe da Divisão Administrativa da SR-27 do Incra, Claudeck Alves Ferreira, o chefe de gabinete do Incra, Luiz Carlos Pies, a diretora da Divisão de Crédito, Vânia Marques, o chefe da Divisão Regional do Programa Terra Legal, Jandir Mella, do ex-executor da Unidade Avançada do Incra em Conceição do Araguaia, Gutemberg Alves dos Reis, os vereadores de Pau D’arco, Greendiberg Valadares e de Conceição do Araguaia, Maria Olinda (PT), além de lideranças do movimento social.

As autoridades presentes parabenizaram a indicação de Emival Amâncio de Sousa, destacando a sua atuação junto ao movimento social onde desempenhou um ótimo trabalho.
O Superintendente Regional Adjunto do Incra, Ruberval Lopes, afirmou que o novo executor da unidade do Incra terá na sua chefia todo o apoio necessário para atender as demandas dos assentamentos de colonos que estão sobre a responsabilidade do Incra da SR – 27 em Marabá que é a nona maior Superintendência do Brasil. “As dificuldades são imensas, mas sabemos da sua capacidade de vencer desafios e dificuldades. 

O importante nessa nova missão é o apoio que você dispõe da equipe competente do Incra, do movimento social que sabe da sua capacidade de atuar nessa área e do suporte dos governos federal e estadual que a região vem recebendo”, frisou Lopes.
O novo executor do Incra encontra uma maior estrutura de apoio para os trabalhos do órgão federal e contará com a atuação do programa Terra Legal, de agentes da secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), agentes do Ibama e Iterpa que realizam trabalhos conjuntos em diversas operações. 

Na oportunidade o ex-executor da Unidade Avançada do Incra em Conceição do Araguaia, Gutemberg Alves dos Reis, foi nomeado como Coordenador do Programa Terra Legal em Conceição do Araguaia e região sul do Pará.


11 de agosto de 2011

Marabá terá curso de medicina pelo ITPAC



No convênio de cooperação técnica, o município vai dar suporte à universidade com sua rede hospitalar, onde os alunos irão fazer estágio. Nesse sentido, o município já recebeu avaliação positiva do Ministério da Educação (MEC), na visita que fez para avaliar a faculdade, e pelos investimentos que a Prefeitura vem fazendo para melhorar a estrutura da rede de saúde.

Sediado em Araguaína-TO, o Itpac tem 10 anos de fundação. A faculdade conta hoje com 4.600 alunos, incluindo do curso de Medicina. Segundo João Cruz, é política da instituição primar pelo ensino de qualidade. Por isso, hoje é referência em vários cursos, como é o caso do de Medicina.


Aqui em Marabá, o IPEC pretende montar a mesma estrutura de Araguaína, com cursos na área médica e de ciências humanas, e investir em outros cursos voltados ao setor mineral, com base no potencial da região.
Segundo ele, a qualquer momento o MEC deve fazer a última vistoria no instituto, que já está todo construído e equipado, para dar a autorização de funcionamento do curso. 

Depois disso, serão abertas as inscrições para o vestibular. “Nossa instituição é séria, com instalações modernas, possibilitando um ensino de qualidade aos nossos alunos”, propaga, agradecendo o grande apoio que recebeu do prefeito Maurino Magalhães. Emocionado, Maurino destacou que o momento é histórico para o município e sua administração, porque o curso de Medicina não será apenas o primeiro de Marabá, mas de toda região sul e sudeste do Estado. “Estou emocionado, porque participei desde o início das articulações para trazer essa universidade para Marabá”, lembrou.


Maurino Magalhães ressalta que quando esteve como prefeito em 2005, por ocasião da cassação do ex-prefeito Sebastião Miranda, ele em uma viagem a Brasília, conversou com o senador João Ribeiro (PR-TO), e falou do anseio da cidade pelo curso de Medicina. Na ocasião, o senador fez a ponte entre ele e o diretor da Itpac, Nicolau Carvalho. “Começou ali o alicerce para a instalação da universidade em Marabá”.
Ainda segundo Magalhães, após ser eleito, com a universidade já em construção na cidade, ele deu todo apoio para atender as exigências da equipe do MEC com relação à estruturação da rede hospitalar. “Como gestor, me sinto realizado, por mais essa conquista”.

Benefícios

O prefeito lembrou que este é um sonho antigo da sociedade marabaense, que vira realidade. Sem contar, salienta, os benefícios para a cidade, que agora passa a ser também uma referência universitária. “Os marabaenses não precisarão mas sair daqui para outros locais para fazer faculdade, principalmente na área médica. Sem contar, que muitos estudantes de outros locais, inclusive de outros Estados, virão para cá. Esse intercâmbio será importantíssimo, porque, muitos desses acadêmicos, depois de formados, vão acabar ficando aqui”, frisa Maurino.

Ele destacou ainda que hoje um dos maiores gargalos do município na área da saúde é a falta de médicos, porque os profissionais não querem vir dos grandes centros para o interior. “Nós vamos ter esses acadêmicos estagiando na nossa rede de saúde. Nós também vamos conversar com a universidade, para trazer alunos do Tocantins para fazer residência e estagiar aqui”, adianta, completando que com essa mão-de-obra será possível prover os centros de saúde da cidade e zona rural com médicos.
Com informações da Agência Araguaia
11 de agosto de 2011

Conceição: Iemanjá será homenageada com tradicional festa

Neste sábado, 13, Conceição do Araguaia sediará uma das mais tradicionais manifestações religiosas do país, trata-se da festa de Iemanjá, considerada por seus simpatizantes a rainha das águas. O evento, realizado pelo terreiro de umbanda Nina Nagô Ogum Beira Mar, é muito tradicional no município sendo realizado há vários anos sempre no mês de agosto, quando o nível das águas do rio Araguaia está mais propício para a festividade.

A festividade será realizada no local tradicional, o Caldeirão Praia Camping, localizado há 15 km do perímetro urbano a margem do rio Araguaia, iniciando cedo da noite com os fiéis se confraternizando e praticando seus rituais de adoração a rainha das águas. A Expectativa por parte dos organizadores é de receber um expressivo público de outras cidades da região, de Belém e de municípios do Tocantins. O auge da festividade será às 24h com a entrega das oferendas em homenagem à rainha Iemanjá.
(Delmiro Silva)
11 dee agosto de 2011
Vereadores de São Félix do Xingu consideram 
uma afronta o PPA para a região do Araguaia

Os vereadores Elias Filho (PDT) e Alvino Barbosa (PMDB) de São Felix do Xingu, consideram ser uma afronta o PPA (Plano Plurianual 2012-2015) apresentado em audiência dia 03/08/2011 em Redenção para a REGIÃO do ARAGUAIA, composto por 15 municípios: Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumarú do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã, Xinguara e Sapucaia.

Em audiência do PPA, o Vereador Elias criticou o governo estadual, pela apresentação de 46 Km de recuperação e implantação de rodovias para os 15 municípios que compõem a Região do Araguaia, para 2012. Relatou ainda sobre a questão judiciária de São Felix do Xingu que é um caos, pelos inúmeros processos que se arrastam na comarca.


Irmão Elias também citou a presença do IBAMA, Força Nacional, e da Polícia Federal em São Felix do Xingu, mantidas pelo governo federal com intuito de aterrorizar o pequeno produtor rural, não dando direito de plantar e colher para o sustento de suas famílias, mas lamentou que o governo não utiliza os mesmos recursos para o combate ostensivo ao crime organizado, que é tão presente nesta mesma região, citando como exemplo drogas e pistolagem.

No mesmo segmento, o vereador Alvino considerou uma piada de mau gosto as medidas do governo com relação ao PPA, frisando que são medidas paliativas e com interesse que desfocar a atenção da criação dos 02 novos estados: Carajás e Tapajós. 


Segundo Alvino, a intenção é clara: “ O interesse na divisão do estado do governo parece não ser o mesmo nosso, pois tudo leva a crer que a audiência era mais para tentar nos convencer de que para esta região é melhor a não divisão do estado, querendo passar uma imagem de que estamos nadando em um mar de rosas, quando na realidade, só o que sobra para nós, dessa região esquecida, somente os espinhos”. Alvino ainda frisou: “Ainda bem temos uma região unida, e com esta união levantaremos a bandeira do estado de Carajás e apoiando o estado do Tapajós com a mesma convicção!”.


Fonte: Colunista - Alvino Filho 
11 de agosto de 2011

Pecuária ilegal ainda é mais lucrativa -
O estudo foi realizado para contribuir para o entendimento de quais são as barreiras e as oportunidades para melhorar a gestão ambiental do setor.

Na região de Paragominas, no Pará, os fazendeiros que mais lucram com a pecuária são os que desrespeitam a legislação ambiental e trabalhista.  A conclusão é do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que publicou um levantamento do impacto da regularização socioambiental na pecuária paraense.

Mesmo com a adoção de práticas que aumentem a produtividade, as "fazendas regulares seriam menos atrativas financeiramente do que as fazendas irregulares com alta produtividade".  Isso em um cenário de impunidade total, isto é, sem multas e embargos ambientais e trabalhistas.  A Taxa Interna de Retorno de uma fazenda irregular de 1.000 hectares, por exemplo, seria quase o dobro de uma fazenda regularizada do mesmo tamanho.

O estudo foi realizado para contribuir para o entendimento de quais são as barreiras e as oportunidades para melhorar a gestão ambiental do setor.  O crescimento da pecuária nas últimas décadas na Amazônia está associado a problemas socioambientais, tais quais: o desmatamento ilegal, conflitos fundiários e trabalho análogo à escravidão.

Para eliminar a impunidade e melhorar o desempenho da pecuária regularizada, o relatório sugere a adoção de algumas medidas de políticas públicas, como aumentar a eficácia da fiscalização e facilitar a regularização, compartilhar a responsabilidade socioambiental da cadeia produtiva e criar condições para investimentos em produtividade. Fonte: Amazonia.org.br
11 de agosto de 2011

Casal recebe indenização por rompimento de preservativo

A 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio condenou a empresa Johnson e Johnson e a farmácia Parque Anchieta

 

A 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio condenou a empresa Johnson e Johnson e a farmácia Parque Anchieta a pagarem uma indenização de R$ 5 mil por danos morais a um casal. Eles contam que adquiriram preservativos produzidos pela primeira ré e vendidos pela segunda e, durante o ato sexual, a camisinha estourou, deixando fragmentos dentro da autora que só foram removidos com procedimento médico. Além disso, a autora correu o risco de engravidar, o que não era recomendado pelo seu ginecologista.

A empresa fabricante argumentou dizendo que todos os produtos do mesmo lote foram avaliados, obtendo resultado satisfatório, o que deixava evidente que o produto estava livre de defeito. Porém não conseguiu provar a impossibilidade de ruptura, como também não comprovou que o defeito deu-se por uso incorreto do produto pelo consumidor.

Para os desembargadores ficou claro que houve exposição e constrangimento do casal, principalmente da mulher. Os apelantes, sem dúvida alguma, viram-se numa situação constrangedora, pela exposição de um fato íntimo, que só aos dois dizia respeito, qual seja a própria relação sexual. O rompimento trouxe o dano moral, disse o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, relator do caso.
N º do processo: 0006002-28.2003.8.19.0211

Fonte: JurisWay

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

10 de agosto de 2011
Os conselheiros tutelares de Xinguara poderão ter seus mandatos cassados.

Restando menos de quatro meses para o termino do atual mandato, que se encerra no mês de novembro deste ano, os membros do Conselho Tutelar de Xinguara, foram representados, segundo informações, pelo Ministério Público para cassação do mandato dos cinco conselheiros. 

Segundo o conselheiro Ilton Carvalho, ainda não houve nenhuma notificação ao CT por parte de alguma autoridade sobre evetual representação, contudo, os conselheiros declaram que são vitimas de abuso de autoridade, isso porque por não atenderem aos chamados para acompanhamento de casos de adolescentes infratores, constantes em Xinguara, os mesmos já foram constrangidos pela autoridade policial, ao ponto de terem até mesmo sido alertados sobre a possibilidade de serem presos em flagrantes, “já ouvimos do delegado de policia, que caso não acompanhássemos adolescentes infratores, seriamos presos por prevaricação” disse Ilton. 

Dos cinco conselheiros titulares (Ilton Carvalho, Elci, Nely, Márcia Monteiro e Luzinete Mendes) representadas junto a justiça da infância e juventude da comarca de Xinguara, encontra-se de licença a conselheira Luzinete, o que poderia implicar numa impossibilidade de sua cassação, no lugar dela está exercendo a função como substituta, a suplente Soraya.

Para esclarecer suas atribuições, os conselheiros têm realizado reuniões com os policiais militares informando que o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, não lhes confere tal atribuição, sendo de responsabilidade da autoridade policial realizar os devidos procedimentos nestes casos.

Quanto aos seus trabalhos em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, os conselheiros dizem que estão impossibilitados de terem uma atuação melhor em razão das faltas de condições, sendo uma delas, a falta de motorista em período noturno e nos finais de semana.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...