sábado, 15 de agosto de 2015

SUCESSO NO EVENTO DA OAB XINGUARA

Mais de 300 pessoas participaram do Primeiro Ciclo de Palestras da OAB-Subseção Xinguara


O I Ciclo de Palestras organizado pela OAB em Xinguara foi considerado de porte nacional pelo diretor-geral da Escola Superior da Advocacia do Estado do Pará- da OAB, Jeferson Bacelar. Mais de 300 pessoas inscritas compareceram deixando os organizadores felizes.

Presidente da OAB?Xinguara, Cícero Sales
O presidente subseção Xinguara, Cícero Sales não poupou elogios ao presidente da Seccional da OAB-Pa, Jarbas Vasconcelos, pelo incondicional apoio a sua gestão. “O Dr. Jarbas Vasconcelos merece nossas considerações porque conseguiu em apenas dois anos, tornar realidade aquilo que idealizávamos para três. E permitiu que agora, em nosso terceiro ano de gestão pudéssemos realizar coisas que sequer imaginávamos que seria possível realizar numa cidade do porte de Xinguara nestes três anos de gestão”, disse.

Palestrante do Dr. Gilberto Valente
Os palestrantes renomados em diversas áreas abordaram temas atuais e didáticos, tais como a Corrupção e o papel da sociedade no seu combate; Direitos sucessórios do cônjuge e a pretendida ampliação da terceirização e seus possíveis impactos na Justiça do Trabalho. Todos foram unânimes em dizer que os palestrantes conseguiram segurar a atenção dos alunos, dos advogados e de todos os presentes.

Dr. Tarsis Barreto
Os alunos do curso de direito da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (Fesar), disseram ter ficado impressionados com a grandeza das palestras,. “ Estamos felizes com a competência da equipe que projetou esse evento que nos trouxe um enriquecimento muito grande, na questão do conhecimento trabalhista, civil e  da discussão da corrupção. Trouxe pra mim uma visão diferente do que seria a terceirização do trabalho, explicou a acadêmica de direito Luciana Lima, 19, que está no quarto período.

Dr. Adhemar Pereira Torres
O nível de palestras engrandeceu o evento, pois reuniu palestrantes de renomes como Dr. Jorge Souto Maior, um juiz que é famoso por ser um dos maiores juristas na área trabalhista que temos hoje no país; um conselheiro do CNJ que tem status de ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilberto Valente Martins, que falou de um tema atualizadíssimo que é a corrupção; O Professor e Doutor pela Universidade da Bahia, que hoje é coordenador dos cursos de pós-graduação e mestrado da Universidade Federal do Tocantins, Dr. Tarsis Barreto Oliveira, o presidente da OAB/Pa, que tem vasto conhecimento em qualquer área e o maior jurista do norte do país que o Dr. Zeno Veloso. Esses cinco nomes é o suficiente para entendermos a grandeza desse evento.

Luciana Lima (aluna Fesar)
Segundo a OAB um dos objetivos desse I Ciclo de Palestras foi alertar de forma geral os profissionais do direito e demais profissionais de outras áreas presentes, por isso, os organizadores trouxeram pessoas que não estavam diretamente ligadas ao mundo jurídico, não eram advogados, ou juízes, ou ainda acadêmicos de direito. Tinha pessoas da sociedade, funcionários públicos e de vários órgãos. “Quem veio aqui adquiriu conhecimento e com certeza será um grande transmissor de tudo que foi dito aqui”, finalizou o presidente da OAB/Xinguara, Cícero Sales.


Dr. Jorge Luiz Souto
Cícero encerrou fazendo agradecimento a todos os advogados que acreditaram na grandeza do evento que a principio seria projetado para cerca de 150 pessoas, mas que no final reuniu mais de 350 em sua maioria (70%) dos advogados de Xinguara. “Isso é motivo de agradecimento e com certeza essa semente foi plantada e vai vingar nos próximos anos”, afirmou. 

Dr. Jônatas dos Santos Andrade, ao lado da advogada
Regina Zarpelon e Dr. Jorge Souto

EXTRAÇÃO MINERAL

Justiça ordena que Vale pare projeto de mineração no Pará
Ministério Público denuncia contaminação de terras indígenas. Mineradora informou que já recorreu da decisão.
Do G1 PA

Justiça determinou o encerramento das atividades do projeto de mineração
A Justiça Federal determinou que a mineradora Vale encerre as atividades de mineração do projeto Onça Puma, que funcionava  no sudeste do Pará entre os municípios de Ourilândia do Norte, Parauapebas e São Félix do Xingu. A decisão foi proferida no dia 6 de agosto, mas divulgada nesta sexta-feira (14), e atende a uma ação movida pelo Ministério Público Federal de Redenção, que aponta a contaminação de terras indígenas com metais pesados. Em nota, a Vale informou que as atividades do projeto já foram paralisadas, e que recorreu da decisão.
De acordo com o MPF, as três aldeias Xikrin da região do Cateté são cercadas por 14 empreendimentos da Vale para extração de cobre, níquel e outros minérios.
Mineradora informou que atividade da mina é
licenciada, e que já recorreu da decisão
(Foto: Divulgação / Vale)
“O chão da aldeia treme com as bombas advindas da operação do empreendimento, afugentando a fauna e prejudicando a caça. O rio está completamente contaminado, conforme relatório já apresentado nos autos, o que tem acarretado doenças nos indígenas e má-formação nos fetos", disse a procuradora da República de Redenção, Luisa Astarita Sangoi.

A Vale informa que tomou conhecimento da decisão judicial determinando a paralisação da atividade de extração minerária em Onça Puma e já ingressou com recurso cabível para restabelecer as atividades da mina. G1 Pará

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

NOVA AVENIDA

Jatene inaugura nova Avenida Independência 

Neste sábado, 15, o governo do Estado entrega a nova Avenida Independência, acrescida de um trecho de 9,04 quilômetros, que começa na Rodovia do 40 Horas, em Ananindeua, e termina no quilômetro 9 da BR-316.

Considerada estratégica por criar uma rota alternativa de acesso à capital paraense, a nova Avenida Independência começou a ser executadas pelo governo do Estado em março de 2013.

O projeto, orçado em mais de R$ 159 milhões, incluiu obras e serviços de engenharia para implantação da infraestrutura completa e pavimentação de mais de nove quilômetros no trecho que começa na rodovia do 40 Horas e vai até a BR-316, atravessando cinco bairros do município de Ananindeua.

A programação de entrega inclui uma ação com ofertas de diversos serviços de cidadania à população.

– Na rotatória do Curuçambá, unidades móveis do Pro Paz Cidadania farão atendimento clínico, pediátrico, ginecológico e cardiológico, além de verificação da pressão arterial, glicemia, vacinação, teste rápido de HIV, hepatite e sífilis. A ação é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (Sesau).

– Também estarão disponíveis os serviços de emissão de documentos: Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho (CTPS), 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento, atendimento jurídico e fotografia.

– Ainda na rotatória do Curuçambá (na área da Cosanpa), será montada a Feira do Pescado, promovida pela Sedap. Fonte: Agência Pará

CANDIATURA

OURILÂNDIA: Cléber do Lau é candidato do PMDB

O jovem empresário e político, Cléber Soares Oliveira, 41 anos, conhecido como Cléber do Lau, é uma das grandes apostas do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) para concorrer ao cargo de prefeito do município de Ourilândia do Norte, nas eleições de 2016. Tendo como seus principais apoiadores o senador Jáder Barbalho, o ministro da pesca e líder da sigla no Estado, Hélder Barbalho, além dos deputados José Skaf e Simone Morgado. Cleber do Lau é filho de Laudelino Lau, vereador mais bem votado em 2012, e desde 1996 é filiado ao PMDB

CORPOS QUEIMADOS

Ourilândia do Norte: Polícia Civil investiga crime ocorrido na área rural

A Polícia Civil de Ourilândia do Norte, através da equipe policial comandada pelo delegado Luiz Almeida, está investigando um crime com características de execução, ocorrido na área rural do município.

De acordo com os primeiros levantamentos feitos pelos investigadores Sílvio e César, dois corpos, totalmente carbonizados foram encontrados dentro de um veículo na área do Projeto de Assentamento União, na área rural de Ourilândia do Norte. O veículo modelo Gol, de cor branca, também foi totalmente destruído pelo fogo. O crime ocorreu na manhã da última sexta-feira (07

De acordo com as informações dos policiais, os corpos eram do estudante de direito, Cristofer Andrade de Oliveira, 30 anos, filho da conselheira tutelar, Raimundinha, moradora do município de Ourilândia do Norte, e  Nerielson Borges, 39 anos, que também residia na cidade. As duas vítimas teriam sido assassinadas a tiros e, depois tiveram os corpos incendiados dentro do carro. A suspeitas de que as vítimas foram mortas na cidade de Tucumã e depois levadas para a área de assentamento onde foram queimados dentro do carro pelos assassinos. 

Familiares das vítimas não sabem informar quais seriam os motivos que levaram aos dois serem mortas de forma tão cruel e violenta. 

O delegado Luiz Almeida, não quis revelar qual a linha de investigação está sendo seguida pela polícia para não atrapalhar as investigações. Há informações de que no dia do crime Cristofer, teria sido visto em uma lanchonete na companhia de um desconhecido.  A polícia trabalha para identificar os autores e descobrir os motivos da barbárie. Os cadáveres foram encaminhados para a perícia científica, no IML de Marabá.  A morte dos dois homens ainda é um mistério para a polícia que investiga o caso. Dinho Santos

SOFRIMENTO E ABANDONO

PAU D'ARCO- “Voltamos à época das ‘buchas’ nessa administração” diz vereador

Atendendo denúncias de moradores e agricultores que residem na região conhecida como região da ‘’Dona Ana’’, os vereadores Pedro Lima e Luciano Duarte, foram ver de perto a real situação da ponte que passa por sobre o Rio ‘’Paudarquinho’’. A ponte está desativada e não existe nenhuma movimentação por parte da prefeitura no sentido de resolver o problema no período do verão.

Localizada na estrada vicinal que dá acesso aos municípios de Floresta do Araguaia e o município de Pau D’arco, a ponte não esta sendo utilizada pelos agricultores, pelo fato da mesma correr o risco de desabar.

De acordo com o vereador Luciano Duarte, a  passagem é feita por sobre um desvio que pode ser destruído pela enxurradas logo nas primeiras chuvas que caírem sobre a região. ‘’Nós constatamos que os colonos e agricultores, estão passando por sobre uma ‘’bucha’’, e percebemos que voltamos à época das extrações de madeireiras onde essas ‘’buchas’’ eram comuns e que funcionavam somente no período do verão, voltamos há esse tempo na gestão do prefeito Vanderlei Coimbra’’, criticou Luciano.

Segundo o vereador Pedro Lima, não existe sinais de que a prefeitura municipal vá recuperar a velha ponte antes do inicio do inverno. Não há maquinas e nem homens da prefeitura trabalhando no local. “Nós fomos até o local para ver a real situação da ponte, e o que podemos perceber é que os moradores estão vivendo um estado de abandono por parte do poder público municipal que não toma providencias para consertar a ponte que está toda comprometida’’, relata Lima.

Enquanto o poder público não se manifesta para solucionar o problema causado pela falta de manutenção e reparos os agricultores torcem para que a ‘’bucha’’ resista quando as aguas do rio começarem a subir devido a chegada do período chuvoso. Dinho Santos

AGRESSÃO

Filho de 12 anos apanha e pai vai parar na cadeia

Marcas da surra nas costas do menino
Em Sapucaia, um menino de 12 anos, levou uma surra do pai, de nome Carlos, que foi denunciado na polícia por maus tratos ao menor. O fato ocorreu no início da noite de domingo, porém, somente na quarta-feira (12/08) é que foi registrado na delegacia de Xinguara.

De acordo com a mãe do garoto, Claudiane, não havia motivo para o menino apanhar tão severamente do pai. O delegado José Orimaldo, mandou prender imediatamente o pai agressor, que em seguida foi autuado por acusação de maus tratos e agressão física ao próprio filho menor. Após ser ouvindo na delegacia, Carlos foi solto e vai responder processo judicial em liberdade. Com informações de Otávio Araújo.

POLITICA DE JUVENTUDE

Biizu leva oficinas de comunicação popular à Parauapebas
As oficinas do Biizu têm apresentado resultados como programas jornalísticos e mini-documentários, trabalhados pelos próprios alunos
Iniciaram dia 12 e encerram neste domingo 16, na cidade de Parauapebas, as duas oficinas do Projeto Biizu: Audiovisual, com Cezar Moraes e Comunicação Comunitária, com Ângelo Madson. Ambas são voltadas para os jovens que devem participar da Conferência da Juventude da Regional Carajás, que será realizada no próximo sábado, 15, e é organizada pelo projeto Pro Paz Juventude, da Fundação Pro Paz.

Cada oficina destina 30 vagas aos jovens e profissionais da área de comunicação de Parauapebas, incluindo ainda os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia, regiões alcançadas pela Conferência.

Coordenado pela Fundação Pro Paz, por meio do projeto Pro Paz Juventude e pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), as conferências municipais tem como tema “A Juventude Paraense conectada por direitos”. O objetivo é contribuir para a construção e o fortalecimento da Política de Juventude no Estado. O Projeto Biizu está acompanhando as conferências regionais levando oficinas voltadas à comunicação popular, como forma de fortalecer as produções já existentes em cada localidade. Além disso, o Biizu também oferece possibilidades de interação entre os municípios a partir das redes iniciadas com as oficinas.

De acordo com Rodolpho Moraes, diretor de Comunicação Popular e Comunitária da Secom (Secretaria de Estado de Comunicação), com as oficinas, os participantes tem a oportunidade de trocar informações e construir melhores formas de comunicar sua comunidade. "Estamos criando uma rede via WhatsApp para que essa troca seja efetivada de forma direta entre todos os que participam das oficinas. É uma forma de manter o vínculo quando a oficina encerra e estabelecer canais de comunicação mais fortes", explica o diretor.

Comunicação Comunitária

Priorizando o rádio e o audiovisual, as oficinas do Biizu têm apresentado resultados como programas jornalísticos e mini-documentários, trabalhados pelos próprios alunos.

Na Conferência de Carajás, as oficinas são de audiovisual, com Cezar Moraes e Comunicação Comunitária, com Angelo Madson. O objetivo principal é que os participantes consigam com propriedade as ferramentas de comunicação popular, como a internet e os vídeos produzidos com celular e câmeras pequenas, e com isso melhorar o diálogo e a produção de informações em suas comunidades.

Abaixo segue o resultado da oficina de Comunicação Popular, realizada em Vitória do Xingu, entre 28 de julho e 1º de agosto, também dentro das Conferências Regionais da Juventude.

Serviço:

Projeto Biizu na Conferência da Juventude da Regional Carajás
Oficinas de audiovisual e comunicação comunitária
De 12 a 16 de agosto em Parauapebas
Informações e inscrições: (91) 98518 3094

Danielle Franco
Secretaria de Estado de Comunicação- Agência Pará

PLANEJAMENTO

Simão Jatene reúne com base aliada e pede união para manter o Pará estável

Um dos destaques do encontro, que nesta quarta, 12, no Palácio do Governo, foi a apresentação dos indicadores econômicos dos últimos anos.
O Governador Simão Jatene se reuniu com deputados estaduais da base aliada do governo para apresentar os números da administração pública e os desafios do executivo Estadual, no atual cenário brasileiro. Um dos destaques do encontro, que aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira,12, no Palácio do Governo, foi a apresentação dos indicadores econômicos dos últimos anos, que mostram a economia paraense estável, mesmo diante da crise econômica que afeta o país.

A redução e o atraso nas transferências federais foram apresentados em quadros comparativos. Simão Jatene mostrou que o Pará foi uma das poucas unidades da federação a apresentar crescimento positivo no primeiro quadrimestre de 2015, mesmo com as dificuldades de acesso aos recursos que lhe são de direito. O equilíbrio das contas e a elasticidade na capacidade de endividamento também foram assuntos apresentados na reunião. O governador garantiu que vai continuar tratando as contas estaduais com rigor, sem deixar de aplicar investimentos estratégicos para o desenvolvimento do Pará.

“O governo vai manter o rigor fiscal, a eficácia na gestão e continuar apoiando a produção, investindo e realizando obras”, garantiu Jatene, que lembrou da importância em manter a união entre os poderes para continuar enfrentando o momento difícil que o país atravessa. O governador disse, ainda, que o encontro com os deputados é uma prática positiva para municiar e instrumentalizar a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

“Sobretudo neste momento em que você precisa ter um esforço coletivo de cooperação entre vários agentes públicos para que a gente possa enfrentar essa grave crise que o país está vivendo. Esse enfrentamento tem que ser necessariamente feito por todos, numa perspectiva cooperativa e solidária e é exatamente isso que nós pretendemos”, afirmou Simão Jatene.

Fonte: Agência Pará

PARCERIA POLITICA

ACORDÃO?

Aécio e Dilma
Saiu na imprensa esta semana, que partidos políticos em Brasília procuram fazer um acordão. Dilma sairia, Michel Temer ficaria como presidente até o final do Governo e em 2018 PSDB ( com Serra, Alckmin ou Aécio ) enfrentariam Lula estando então PSDB e PT fora do poder , na mesma condição de disputa, sem máquina pública por trás . No acordo – que tem quase todos partidos envolvidos mas principalmente PT, PMDB e PSDB – Temer não poderia disputar a eleição para presidente em 2018.

Hoje tem grandes chances de acontecer , em Brasília faz duas semanas em todos os gabinetes só se fala nisso . Anotem !

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...