sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Secretária Municipal de Tucumã marca presença no encontro que reúne secretários municipais de educação do Estado

I Encontro do Fórum Estadual de Educação do Pará prossegue até sexta-(feira), com a participação de representantes de 48 municípios paraenses. 

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da repórter Mari Chiba

O I Encontro do Fórum Estadual de Educação do Pará com os secretários municipais e representantes de sociedade civil, deu início nesta quinta-feira (24), no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, às discussões de organização das conferências de educação que ocorrem ao longo do ano como forma de preparação à 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae), em 2014.

O evento prossegue até sexta-feira (25), com a participação de representantes de 48 municípios. Professor Eleildo Virgulino, Secretário de Educação do município de Tucumã participar ativamente do encontro na capital do Estado.

Os documentos norteadores da Conae 2014 – regimentos nacional e estadual e o documento de referência – foram apresentados, juntamente com as orientações para a instituição dos fóruns municipais, que serão os responsáveis pela organização das conferências em cada cidade.

Em 2014, o Pará será representado por 95 delegados, que levarão à capital federal as propostas do Estado. Até lá, as proposições paraenses serão definidas por milhares de profissionais da área do ensino e da sociedade civil organizada.

No cronograma apresentado, todos os municípios promovem as conferências municipais até maio. O mês de setembro é o prazo para as conferências regionais para que, em novembro, o encontro estadual ocorra. “A Conae será em fevereiro de 2014. Não podemos perder de vista os prazos a serem cumpridos”, afirmou o presidente do fórum estadual, Acácio Centeno, ao destacar a importância da participação de cada município “para que, de fato, todo o Pará, com sua diversidade, seja representado na conferência nacional”.

Temas da 1ª Conae, discutidos nas conferências municipais, regionais e estaduais ao longo de 2009 – e que resultaram no Plano Nacional da Educação (PNE) – já começam a tornar realidade. “Entre eles, estão a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e o uso dos royalties do pré-sal do petróleo para um fundo que garanta a qualidade da educação”, citou o representante do fórum nacional, Raimundo Jorge de Jesus, acrescentando que as diretrizes nacionais da educação quilombola, promulgadas em novembro de 2012, foram fruto de propostas das conferências feitas no Pará.

Eixos temáticos da Conae 2014:

1: Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação Organização e Regulação;
2: Educação e diversidade: justiça, inclusão e direitos humanos;
3: Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;
4: Qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
5: Gestão democrática, participação popular e controle social;
6: Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
7: Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos

Funcionário da Fazenda Espirito Santo morre em acidente

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas, com informações do blog Edmar Brito

Nesta quinta-feira (24/01/13), por volta das 14h30, em uma estrada vicinal da Fazenda Espirito Santo, no município de Xinguara, ocorreu um acidente fatal em que foi vítima o funcionário da referida propriedade, Adailson Oliveira Cunha (foto), 27 anos, solteiro, natural de Turiaçu (MA). 

Segundo as informações sobre o assunto, Adailson viajava na garupa de uma moto que era pilotada por Azarias Cordeiro, quando numa cursa da estrada o veiculo deles bateu de frente numa caminhonete da fazenda. 

Adailson morreu no local, já Azarias foi socorrido e encaminhado para Redenção. Seu estado de saúde ainda inspira cuidados. O corpo de Adailson foi trasladado nesta sexta-feira (25), ao meio dia,  para a cidade de Caxias (MA), onde reside seus familiares. A fazenda está prestando total apoio às vítimas do acidente.

Acidente entre dois veículos mata uma pessoa na PA 279

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas, com informações do blog Edmar Brito

Manoel não sobreviveu ao acidente
Um acidente envolvendo um caminhão guincho, placa MWA 2861 e uma caminhonete Fiat Strada, cor verde escuro, placa AKV 9801, nesta quinta-feira (24/01/13), por volta das 14 horas, na PA 279, na localidade conhecida como Ladeira da Diadema, a 45 quilômetros de Xinguara, ceifou a vida do motorista do Fiat Strada,Manoel Siqueira da Silva, 34 anos.  A colisão foi tão forte que jogou o corpo da vítima fora do veículo. 

Fiat Strada ficou completamente destruido
Uma guarnição da Polícia Militar de Água Azul do Norte esteve no local para verificar a situação, mas todo procedimento de averiguação, liberação dos veículos e do corpo de Manoel, foram feitos pela Polícia Rodoviária Estadual. Uma funerária de Água Azul do Norte, conduziu o corpo da vítima para aquela cidade. 

Segundo o sargento Divinoo caminhão guincho seguia em direção a Xinguara, e o Fiat Strada no sentido Água Azul do Norte, quando bateram de frente. Apesar do caminhão guincho ter tombado com a força da batida, o motorista Gerson Martins da Silva, de 29 anos, nada sofrera.

Ainda conforme a polícia, uma mulher que estava no carro da vítima conseguiu sobreviver, ela foi levada de ambulância para o Hospital Municipal de Água Azul, onde ficou internada, mas sem correr risco de morte. O caminhão Guincho e uma caminhonete S10 novinha que estava em cima, tiveram perca total.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COMUNICADO


Ensino terá duas turmas na Escola Raimundo Henrique

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Para atender a demanda de alunos do Ensino Médio em Xinguara foi aprovada hoje 24, a implantação de duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio, na Escola Raimundo Henrique de Miranda, no setor Itamarti. Conforme o vereador Claudio Marques e o secretário de educação, professor Vilmones, as matriculas terão início hoje à noite. 

Após discussão com a comunidade do setor Itamarati, a prefeitura de Xinguara através da secretária municipal de Educação, disponibilizou duas salas de aula para atender o os alunos (as) do Ensino Médio daquele setor. “Essa parceria foi importante porque os alunos daquele setor que estudavam na Escola D. Luiz, não terão mais essa dificuldade”, observou o secretário de Educação do município.

Para o vereador Claudio Marques essa foi uma grande vitória dos alunos(as). “Essa atitude põe fim as grandes dificuldades que os alunos vinham tendo”, disse ele.

Evento de igreja evangélica termina em tiroteio

Um homem foi baleado e encaminhado em estado grave para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do G1


Pancadria evangélica
Pancadria evangélica

Uma briga entre membros de núcleos distintos de uma igreja evangélica terminou em tiroteio na noite de terça-feira (22), em Belém. Um homem foi baleado e encaminhado em estado grave para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua.

Segundo a polícia, a briga ocorreu após uma confraternização da igreja, localizada na BR 316. O evento reuniu membros de diversos pólos. Houve divergência entre alguns participantes, e em meio à briga, um deles, armado, disparou diversos tiros na saída da reunião.
Um homem foi baleado e segue internado no Hospital Metropolitano. Um casal foi preso e encaminhado para a Seccional da Marambaia.

Edital do concurso da Polícia Civil será divulgado nesta sexta

Inscrições poderão ser feitas pela internet, no site da Universidade do Estado do Pará (www.uepa.br), a partir do dia

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agência Pará
Inscrições poderão ser feitas pela internet, no site da Universidade do Estado do Pará
Inscrições poderão ser feitas pela internet, no site da Universidade do Estado do Pará

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) publica no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (25), o edital para o novo concurso da Polícia Civil (PC), depois do cancelamento do concurso realizado no dia 16 de setembro do ano passado, por causa da violação de três envelopes contendo provas e outras irregularidades que resultaram na prisão de sete pessoas.

As inscrições poderão ser feitas pela internet, no site da Universidade do Estado do Pará (www.uepa.br), a partir do dia 6 de fevereiro. O valor da inscrição (R$ 47,50) é o mesmo do concurso anulado.
Os candidatos que participaram do processo anterior e não solicitaram ressarcimento do valor da taxa já estão com suas inscrições asseguradas, sem ônus.

Basta fazer um novo cadastro para participar do certame, desconsiderando o boleto que será emitido ao final da inscrição. Os candidatos que solicitaram ressarcimento e os novos devem fazer o procedimento normal.

O novo concurso oferece 670 vagas, sendo 150 para delegado, 250 para investigador, 250 para escrivão e 20 para papiloscopista. A Sead espera que todas as etapas do concurso sejam concluídas e os aprovados estejam aptos para participarem do curso de formação, em setembro deste ano. Segundo a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, “a expectativa do governo do Estado é que os concursados já estejam aptos a partir de janeiro de 2014”.

FRAUDES
O edital nº 01/2012-Sead/PCPA do concurso anulado no ano passado previa somente 250 vagas para investigador e 250 para escrivão. Mais de 26 mil candidatos participaram do concurso que foi cancelado pela própria Sead no dia 25 de setembro de 2012, depois que ficou comprovado que três envelopes contendo provas foram violados em três escolas, conforme laudo do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Entre outras irregularidades, foi constatado o uso de celulares e de pessoas fazendo provas no lugar de outras.

A anulação do concurso resultou em um prejuízo de R$ 400 mil para o Estado, pagos para a MS Concursos, empresa que venceu a licitação para aplicação da prova. O governo não informou se será a mesma empresa que vai realizar o novo concurso.
 

VAGAS
O novo concurso oferece 670
vagas, sendo:
150 para delegado;
250 para investigador;
250 para escrivão;
20 para papiloscopista.

PF prende sete pessoas acusadas de se passar por juízes

As prisões ocorreram em Brasília, Belo Horizonte, São Luís e Parauapebas (PA)

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Revista Consultor Jurídico

Polícia Federal
Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (22/1) sete pessoas acusadas de integrar quadrilha especializada em aplicar golpes em servidores federais aposentados. Segundo a PF, eles se passavam por desembargadores, juízes, procuradores, advogados ou funcionários do Conselho Nacional de Justiça e cobravam dinheiro das vítimas com a alegação de que se tratava de custas processuais ou honorários advocatícios de processos na Justiça. As prisões ocorreram em Brasília, Belo Horizonte, São Luís e Parauapebas (PA).

Segundo a PF, para executar a fraude os golpistas possuíam arquivos contendo dados pessoais dos servidores públicos (RG, CPF, telefone, endereço etc.). Com esses dados os estelionatários conseguiam, além de estabelecer um vínculo de confiança, se passar por funcionários do Poder Judiciário, detentores de informações privilegiadas.

A investigação resultou de pedido do próprio CNJ, que encaminhou à Polícia Federal notícias recebidas pela Ouvidoria com relatos dessas tentativas de golpe. De 2010 até hoje, a Ouvidoria do CNJ recebeu 116 relatos de cidadãos de quase todos os estados, que receberam cobranças de valores entre R$ 9 mil e R$ 87 mil por estelionatários, com a promessa de acelerar processos judiciais ou obter acordos que favorecessem os autores da ação.

De acordo com o conselheiro Wellington Cabral Saraiva, ouvidor do CNJ, nenhum juiz ou servidor do Poder Judiciário pode cobrar valores a título pessoal para o andamento de processos ou a celebração de acordo.

“É dever do próprio Judiciário levar adiante os processos iniciados pelos cidadãos. Se houver necessidade de pagar custas, elas devem ser recolhidas em guias oficiais, nos estabelecimentos bancários. Toda cobrança indevida feita a um cidadão deve ser comunicada ao Ministério Público, à polícia ou ao próprio CNJ”, disse o conselheiro. Com informações da Assessoria de Imprensa da PF e do CNJ.
Cícero Sales toma posse na presidência da OAB/Xinguara

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito

Cícero Sales presidente da OAB subseção de Xinguara
Com as presenças dos representantes da OAB/Pará, presidente da OAB Seccional Pará, advogado Jarbas Vasconcelos, Vice-Presidente, Alberto Campos, e  Secretário Geral, Jader Kahwage,  o advogado Cícero Sales e toda diretoria da OAB Subseção de Xinguara, tomaram posse na entidade, nesta quinta-feira (24/01/13)), para o triênio 2013-2015.

Advogado Rivelino Zarpellon
A cerimônia de posse ocorreu no auditório da Câmara Municipal e Xinguara, e foi presidida por Jarbas Vasconcelos. Foram empossados, o presidente Cícero Sales, vice-presidente, Ubiaci Pires de Farias, secretária geral, Patrícia de Oliveira Dias, secretário adjunto, Thiago Alves Monteiro filho, e diretora tesoureira, Patrícia Maria Costa de Castro.

O chefe de gabinete da prefeitura, João Batista Mares Guimarães, e a 1ª dama do município, Fátima Assunção, representaram o prefeito Osvaldinho na solenidade.

Cícero Sales assume a presidência da OAB de Xinguara no lugar do advogado Rivelino Zarpellon, que ficou no cargo durante 6 anos.

Jarbas Vasconcelos presidente da OAB do Pará
A posse ocorreu no auditório da Câmara Municipal, com as presenças de dezenas de advogados de todo região, que vieram de suas comarcas especialmente para prestigiar a posse de Cícero no comando da OAB de Xinguara.
CONFORTO

SEFA de Xinguara ganha novas instalções

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas, com informações do blog de Edmar Brito
Albert Tortola chefe da SEFA de Xinguara
A agência da Secretaria Estadual de Fazenda do Pará (SEFA), em Xinguara, já está funcionando em novo endereço na cidade. Antes a agência funcionava à Avenida Xingu, mas desde quinta-feira da semana passada, passou a funcionar à Praça Vitória Régia, em frente os prédios da Prefeitura de da Câmara Municipal. 

Segundo o chefe da agência da SEFA, em Xinguara, Albert Tortola de Sousa, as instalações do novo prédio oferecem maior conforto para os funcionários e para os clientes, além disso, os clientes podem ainda aproveitar os amplos estacionamentos da prefeitura e da câmara, que ficam bem em frente.  
Prefeito de Xingura recebe dirigentes da Aciapa

 Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas, com informações do blog Edmar Brito
Dirigentes da Aciapa, Alfredo Sofa e Márcio César
Diretores da Associação Comercial e Empresarial de Xinguara (ACIAPA), tendo à frente o seu presidente, Alfredo Sofa, fizeram uma visita de cortesia ao prefeito Osvaldinho Assunção, nesta quarta-feira (23/01/13), à tarde. 

Os dirigentes foram dá boas vindas ao prefeito da cidade e aproveitaram para conversar com ele sobre diversos assuntos de interesse da classe. Osvaldinho ouviu atentamente a todos que estavam presente e garantiu que de sua parte, tudo será feito para melhoria de Xinguara. 
Família de Rio Maria sofre acidente próximo a Xinguara

Moraes Filho da redação do Manancial d Carajas, com informações do blog Edmar Brito

Nesta quarta-feira (23/01/13), por volta das 15 horas, na BR 155, a 2 quilômetros de Xinguara, a caminhonete S10 Executiva, cor prata, placa não identificada, dirigida por Hélio Fernandes de Sousa. De acordo com ele, ao bater numa poça de água na lateral da pista, a caminhonete rodou sobre a ponte do Rio Mariazinha, indo bater de frente no barranco do rio, parando já quase dentro da água.

Além de Hélio, estavam na caminhonete a esposa dele, Dilma de Sousa Costa, a genitora dele, Genir Fernandes de Oliveira, e dois filhos do casal, um de 3 e outro de 7 anos. Apesar da violência da batida, ninguém se feriu no acidente. 

Helio mora na cidade de Rio Maria e estava indo com a família para a casa de um irmão dele em Parauapebas, e de lá seguiria para Belém. Uma guarnição da Polícia Militar de Xinguara, sob o comando do sargento Júlio, esteve no local, e ajudou a controlar o trânsito de veiculo no local do acidente.  
Rio Maria: Presidente do Sindicato dos Trabalhadores ameaçado de morte

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito

Carlos Cabral
Conforme matéria publicada na edição 2282 do Jornal Opinião de Marabá, de 22 a 23 de janeiro de 2013, o sindicalista e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Maria, Carlos Cabral Pereira, está sendo ameaçado de morte.

Tudo teria começado quando, para provar sua inocência em uma acusação de desvio de verbas do sindicato, teve que denunciar membros da diretoria anterior, que foram condenados a devolverem aos cofres públicos a importância de mais de R$ 1.000.000,00 (Um Milhão Reais)

Desta forma, segundo Cabral, alguns membros da administração anterior do sindicato teriam lhe ameaçado, caso ele insista em ficar na presidência do sindicato.
                                                       
Cabral informou que já procurou a Justiça de todas as formas, tendo protocolado documentos na Promotoria Estadual de Rio Maria, Delegacia de Polícia Civil de Rio Maria, e em todos os órgãos responsáveis pela Segurança Pública.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

XINGUARA-PA


SINTEPP, SINSEPX e Executivo voltam  discutir salários atrasados

Diálogos avançam com relação aos salários referente ao mês de dezembro de 2012.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás
Wennis, presidente do SINSEPX
Os servidores públicos de Xinguara representados pelos sindicatos da categoria tiveram nova rodada de negociações com o prefeito Osvaldo Assunção Junior (PMDB). A base da conversa foi a questão dos salários atrasados referentes ao mês de dezembro de 2012, acumulado pela Gestão anterior. 

A categoria foi representada  pelo Sindicato dos Servidores  Públicos Municipais de Xinguara- SINSEPX e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará/Subsede Xinguara- Sintepp.

Wennis dos Santos Solano, presidente do Sindicato dos Servidores  Públicos Municipais de Xinguara- SINSEPX, disse ao Manancial que foi positiva a conversa com o chefe do Executivo.

A proposta das entidades foi que  além de Janeiro a prefeitura também pague o mês de dezembro, mas  o prefeito Osvaldinho usando de cautela, informou que fará  o pagamento integral de janeiro e  parcelará o mês de dezembro.

Wennis contou que as entidades sindicais concordaram, todavia defenderam o parcelamento da seguinte forma: pagamento integral para os que ganham  salário mínimo, e de duas vezes para quem ganha até dois salários. “Os que ganham acima de dois salários, o parcelamento poderá ser feito em até três vezes”, explicou Wennis.

Com várias novidades, Felipão convoca a Seleção Brasileira

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Globoesporte

Luiz Felipe Scolari finalmente fez sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, visando ao amistoso contra a Inglaterra, no dia 6 de fevereiro, em Wembley. 

Além de vários nomes de confiança, o comandante também listou uma série de novidades na equipe. 

Entre os veteranos chamados, Felipão resolveu contar com a experiência de Julio César, Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano. Entre as novidades estão Miranda, Dante, Filipe Luis e Hernanes. 

Dos times brasileiros, o treinador da amarelinha só contará com os meias Arouca, Paulinho e Ronaldinho Gaúcho, e os atacantes Fred, Luis Fabiano e Neymar. 

Todos os outros 14 convocados foram de equipes internacionais. Kaká, que vinha sendo escolhido como o veterano da Seleção Brasileira de Mano Menezes, ficou de fora. 

Confira a convocação de Felipão: 

Goleiros: Diego Alves e Julio César.
Defensores: Adriano, Daniel Alves, Dante, David Luiz, Filipe Luiz, Leandro Castán e   Miranda. 
Meias: Arouca, Hernanes, Oscar, Paulinho, Ramires e Ronaldinho Gaúcho 
Atacantes: Fred, Hulk, Lucas, Neymar e Luis Fabiano.
Banpará oferece linha de crédito para mototaxistas

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agência Pará

Mototaxistas de todo o Estado que desejam adquirir motocicletas ou equipamentos para desenvolver a atividade agora contam com uma linha de crédito específica no Banpará. O valor do financiamento varia de mil a dez mil reais e pode ser pago em até 36 vezes. 

A gerente de microcrédito do banco, Rosa Almeida, explica que o objetivo da linha é contribuir para a geração de emprego e renda. “A nossa intenção é facilitar o acesso ao crédito e, assim, poder gerar ocupação e, consequentemente, renda”, observa.

Segundo a gerente, a iniciativa ainda estimula a segurança no trânsito, uma vez que, para conseguir o financiamento, é necessário que o condutor obedeça a uma série de exigências, como o cadastro do departamento de trânsito do município onde ele vive e um curso de direção defensiva, ministrado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Todos devem estar devidamente legalizados e treinados, o que, certamente, traz muito mais segurança para o transporte dos passageiros”, completa.

Para conseguir o financiamento, o interessado pode buscar qualquer agência do Banpará, munido com os seguintes documentos obrigatórios: RG, CPF, comprovante de residência; carteira de habilitação (com, no mínimo, dois anos de registro na categoria A), comprovante de cadastro no departamento de trânsito do município, comprovante de vinculação a sindicato ou à cooperativa de mototaxista e certificado de conclusão do curso de direção defensiva.

A linha de crédito possui taxa de juro de 2,5% ao mês e, desde que entrou em operação, há cerca de um ano, já beneficiou profissionais de Belém, Ananindeua, Itaituba e Redenção. (Elck Oliveira)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Professores de Tucumã e Ourilândia estão na Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias em Lisboa Portugal

Os Professores são: João Cesar (Salvador-Ba), Ermelinda (Angola – África) Geruza Tucumã, Vilmar (Tucumã – Pa) Leslie (Vitória – ES) Cidinha (Ourilândia do Norte – Pa)

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do repórter Roney Wydiamaior


Em 2010 uma turma de professores iniciou jornada de estudos que a princípio começaria com uma especialização que daria acesso ao mestrado e culminaria com o inicio do doutorado. Uma grande turma formada por aproximadamente 50 alunos graduados nas mais diferentes áreas do saber foi constituída. 

O município sede das aulas, Conceição do Araguaia região sudeste do Estado, concentrou nas sextas, sábados e domingos de cada mês, num período de doze meses, alunos de Tucumã, Ourilândia, São Felix, Água Azul do Norte, Xinguara, entre outros, inclusive do Estado do Tocantins.

Com o agrupamento desses educadores foi constituído a primeira turma de Conceição do Araguaia, para a conclusão de Pós-graduação com acesso ao Mestrado. Passado o período de estudo, que caracterizou por encontros na cidade sede (Conceição do Araguaia), uma vez por mês, constituído de atividades com inicio na sexta feira, sábado e domingo. 

Depois desse período de estudo com professores brasileiros e portugueses, passamos para a construção da dissertação e futura defesa da pesquisa para ser realizada em Lisboa – Portugal.

Hoje estamos matriculados na turma 3º Ciclo (Doutoramento) 2012/2013, e em todo esse percurso observamos as vantagens, que são muitas, quando você se propõe a sair do seu país, do lado da sua família, dos seus filhos e esposa, para estudar é por que se tem um objetivo para ser completado, no nosso caso buscamos ampliar o conhecimento desenvolvido em nosso país e município e não podemos deixa de expor que também é parte de um processo que vislumbramos; como uma boa colocação no mercado de trabalho, além do estudo, de conhecer novas teorias, de conviver com pessoas de outras culturas do mundo. 

No nosso caso em especial temos a oportunidade de conhecer a cultura enloco do povo que junto com outros povos construíram a formação cultural brasileira, isso nos proporciona a propriedade de falar por experiência dos fatos e não somente de leitura ou induções de fatos históricos.
Água para o Itamarati II

Postador: Manancial de Carajás
 
A prefeitura Municipal de Xinguara junto à concessionária de água e esgoto A FOZ / SANEATINS deu início à implantação de rede e ligação de água tratada no setor Itamaraty II.
A proposta da prefeitura de Xinguara é de contemplar todos os setores do núcleo urbano e distritos, cumprindo, assim, o compromisso de levar qualidade de vida a todos os moradores de Xinguara. (ASCOM)

Prefeitura promove palestra motivacional para educadores de Xinguara

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito
 
Vilmones, Osvaldinho e Fábio Fernandes
Uma palestra motivacional com o tema “Motivação na Educação”, proferida pelo palestrante Fábio Fernandes, foi realizada no início da noite desta segunda-feira (21/01/13), no auditório da Maçonaria, em Xinguara, onde estavam presentes centenas de pessoas ligadas à educação, como professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, supervisores, orientadores, e outros, sem contar que o prefeito Osvaldinho Assunção e o vice-prefeito Raimundo Mototaxi, estavam presentes. 

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Xinguara, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do secretário Vilmones da Silva

De acordo com alguns professores que participaram da palestra, todos saíram de lá bastante motivados, pois o trabalho apresentado por Fabio Fernandes deverá refletir positivamente nos educadores de Xinguara.

 
Polícia Militar prende acusados de roubo de motos

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito

Uma guarnição da Polícia Militar de Xinguara que realizava policiamento preventivo e ostensivo pelas ruas da cidade, e que estava sob o comando do sargento Júlio, acabou prendendo quatro homens, todos eles acusados de envolvimento em roubo de motos. São eles: Adjosé Ferreira da Silva, Romário Ferreira da Silva, Jeferson da Silva Conceição, e Marcos Fernandes do Carmo. 

Em poder dos acusados, a polícia encontrou uma motocicleta Honda Bros, preta, placa OFI 0061, uma motocicleta Honda Bros, preta, placa OFS 9172, uma motocicleta Honda CBX 250 Twister, cor preta, placa NKF 5495, e uma motocicleta Honda Bros, amarela, sem placa. 

De acordo com o sargento Julio, os quatro veículos são frutos de roubo. Com um deles foi encontrado também um revólver Taurus calibre 38, e outros objetos de menor valor. 

Os acusados estão sendo investigado pelo delegado José Orimaldo, que ficou de ouvir as versão deles sobre as acusações de roubo de moto. Os quatro veículos foram levadas para o pátio da Delegacia de Polícia de Xinguara.
Homicídio em Água Azul do Norte

Policiais apresentam à imprensa os acusados Jeová e Alessandro 
Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog de Edmar Brito

Alessandro Ferreira Barbosa, 23 anos, e Jeová da Silva, de 26 anos, foram presos nesta segunda-feira (21/01/13), pela Polícia Militar de Água Azul do Norte, sob o comando do sargento Divino, como principais acusados do assassinato de Sebastião Gomes de Oliveira, 25 anos, na madrugada desta segunda-feira (21). 

O motivo do crime ainda não está bem esclarecido, mas a polícia entende que foi por questões de bebedeira em um bar da cidade. Depois de uma discussão, a vítima deixou o local correndo, mas fora alcançada pela dupla que lhe aplicou várias facadas. 

Os dois acusados estão presos no xadrez da Delegacia de Xinguara. Um deles, Alessandro, já cumpriu pena por homicídio.  

Polícia Civil esclarece assassinato de mulher grávida em Ourilândia do Norte

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Walrimar Santos
O filho de Mônica Soares da Silva, 35 anos, grávida de sete meses, foi o autor do assassinato da mãe, ocorrido na noite de sexta-feira, 18, em Ourilândia do Norte, sudeste do Pará. Com 16 anos, o rapaz e o comparsa Davi Jackes Vasconcelos de Almeida, 18 anos, admitiram, neste domingo, 20, em depoimento ao delegado José Carlos, envolvimento no crime. O objetivo, segundo os acusados, seria roubar uma quantia em dinheiro, que a vítima tinha em casa, situada no bairro Novo Horizonte. Os acusados já estão recolhidos à disposição do Poder Judiciário.
O crime foi desvendado em pouco mais de 24 horas após o homicídio. Mônica foi morta com seis facadas no pescoço pelo próprio filho. A arma do crime – um facão – foi localizado pela equipe policial em um matagal distante do local. 
O adolescente foi localizado pelos policiais, na manhã de domingo, em uma churrascaria, na vizinha cidade de Tucumã, a 8 km de Ourilândia do Norte. No local, ele almoçava com a namorada no mesmo horário em que ocorria o velório da vítima. A vítima foi morta por volta de 19h de sexta-feira, mas o corpo só foi localizado por volta de 22h, quando o namorado de Mônica saiu à procura dela, pois não conseguia fazer contato por celular.
Conforme os policiais que atuaram no caso, ao tentar entrar na casa, onde residia a vítima junto com o acusado, o namorado ligou para o adolescente, que estava em Tucumã, com amigos, gastando o dinheiro roubado no crime, em uma pizzaria. Ele foi chamado pelo namorado da vítima para abrir a porta do imóvel. 
Ao ser interrogado, acabou confessando o envolvimento no crime, mas negou em depoimento ter morto a própria mãe, apontando o comparsa Davi Jackes como autor do crime. Davi, por seu lado, disse que Mônica foi morta pelo próprio filho.
A versão do adolescente é de que foi procurado pelo comparsa para simular um assalto na casa onde morava com a mãe, para roubar uma quantia em dinheiro e outros objetos de valor. Ainda segundo ele, o roubo seria dividido entre os dois. Na noite do crime, o adolescente relatou que ficou em casa com a mãe, até que, em determinado momento saiu deixando a porta aberta. Foi a deixa para que Davi entrasse no local armado com a faca e rendesse Mônica. Conforme o infrator, o plano seria apenas assaltá-la e ele teria ficado surpreso ao saber que a mãe havia sido morta.
Davi apresentou uma versão diferente. Contou que teria sido contratado pelo adolescente por R$ 2,5 mil para matar Mônica e, assim, o filho dela ficaria com uma herança no valor de R$ 50 mil referente à venda de uma casa. O dinheiro estaria depositado na conta do adolescente. 
Davi relatou que levou a arma do crime em uma mochila, mas que não teve coragem de matar a vítima, como queria o filho. Este, por sua vez, teria lhe tomado a faca e morto a mulher com seis facadas, duas delas na nuca e as demais pelo pescoço.
O comparsa disse, ainda, que não chegou a receber qualquer quantia em dinheiro. Depois do crime, revelou, os dois saíram da casa levando o telefone celular da vítima e R$ 500 em dinheiro, e seguiram para Tucumã. No caminho, Davi jogou a faca em um matagal. 

No domingo, ele levou os policiais civis até o local, onde a arma do crime foi encontrada, apreendida e encaminhada para perícia. Por medida de segurança, os acusados foram transferidos da Delegacia de Ourilândia do Norte para outro local, onde ficarão à disposição da Justiça.

Acontece em fevereiro 'II Jet Tour' um alerta para reflorestamento e cuidado com rios da Amazônia da PA 279

O primeiro Jet Tour realizado ano passado foi considerado um sucesso, este ano está repleto de expectativa!
Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás com informações de Roney Wydiamaior

Este ano o evento será realizado dia 03 de fevereiro, entre os municípios de São Felix do Xingu e Tucumã, está prevista a participação de dezenas de pilotos de “Jet Skis” para a realização da segunda edição do passeio ecológico “ Verde para Sempre”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação das margens dos rios Carapanã, Fresco e Xingu. O passeio contará com a participação de caravanas de várias cidades do Brasil e terá plantio de mudas de espécies amazônicas e churrasco ao final do evento.
De acordo com o publicitário Amaury Junior, organizador do evento, ação tende ajudar a despertar a consciência das pessoas visando à preservação dos rios Xingu, Fresco e Carapanã. Junior enfatiza ainda que estejam com os rios nas nossas portas mais não usufruímos de maneira correta, então este evento dará essa visão a todos lembra o publicitário.    

 Trajeto e Informações
A concentração será às 8h, na margem do Rio Carapanã, com traslado para o Rio Fresco, e previsão de chegada ao meio dia no Rio Xingu. O percurso é de 75 km. Além de conscientizar sobre preservação dos rios e igarapés, o passeio tem como intuito mostrar o potencial turístico sustentável da região. O evento é gratuito e sem fins lucrativos. Informações sobre o evento entre em contato com a organização do “II Jet Tour” através do telefone celular (94) 9144 8133
Revista americana ‘Forbes’ revela a fortuna dos pastores brasileiros

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de O GLOBO

A revista americana “Forbes” fez um levantamento com base em dados do Ministério Público e da Polícia Federal, além de jornais e revistas brasileiras, para chegar a uma estimativa de renda dos pastores evangélicos do país. A maior fortuna seria do pastor Edir Macedo, que acumula US$ 950 milhões.

A reportagem destaca também o crescimento do número de evangélicos. Atualmente, dos 191 milhões de brasileiros 123,2 milhões se definem como católicos, que agora são 64,6% da população. Em 1970, os católicos eram 92% da população.

Já o número de evangélicos subiu de 15,4% da população do Brasil, em 2000, para 22,2%, ou 42,3 milhões de pessoas. Segundo a reportagem, é provável que a tendência de queda para o catolicismo continue e estima-se que até 2030 os católicos representarão menos de 50% dos fiéis brasileiros.

Confira o ranking da fortuna dos pastores:

1 – Edir Macedo – Fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, que também tem templos no Estados Unidos. A fortuna chegaria a US$ 950 milhões.


2 -Valdemiro Santiago – Ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus. Teria acumulado US$ 220 milhões.

3- Silas Malafaia – Líder do braço brasileiro da Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal do Brasil. Em 2011, a fortuna estimada era de US$ 150 milhões dólares.

4 – RR Soares – Compositor, cantor e apresentador Romildo Ribeiro Soares é o fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus. O valor estimado seria de US$ 125 milhões dólares.

5 – Estevam Hernandes Filho e sua esposa, Bispa Sonia – Fundadores da Igreja Renascer em Cristo. A fortuna estimada é de US$ 65 milhões.
Kaká aceita oferta do Milan e ganhará R$ 10 mi a menos por ano, diz jornal
"La Gazzetta dello Sport" publica que clube e jogador fecharam um salário de R$ 16,26 milhões.
 
 Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Globoesporte

 
Ao que parece, o retorno de Kaká ao Milan caminha para deixar de ser um sonho. Segundo o jornal "Gazzetta dello Sport", o meio-campista brasileiro aceitou reduzir o seu salário quase pela metade para voltar a defender o clube italiano. Uma reunião entre o vice-presidente Adriano Galliani e Gaetano Paolillo, agente dojogador, teria definido o valor em € 6 milhões anuais (R$ 16,26 milhões), bem menos do que os € 10 milhões (R$ 27,1 milhões) que ele recebe no Real Madrid.

Restaria, portanto, o acordo entre Milan e Real Madrid, principal obstáculo para a operação ser oficializada. O Rossonero segue querendo o empréstimo de Kaká até meados de 2015, quando se encerra o seu contrato, mas os merengues não estariam dispostos inicialmente a cedê-lo sem um montante significativo envolvido.

Para a "Gazzetta", o intermediário Ernesto Bronzzetti está na capital espanhola para tratar do assunto diretamente com o presidente Florentino Pérez. As próximas 48 horas serão decisivas para que a transferência saia do papel e Kaká volte a vestir a camisa rubro-negra, para a alegria do dono do clube, Silvio Berlusconi.

- Como torcedor, sonho com o seu retorno porque não somente é um grande jogador, mas também é uma grande pessoa e está no nosso coração - disse Berlusconi, que colocou a classificação à próxima edição da Liga dos Campeões como meta caso contrate o meio-campista brasileiro.

- Estamos desejando que chegue e esperamos alcançar esse objetivo - lembrou o ex-primeiro-ministro da Itália, sem citar a sexta colocação do Milan na competição nacional (o arquirrival Internazionale de Milão é o quarto, com 39, e estaria classificado caso a temporada terminasse hoje).

O técnico Massimiliano Allegri, por sua vez, manteve os pés no chão com bom humor.

- Se fosse automático que com Kaká alcançaríamos o terceiro lugar e chegaríamos à Liga dos Campeões já o teríamos contratado. Veremos o que pensa o clube sobre o mercado. Eu estou em plena sintonia com a sociedade e Kaká é um jogador importante, íntegro - afirmou.

Eleito o melhor do mundo em 2007, Kaká trocou o Milan pelo Real em 2009 por € 65 milhões (R$ 175 milhões na cotação atual), mas nunca conseguiu repetir na Espanha o sucesso que teve na Itália. Desde a chegada de José Mourinho em 2010, o brasileiro passou a perder espaço. Na atual temporada, o camisa 8 atuou em apenas sete partidas do Campeonato Espanhol e tem ficado constantemente no banco.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

RIO MARIA
Expectativa de grandes shows na Exposul 2013

Foto e Fonte: blog do Ze Augusto. Postador: Manancial de Carajas

De acordo com informações ainda não oficiais, a maior feira de exposição da região "Exposul 2013" poderá ter Gabriel Gava, Lucas Lucco, Thaeme e Thiago, João Lucas e Marcelo, Renan e Ray entre outros. 

Vale ressaltar que são apenas sugestão de shows para a 23ª Exposul de Rio Maria.
Consolidada como a maior feira de exposição popular da região, a 23ª edição Exposul de 2013 poderá receber, de 22 a 29 de junho, os maiores nomes do sertanejo universitário da atualidade. 

Entre os artistas que poderão subir ao palco do parque de Exposição Avelino Remor, estão os cantores Gabriel Gava, Lucas Lucco, Thaeme e Thiago, João Lucas e Marcelo, Renan e Ray entre outros. 

Também poderão pintar outros nomes como Munhoz e Mariano, Thiago Brava, Hugo e Thiago, Israel Novaes e Thiago Costa entre outras surpresas. Além disso, os visitantes da Exposul 2013 contarão ainda com parque de diversões, dezenas de estandes comerciais e industriais, exposição de animais, rodeios, prova marcha de muares, cavalgada ruralista e muita diversão para toda a família. 

Haverá ainda, a escolha da Rainha Exposul 2013 e a realização do maior evento de exposição dos talentos sertanejos de Rio Maria, “Exponejo 2013”.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...