sábado, 3 de dezembro de 2011

REGIVALDO GALVÃO PEDE LIBERDADE AO STF

Regivaldo Pereira Galvão, condenado a 30 anos de prisão pela morte da missionária Dorothy Stang, em 2005, apresentou nesta quarta-feira (30) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de revogação da prisão preventiva decretada pelo Judiciário do Pará.

Os advogados de Galvão consideram que há “absoluta ausência de fundamentação” na decisão expedida em setembro deste ano, quando o Tribunal de Justiça estadual negou sequência à apelação e determinou a detenção do mandante do crime, que até então respondia aos recursos em liberdade. O TJ levou em conta o fato de Galvão ser o único réu ainda solto, a informação de que tem ameaçado testemunhas e a situação financeira confortável, que lhe permitiria sair do país a qualquer momento.


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já negou habeas corpus a Galvão, que aguarda o julgamento por esta corte da apelação apresentada à condenação. A defesa dele lembra que em 2006 o STF (Superior Tribunal de Justiça) concedeu a liberdade provisória e revogou prisão preventiva decretada após o julgamento. Os advogados sustentam agora que não surgiu nenhum fato novo que justifique a reclusão e que o cliente compareceu espontaneamente a todos os atos do processo.

Plebiscito: programa de TV do SIM pega pesado com Jatene

O programa eleitoral da Frente que apóia a divisão do Pará para a criação de Carajás resolveu retaliar a declaração do governador Simão Jatene, favorável ao Não, publicada na semana passada nos jornais da capital. Os que querem a divisão afirmam que o malfadado Projeto de Lei que cria a Taxa da Mineração é uma estratégia de Jatene para enganar o povo paraense, levando-o a votar pela não criação dos novos estados. O Projeto foi aprovado ontem nas comissões da ALEPA, poucas horas antes da exibição do programa na TV.

A estratégia de vincular o governo Jatene, suposto financiador da campanha contra a criação de Tapajós e Carajás, vinha sendo discutida pelas direções das frentes separatistas há algum tempo, mas só ontem o martelo foi batido e Duda Mendonça recebeu a autorização para exibi-lo. 

O programa acusa Jatene de abandonar as regiões separatistas e de falir o Estado do Pará quando apoiou a implantação da Lei Kandir, que segundo estudo do Tribunal de Contas da União -  TCE – apresentado ao governador em agosto passado trouxe perdas na arrecadação tributária de R$21,5 bilhões ao Pará, no período compreendido entre 1997 e 2010.

Os programas das Frentes pró Carajás e Tapajós, que desde seu início tentam mostrar que somente com a criação de Tapajós e Carajás haveria uma verdadeira mudança na qualidade de vida dos paraenses,  no início eram didáticos, apresentando números e informações para o convencimento dos eleitores. O de ontem, termina com o slogan “diga NÃO ao Jatene, diga SIM para mudar”.

A Frente contra a criação dos dois Estados prometeu fazer durante o programa que será exibido amanhã (02) a defesa do governador. A exibição dos programas vai até o dia 7/12, restando, portanto cinco dias de inserções. Vamos aguardar para ver os que os marqueteiros guardaram para os últimos dias.

03/12/11

Debate: ataques no ar, simpatia nos bastidores

Impossibilitado de ver o debate pois Xinguara não recebe sinal da RBA, transcrevo texto publicado no Diário do Pará sobre o debate ocorrido dia primeiro em Belém nos estúdios da RBA que mostra como deve ser feita a política, sempre no campo das ideias :

O debate da RBATV foi o primeiro a reunir os quatro deputados que presidem as frentes a favor e contra a criação dos Estados de Carajás e do Tapajós. O encontro aconteceu um dia após o programa da Frente Pró-Carajás ter feito críticas diretas ao governador do Pará, Simão Jatene. Como todas as frentes são presididas por deputados aliados ao Jatene, o clima inicial foi de tensão. 

O deputado federal que preside a Frente Pró-Tapajós, Lira Maia (DEM), e o deputado estadual João Salame (PPS), presidente da Frente Pró-Carajás, foram os primeiros a chegar ao prédio da RBA. Antes do debate, ainda se reuniram com o marqueteiro Duda Mendonça, responsável pela campanha do ‘Sim’, para as últimas instruções.

Lira Maia surpreendeu ao chegar acompanhado da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins (PT), sua adversária histórica em Santarém. Os dois estão em armistício para divulgar a tese separatista. Os presidentes das frentes contra a criação do Tapajós e do Carajás, deputado estadual Celso Sabino (PR) e deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB), chegaram em seguida, acompanhados pelo marqueteiro Orly Bezerra, um dos responsáveis pela campanha do ‘Não’. Os quatro foram recebidos pelo diretor-geral do grupo RBA, Camilo Centeno, e pelo diretor-presidente do DIÁRIO, Jader Barbalho Filho.
Apesar da tensão inicial e dos ataques feitos em perguntas, réplicas e tréplicas, o clima, ao final, foi de confraternização. Os deputados Lira Maia, João Salame, Zenaldo Coutinho e Celso Sabino trocaram cumprimentos e todos disseram estar satisfeitos com o debate.

“Tivemos oportunidade de mostrar que essa divisão interessa a apenas meia dúzia de políticos oportunistas”, disse Sabino. Para Zenaldo, o grupo do ‘Sim’ “insistiu em repetir propostas indecentes”. “Mas a população já está vacinada. A prova mais evidente são as pesquisas. A gente tem se baseado em dados oficiais, e não em estudos encomendados”, afirmou Coutinho.

O presidente da Frente Pró-Carajás, João Salame, foi indagado sobre as relações com o governo após o programa que criticou Simão Jatene e disse não ver problemas. “Estamos debatendo é se a criação dos novos Estados é boa ou não. Não estamos debatendo se somos contra ou a favor do governo. Sou aliado. Não sou serviçal. Até onde está aliança for interessante para o governador e para mim, para nosso partido, continuaremos juntos sem problema nenhum”.

Para Lira Maia, a divisão é um sonho de muitos anos. “O próprio governador deveria ser ‘Sim’ porque a nossa proposta traz de fato uma solução para os problemas do Pará.”

MARQUETEIROS
Diferente da hostilidades esperada, os marqueteiros Duda Mendonça e Orly Bezerra deram um show de civilidade. Trocaram cumprimentos, falaram de amenidades e até posaram, juntos, para fotos. Duda reclamou que está há vinte dias sem sair do hotel. Orly provocou: “A campanha deve estar dando trabalho, não é?”

Indagados sobre a avaliação dos deputados, o baiano Duda disse que os deputados do ‘Sim’ venceram todos os blocos do programa, segundo os quatro grupos de pesquisa qualitativa contratados por ele. Orly Bezerra confessou que tinha apenas um grupo de pesquisa, mas garantiu que, pela avaliação desse grupo, os deputados do ‘Não’ é que venceram.

Para Duda, o resultado ainda pode surpreender. “Quem diz quem vai vencer é o povo”, disse, referindo-se às pesquisas que indicam a vitória do ‘Não’. “Fizemos o melhor que pudemos e acho que essa é uma eleição que pode surpreender”, concluiu. Para Orly Bezerra, o debate foi bom para esclarecer o eleitor. “Mas não acredito que vá influenciar no resultado”. (Diário do Pará)

02/12/11

Vicente Correa, ex-prefeito de Eldorado dos Carajás é preso acusado de mandar matar sindicalista em Marabá

A Polícia Civil de Marabá prendeu na quinta-feira 1º o pecuarista e ex-prefeito de Eldorado do Carajás (PA), Vicente José Correa Neto, de 46 anos, acusado de ser o mandante do assassinato de Valdemar Costa Barbosa de Oliveira, o Piauí, de 25 anos, no dia 25 de agosto. Ele foi preso na Fazenda Califórnia Monte Cristo, localizada a 15 km da cidade de Jacundá. Piauí foi morto ao promover uma ocupação em uma área de propriedade do pecuarista.

Piauí era integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Marabá e no ano passado coordenou a ocupação da fazenda. A área foi desocupada pela Polícia Militar no final do ano passado, mas Piauí passou a ameaçar uma nova ocupação, criando a animosidade com Vicente Correa Neto.

“Temos 300 páginas de inquérito com diversos depoimentos que provam a briga entre o pecuarista e o agricultor. Vicente, inclusive, já havia feito ameaças de morte contra Piauí”, relatou o delegado titular da Delegacia Especializada de Conflitos Agrários (Deca) em Marabá, Victor Costa Lima Leal.

O delegado conseguiu o mandado de prisão preventiva contra Vicente após capturar os dois pistoleiros contratados, Valdenir Lima dos Santos, o Velhinho, de 28 anos e Diego Pereira Marinho, de 19 anos, ocorrida na quarta-feira (30). Os dois vinham sendo investigados também por outras mortes em Marabá.

Logo que foi preso, Diego passou a colaborar com as investigações e forneceu as informações restantes para a prisão de Vicente. O rapaz confessou ter sido contratado para pilotar a moto e, com Velhinho (o atirador), matar Piauí. “Diego contou que foram pagos 3 mil reais para os dois. Ele relatou ainda que logo após o crime foram à um bar em Marabá para comemorar o feito”, destacou o Victor Leal.

O mandante e os pistoleiros armaram um esquema audacioso para executar o crime. Diego e Velhinho fingiram estar interessados em participar da nova ocupação para poderem seguir de perto os passos de Piauí. No dia do crime, eles estiveram reunidos com a vítima no bairro São Félix e ao final passaram a seguir o agricultor. Uma hora depois fizeram a abordagem em via pública e dispararam os dois tiros que atingiram a cabeça de Piauí.

“Essa investigação vem sendo realizada há quatro meses. Primeiro tentamos efetuar a prisão do mandante, mas como não tínhamos provas suficientes fomos atrás dos executores e chegamos à confissão”, informou o delegado.

A prisão preventiva dos três foi decretada pelo juiz plantonista César Lins, da comarca de Marabá, assim que todos os fatos foram juntados pelos investigadores da Deca.
“Há quatro meses investigávamos o caso do Vicente Correa, só que inicialmente não conseguimos ter materialidade no caso e por isso invertemos a investigação com o intuito de chegar primeiro aos executores”, relatou o policial.

Os três foram autuados pelo crime de homicídio qualificado e estão recolhidos à disposição da Justiça.
“A morte teve um motivo torpe porque os pistoleiros fizeram por dinheiro e o pecuarista, para evitar que suas terras fossem ocupadas. Ao ficar entre a vida e a propriedade, ele optou pela propriedade e por isso será indiciado por homicídio qualificado”, explicou o titular da Deca.

Segundo o superintendente Regional de Polícia Civil do Sudeste do Pará, delegado Alberto Teixeira, foram elucidados todos os casos envolvendo mortes no campo que ocorreram neste ano na região de Marabá.
Por Luciana Marschall, de Marabá

02/12/11

Pará: portaria da Lei Seca no dia do plebiscito já foi publicada no Diário Oficial

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 2, a portaria 455, de 2011, que trata da proibição da venda ou de fornecimento gratuito de bebidas alcoólicas por estabelecimentos comerciais e por vendedores ambulantes, no próximo dia 11, quando será realizado o plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará. A proibição valerá de 8h da manhã às 18h do domingo do pleito eleitoral que mobilizará todo o Estado. 

Assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, a determinação limita o comércio e fornecimento ainda que gratuito de bebidas alcoólicas, no período, em bares, restaurantes, lanchonetes, boates, lojas de conveniência, treilers, quiosques, além dos vendedores ambulantes. A emissão de licenças para festas feita pela Divisão de Polícia Administrativa (DPA) não acontecerá para o período da proibição. “Somente até meia-noite de sábado e após as 18 horas de domingo”, explicou o delegado Roberto Teixeira, diretor da DPA.

Na mesma edição do Diário Oficial, o delegado-geral da Polícia Civil determina que todos os policiais civis deverão permanecer nos municípios em que trabalham no dia 11 até a conclusão do pleito eleitoral. As folgas dos servidores serão compensadas posteriormente. 

Todas as cidades do Pará contarão com policiais civis de plantão mesmo aquelas em que não há unidade da Polícia Civil. Haverá reforços de policiais civis em 40 municípios, além do efetivo normal que trabalha nessas cidades. Quem insistir a desobedecer a determinar estará sujeito a ser conduzido a uma seccional para responder a um Termo Circunstancial de Ocorrência por crime de desobediência, cuja pena é de um a seis meses de prisão. 

O estabelecimento pode ainda ser fechado pela polícia. O objetivo da portaria é garantir a tranquilidade do plebiscito.

03/12/11

BELO MONTE É IRREVERSÍVEL E SÓ FARÁ BEM AO BRASIL, DIZ LOBÃO

 

Para o ministro, sem a usina seriam necessárias termelétricas movidas a óleo diesel ou à queima de carvão. 
 
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, defendeu hoje a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte como "um projeto irreversível e que só trará vantagens ao Brasil e às populações que vivem na região". Ele lembrou que o país precisa anualmente de acréscimo de 5% no potencial de geração de energia elétrica para fazer frente às necessidades da população e das indústrias.

Para o ministro, sem Belo Monte seria necessário construir usinas termelétricas movidas a óleo diesel ou à queima de carvão, "todas caríssimas e altamente poluentes de gás carbônico". A geração hidráulica, no entanto, é uma energia limpa e sempre adotada em todo o mundo, quando os países dispõem de rios para que as turbinas das usinas funcionem, acrescentou Lobão, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, que foi ao ar nesta sexta-feira, com a participação de âncoras de rádio de todo o país. 


O programa é realizado pela EBC Serviços, sob a coordenação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Edison Lobão assegurou que "nenhum indígena será prejudicado com a construção de Belo Monte, pois a aldeia mais próxima fica a 32 quilômetros da área que será inundada e outras a 500 e 800 quilômetros". 


As populações que moram em áreas mais próximas da região a ser alagada vão ter residências construídas em outros locais, com assistência à saúde, à educação e serviço de saneamento básico. De acordo com ele, 5 mil famílias que atualmente vivem em pobreza absoluta na região terão condições dignas de acomodação.

Segundo o ministro, o potencial da energia que será gerada por Belo Monte representa 40% de toda a energia consumida atualmente pelas residências no país. Com ela, destacou, não voltará a ocorrer o racionamento compulsório de energia elétrica adotado em 2001 e 2002, quando a população teve que economizar 20% do consumo sob pena de estrangulamento do sistema.

Para Lobão, "todo o Brasil será beneficiado, pois o sistema de distribuição de energia é interligado, permitindo que deficiências de geração na Região Sul, por exemplo, possam ser supridas instantâneamente por fontes instaladas na Região Norte.

Ameaçou matar a família por asfixia a gás

 

Milton permanece preso
Uma guarnição da Policia Militar de Xinguara, sob o comando do 3º Sargento PM, Milton, prendeu em fragrante, nesta quinta-feira (1), por volta das 17h30, Milton da Silva Guedes, 24 anos, casado, residente em Xinguara, acusado de tentar matar a esposa dele, Elizete Lima de Morais, 27 anos, bem como de toda família, por asfixia a gás de cozinha. 
 
O acusado chegou ainda a arrancar a mangueira do botijão, mas foi contido pelos policiais que chegaram na hora. Tudo teria sido motivado por uma briga de casal. A esposa de Milton esteve na delegacia onde manifestou interesse de não proceder contra o mesmo, alegando que durante a briga e a ameaça, quem de fato chamou a polícia foram os vizinhos que ficaram com medo que uma tragédia acontecesse na rua deles com uma possível explosão da residência do acusado.  Ed. Brito

3/12/2011

Delegacia enviar armas de crimes ao Fórum

 

A Delegacia de Polícia de Xinguara encaminhou ao Fórum da cidade, nesta quarta-feira, dia 30 de novembro de 2011, o total de 35 armas de fogo, a maioria delas de revólveres calibre 38. O delegado José Orimaldo da Silva, explicou que as armas foram apreendidas em blitz, com assaltantes, com homicidas, e outros tipos de criminosos, e que depois de apreendidas foram enviadas para o IML para serem periciadas, e agora retornaram já com os laudos definitivos.    Ed. Brito

3/12/2011

Adiada a inauguração da Caixa Econômica

 

José Davi Passos e Jonnilton Gomes
A inauguração da Caixa Econômica Federal, em Xinguara, inicialmente marcada para o ultimo dia 2, será na próxima quarta-feira (7), às 18h. Inclusive os convites já estão sendo distribuídos na cidade. 
 
O motivo do adiamento aconteceu porque as instalações de alguns equipamentos não ficaram prontas a tempo. Hoje pela manhã o prefeito de Xinguara, José Davi Passos, recebeu em seu gabinete a visita do gerente da Agência da Caixa Econômica de Xinguara, Jonnilton Gomes, onde os dois conversaram sobre os bons índices de desenvolvimento humano da cidade que alcançou a 7ª colocação entre os 149 municipios paraenses.    Ed. Brito
 
3/12/2011

Estelino pode ficar com a vaga do vereador Ari

 

O suplente de vereador, Estelino da Trindade, quer a vaga do vereador Arivaldo Santos Nascimento, o Ari, da Câmara Municipal de Xinguara, que trocou o PTB pelo PSB no final do mês de setembro deste ano. Estelino já entrou na justiça eleitoral requerendo a vaga, onde acusa Ari de infidelidade partidária. 

Ao deixar a legenda, o vereador Ari comunicou às autoridades que o fez por que não tinha respaldo e nem apoio no PTB, mas a justiça já negou as alegações do vereador. Pelo visto a queda de braço entre os dois tá só começando.  Ed. Brito

3/12/2011

População santarena vai às ruas pelo estado do Tapajós

Estudantes de Santarém fizeram várias caminhadas pelas ruas em apoio ao Tapajós

Estudantes participam de caminhada

Estudantes, professores, empresários e líderes comunitários de Santarém acreditam na vitória do Sim-77, no plebiscito sobre a divisão territorial do Pará, que acontece no dia 11 deste mês. Em várias ruas e bairros de Santarém, centenas de pessoas mostram apoio à criação do Estado do Tapajós. 

Adilson Matos acredita na vitória

É interessante que todo o povo do Pará possa ter consciência, no sentido de que a criação de uma nova Unidade Federativa possa trazer benefícios para toda a comunidade paraense e, em especial a região Oeste”, ressalta o diretor de relações públicas da Associação de Moradores do Bairro da Jaderlândia, Adilson Matoso líder comunitário.

O micro empresário Valdir Lemos acredita que a comunidade do Oeste do Pará esteja ciente do que deve fazer no dia 11 de dezembro, para que a situação da região possa ser mudada. Para ele, hoje, é possível verificar na região o descaso e o desprezo de ações do Governo do Pará. “São anos e anos de descaso por parte do Governo do Pará. Hoje, por exemplo, existem varias vicinais do interior de Santarém sem condições de trafegabilidade. Esse projeto de emancipação do Estado do Tapajós não é de hoje, é secular, então, queremos melhorar para ver se conseguimos andar com as próprias pernas”, crê.

Valdir Lemos crê na vitória do SIM

Para o padre Edilberto Sena, a população de Santarém está motivada para a criação do Estado do Tapajós, onde com toda a campanha que está sendo feita se espera 95% dos votos dos munícipes no Sim-77. Ele ressalta que tem um pouco de preocupação com Altamira, por causa da divisão que vai ocorrer naquele Município caso o Sim seja vitorioso. 

Segundo ele, está sendo possível observar a negatividade da campanha do Não em Belém. “A propaganda do Não em Belém tem sido feita de forma negativa, sendo um lamento de quem está perdendo e com uma visão mesquinha. Estive recentemente lá e vi que grande parte da população de Belém vai votar em branco”, garante o religioso.

Fonte: RG 15/O Impacto

3/12/2011

Fafá já rejeitou o Pará

A cantora quando morou em Portugal não usava o sobrenome Belém, tinha vergonha

Fafá sem o sobrenome Belém

A campanha do Não em Belém se agarra na participação de artistas paraenses. Sem argumentos para convencer os eleitores, a propaganda parece mais um showmício. Alguns de renome nacional, a exemplo da atriz Dira Paes e a cantora Fafá de Belém. No papel democrático, as duas proclamam que ficar junto é melhor para todos. Destacam o favoritismo no slogan: Não e Não. Ninguém divide o Pará.

Nas redes sociais, o repúdio é grande à escolha das duas. Esse é o preço da exposição. Tudo bem, cada um tem o direito de escolher a que caminho seguir. Isso é a chamada democracia. Agora que as duas motivaram uma perseguição de muitos favoráveis à divisão, é evidente. 

Nessa busca de mostrar a falsidade da Fafá, encontraram que o amor de Fafá por Belém teve um período de divórcio. A cantora por um tempo teria retirado do nome artístico a palavra Belém. Período do auge de sucesso em Portugal. E agora, chora que sempre amou Belém e o Pará. É Fafá, quando não dá certo, é melhor separar.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

3/12/2011

Tapajós e Carajás: A verdade sobre o FPE

3,2 bilhões de reais a mais para o Pará seria lenda de Duda Mendonça? Repasse dividido, déficit econômico dos estados, mentira de Zenaldo Coutinho?

Durante este plebiscito muitas afirmações estão sendo feitas, cada uma defendendo seu interesse que agora se tornou eleitoral. O valor do investimento FPE é um dos assuntos mais discutidos. Foi usado primeiramente pela propaganda eleitoral pró-divisão e depois rebatido pela propaganda contra a divisão que fez questão de dizer que a afirmação de que o Pará dividido teria um repasse de mais de R$ 5 bilhões de FPE é mentirosa. Um estudo econômico encaixado nas legislações nacionais não pode ter duas versões. Afinal, tecnicamente, quem está correto?

O Fundo de Participação dos Estados (FPE) é um dos principais recursos que sustentam os estados brasileiros mais pobres. O recurso tem como propósitomanter o equilíbrio socioeconômico entre os estados e regiões. Para o Pará que hoje tem uma renda per capita baixa em relação aos outros estados do Norte e Nordeste o fundo é essencial para seu desenvolvimento. O recurso é equivalente a 21,5%do Imposto de Renda (IR)e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dividido em 85 % para as mesorregiões brasileiras Norte, Nordeste e Centro Oeste e os 15% restantes são divididos entre os estados mais ricos do Sul e Sudeste do país.

Caso o Estado do Pará for dividido em três estados, um recálculo do FPE será realizado. Muitos pensam que o valor será rachado em três, prejudicando a economia dos dois novos estados e do Pará remanescente. No entanto, um estudo feito pelo analistaeconômico da Receita Federal, Evaldo Viana mostra que os três estados terão mais recursos advindos do FPE em base nos fatores que regem a divisão do repasse federalcriado pela Emenda Constitucional nº 18, de 1968 e regulamentado pelo Código Tributário Nacional.

Tendo os valores desse recurso aplicado, não haverá déficit, e os estados não precisarão de ajuda do Governo Federal para serem autossustentáveis. Já que a Constituição Federal de 1988, nos artigos 234 e 235 diz que o Governo Federal não custeia a criação de novas Unidades Federativas.

Em entrevista, Evaldo Viana mostra em detalhes como é feito o cálculo anual do FPE e como ficaria se no caso fossem criadas mais duas unidades Federativas, neste caso Tapajós e Carajás.

Três Fatores para se considerar
No cálculo do FPE para a divisão entre os estados são levados em conta três fatores fundamentais: área (correspondente ao peso de 5%) e população multiplicada pelo inverso da renda per capita dos estados (95%).

Baseado nesses cálculos e valores, “O Estado do Tapajós teria uma cota de 4,22%, dividido pelo que se que arrecada hoje dos impostos federais eteríamos uma receita de FPE estimada na ordem de R$ 2,5 bilhões”, diz Evaldo.

Uma das principais dúvidas geradas pelos valores expostos é sobre a lógica que fundamenta o aumento desse recurso a partir da divisão. Quando questionado sobre o que faz esse valor de repasse se multiplicar o economista explica. “O Código Tributário Nacional não poderia fazer uma tabela infindável levando em conta, por exemplo, a gradação tanto de população, quanto de área.

Então ele coloca por faixas e a as faixas previstas pelo CTN são cinco faixas. Existe uma faixa que estabelece um fator para o estado que tem a menor população, o Estado do Tapajós que tem uma população de 1,2 milhões teria hipnoticamente o mesmo fator que um estado que tivesse um habitante só. Isso multiplicado pelo inverso da renda per capita, que nesse caso do Tapajós é de R$ 5.531teremos um fator maior”.

A renda per capita é fator determinante no repasse do FPE. Os estados com a menor renda são os que têm os valores maiores e os estados com a maior renda têm o repasse diminuído. Alguns estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste irão perder alguns pontos percentuais de repasse, pois têm a renda per capita maior como o Amazonas(14,014.13 R$), Mato Grosso do Sul(14,188.41 R$) e Mato Grosso(17,927.00 R$) e o Distrito Federal(45,977.59 R$), no entanto o cálculo é natural e muda constantemente. Não prejudicando nenhuma Unidade Federativa.

Porcentagem
Contrariando totalmente a afirmação de que a cota que o Pará recebe de FPE será dividida em três,assim prejudicando os três estados recém-criados, rebate Evaldo. “Existe um piso para cada estado levando em conta os fatores citados e esse piso é de aproximadamente dois pontos percentuais, não existe um estado do Brasil que receba menos do que um valor em torno de 2% de FPE”.

Portanto o Pará que hoje recebe 6,1%, equivalente a 3,6 bilhões de FPE passaria a receber mais 5,1 pontos percentuais do recurso. Segundo todas as normas e fatores de cálculo do Código Tributário Nacional também com base nos artigos 150 a 152 da Constituição Federal que trata sobre o equilíbrio econômico entre os estados.

 Raphael Lukas, constitucionalmente a União NÃO custeia as novas unidades federativas, isto está previsto nosArt.s 234 e 235 da CF/88 que transcrevo: Art. 234. É vedado à União, direta ou indiretamente, assumir, em decorrência da criação de Estado, encargos referentes a despesas com pessoal inativo e com encargos e amortizações da dívida interna ou externa da administração pública, inclusive da indireta.

Art. 235. Nos dez primeiros anos da criação de Estado, serão observadas as seguintes normas básicas:
I – a Assembléia Legislativa será composta de dezessete Deputados se a população do Estado for inferior a seiscentos mil habitantes, e de vinte e quatro, se igual ou superior a esse número, até um milhão e quinhentos mil;
II – o Governo terá no máximo dez Secretarias;
III – o Tribunal de Contas terá três membros, nomeados, pelo Governador eleito, dentre brasileiros de comprovada idoneidade e notório saber;
IV – o Tribunal de Justiça terá sete Desembargadores;
V – os primeiros Desembargadores serão nomeados pelo Governador eleito, escolhidos.

Por: Raphael Lukas

3/12/2011

Helenilson Pontes nega Estado do Tapajós

Helenilson omitiu o nome do Tapajós durante entrevista em Marabá

Helenilson Pontes omitiu o nome do Tapajós durante entrevista

O vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, esteve presente na abertura do I Simpósio do Pólo Metal-mecânico de Marabá (SIMPOMEC) na manhã de segunda-feira, 28/11. Antes de falar, a deputada Bernadete ten Caten (PT) sugeriu para que ele declarasse em público sua posição sobre a criação dos estados do Carajás e Tapajós, uma vez que o governador Simão Jatene já o havia feito. O pedido de Bernadete foi recebido com palmas pela platéia, mas parece não ter agradado o Vice-Governador que se mostrou irritado com o pedido da Deputada.

Ao lhe ser concedida a palavra, Helenilson Pontes não falou uma vez as palavras Carajás e Tapajós. Ao invés disso, falou o nome “Pará” por mais de 20 vezes em apenas nove minutos de discurso. “Vamos guardar nossas energias para brigar pelo processo de desenvolvimento do Estado. Era isso que deveria nos unir. Nosso adversário é a pobreza do nosso povo. O PIB do Pará precisa sair da mão de alguns e passar para as mãos de todos”, disse o Vice-Governador.

Minutos depois, durante entrevista coletiva, Helenilson Pontes foi mais uma vez inquirido a posicionar-se em torno do assunto, porém, fugiu mais uma vez, dizendo que não divulgaria sua posição sobre o assunto. “Só vou revelar meu pensamento sobre a divisão do Pará no dia 11 de dezembro, na urna”, declarou o Vice-Governador.
Jornal O Impacto

3/12/2011

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Brasileirão - a disputa na última rodada
Vasco
Agência Estado

Corinthians (© Agência Estado)


Objetivo: Título
Colocação atual: vice-líder com 68 pontos
Jogo que falta: Flamengo (N)
O que precisa: vencer e torcer por derrota do Corinthians
O que tem a favor: entrará sem pressão e chega motivado por uma vitória no sufoco diante do Fluminense e que manteve vivas as chances de título
O que tem contra: está desgastado depois de tentar ganhar o título da Copa Sul-Americana e jogará desfalcado de seu capitão, Juninho Pernambucano
Brasileirão - a disputa na última rodada

Corinthians 

Agência Estado 

Corinthians (© Agência Estado) Objetivo: Título

Colocação atual: líder com 70 pontos
Jogo que falta: Palmeiras (C)
O que precisa: um empate
O que tem a favor: vem de quatro vitórias seguidas, está com astral elevado e jogará diante de um Pacaembu lotado quase com toda a torcida
O que tem contra: o time está repleto de desfalques. Tite não terá Ralf, que é sua sustentação no meio-campo, Danilo e o velocista Emerson

1/12/2011

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Jatene libera viatura para municípios da região

Sapucaia, Xinguara e Rio Maria estão entre os beneficiados 



Josino e o comandante do 17º Batalhão, Cel. Dilson Barbosa
O governador do Pará, Simão Jatene, inaugurou na manhã desta terça-feira, 29, a nova infraestrutura de Segurança Pública do Estado no município de Ourilândia do Norte. A região ganhou mais um Quartel da PM, além de 39 novas viaturas para as duas polícias - Militar e Civil - que beneficiarão a mais de dez municípios desta localidade.


Sgt. Itajaci (c) comandante do destacamento em Sapucaia
Acompanhado do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luis Fernandes, e do delegado geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, Jatene entregou para as cidades localizadas na região, ao todo, 39 veículos: 10 da Polícia Civil e 29 da Militar, entre caminhonetes tipo Ranger e Pálios.

Todos são veículos equipados com instrumentos de última geração, como rastreadores, sinalizadores e rádios digitais, que permitirão o policiamento ostensivo mais efetivo nessas localidades. Entre os municípios beneficiados com os novos equipamentos estão São Felix do Xingu, distrito de Taboca, Tucumã, Ourilândia, Santana do Araguaia, Xinguara, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Floresta do Araguaia, Sapucaia e Conceição do Araguaia. 

O batalhão Carajas em Xinguara recebeu sete viaturas, sendo quatro pálios e três Ranges. Quatro pálios e uma Ranger ficam na cidade as demais  distribuídas para os destacamentos de Sapucaia e Rio Maria. 

Segundo o coronel Dilson Barbosa, comandante do Batalhão Carajas em Xinguara, os novos veículos subnstituirão os pálios antigos, que são trocados a cada ano. “Os carros novos são viaturas grandes, muito boas, potentes e com certeza  vai melhorar em muito o nosso trabalho na região”, disse o coronel ao Jornal Manancial.

Viaturas entregues aos municípios do sul do Estado
Segundo o comandante, considerando o numero de efetivo no Batalhão, as viaturas que chegaram são suficiente para desempenhar um bom trabalho para a sociedade de Xinguara.

Sapucaia - A viatura destinada ao município de Sapucaia, uma Ranger, foi entregue ao prefeito Manoel Josino que agradeceu ao governador Simão Jatene por atender uma antiga reivindicação na área de segurança pública do município. “Sem dúvida essa viatura permitirá mais condições para que nossos policiais desempenhem suas atividades com mais segurança e menos dificuldade em prol do povo de Sapucaia”, explicou Josino. 

O gestor de Sapucaia, mais uma vez, não dispensou comentários sobre a aç~]ao do governador Jatene para com o povo de Sapucaia. "Somos gratos pelo apoio que recebemos do nosso governador, que mais uma vez mostra seu carinho pélo povo", enalteceu Josino.

Josino encerrou dizendo que vem trabalhando também  pelo aumento do numero de policiais civis e militares. “Nós já precisamos da presença de um escrivão e um subdelegado para registro de ocorrências com mais rapidez”, disse ele. 

Fonte/ Agência Pará e Jornal Manancial
29/11/2011
Estado garante recursos para construção de escola em Tucumã 
 
Prefeito de Tucumã, Celso Lopes (c), e Governador
Simão Jatene (e), assinam convênio para parceria 
na construção de Escola de Ensino Fundamental.
A educação do sul do Pará ganhou mais um investimento do governo do Estado. Na tarde desta terça-feira (29), o governador Simão Jatene assinou convênio com a Prefeitura de Tucumã para a construção da uma escola municipal de ensino fundamental no bairro Maracanã. 
Governador Simão Jatene entrega 
chave de viatura para policiamento
ao prefeito de Tucumã, Celso Lopes.

Com o projeto, que receberá recursos na ordem de quase R$ 600 mil, pelo menos 1,2 mil alunos serão beneficiados quando a escola for inaugurada, o que deve ocorrer em quatro meses.


Antes de assinar o convênio para a construção da escola, Jatene percorreu em carreata várias obras em Tucumã. A cidade passa por uma transformação, com projetos de pavimentação e infraestrutura, como a construção do terminal rodoviário e de escolas.

O governador visitou uma creche e uma escola municipais e foi recebido calorosamente pelas crianças. Na creche, balões e muita animação durante a visita.

Na outra escola, a municipal Elcione Barbalho, centenas de estudantes receberam o governador. Ao lado do prédio há um canteiro de obras onde está sendo construída pela prefeitura uma nova unidade de educação infantil. 

Simão Jatene conheceu o projeto e verificou o desenvolvimento do município.


Thiago Melo - Secom
Jatene inaugura nova infraestrutura de Segurança Pública no sul do Pará
 
Prédio do quartel do Comando de Policiamento 
Regional V, inaugurado em Ourilândia do Norte.
O governador do Pará, Simão Jatene, inaugurou na manhã desta terça-feira, 29, a nova infraestrutura de Segurança Pública do Estado no município de Ourilândia do Norte, no sul paraense. A região ganhou mais um Quartel da PM, além de 39 novas viaturas para as duas polícias - Militar e Civil - que beneficiarão a mais de dez municípios desta localidade. 
Viaturas entregues aos municípios 
do sul do Estado.

Ainda em Ourilândia, Jatene visitou as obras do Hospital e da rodoviária municipais e firmou parceira com o a prefeitura, garantindo a estruturação do novo hospital. O grande destaque da visita do governador à Orilândia foi a entrega dos novos equipamentos de segurança pública do Pará.

Acompanhado do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luis Fernandes, e do delegado geral da Polícia Civil, Nilton Atayde, Jatene entregou para as cidades localizadas naquela região, ao todo, 39 veículos: 10 da Polícia Civil e 29 da Militar, entre caminhonetes tipo Ranger e Pálios.

Todos são veículos equipados com instrumentos de última geração, que permitirão o policiamento ostensivo mais efetivo nessas localidades. Entre os municípios beneficiados com os novos equipamentos estão São Felix do Xingu, distrito de Taboca, Tucumã, Ourilândia, Santana do Araguaia, Xinguara, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Floresta do Araguaia, Sapucaia e Conceição do Araguaia. 

Outro grande investimento da Segurança Pública na região foi a inauguração do novo Quartel da Polícia Militar, que irá abrigar o efetivo da região em alojamentos e 15 unidades habitacionais, em uma área de 12 mil metros quadrados. 

O espaço foi construído em parceria com a prefeitura da cidade e a mineradora Vale. O primeiro a receber uma casa na vila militar do quartel foi o cabo Celso de Sousa. Ele recebeu das mãos do governador a chave da residência onde vai morar. 
 
Thiago Melo - Secom
29/11/2011

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...