sábado, 27 de abril de 2013

Mulher é espancada por donos de bordel no Garimpo Chapéu do Sol em Itaituba-PA

Rosane Lisboa Braga, de 30 anos, mãe de quatro filhos, foi espancada por donos de um bordel no Garimpo Chapéu do sol, município de Itaituba, um deles foi identificado por “leuzinha”.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do repórter  Junior Ribeiro

Segundo Rosane Lisboa, ela mora na comunidade de Pemental com sua mãe e seus quatros filhos.  Por três vezes “leuzinha” que segundo ela é “homem-sexual” passou pela comunidade e a chamou para ir ate ao garimpo com a promessa que o mesmo estava muito bom e disse ainda, que um programa completo custava à bagatela de R$ 500 e a metade do serviço era R $250.

Rosane Lisboa ficou entusiasmada com a proposta e chamou sua irmã e foi para o garimpo a procura de melhoras de vida, mas, ao chegar ao local percebeu que não era o que lhe foi prometido. 

A instrução inicial que recebeu foi para fazer comida para todos do bordel e se deixasse uma colher suja na cozinha tinha que pagar 100 reais, se deixasse uma calcinha no banheiro tinha que pagar 200 reais.

Com apenas dois dias no bordel Rosane foi espancada por “leuzinha” e seu esposo. Na delegacia da Policia Civil de Itaituba, ela relatou ao escrivão Haroldo Macedo que não sabe o motivo da agressão, disse ainda, que sentiu na pele a fúria de “leuizinha”. 

Rosane esta toda machucada, com lesões em varias partes do corpo, principalmente no rosto, ela não consegue nem abrir seu olho esquerdo devido ter sofrido vários socos, sua cabeça esta com vários curativos.

Ela denunciou também na delegacia  que no bordel ha uma menor de 17 anos que esta sendo explorada sexualmente pelos donos do local.

Ela contou ao escrivão que alguns dias atrás a menor estava doente no quarto do bordel e teria recebido a visita de um amigo. Só de ele entrar no quarto os donos do local debitaram 500 reais em sua conta, dinheiro esse que terá que fazer programas para pagar. 

Segundo o escrivão Haroldo Macedo se a denunciar for comprovada os donos do local poderão responder por prostituição de menor. A Policia de Itaituba poderá ir ao local para averiguar a denuncia.





Expectativa em Tucumã-PA

Anuário da Mineração é Lançado em Tucumã pela Simineral

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Roney Wydiamaior e Fabiana Gomes

Em Tucumã Mineração Caraiba através do Projeto Boa Esperança propõe a implantação mineral para lavra de beneficiamento de cobre no qual pretende lavrar cerca de 3,7 milhões de toneladas/ano de minério de cobre. Um Investimento de 630 milhões de reais e a geração de 1000 empregos diretos durante a implantação.

Foi apresentado para empresários do setor produtivo e aos prefeitos dos municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte além e claro de vereadores do eixo de toda a extensão da P A 279 a segunda edição do Anuário Mineral do Pará. Quem trouxe as novidades da publicação, que já é referência em informação para o setor mineral foi o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior.


A cerimônia de lançamento do Anuário Mineral aconteceu no Buffet Castanheira ocasião em que contou com a presença do presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Pará, deputado estadual Raimundo Santos. 

De acordo com José Fernando Gomes Junior o grande desafio é continuar difundidas as informações sobre o setor, mostrando sua significativa contribuição econômica e social para o estado. “O Anuário, desde a sua primeira edição, vem exatamente com a proposta de consolidar informações sobre o setor mineral, evidenciando sua importância para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado, comenta.

Com o tema “Minérios da nossa terra, riquezas para a nossa gente” a publicação faz uma radiografia completa da mineração paraense, apresentando ao público o desempenho do setor mineral na balança comercial, saldo das importações, geração de empregos, projetos de responsabilidade social, ações de sustentabilidade e de futuros empreendimentos no Pará.

O sindicato também chega a Tucumã o “Anuarinho” versão exclusiva do Anuário Mineral do Pará para o público infantil, com o objetivo de transmitir, de forma didática e divertida, informações sobre mineração. “Nossa meta é fazer com que essa futura mão de obra venha para o setor mineral. Acreditamos no potencial dessa ferramenta para formar futuras gerações para a mineração”, diz José Fernando Gomes. 

Segundo projeções do Simineral, a cadeia produtiva mineral respondeu por 255 mil empregos diretos e indiretos no ano passado. Ainda segundo o sindicato, para cada emprego direto criado na indústria de mineração, outros postos de trabalho são criados ao longo do setor produtivo. Até 2017, o Simineral estima que sejam criados 113 mil postos de trabalho, no Pará.



Prefeitura e Câmara se reúnem com entidades para discutir a segurança pública em Tucumã

O encontro teve por objetivo avaliar o cenário da violência impactado no município e discutir ações para continuar enfrentando as dificuldades na área da segurança, uma audiência pública será realizada em breve.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações  de Roney Wydiamaior/ Ascom/ PMT.


Na tentativa de discutir a segurança pública em Tucumã e minimizar o problema da violência que atinge a cidade e zona rural, a prefeitura em conjunto com a câmara municipal realizou uma reunião com representantes de entidades, líderes comunitários, sindicalistas, comerciantes, presidentes de associações. O encontro foi proposto pelo o líder do governo, vereador Joel da P -14 e contou com as presenças do Major Juniso Honorato e Silva Comandante da Oitava Companhia Independente de Policia Militar (8º CIPM), José Carlos delegado titular da Polícia Civil, Presidente do Poder Legislativo Anivaldo Julião de Lima “Savanas” e o prefeito Adelar Pelegrini.

O encontro teve por objetivo avaliar o cenário da violência impactado no município e discutir ações para continuar enfrentando as dificuldades na área da segurança. O reduzido efetivo de policiais civis e militares, dificuldades para registrar ocorrências, estrutura física precária do prédio onde abrigada à delegacia civil, foram alguns dos problemas relatados na reunião pelas as autoridades.

Presente na reunião Adelar Pelegrini, prefeito de Tucumã reafirmou seu compromisso com a ampliação e requalificação da iluminação pública em toda a cidade, a criação de oportunidades de emprego e renda, cursos profissionalizantes para jovens, o investimento na educação, oficinas esportivas e artísticas para a juventude.

Pelegrini garantiu também que recentemente reuni-se com Luiz Fernandes Rocha, Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social onde mesmo deve participar em breve de uma audiência publica no município de Tucumã e discutiram problemas que precisam ser solucionados urgentes no que tange segurança pública sendo que para de imediato ficou definindo uma parceria entre Estado e Prefeitura no sentido da construção de uma Unidade Integrada da policia civil e militar em Tucumã.

O pastor José Alves da 1º Igreja Batista em Tucumã cobrou por parte dos representes das polícias civil e militar um envolvimento mais próximo com a comunidade.

O major Juniso Honorato apresentou uma estatística do sistema integrado de segurança pública e seção de estatística referente ao primeiro trimestre e para a Polícia Militar e Civil “dados sobre segurança em Tucumã são confortantes”, mais que os acidentes de trânsitos com e sem vitimas, furto e roubo de motocicletas e violência domestica mesmo que poucas ocorrências lideram a estatísticas.

Tanto o Major Juniso Honorato quanto o Delegado José Carlos frisaram que a comunidade é o braço forte da polícia, eles são enfáticos e afirmam que precisam contar com a colaboração da comunidade com denúncias e informações a fim de elucidar algumas ações de criminosos.


sexta-feira, 26 de abril de 2013


Magno Malta propõe lei que permite menor de 16 anos dirigir

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do site Verdade Gospel /Assessoria de Imprensa do senador

Imagem: Reprodução (Waldemir Barreto/
Ag.Senado)
Senador Magno Malta (PR/ES) quer alterar a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Transito Brasileiro (CTB), facultado aos jovens entre 16 e 18 anos, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória.

O primeiro passo para jovens de 16 anos terem direito a CNH já foi dado hoje no Senado Federal. Agora o autor do projeto senador Malta lutará para provar a constitucionalidade da matéria, considerada polêmica.

“Como todos nós sabemos, com o grande avanço tecnológico e a consequente globalização, os jovens do nosso País estão cada vez mais aptos a afazeres que, décadas atrás, certamente, não seriam possíveis. Aos 16 anos, os reflexos já estão condicionados deixando aptos s jovens para obterem o direito de ter carteira provisória por dois anos”, esclareceu Magno.

Na justificativa do projeto de lei, Magno afirma que, “hoje, felizmente, com a mudança da nossa legislação, já é facultado aos cidadãos entre 16 e 18 anos, o direito de exercer sua cidadania, dando-lhes a prerrogativa de escolher seus representantes políticos através do voto. Ademais, tornou-se cada vez mais comum o ingresso dos jovens de 16 anos nas universidades brasileiras, o que, inquestionavelmente, os tornam pessoas mais responsáveis e cientes das suas obrigações”.

Para o senador do Espírito Santo, “em face da sua relevância social, tenho certeza que a presente iniciativa, contará com o respaldo dos meus pares, pois, trará grandes benefícios para os nossos adolescentes que, com este encargo a mais, terão autonomia trabalhada e o senso de responsabilidade apurado”, concluiu Magno, que espera aprovação do projeto nas diversas comissões do Senado.

No entanto, o pastor Sargento Isidório afirma que apesar de seu abandono à homossexualidade, ainda precisa se policiar para evitar a tentação: “O pastor é humano. Claro que eu tenho medo de recaída. Eu não posso ficar junto de um homem muito tempo porque a carne é fraca”, avisou.



Ex-gay, pastor afirma que seca no Nordeste é resultado do avanço da homossexualidade: “Castigo de Deus”

O pastor Sargento Isidório (PSB), deputado estadual na Bahia, polemizou ao afirmar que a seca no Nordeste, considerada a pior dos últimos anos, é consequência do avanço do pecado.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações  Gospel+

Isidório é responsável pela Fundação Doutor Jesus, um centro de reabilitação voltado para dependentes químicos e localizado em Candeias, região metropolitana de Salvador.

Identificando-se como “ex-homossexual, ex-drogado e ex-bandido”, o pastor concedeu entrevista ao Bahia Notícias e afirmou que ficou insatisfeito com a nota de repúdio que seu partido emitiu contra o pastor Marco Feliciano (PSC-SP), por conta das declarações polêmicas feitas a respeito da África e dos homossexuais.

A nota, segundo o pastor, seria de responsabilidade dos “viados e viadas lá dentro [da direção do partido]“, e que a presidente estadual do PSB, senadora Lídice da Mata, seria uma das incentivadoras dessa postura: “Ela é de Oxum e eu sou de Jesus. Eu também já fui de Oxum quando era homossexual”, revelou, antes de ressaltar não temer represálias dos colegas de partido: “Se essas desgraças [partidos] prestassem, eram inteiros”.

O pastor afirma que a homossexualidade é uma “afronta” a Deus, e isso o estaria irritado, a ponto de Ele impor castigos à humanidade, como a seca no Nordeste do Brasil, as enchentes no Sudeste, os atentados terroristas em Boston e a ameaça de guerra da Coreia do Norte.

Para ele, líderes mundiais deveriam medir suas declarações a fim de evitar mais catástrofes: “A Bíblia fala que, se nos últimos tempos se multiplicasse a iniquidade, aconteceria esses fenômenos. Foi só Barack Obama começar a falar em casamento gay que o bicho começou a pegar, atentado em Boston, ameaça de Coreia do Norte”, enumerou, segundo o jornal A Tarde.

No entanto, o pastor Sargento Isidório afirma que apesar de seu abandono à homossexualidade, ainda precisa se policiar para evitar a tentação: “O pastor é humano. Claro que eu tenho medo de recaída. Eu não posso ficar junto de um homem muito tempo porque a carne é fraca”, avisou.


Crime de estupro abala Cumaru do Norte

 Uma criança de 7 anos foi estuprada e populares mataram a pedradas o acusado no meio da rua

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Dinho Santos

Revoltada com o crime de estrupo praticado contra uma criança de 07 anos de idade, a população de Cumaru do Norte espancou e apedrejou o garimpeiro Weslei da Rocha, 28 anos, natural de Conceição do Araguaia, até a morte. O crime ocorreu por volta das 13 horas da tarde do último domingo (21), depois que populares ficaram sabendo que a criança, filha de uma família bastante conhecida na cidade, havia sido estuprada por um desconhecido nos fundos de uma quitinete.

Mulher ouviu o choro
Uma mulher que estava pintando as unhas nas proximidades do local onde ocorreu o estupro foi quem deu o alarme. Após ouvir o choro da criança que estava nas proximidades do supermercado Cumaru, onde a menina tinha ido comprar balinhas, a mulher percebeu que a criança estava sagrando pelas pernas. A testemunha passou as características do acusado, que segundo ela, havia pulado a cerca que dividia o quintal da casa onde ocorreu o estupro.

Multidão foi à caça do acusado
Tão logo a informação se espalhou pela pequena cidade, populares iniciaram uma verdadeira caçada pelos diversos setores da cidade na tentativa de encontrar o suspeito. Depois de mais de duas horas de busca, um mototaxista revelou que havia levado um homem com as mesmas características do suspeito até uma chácara localizada a 9 km distante da cidade.

Segundo a polícia o mototaxista recebeu o valor de R$ 20 pela corrida.  De posse da informação, dezenas de motociclistas foram até o local onde o acusado estava escondido e conseguiram agarra-lo, trazendo-o de volta para a cidade para fazer o reconhecimento pela testemunha que o viu pulando o muro, após o choro da criança.

População lincha o acusado

Avenida das Nações palco da cena sangrenta
Após ser identificado pela testemunha, à população passou a praticar o linchamento do acusado que trabalhava como garimpeiro na área do projeto Cumaru. Segundo o Sargento Neves, comandante do destacamento de Cumaru do Norte, mais de 100 pessoas participaram do massacre. Com paus, pedras e bloquetes de cimento a população fez justiça com as próprias mãos. De acordo com informações levantadas junto à polícia, o linchamento durou cerca de 20 minutos.

A policia não conseguiu evitar
A execução aconteceu na Avenida das Nações no centro comercial da cidade. Segundo o sargento Neves, havia apenas dois policiais militares na cidade na hora do ocorrido, e os outros dois estavam na área rural à procura do acusado. “Não teve como a polícia evitar o massacre, pois quando chegamos ao local o homem já estava praticamente morto”, disse o sargento.  

Neste local o acusado foi morto pela população
 revoltada  com o estupro
Segundo o relato da Conselheira Tutelar, Sônia Maria Leal, que acompanhou a criança até Redenção para exame de corpo de delito, as informações da criança batem com a descrição fornecida pela testemunha ocular. 

De acordo a conselheira, a criança contou que ao chegar ao supermercado Cumaru, o homem se aproximou dela e falou que ele tinha balinha para dar pra ela. “Foi dessa maneira que o homem atraiu a criança indefesa até o local do estupro”, disse. Ainda de acordo com a conselheira, a criança estava na igreja e foi até ao supermercado que fica localizada a cerca de 50 metros distante da igreja.

A reportagem do Blog do Dinho Santos esteve em Cumaru do Norte coletando as informações


De acordo com o vice-prefeito de Cumaru do Norte, Ademilson Clemente, a população se revoltou por ser um crime hediondo praticado contra uma criança indefesa e filha de uma família de bem da cidade. “Nunca houve um crime desta natureza em nossa cidade daí a revolta da população”, disse o vice-prefeito.   





Conheça a aeronave que caiu na Júlio César

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do DOL

Esta aeronave é similar a que caiu nesta 
sexta-feira (26) na avenida  Júlio César, em 
Belém (Foto: Reprodução/internet)
A aeronave Cessna 210 (Centurion) é um 'monomotor de pistão', de asa alta com capacidade para um piloto e seis passageiros, fabricada nos Estados Unidos pela fabricante norte-americana Cessna Aircraft Company.

A aeronave é similar a que caiu nesta sexta-feira (26) na avenida Júlio César, em Belém. Este modelo é uma nova versão do lançado em 1950, cujo diferencial são os trens de pouso retráteis e a ausência de barras laterais, que aumentam a resistência da estrutura da aeronave.

O modelo parou de ser fabricado em 1985, mas ainda hoje, O Cessna 210 e o Cessna 206 Stationair (outra versão mais moderna), ainda são utilizadas por pequenos e médios fazendeiros, para um transporte aéreo seguro e confiável, mas sempre dentro de suas possibilidades econômicas limitadas.


(Foto: @FranciscoRJr )
Sete pessoas estavam dentro do monomotor, modelo Cessna 210 Centurion, na hora do acidente que aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), na avenida Júlio César.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma senhora morreu instantes depois da queda do monomotor.

Duas crianças também estavam na aeronave, uma delas com apenas 4 meses de vida e seguiram para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua, em estado grave. Um senhor, também ficou em estado grave e foi encaminhado para o Metropolitano.

O piloto foi  levado para o Hospital metropolitano  com ferimentos graves Ainda segundo as informações do Corpo de Bombeiros, o monotor vinha do município de Chaves.


quinta-feira, 25 de abril de 2013


Pastor rouba calcinha de fiel e diz ter feito “para que pudesse orar por ela”

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Gospelmais

Um pastor nigeriano chamou a atenção da imprensa do país após confessar ter roubado calcinhas de uma fiel de uma igreja no início deste mês. Tommy Issacar, de 25 anos, é pastor da All Nations Evangelical Church, e foi acusado de ter furtado as peças íntimas e dinheiro da casa da mulher, onde ficou hospedado enquanto participava de uma conferência religiosa.

De acordo com o promotor Kehinde Olatunde disse, o pastor cometeu os crimes na casa da senhora Gift Bassey, que o hospedou durante três dias.

- No começo, o acusado negou ter roubado as calcinhas, mas depois confessou que ele realmente as levou. Ele disse que queria usá-las para orar por ela, mas negou ter pegado o dinheiro – informou o promotor.

Segundo a Vanguard News, o promotor informou também que, após a queixa, Issacar mandou mensagens de texto com uma série de ameaças a Gift Bassey e seu marido.

Despois que Issacar se defender no Tribunal, o juiz Akeem Fashola ordenou que ele fosse preso por violação das leis 166 e 285 do Código Penal do país. Após pagar uma fiança de 600 reais, o pastor voltou para casa e responderá em liberdade, e deverá voltar ao tribunal dia 8 de maio. Se condenado, pode ser ter que cumprir até três anos de prisão.

Jader mente para o senado, diz Mário Couto. Tucano denuncia que barbalho esconde ser dono da TV Tapajós

O senador Mário Couto (PSDB-PA) exigiu ontem esclarecimentos à Mesa Diretora sobre a declaração de bens apresentada pelo senador Jader Barbalho (PMDB-PA).


Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de O Liberal

Segundo a denúncia de Couto, que pediu punição aos 'poderosos' que desviaram recursos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Jader comprou, em 2001, participação em uma emissora de televisão em Santarém, a TV Tapajós, que não consta em seu patrimônio declarado. 'É essa explicação da Mesa que eu desejo. Quero saber por que a TV Tapajós pertence a um senador da República, mas em seu patrimônio isso não consta há mais de dez anos. Onde está o Fisco, que está sendo enganado? Onde está o Senado, que está sendo enganado?', indagou.

O tucano lembrou que a denúncia também foi apresentada pela ex-senadora paraense Marinor Brito (PSOL) ao Ministério Público Federal, mas salientou que a Mesa deve se pronunciar a respeito por se tratar de questão envolvendo senador no exercício do mandato.

'Esta Mesa Diretora tem que se pronunciar em relação a isso. Eis na minha mão o patrimônio do senador Jader Barbalho, patrimônio de 2012, portanto, que foi encaminhado à Mesa Diretora, como nós todos temos a obrigação de fazer na hora que assumimos o nosso mandato. Mas não existe nesse patrimônio apresentado à Mesa. É essa a explicação que eu quero', afirmou.

Indignação - Couto também manifestou sua indignação com o jornal 'Diário do Pará', que publicou reportagem sobre seu patrimônio em represália às denúncias de corrupção que tem feito na tribuna do Senado. Para Mário Couto, o jornal listou 'muito pouca coisa' para quem tinha sido classificado como 'milionário'. 'Não é possível que, durante uma vida de 27 anos de mandato, eu só tenha uma casa e uma lanchinha. Mas eu não roubei a Sudam. Eu não roubei o Banpará. Eu não sou ladrão. Por isso meu patrimônio é pequeno', disse.

'Agora, se fossem mostrar o patrimônio deste jornal, com certeza essa página inteira não daria. Com certeza, se virasse a outra página, não daria. Com certeza, se abrissem as duas páginas, não daria para mostrar tudo. Olha o que aqui faltou no meu patrimônio. Eu não tenho avião, não colocaram aqui. Eu não tenho avião, jornaleco. Não tenho. Eu não tenho jornal, eu não tenho televisão - estou cansado de dizer isso aqui -, eu não tenho fazendas. Eu declaro o meu Imposto de Renda e entrego ao Senado Federal com todo o meu patrimônio. Não tiro nenhum patrimônio para entregar à Mesa do Senado', completou.

Mário Couto disse acreditar que o combate à corrupção gera nos corruptos a 'ansiedade de calar esta voz', o que, conforme relatou, tem resultado em ameaças de morte. 'Sei que a minha luta é árdua. Sei que a minha família é ofendida. Sei que já soltaram uma bomba dentro da garagem da minha casa. Sei que o Ministério Público já me avisou que estou prometido de morte. E de tudo que falo tenho documentos', relatou o parlamentar, completando não temer os ataques dos seus oponentes políticos.

Contrato ficou engavetado por dez anos: O caso foi deflagrado em 2011, pela revista 'Veja'. Segundo a reportagem, Jader fez a compra do Sistema Tapajós de Comunicação, uma retransmissora da Rede Globo em Santarém, no valor de R$ 20 milhões, por meio de um contrato que ficou engavetado por dez anos, sem que fosse registrado na Junta Comercial do Estado.

Apenas após a morte do seu sócio, o ex-cabo eleitoral Joaquim da Costa Pereira, quando foi aberto o inventário, para não perder o seu patrimônio, em 2011, Jader Barbalho fez o registro na Junta Comercial do Pará e juntou o documento ao processo. O caso é tão nebuloso que ele fez questão de manter a sua participação no negócio em sigilo, escondendo, inclusive da Receita Federal, do Congresso Nacional e da Justiça Eleitoral.

Fora do Congresso Nacional, o caso está sob investigação da Procuradoria Geral da União e do Ministério Público do Estado (MPE-PA) a pedido da ex-senadora e atual deputada estadual Marinor Brito (PSOL). 

O senador Mário Couto (PSDB-PA) disse ontem, na tribuna do Senado, que 'não adianta espernearem, não adianta me colocarem em jornais'. 'Os paraenses sabem que esse jornal que tenho em mãos, chamado ‘Diário do Pará’, não tem credibilidade na minha terra. Este jornal aqui, que eu encaro porque tenho honra para encarar, não me mete medo, não faz nem coceira. Nem coceira vocês me fazem. Podem falar o que quiserem. Agora, vocês não têm consistência de mostrar. Eu mostro. Está aqui na minha mão. Eu exijo. Eu quero resposta da Mesa com relação ao que eu falei aqui', disse Couto. Ministros do STF, ponham na cadeia aqueles que roubaram a Sudam. O rombo da Sudam é dez vezes maior que o rombo que os mensaleiros causaram à Nação.

Sudam - Mário Couto lamentou a falta de condições da Sudam para estimular o desenvolvimento da Amazônia e proteger os pobres depois que seus cofres foram 'surrupiados'. Ele pediu esforço dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para levar a julgamento os responsáveis pelo desvio 'dez vezes maior que o Mensalão'.

'Eu sonhei que aqueles que roubaram a Sudam estavam presos. É verdade, senadores? Ninguém está preso. Não é verdade. Que pena! Que pena que não é verdade. Meus queridos ministros do Supremo Tribunal Federal, pelo respeito que tenho por V. Exªs, ponham na cadeia aqueles que roubaram a Sudam. O rombo da Sudam é dez vezes maior que o rombo que os mensaleiros causaram à Nação. E até hoje, ministros, ninguém foi chamado a nada. Há mais de dez anos os processos da Sudam estão engavetados', protestou.

'Eu rasguei a CPI da Sudam. Eu rasguei. Peço desculpas à Mesa, neste momento, na minha humildade. Mas sabe por que eu rasguei? Porque não adiantava prosseguir. Eu, para conseguir levar uma Comissão para o meu Estado, levei quase dois meses. Faça a ideia uma CPI para apurar a Sudam', explicou o senador. 

Após o pronunciamento, Couto disse à reportagem que precisa dessa informação sobre a declaração de bens do senador peemedebista oficialmente da Mesa Diretora da Casa para, caso seja confirmada a denúncia, levar o caso para o Conselho de Ética e dar início a um novo processo de cassação. 'Se ele não declarou, ele tomou posse com um Imposto de Renda falso. Se o documento é falso, então ele cometeu um crime. E se ele cometeu um crime, então vai ser investigado pelo Conselho de Ética', esclareceu.

Fonte: Fonte: O Liberal
PGE é favorável à cassação dos mandatos dos senadores Vicentinho Alves e João Ribeiro

Parecer enviado ao TSE considera uso indevido dos meios de comunicação social durante a campanha eleitoral de 2010 no estado de Tocantins.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de SURGIU. Foto: Divulgação  Fonte: Secretaria de Comunicação/PGR  Postador: Deydjane da Luz

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, enviou ao Tribunal Superior Eleitoral, nesta quarta-feira, 24 de abril, parecer pela cassação dos diplomas dos senadores Vicentinho Alves e João Ribeiro e seus respectivos suplentes por uso indevido dos meios de comunicação social durante a campanha eleitoral de 2010. Para ela, o desvirtuamento da propaganda partidária e a utilização da TV Girassol para promoção das candidaturas dos senadores podem ser caracterizados como abusivos e importaram efetivo desequilíbrio na disputa eleitoral no estado de Tocantins.

A vice-procuradora-geral eleitoral entende que não ficaram comprovadas as acusações de abuso de poder político e econômico e captação de sufrágio. O parecer será analisado pela relatora do Recurso contra Expedição de Diploma (RCED 263109), ministra Luciana Lóssio.

Segundo Sandra Cureau, a TV Girassol, concessionária de serviço público, manteve no programa Primeira Mão, durante todo o período eleitoral de 2010, uma linha editorial gravemente tendenciosa, vinculada não ao contexto eleitoral em si, o que poderia ser considerado natural, mas à própria campanha dos senadores, repercutindo e veiculando seus principais atributos e realizações, que os credenciavam para a ocupação dos cargos públicos em disputa.

quarta-feira, 24 de abril de 2013


As Cidades de Tucumã e Ourilândia do Norte estão sem Juízes, Promotores e Defensores.

O problema é agravante e mais de 12 mil processos estão parados.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Roney Wydiamaior

Manifestação! Advogados protestaram em frente ao 
Fórum da Comarca de Tucumã. Caixão simbolizou
que a Justiça no Município está morta.
A Comarca de Tucumã região sudeste do Estado do Pará (960 km de Belém) está sem Juiz titular, residente da cidade, desde junho/2012, há aproximadamente 312 dias, assim como consta ausência de Promotor de Justiça, Defensor Público e Delegado que atuam integral e diuturnamente no atendimento aos anseios da população. Com isso, aproximadamente 90% de aproximadamente 8mil processos em Tucumã e 4mil em Ourilândia do Norte, entre criminais, cíveis e administrativos estão parados à espera de movimentação por parte dos Juízes (despachos, audiências e julgamentos), causando prejuízo à população e aos advogados da cidade.

Os Juízes Titulares das comarcas de Tucumã e Ourilândia, que ainda permanecem nominados como “titulares”, foram removidos para outras cidades, sem haver disposições de titularidade para estas outras Comarcas. Ficando assim as vagas nestas cidades impedidas de serem preenchidas com novas nomeações.

Do dia 07 de janeiro a 07 de março/2013, Tucumã não recebeu uma só visita da magistrada designada para responder pela comarca, a qual já é nomeada titular de Ourilândia do Norte desde fev/2012, mas reside e trabalha na cidade e comarca de Redenção/PA desde então.

O número de servidores no fórum é insuficiente, o que representa mais atraso na solução dos processos. Os servidores que restam estão com acúmulo de serviço. Demoram-se semanas para juntar um simples documento ao processo – e isso se o advogado ficar acompanhando, porque, senão, o documento fica em pastas, com risco de serem perdidos.

Salienta-se que o TJ/PA ainda fez a remoção de servidores lotados em Tucumã. Mesmo diante da manifestação do Juiz, que responde 1 vez por semana em Tucumã, não concordando com essa remoção em razão da enorme quantidade de processos e serviços existentes no Fórum.

A 18º Subseção OAB – PA, em Tucumã, apela ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará, ao Conselho Nacional de Justiça e aos Órgãos reguladores da OAB, dos Governos e dos Diretos Humanos.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Roney Wydiamaior

Abaixo Assinado

Diante da situação caótica sobre a falta de representantes da justiça na região da PA 279, nesta manha de 23/abril, em frente ao Fórum de Tucumã e em carreata pelas ruas da cidade, os advogados foram coletando assinaturas em manifesto escrito, no intuito de formalizarem uma Carta de reivindicação aos órgãos reguladores dos Tribunais de Justiça, de forma a exigir melhorias significativas e urgentes ao Poder Judiciário do Estado do Pará, com ênfase as comarcas de Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu/PA.

De acordo com o Dr. Bezerra, Presidente da Subseção OAB/PA, o cidadão demanda por respeito e que o Poder Judiciário cumpra com as suas finalidade e obrigações com medidas eficientes na condução e resolução das demandas judiciais. “Para tanto queremos juízes titulares que dêem conta do volume de trabalho e que o cidadão seja tratado com o devido respeito no sentido de proporcionar à paz e segurança á sociedade sul paraense.”

Essa Carta, ou seja, o pedido de providências urgentes estará sendo encaminhada, através da 18º Subseção OAB – PA, para ser encaminhado ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, ao Conselho Nacional de Justiça e aos Órgãos reguladores da OAB, dos Governos e dos Diretos Humanos, na tentativa de solucionar o problema com a mais brevidade possível.

Sem Solução a Sociedade sofre

Dona Maria de Lurdes (57) trabalhadora rural do Projeto de Assentamento Tucumã está aguardando por o julgamento de sua causa de aposentadoria desde novembro de 2010.  Enquanto o senhor Rosalvo Gomes da Rocha (59) afirma que quebrou uns dos braços e aguarda até hoje que a justiça através libere o seu beneficio de auxilio doença, mais que por falta de Juízes titulares na comarca, seu processo encontra parado desde o início do ano passado.

Pela mesma dificuldade vem passando Dona Balbina Aeres (55) que impetrou com uma ação de adoção de uma criança já tendo inclusive o Ministério Público Estadual ter emitido parecer favorável à adoção. Mas como existe a ineficiência do Estado, até o momento não foi concedido direito constitucional, de acompanhar o desenvolvimento de sua filha, passando por privações de ordem legal e até de saúde, pois a criança necessita de cuidados médicos especializados que só pode ser feito fora do Estado, mas sem a outorga da justiça na sua condição de adotante, não tem como viajar com sua filha para conseguir tal intento. Tendo apenas que aguardar a sentença do Poder Judiciário.

Existem vários outros casos, mais ou menos graves que estes esperando uma solução judicial para poder amenizar as aflições da sociedade. Mas, da forma que vem sendo evidenciado, não terá um desfecho benéfico para a população sul paraense.

Ademais, segundo informações do Presidente da 18ª Subseção, os advogados estão se sentindo frustrados e de mão atadas. Pois, como porta-vozes de seus clientes, também ficam angustiados em não poder dar efetiva resoluções nas ações judiciais que impetram no Poder Judiciário. Passando inclusive por situações vexatórias, frente a falta de conhecimento da população, que tende a culpar o Advogado pela demora na solução de seu problema. 


PA 279 – O clamor de um povo por justiça

Sem justiça, a criminalidade, furtos e roubos vem crescendo de forma assustadora na região da PA 279

As pessoas estão matando umas às outras não se importando com a punição. Praticando furtos e roubos de todas as formas, confiantes na impunidade.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Roney Wydiamaior

A cidade de Ourilândia do Norte, por exemplo vem amargando longos 22 meses sem Juiz efetivo residente na comarca, nos dias atuais, tem um acumulo de processo que impossibilita o atendimento à população.

A cidade de São Félix, por cerca de 03 (três) anos, ficou sem Juiz na cidade, tempo este em que o juiz de Tucumã atendia aquela cidade. Contudo, é humanamente impossível que um Juiz acumule os serviços de 02(duas) comarcas tão distantes e distintas. A sobrecarga, segundo o Presidente da 18ª Subseção, Dr. Cesânio Bezerra, é enorme para um só juiz, eis que Tucumã já tem seus mais de oito mil processos.

Em Tucumã, assim como São Felix do Xingú (2º Maior município do MUNDO), seria necessária a presença de pelo menos 05 (cinco) juízes titulares. Isso para que os serviços sejam prestados de modo satisfatório, mas não ideal. Pois, o juiz ainda responde por questões crianças e dos adolescentes, fiscaliza a atuação da Polícia Civil e Militar, os Cartórios Extrajudiciais a Justiça Eleitoral, realiza Administração dos trabalhos do Fórum e atende diversas Comarcas de Outros Estados do País, que lhe enviam Cartas Precatórias.

E agora, veio ao conhecimento de que o único Juiz que vinha atuando em caráter de urgência nestas cidades, Exmo. Juiz Sávio José de Amorim Santos, residindo provisoriamente em Ourilândia do Norte/PA, está sendo transferido para ser titular em Cametá/PA ou Barcarena/PA, no norte do Estado, e, que não há nenhuma disposição do Tribunal de Justiça sobre quem irá ser o Juiz ou Juízes desta região.

Por isso, preocupados com essa situação, a 18ª Subseção da OAB/PA, que representa todos os advogados de Tucumã, Ourilândia do Norte e São Felix/PA, liderada pelo o advogado e Presidente, Dr. Cesânio Bezerra, iniciaram uma manifestação pacifica durante essa manhã em frente ao Fórum da Comarca de Tucumã, Dr. Manoel Maria Barros, com faixas com os dizeres “312 DIAS SEM JUIZ NA CIDADE”.


terça-feira, 23 de abril de 2013


CPI investigará time do senador Mário Couto (PSDB)

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações  do Diário do Pará

Em sessão realizada na manhã desta terça-feira (23), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) colheu 16 assinaturas para dar entrada a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o 'esquema Cuiarana- Detran'.

O documento contou com a assinatura de oito parlamentares do PT, sete do PMDB e um do PSOL. O número mínimo de nomes para dar validade ao documento era de 14 assinaturas.

Com as assinaturas, o pedido de CPI foi protocolado na mesa diretora, ao final da sessão de hoje. O documento agora deverá ser analisado pela diretoria, que avaliará a instalação da CPI.

No início da manhã, os servidores do Detran realizaram ato público na avenida Centenário, em Belém, e de lá seguiram para a Assembleia Legislativa para acompanhar a sessão. Os servidores pedem a saída do diretor do órgão.

VEJA MATÉRIA COMPLETA - SOBRE O ESCÂNDALO CONTRA O SENADOR TUCANO
http://www.diarioonline.com.br/noticia-242328-.html
Suspeito de terrorismo em Boston teria sido executado pelo FBI. Imagens do que seria o corpo do jovem vazam na web. (Aviso: Imagens fortes)

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Portal do Holanda


As fotos acima revelam uma possível fraude jornalística acerca da morte do primeiro suspeito do atentado em Boston, na última semana. 


Nas supostas fotos, pode-se ver o suspeito sendo escoltado e logo em seguida morto e com vários ferimentos pelo corpo. O site que divulgou as imagens (http://imgur.com/a/Nx8EU) ainda monta uma reconstituição procurando mostrar diversos erros e montagens descontinuadas que foram exibidas pela mídia americana que tornariam toda esta história uma fraude.


Polícia Civil desarticula novo esquema de exploração sexual no sudeste paraense

Moraes  Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Policia Civil

Um novo esquema de exploração sexual foi desarticulado pela Polícia Civil do Pará. Desta vez, o crime ocorria no município de Tucumã, sudeste do Pará, onde uma casa de prostituição foi fechada e quatro mulheres foram resgatadas na manhã do sábado, 20.

O dono da boate, Cleber Maracaiper Bezerra, 25 anos, conhecido como “fofo”, foi preso em flagrante e está à disposição judicial. Ele foi autuado pelos crimes de rufianismo (obter lucros financeiros por meio da prostituição) e por manter casa de prostituição. Somadas, as penas pelos cdois rimes podem chegar a nove anos de reclusão.

A operação foi comandada pelo delegado José Carlos dos Santos, que chegou ao local após receber o telefonema da mãe de uma das mulheres que estavam sendo exploradas. “Recebemos a denúncia de que uma mulher que teria vindo a Tucumã para se prostituir estava sendo impedida de deixar a boate onde trabalhava. Imediatamente após recebermos o telefonema fomos até o local e constatamos a veracidade da informação”, revela o delegado.

Cleber Maracaiper e as três mulheres encontradas na boate foram conduzidos para a delegacia local e lá ouvidos pela autoridade policial. Após a prisão de Cleber, uma quarta vítima se apresentou. Segundo o delegado José Carlos Rodrigues, a boate – chamada "Nesfetite" - funcionava há poucos meses na cidade. Maracaiper tinha obtido junto à prefeitura licença para o funcionamento do local como bar, mas na verdade o espaço funcionava como um ponto de prostituição.

Ao delegado, as vítimas revelaram que Cleber ficava com todo o dinheiro do programa sexual, alegando que a quantia seria usada para quitar a dívida adquirida pelas mulheres, que recebiam roupas e acessórios para atrair os clientes. Sem dinheiro, as mulheres acabavam impedidas de deixar o local.

Em depoimento, Cleber Maracaiper admitiu o funcionamento do local como ponto de prostituição e que cobrava das mulheres que lá trabalhavam pelas roupas, sapatos, acessórios e tratamentos estéticos a que foram submetidas em função da atividade. Ele alega, no entanto, não saber que a prática era criminosa. Enquanto aguarda a decisão judicial, permanece recolhido na delegacia de Tucumã.


segunda-feira, 22 de abril de 2013


ARI VENCE PELA QUARTA VEZ EM PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA


Essa é a quarta vez que Ari Nascimento é eleito pela opinião pública como o Destaque do Ano. Foi assim quando vereador onde ganhou a simpatia e a confiança do povo de Xinguara. Em 2012, mesmo  sem mandato, Ari continua sendo reconhecido fato este que mais uma vez ergueu o troféu oferecido pela Associação Comercial de Xinguara. 
Parabéns pelo reconhecimento!




Opositores e defensores do casamento gay tomam as ruas de Paris
 Milhares de defensores da legislação se reuniram na praça da Bastilha

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Correio Brasiliense

 
Segundo a polícia, o número de participantes foi de 
cerca de 45 mil; a organização afirma que 270 mil 
pessoas estiveram no local
Paris - Milhares de opositores ao projeto de lei que legaliza o casamento gay foram às ruas de Paris este domingo, a dois dias da votação na Assembleia Nacional da lei que dividiu a França.

A poucos quilômetros dali e fortemente protegidos por forças de segurança, milhares de opositores partiram da praça Denfert Rochereau (sul de Paris), agitando bandeiras e gritando palavras de ordem contra o presidente François Hollande, a quem acusam de "não escutar os franceses".

Segundo a polícia o número de participantes foi de cerca de 45.000 e, segundo os organizadores, de 270.000.

Leia mais notícias em Mundo

As mobilizações deste domingo acontecem após semanas de protesto e até agressões contra homossexuais por parte dos opositores à lei Taubira, em referência à ministra da Justiça, Christiane Taubira, que liderou na assembleia legislativa a defesa desse projeto de lei.

Se a lei for aprovada, a França se transformará no 14º país no mundo a estender os direitos do casamento aos casais homossexuais.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...