sábado, 24 de janeiro de 2015

APAGÃO

Cadê Angra 3, Jirau, Belo Monte e S. Antônio?

Governo nega apagão mas passa a comprar energia da Argentina

Desculpas esfarrapadas e histórico de negligência da presidente com o setor prenunciam desastres maiores

Um dia depois do apagão que atingiu 11 Estados e o DF, e algumas horas depois do ministro das Minas e Energia garantir que não houve problema algum quanto à capacidade de fornecer energia ("não houve falta de energia", disse o ministro Eduardo Braga), o governo importou 998 Megawatt (MW) da Argentina, com o objetivo de atender a demanda no horário de pico. Enquanto a presidente Dilma entrava para a associação dos consumidores e "exigia explicações", o ministro atribuía o problema a um "banco de capacitores" ou a uma "falha humana". No que foi desmentido pelo diretor do Órgão Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que afirmou, peremptoriamente, que não houve falha humana nem técnica. Em suma, o que houve foi um sistema à beira do colapso. A compra de energia na Argentina é, precisamente, a prova.


Postador: Manancial de Carajás

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

COBRANÇA SOCIAL

Prefeitos dos municípios da PA 279 se mobilizam para cobrar investimentos da Vale

Os prefeitos dos cinco municípios da PA 279 (Xinguara, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã, e São Felix do Xingu), se reuniram na manhã desta sexta-feira (23), em Ourilândia do Norte, oportunidade que discutiram a viabilidade de promoverem uma audiência com representantes da Vale, para cobrar da empresa investimentos em obras para os respectivos municípios.

Os prefeitos disseram que estão se mobilizando contra a Vale porque a empresa deixou de cumprir compromissos acordados anteriormente e de futuros investimentos que seriam de responsabilidade dela.

Uma reunião com a Vale ficou pré-agendada para a semana que vem, provavelmente na segunda-feira, em Ourilândia, ou Belém, quando os prefeitos vão ter a oportunidade de colocar em discussão suas pautas de reivindicações.

O prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção, disse que a Vale tinha compromisso assumido de construir a Avenida Antônio Pedroso, em toda sua extensão, que vai da Avenida Hermes Dantas à Rodovia PA 279, no entanto, apenas uma parte da avenida foi construída. Essa é apenas uma das muitas reclamações que os prefeitos farão à Vale na reunião com os representantes da empresa.

De acordo com o que foi discutido pelos prefeitos, a Vale é obrigada a fazer investimentos sociais e de infraestrutura em municípios de influência de seus projetos minerais, e esses cinco municípios citados, atendem todos esses requisitos.

Postador: Manancial de Carajas com informações de Edmar Brito

AUMENTO SALARIAL

Prefeitura de Xinguara vai conceder aumento salarial para os funcionários públicos municipais

O prefeito municipal de Xinguara, Osvaldinho Assunção estará encaminhando à Câmara Municipal de Xinguara, projeto de lei que concede revisão salarial a todos servidores públicos municipais de Xinguara, no valor de 6,23% (seis por cento e vinte e três décimos) sobre o salário base fixado em Lei de cada categoria a título de revisão salarial, prevista pelas Leis n. 559/2004 e 830/2012.

E considerando o piso salarial nacional para o magistério, Portaria Interministerial nº 17, de 29 de dezembro de 2014, e Lei nº 11.738/08 de 16 de julho de 2008, irá dar além da revisão geral de 6,23%, mais um reajuste de 6,78%, totalizando o percentual de 13,01% sobre o vencimento base aos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício, com seus efeitos todos retroativos a primeiro de janeiro de 2015.

Postador: Manancial de Carajás

SAÚDE PAU D'ARCO

Governo do Estado entrega ambulâncias do Samu a dez municípios
Pau D'arco, foi um dos beneficiados

Com o repasse de hoje já chega a 92 o número de ambulâncias entregues pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desde 2011
O serviço de urgência e emergência no interior do Pará foi reforçado com a entrega, na manhã desta sexta-feira, 23, de dez ambulâncias aos municípios de Prainha, Juruti, Santa Maria do Pará, Bannach, Santa Isabel do Pará, Pau D’Arco, Água Azul do Norte, Abaetetuba, e ainda ao 8º Centro Regional de Saúde, com sede em Breves; e ao Hospital Regional de Salinópolis. As ambulâncias de Prainha, Abaetetuba e do Hospital Regional de Salinópolis são de suporte básico e as demais são de remoção.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Heloísa Guimarães, a Sespa investiu um total de R$ 887.100,00 na aquisição das dez ambulâncias
Com isso, já chega a 92 o número de ambulâncias entregues pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desde 2011, como parte do Plano Estadual de Atenção Integral às Urgências, em que o Pará tem sido pioneiro no atendimento às recomendações do Ministério Saúde para reforçar a Rede de Urgência e Emergência, que inclui o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Serviço de Resgate Aeromédico, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospitais de Urgência e Emergência. É importante lembrar que a Regulação de Urgência e Emergência é uma responsabilidade da Sespa.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Heloísa Guimarães, a Sespa investiu um total de R$ 887.100,00 na aquisição das dez ambulâncias, consideradas essenciais quando se trata do atendimento realizado na primeira hora após a ocorrência dos casos recebidos na rede pública de saúde, a exemplo do Acidente Vascular Cerebral (AVC).


Luciano Guedes foi convidado para participar deste momento e representar o Governador na entrega para o povo de Pau D'Arco.
Heloísa Guimarães informa que os municípios contemplados com a entrega enviaram ofício solicitando a cessão dos veículos e foram submetidos a estudo prévio por técnicos da Sespa, que levou em conta alguns critérios, sobretudo os demográficos e geográficos, com base em relatos sobre as distâncias já registradas em atendimentos feitos pelas gestões municipais, para avaliar as reais necessidades de cada um.
Ex-prefeito Luciano Guedes
Um exemplo que ilustra bem essa realidade é de Bannach, no sudeste paraense, onde a administração municipal vinha fazendo a remoção de pacientes para Redenção, onde existe o Hospital Regional Público do Araguaia, em carros particulares. “Esse é um dia de agradecimento ao governo estadual, porque finalmente vamos poder atender a uma demanda que vinha sendo muito cobrada pela população”, disse o prefeito de Bannach, Valbetanio Milhomen.

Após a assinatura de documentos de cessão das ambulâncias, entre a secretária Heloisa Guimarães e os representantes dos municípios contemplados, o vice-governador Zequinha Marinho fez um apanhado geral sobre os investimentos do governo estadual na área da Saúde, em especial na rede de hospitais de alta e média complexidade, distribuídos pelas regiões de integração do Pará, incluindo os que estão em construção, como os de Ourilândia do Norte, Parauapebas, Itaituba, Castanhal e o novo Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci, Região Metropolitana de Belém.

A entrega propriamente dita foi realizada no estacionamento do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, com a presença do chefe da Casa Civil da Governadoria, José Megale; do deputado federal eleito pelo Pará, Joaquim Passarinho; dos deputados estaduais Cássio Andrade e Thiago Araújo, e da diretora da Divisão de Patrimônio da Sespa, Maria Inez Rocha. Entre os representantes dos municípios que receberam ambulâncias estavam a diretora do Hospital Regional de Salinópolis, Durvalina Serrão, e Adelson Teixeira, diretor do 8º Centro Regional de Saúde da Sespa, sediado em Breves. 

Veja matéria completa
  • Saúde
    23/01/2015 | 15:14
    Governo do Estado entrega ambulâncias do Samu a dez municípios
Colaboração: Roberta Vilanova
Mozar Lira
Secretaria de Estado de Saúde Pública

Foto e Fonte: Agência Pará. Postador: Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...