sábado, 27 de agosto de 2011

27 de agosto de 2011

Campanha de doação de sangue 

 

A campanha de doação de sangue que acontece em Xinguara, neste sábado, no horário das 8 às 17h, será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Xinguara, que espera coletar mais de 100 litros de sangue, haja vista que só da Igreja Adventista se cadastraram cerca de 90 voluntários, isso sem contar a grande quantidade de funcionários de frigoríficos, militares da Polícia Militar, e integrantes de associações.


O sangue coletado será processado em laboratório do Hemopa de Redenção. Parte do sangue ficará lá, estocado, e a outra parte volta pra Xinguara para ser distribuído em hospitais da região quando houver necessidade.  Ed. Brito
27 de agosto de 2011

Animais são roubados em fazenda


A Polícia de Xinguara investiga para saber como dois bois pertencentes à Estância Marca-R, localizada nas adjacências da cidade, foram parar em outro recinto, sem que o dono dos animais ao menos soubesse do que estava acontecendo. 
 
O investigador Sílvio, lotado na Delegacia de Polícia de Xinguara, disse que o roubo dos animais está praticamente desvendado, e os suspeitos de cometerem o delito serão intimados para prestar esclarecimentos de interesse da justiça comum. Ed. Brito
27 de agosto de 2011

Acusado de tráfico de drogas é preso em Águal Azul do Norte

O delegado de Polícia de Xinguara, José Orimaldo da Silva, ao ser informado por um preso de que várias motos roubadas em Xinguara estariam sendo comercializada na zona rural de Água Azul do Norte, providenciou um diligência àquele município, em companhia dos investigadores Silvio e Danilo, a fim de tentar prender os suspeitos.
Durante a diligência policial, realizada na quinta-feira (25), foi preso Renê de Jesus Lacerda, 23 anos de idade, residente à Rua Tiradentes, Centro, Água Azul do Norte, sob acusação de ser traficante de drogas. No momento da prisão dele, os policiais encontraram em seu poder 10 petecas de crak e a quantia de R$ 132,00.  
Na oportunidade Renê contou, também, que uma motocicleta Honda Fan, Vermelha, que havia sido roubada em Xinguara, estava em poder de uma pessoa de prenome Evaldo. A polícia foi até o local e apreendeu a moto, inclusive, o veículo já foi devolvido ao seu proprietário. Ed. Brito
27 de agosto de 2011

Maior município do mundo diz SIM ao Tapajós

Altamira diz sim ao Tapajós 
No ano em que completa seu centenário de criação, o município de Altamira, considerado o maior do mundo em extensão territorial, fez uma grande festa popular para inaugurar seu Comitê Pr´-Estado do Tapajós (Compet/Altamira). A instalação ocorreu na manhã desta quinta-feira (25/08) no centro de convenções da cidade. Políticos, empresários e lideranças comunitárias estavam presentes ao evento, quando membros do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET) puderam constatar o empenho do município nessa luta. “Hoje tenho certeza que a bandeira do Brasil vai ganhar mais duas estrelas, a do Tapajós e a do Carajás”, disse o professor-doutor Edivaldo Bernardo, presidente do ICPET, ao discursar no evento. 

Os deputados federais que vão presidir as duas Frentes Parlamentares no plebiscito, pelo Tapajós e pelo Carajás, também estavam presentes ao ato. Pelo Tapajós, Lira Maia (DEM) disse “essa é uma oportunidade única, a gente pode até concordar que as pessoas sejam contra por não terem informação, mais é importante que eles saibam que esse é o maior projeto de desenvolvimento que temos no Pará hoje”.

Já Giovanni Queiroz (PDT), pelo Carajás, afirmou que “uma nação se constrói a partir de seu povo e às vezes a gente tem vergonha de ser brasileiro, por que somos o país mais rico do mundo e temos um povo tão pobre, que passa fome. Por isso, precisamos urgentes que estes três novos estados sejam criados na Amazônia: Tapajós, Carajás e o Novo Pará!” 

Em nome do município de Altamira, o vice-prefeito Silvério Fernandes reconheceu, por experiência própria que é “humanamente impossível administrar um território tão grande como o Pará, nós sabemos disso por que somos o maior município do país, o nosso povo entende que o certo é votar sim, e campanha vai fortalecer a partir de agora.” Lideranças – Altamira, cuja economia é baseada na pecuária, agricultura, setor madeireiro e aguarda agora a construção de uma das maiores hidrelétricas do mundo, Belo Monte, possui cerca de 100 mil habitantes, com uma extensão territorial de quase 160 mil Km², ultrapassando países como Portugal, Islândia, Suíça, entre outros. 

A liderança de Altamira na região da rodovia Transamazônica foi comprovada com a presença de prefeitos, vereadores e líderes comunitários de outros municípios daquela região como Trairão, Rurópolis, Brasil Novo, Jacareacanga e Santarém, inclusive coma classe empresarial de toda a região representada por Olavo das Neves, presidente da Confederação das Associações Câmaras Comerciais do Oeste do Pará (Caceop). 

Um dos discursos mais empolgantes do evento foi da presidente da Articulação de Mulheres de Altamira (AMA), Lídia Leão. Ela admitiu que já foi contra a criação do Tapajós, mas depois que entendeu a importância da criação do estado, sabe que “é o melhor para todos, pois teremos melhorias pra nós mulheres que somos chefes de família, junto com nossos maridos, para poder dar qualidade de vidas aos nosso filhos e netos. Eu sou a favor, por sentir na pele o sofrimento e a necessidade de termos uma vida mais digna”. Fonte/O Estado do Tapajós
27 de agosto de 2011

Mais uma liderança rural é assassinada no Pará
Valdemar era sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá

Foi morto na manhã desta quinta-feira, 25, mais um líder de ocupação no Pará. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Valdemar Oliveira Barbosa, conhecido como 'Piauí', foi assassinado a tiros por dois pistoleiros que estavam em uma moto. A vítima trafegava de bicicleta pelo bairro de São Félix, em Marabá.

Valdemar era sócio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá e coordenou por vários anos um grupo de famílias que ocupava a fazenda Estrela da Manhã, no município de Marabá. Como a fazenda não foi desapropriada, ele voltou a morar na capital, onde ajudou a organizar uma ocupação urbana na Folha 06, bairro Nova Marabá, onde residia.

Há mais de um ano, ele passou a coordenar um grupo de famílias que ocupavam a Fazenda Califórnia, no município de Jacundá. No final do ano passado as famílias foram despejadas, mas Valdemar ameaçava uma reocupação do local. De acordo com informações obtidas pela CPT, a Fazenda Califórnia é envolvida com a atividade pecuária e de carvoaria. A CPT desconfia que pistoleiros teriam sido contratados pelo fazendeiro para impedir uma nova ocupação do imóvel.

Até o final da tarde desta quinta, a polícia não tinha qualquer informação sobre a autoria do crime. Após o assassinato dos extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo, esse é o quarto trabalhador assassinado, somente no Pará, do mês de maio até agora. Há fortes indícios de que os crimes tenham sido motivados por disputa pela terra. Nenhum suspeito de envolvimento nos seis crimes foi preso até o momento. AE
27 de agosto de 2011

IBAMA-Pecuaristas tentaram impedir retirada do gado apreendido

Ibama enfrenta até tática de guerrilha para retirar gado de Novo Progresso, no Pará



Belém (23/08/2011) – Um comboio com oito caminhões, carregados com 181 cabeças de gado, cruzou nesta segunda-feira (22/08) o centro de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, levando mais um lote dos bois apreendidos na região em março durante a operação Disparada. O município, que está entre as dez que mais desmatam a Amazônia paraense, praticamente parou para ver o cortejo com os animais entrar pela BR-163 (Cuiabá-Santarém), que cruza a cidade, seguindo na direção de Itaituba, distante cerca de 400 km, onde vão aguardar até serem doados.

Os animais fazem parte de um dos três rebanhos apreendidos pela operação Disparada no Pará. São cerca de 900 bois que eram criados na fazenda Jatobá, uma propriedade ilegalmente desmatada e embargada pelo Ibama, cujo fazendeiro tentou por mais de três meses impedir na Justiça a conclusão da doação do gado apreendido. Vencidas nos tribunais todas as liminares, o Ibama começou a retirar o gado de Novo Progresso na quinta-feira (11/08) e, até o momento, movimentou um terço do rebanho. 

Mais 14 caminhões chegam nesta terça-feira (23/08) à cidade para encerrar a retirada, que acontece sempre escoltada por agentes do Ibama e homens do Batalhão de Polícia Ambiental de Belém, acompanhados por helicóptero. “A prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta contra o desmatamento e há empenho de parte da população em coibir as práticas ilegais, mas as ações de uma minoria tem exigido um forte aparato de segurança para se diminuir o avanço dos desmates em Novo Progresso”, explica o gerente do Ibama em Santarém, Hugo Américo Schaedler, lembrando que setores ligados aos pecuaristas da cidade chegaram a acorrentar o helicóptero do instituto no início das ações da operação Disparada. 

Para retirar o gado apreendido em Novo Progresso, que possui o segundo maior rebanho de gado do Pará, com cerca de 1,2 milhão de cabeças, os agentes do Ibama vem enfrentando até táticas de guerrilha. “Houve sabotagem de pontes numa tentativa de isolar a fazenda onde estava o gado, armadilhas com pregos para danificar as viaturas, caminhões e bloqueios de estradas, enfim, uma série de atentados à ordem pública que dificultaram, mas nunca chegaram a impedir nosso trabalho. 

Todo o gado apreendido vai sair do município”, diz Schaedler. “E se o desmatamento não cair na região de Novo Progresso, haverá tantas apreensões de gado nas áreas embargadas pelo Ibama quantas forem necessárias”, complementa o superintendente-substituto do órgão no Pará, Alex Lacerda. 

Nelson Feitosa /Ascom – Ibama/PA
27 de agosto de 2011

Moradores dizem ter 'esperança' em Belo Monte

Por exigência do Ibama, obra da usina terá de remover 4 mil famílias. Usina hidrelétrica no Pará será a segunda maior do país, depois de Itaipu.

Moradores dizem ter 'esperança' em Belo Monte
Cerca de 4 mil famílias moram palafitas 


Altamira - Do rendimento de R$ 400 que Deusolene Santos da Silva ganha mensalmente "batendo açaí" (extraindo a polpa da fruta), R$ 120 vão para o aluguel de uma casa em área de palafita na cidade de Altamira e o restante vai para alimentar os três filhos, com idades entre 9 e 16 anos.

Aos 33 anos, ela diz que não tem Bolsa Família porque "é muita humilhação ficar pedindo" e diz ter opinião formada sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte, que será construída na região.

"A gente tem esperança de que essa obra vai ajudar. Eles falam na televisão que a gente que vai perder a casa por causa da obra tem direitos. Mas a gente é deixada de lado. Já começaram a obra e ninguém vem aqui dizer o que vai ser da gente", diz Deusolene, que mora em uma região da qual ao menos 4 mil famílias serão removidas, segundo os estudos de impacto ambiental.

O G1 esteve em Altamira, cidade-sede da obra da usina, nos dias 26, 27 e 28 de julho e publica até domingo (28) uma série de reportagens sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O G1 acompanhou equipe do Jornal Nacional na cidade. Veja no vídeo ao lado a última reportagem do JN sobre a usina, exibida na noite desta sexta (26).


A obra de Belo Monte é a maior em andamento no Brasil. A usina será a segunda do país em capacidade de geração de energia, atrás apenas da binacional Itaipu. O governo diz que Belo Monte é essencial para suprir a demanda energética do país em razão do crescimento econômico.


Obra

A hidrelétrica ocupará parte da área de cinco municípios: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu. Altamira é a mais desenvolvida dessas cidades e tem a maior população, quase 100 mil habitantes, segundo o IBGE. Os demais municípios têm entre 10 mil e 20 mil habitantes.

Belo Monte custará pelo menos R$ 25 bilhões, segundo a Norte Energia. Há estimativas de que o custo chegue a R$ 30 bilhões. Trata-se de uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das principais bandeiras do governo federal.

Apesar de ter capacidade para gerar 11,2 mil MW de energia, Belo Monte não deve operar com essa potência. Segundo o governo, a potência máxima só pode ser obtida em tempo de cheia. Na seca, a geração pode ficar abaixo de mil MW. A energia média assegurada é de 4,5 mil MW. Para críticos da obra, o custo-benefício não compensa. O governo contesta e afirma que a energia a ser gerada é fundamental para o país.

"O nosso país é um país que está crescendo. (...) E necessita aproximadamente de 7 mil MW por ano nos próximos dez anos para permitir esse crescimento econômico e o desenvolvimento do nosso país", disse Altino Ventura, diretor de Planejamento Energético do Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: G1
27 de agosto de 2011

Com ventos de 240 km/h Tufão mata duas crianças

Dois pescadores desapareceram após passagem de fenômeno.

Com ventos de 240 km/h Tufão mata duas crianças
Após Tufão passar, crianças brincam no mar agitado
 
 
Mundo - Duas crianças morreram neste sábado (27) e pelo menos dois pescadores estão desaparecidos devido à passagem do tufão "Nanmadol" pelas Filipinas, que provocou fortes chuvas e deslizamentos de terra no norte do país.

O tufão, que suscitou os alarmes na quinta-feira (25) passada com ventos de até 240 km/h, se dirige à província setentrional de Cagayan, onde as autoridades temem estragos.

As crianças morreram soterradas por uma queda de barreiras, enquanto os pescadores desapareceram no mar após uma onda de até cinco metros.
As autoridades advertiram sobre a vulnerabilidade das povoações situadas nas zonas montanhosas, devido ao perigo das avalanches.

No mês passado, 72 pessoas morreram nas Filipinas pela ação combinada de uma tempestade tropical e um tufão. Foram afetados cerca de 1 milhão de habitantes.

Entre 15 a 20 tufões atingem anualmente as Filipinas durante a estação chuvosa, que em geral começa em maio e termina em novembro.

Fonte: G1
27 de agosto de 2011

Bebê é encontrado vivo dentro de fossa

Mãe da criança tem 24 anos e escondia a gravidez da família.

Bebê é encontrado vivo dentro de fossa
A fossa onde a criança foi jogada
Brasil 

Uma mulher é suspeita de ter jogado um bebê dentro de uma fossa no povoado de Vereda Nova Dois, no sudoeste baiano, logo após o parto. A mãe da criança, que tem 24 anos e escondia a gravidez da família, deu à luz uma menina às 5h desta sexta-feira (26) e realizou o parto sozinha.

De acordo com informações de familiares, o recém-nascido foi jogado dentro de uma fossa, um buraco que tem mais de quatro metros de profundidade.

O bebê foi levado para o Hospital Municipal de Planalto, onde recebeu os primeiros socorros. "A criança estava com bastante dificuldade para respirar, com as vias aéreas obstruídas por fezes. Agora os sinais vitais estão recuperados, ela está bem", conta Ana Lima, enfermeira do hospital

A mãe da criança passou a tarde sendo atendida por uma psicóloga. A Polícia Civil aguarda o laudo médico para tomar as medidas necessárias.

Fonte: G1
27 de agosto de 2011

Grupos que tentam evitar o retalhamento do Pará trabalharão juntos na campanha para o plebiscito

As frentes contra a divisão do Estado decidiram unir forças e vão trabalhar juntas na campanha para o plebiscito. Em reunião na última quinta-feira, ficou acordado que o deputado federal licenciado Zenaldo Coutinho (PSDB) presidirá a frente contra a separação do Estado de Carajás. 

Já o deputado estadual Celso Sabino (PR) será o presidente da frente que irá focar seu desempenho contra o Estado do Tapajós. No entanto, segundo os dirigentes das frentes, os dois movimentos estarão divididos apenas no papel, pois trabalharão em conjunto. O plebiscito que vai consultar a população sobre a criação dos dois novos Estados será no dia 11 de dezembro.

A decisão de criar frentes específicas conta a criação do Estado do Tapajós e Carajás foi baseada na resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), submetida à audiência pública no último dia 5 de agosto. Um dos itens da resolução indica que poderão ser formadas até quatro frentes, sendo duas contra e pró-Carajás e duas contra e pró-Tapajós. 

Zenaldo Coutinho já vinha lutando contra a divisão do Estado na Frente Suprapartidária Contra a Divisão do Pará, enquanto Celso Sabino coordenava a Frente em Defesa do Pará contra a criação dos Estados do Tapajós e Carajás. Agora, cada frente vai lutar contra a criação de um dos Estados, embora ambas sejam contrárias à divisão.

O presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Sérgio Bitar, que integra a frente comandada por Coutinho, afirma que as frentes irão unir esforços para evitar que o Estado seja dividido. 'As duas campanhas terão a mesma identidade, as mesmas cores, até porque vamos trabalhar com as mesmas empresas de publicidade. Na próxima segunda-feira, já temos uma reunião para discutir as próximas ações das frentes', destacou. Segundo Bitar, as duas frentes deverão ser registradas até o dia 2 de setembro, prazo estabelecido pelo TSE.  ORM

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

27 de agosto de 2011

Rainha FAX: o maior concurso de beleza de Xinguara


O maior concurso de beleza feminina de Xinguara, o Rainha Fax, que anualmente é realizado pelo Sindicato Rural de Xinguara para escolher a rainha da Feira Agropecuária, Será realizado neste sábado (27), a partir das 20h, nas dependências do Parque de Exposições, numa tenda gigante montada especialmente para o evento. 
 
Onze jovens, todas de Xinguara, estarão desfilando suas belezas e simpatias para um público de 1500 pessoas, sentadas.
Para abrilhantar ainda mais o desfile, o Sindicato convidou a rainha do Pará e a de Goiás para participarem como jurados. Elas não só confirmaram suas presenças, como se exibirão em desfile. Além delas, uma bailarina filha de Xinguara, que se formou em uma escola de balé de Londres, vai se apresentar exibindo um balé clássico em country.  
Janaina Pereira, que faz parte da comissão organizada do Rainha FAX, disse que todas as duzentas e cinquenta mesas destinadas ao público já foram vendidas antecipadamente. “Não existe mais lugar para ninguém, estou recebendo a maior pressão para aumentar o número de mesas, mas não existe mais nada que se possa fazer”, disse Janaina.
Para dá maior credibilidade ao evento, o corpo de jurados será formado por pessoas de fora, com conhecimento em beleza feminina, haja vista que como todas as candidatas estão praticamente no mesmo nível de formosura, fica difícil a escolha, por isso os jurados tem que agir com neutralidade para não cometer injustiça com as candidatas.

A candidata que se consagrar a Rainha da FAX 2011, receberá como prêmio uma moto zero.  Ed. Brito
27 de agosto de 2011

Onça é encontrada morta no centro de Xinguara


Uma Onça Suçuarana foi achada morta na manhã desta sexta-feira, à Rua Minas Gerais, Centro, Xinguara, morta provavelmente por caçadores e posteriormente jogada no meio da rua.
 
A exposição do animal chamou atenção das autoridades da cidade que passaram a investigar o fato, todas querem saber quem são os responsáveis por este crime ambiental, e garantem que se forem descobertos, serão punidos na forma da lei. No calcanhar dos criminosos estão o Ibama e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Xinguara. Ed. Brito
27 de agosto de 2011

Giro Político: Os bastidores dos poderes executivos e legislativos do sul do Pará

HORA DE FAZER O TÍTULO
A 59ª Zona Eleitoral, com sede em Redenção e que abrange os municípios de Pau D’arco e Cumaru do Norte, tem o dia 11 de Setembro como último prazo para realização do cadastro eleitoral. Até esta data o Cartório Eleitoral estará expedindo novos títulos, fazendo transferências e regularizando a situação dos faltosos.

NOVO PRESIDENTE
Com apenas 21 anos de idade, o vereador Adriano Salomão (PMDB), de Santa Maria das Barreiras, tornou- se o presidente da Câmara Municipal mais jovem do estado do Pará, ao vencer as eleições para Mesa Diretora na sessão realizada na noite da última quarta-feira (24).

UVECAR
Foi criada essa semana a União dos Vereadores de Carajás (Uvecar) composta por vereadores que compreende a região sul e sudeste do Pará. O vereador Fabrício Rodrigues, de Piçarra) foi eleito o presidente da Uvecar.

PLEBISCITO
Por 9 a 0 o Supremo Tribunal Federal deu parecer favorável de que toda a população do Pará seja consultada no plebiscito sobre a divisão daquele Estado. Dia 11 de dezembro os paraenses vão às urnas dizer sim ou não sobre a divisão do estado.

CHICO DA PESCA
O deputado estadual Chico da Pesca (PT) teve seu mandato cassado pelo TER, por unanimidade. Ele foi o quinto mais votado no pleito do ano passado. Chico da Pesca foi cassado sob a acusação, formulada pelo Ministério Público Eleitoral, de compra de votos durante a campanha de 2010, utilizando-se da máquina pública na Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Pará.

SEM TRANSPORTE
Alunos de algumas escolas da comunidade 7 Barracos, zona rural de Floresta do Araguaia estão passando por uma enorme dificuldade com a falta de transporte escolar nas unidades educacionais próximas ao município. Os pais de alunos fizeram uma reunião para formular o pedido para a secretaria de educação do município.

AUMENTO NOS SALÁRIOS
Em reunião realizada na tarde de quarta-feira (24), na Câmara de Vereadores, o prefeito de Redenção, Wagner Fontes (PTB) surpreendeu a classe de educadores anunciando um aumento de 26 % nos salários dos servidores que têm mais de três anos de concurso. O aumento contempla desde merendeira até aos professores. Os demais servidores foram contemplados com aumento de 21% nos salários.

DEPUTADA DENUNCIA CELPA
A Deputada Bernadete fez pronunciamento na terça-feira (23), apresentando na tribuna pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as graves denúncias que levaram a Rede Energia – Celpa, concessionária de transmissão de energia elétrica no Estado do Pará, a ser a campeã nacional de reclamações no Procon, em 2010.

NA REDE MUNDIAL
O maior site de pesquisa do mundo, o Google, vem destacando em sua primeira página de pesquisa o trabalho do vereador João Lúcio, atual presidente da Câmara municipal de Redenção. Noventa por cento das duas primeiras páginas do Google (pesquisa de imagens) mostra matérias relacionadas à atuação do vereador redencense, tanto como presidente da Câmara e também como vereador.

OS MAIS CAROS
A Câmara Municipal tem os vereadores mais caros do Brasil. O Poder Legislativo parauapebense possui em seus quadros 529 servidores contratados sem concurso público, o que dá uma média de 48 funcionários para cada vereador, número considerado muito grande se comparado com outros parlamentos.

VEREADORES NA MÍDIA
Em Redenção, dois parlamentares estão com programas na TV e no rádio. Joás Possidônio (PSC) apresenta um programa evangélico aos sábados na rádio Você FM. Alexandre Jr, que tem um programa com seu nome na rádio Você FM, também apresenta um programa de vendas na TV Record.

VISITA
O deputado estadual pelo Pará, Milton Zina (PT), esteve em Xinguara na manhã desta sexta-feira, quando se reuniu com lideranças locais do partido e com trabalhadores rurais. Milton veio falar sobre a divisão do Pará, sobre seu projeto político direcionado ao trabalhador rural, e sobre como o PT deverá se posicionar nas eleições municipais de 2012.

ÁGUA AZUL
A Primeira-Dama de Água Azul do Norte, Simary Marinho Abreu, esposa do prefeito Renan Lopes Souto, assumiu essa semana a Secretaria de Educação do município. Simary disse que está preparada para o desafio a ela confiado, e acrescentou que saberá com muita cautela e sabedoria lidar com as dificuldades que o cargo oferece.

PSB SOB NOVA DIREÇÃO
A Comissão Provisória do Partido Socialista Brasileiro (PSB), de Água Azul do Norte, acaba de ser reformada com uma nova diretoria, assim composta: Presidente Dr. José Lourenço, Vice-Presidente advogada Cátia Patrícia, Tesoureiro Dra. Leidiane Sales. Os novos membros do partido estão engajados agora na aquisição de possíveis candidatos a vereador para deixar a legenda bem fortalecida para as eleições do ano que vem.

AGEMIRO NA PREFEITURA
Agemiro Filho, filho do ex-prefeito e assassinado Agemiro Gomes, lança seu nome a prefeito de Rio Maria pelo PMDB. Uma cúpula está sendo montada para filiar pessoas interessadas em lançar o nome a vereadores. Três nomes deverão concorrer à prefeitura: o atual prefeito Waltinho do Ouro, Paulinho da Auto Peças e Agemiro Filho.
27 de agosto de 2011

Para senador, divisão do Pará favorece crescimento do país

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse em Plenário na manhã de sexta-feira, 26, ao defender a reorganização geográfica do país, que a redivisão de estados, especialmente na região Norte, favorece o desenvolvimento do Brasil, a exemplo do que aconteceu com o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Cavalcanti fez questão de lembrar aos seus colegas que está marcado para dezembro deste ano o plebiscito sobre a divisão do Pará para a criação dos estados de Tapajós e Carajás.


A posição contrária à divisão daquele estado por parte de alguns segmentos, ressaltou Mozarildo, deve-se a questões políticas. Para ele, não há justificativa que impeça a divisão do Pará. O senador informou que estudo da Consultoria do Senado afirma não haver aspectos que possam causar prejuízo à população ou ao governo federal. O estado do Pará, lembrou, possui território equivalente ao dos sete estados do Sul e Sudeste juntos.

Na avaliação do senador, o modelo de gestão do país não contribui com a redução das desigualdades sociais e regionais, como prevê a Constituição. As políticas públicas, segundo ele, são destinadas a estados com maior número de eleitores. Por isso, continuou, a Região Norte não é atingida, pois possui 15 milhões de habitantes.

Na hipótese de o resultado do plebiscito ser favorável à divisão do Pará, o Congresso Nacional precisará ainda aprovar projeto de lei complementar para regulamentar o assunto.
(Agência Senado)
26 de agosto de 2011

Deputado do PMDB é alvo de ação por improbidade

O deputado estadual Martinho Carmona (PMDB) será citado para responder, como réu, a processo por improbidade administrativa através da Vara da Fazenda Pública de Belém, que, ontem, acatou ação cível proposta pelo promotor Nelson Pereira Medrado, da 3ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais e do Patrimônio Público, a 1º de dezembro do ano passado. 

O representante do Ministério Público Estadual declarou que, ao receber o pedido de abertura de Ação Cível, a Justiça notificou o deputado por entender que na peça informativa, há elementos suficientes que comprovam os fatos contra ele, a chefe de gabinete Maria do Socorro Rodrigues da Costa e o ex-estagiário Athos Neves Rocha, que usou indevidamente o nome de sua prima adolescente de 17 anos, para receber honorários no valor de R$ 300,00 mensais. Todos são considerados réus.

De acordo com o promotor Nelson Medrado, Athos era estagiário da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) no período de 1 de junho de 2004 a 31 de maio de 2005, sendo que o estágio remunerado era somente pelo período de um ano, já com prorrogação. Mas, diante do término do período do estágio e com o conhecimento dos demais réus, Athos convenceu sua prima, M. R. R., a fornecer seus documentos e emprestar seu nome para que ele continuasse a receber os valores referentes ao estágio por mais um ano.

Tais fatos foram denunciados pela mãe da adolescente, que, ao descobrir o envolvimento de sua filha no ato ilícito, procurou o Ministério Público para pedir providências contra seu sobrinho.

Fonte: O Liberal
26 de agosto de 2011
MPF convida municípios a discutir com Anac situação das pistas de pouso no Pará

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai realizar um seminário em Belém nas próximas terça e quarta-feira (30 e 31 de agosto) para discutir questões relacionadas à aviação e conhecer as demandas para o setor no Estado. O Ministério Público Federal (MPF), que solicitou à Anac a realização do evento, está convidando gestores públicos municipais e estaduais a participarem do encontro, uma vez que a falta ou o estado precário das pistas coloca em risco a população e muitas vezes impede a instalação de agências bancárias no interior do Estado, principalmente no arquipélago do Marajó.

Conforme o MPF e a Defensoria Pública da União (DPU) vêm constatando desde 2010 em reuniões e documentações obtidas junto a prefeitos, associações empresariais, sindicatos rurais, representantes de bancos, são graves as dificuldades enfrentadas pelos municípios onde não há prestação de serviços bancários, complicando até mesmo a execução de políticas públicas nesses locais.

A falta das agências também é um fator de ampliação da violência porque obriga os cidadãos, gestores públicos e empresas a fazerem saques de grandes quantias em cidades distantes, tornando-se vítimas de roubos e assaltos.

Além de convidar prefeitos de todo o Pará para o evento, o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur Silva, também encaminhou convites para os secretários de Estado de Transportes, Francisco das Chagas Melo Filho, e da Integração Regional, Antônio José Costa de Freitas Guimarães.

O seminário Ação Nacional de Aviação Civil será realizado no auditório do Vila Rica Hotel (avenida Júlio César, 1777, bairro Val-de-Cans). Não é necessária inscrição prévia, apenas a confirmação da presença pelo e-mail myrian.silva@anac.gov.br. A entrada é gratuita.

Fonte: MPF
26 de agosto de 2011

STF - todos os eleitores do PA votarão em plebiscito
STF decide que todos os eleitores do PA votarão em plebiscito

Apesar de não tratar especificamente sobre o caso, o STF (Supremo Tribunal Federal) definiu nesta quarta-feira (24) que toda a população do Pará deve ser ouvida no plebiscito sobre a divisão de sua área para a criação de Tapajós e Carajás, e não só a parcela dos cidadãos que poderá integrar os novos Estados.

Os ministros entenderam, por 8 votos a 1, que todos que hoje vivem no Pará serão "diretamente afetados" com a possível criação dos novos Estados e, portanto, devem se pronunciar.

O único que votou de forma diferente foi o ministro Marco Aurélio Mello. Ele avaliou que toda a população nacional é afetada pela criação de Estados e municípios e, assim, deve ser ouvida.

Para o relator do caso, ministro José Antonio Dias Toffoli, apenas o povo do Estado é "diretamente interessado". "Para a população dos demais Estados, a separação também é relevante, mas essa população é indiretamente interessada e irá se manifestar por meio de seus representantes quando o caso for analisado pelo Congresso Nacional", disse.

O tribunal não analisou o caso específico do Pará, mas o entendimento serve para o plebiscito que irá ocorrer este ano. O Supremo julgou uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Estado de Goiás em 2002, quando discutia a criação de um novo município.

A ação pedia, entre outras coisas, que apenas a população que poderá integrar uma nova cidade, ou um novo Estado, é "diretamente afetada" e somente ela deveria ser ouvida. "Negar à população remanescente [o direito de opinar] não é a melhor forma de garantir a soberania popular", disse Toffoli.

"Não entendo como toda população do Pará [por exemplo] não será afetada [com a divisão do Estado]", afirmou o colega Ricardo Lewandowski. Já a ministra Cármen Lúcia avaliou que o povo do Pará tem que dizer se concorda com a redução de seu "patrimônio cidadão". Carlos Ayres Britto concordou, ao dizer que devem ser ouvidos aqueles que serão "desfalcados de uma parte de seu território".

O julgamento desta quarta-feira reafirma o entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que já havia decidido que toda a população do Pará será ouvida sobre a separação. UOL
26 de agosto de 2011
IBAMA-Pecuaristas tentaram impedir retirada do gado apreendido
Ibama enfrenta até tática de guerrilha para retirar gado de Novo Progresso, no Pará


Ibama enfrenta até tática de guerrilha para retirar gado de Novo Progresso, no Pará




Belém (23/08/2011) – Um comboio com oito caminhões, carregados com 181 cabeças de gado, cruzou nesta segunda-feira (22/08) o centro de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, levando mais um lote dos bois apreendidos na região em março durante a operação Disparada. 

           Retirada de gado Novo Progresso
      Foto Hugo Americo_Ibama Divulgacão
O município, que está entre as dez que mais desmatam a Amazônia paraense, praticamente parou para ver o cortejo com os animais entrar pela BR-163 (Cuiabá-Santarém), que cruza a cidade, seguindo na direção de Itaituba, distante cerca de 400 km, onde vão aguardar até serem doados.

Os animais fazem parte de um dos três rebanhos apreendidos pela operação Disparada no Pará. São cerca de 900 bois que eram criados na fazenda Jatobá, uma propriedade ilegalmente desmatada e embargada pelo Ibama, cujo fazendeiro tentou por mais de três meses impedir na Justiça a conclusão da doação do gado apreendido. Vencidas nos tribunais todas as liminares, o Ibama começou a retirar o gado de Novo Progresso na quinta-feira (11/08) e, até o momento, movimentou um terço do rebanho. 

Mais 14 caminhões chegam nesta terça-feira (23/08) à cidade para encerrar a retirada, que acontece sempre escoltada por agentes do Ibama e homens do Batalhão de Polícia Ambiental de Belém, acompanhados por helicóptero. “A prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta contra o desmatamento e há empenho de parte da população em coibir as práticas ilegais, mas as ações de uma minoria tem exigido um forte aparato de segurança para se diminuir o avanço dos desmates em Novo Progresso”, explica o gerente do Ibama em Santarém, Hugo Américo Schaedler, lembrando que setores ligados aos pecuaristas da cidade chegaram a acorrentar o helicóptero do instituto no início das ações da operação Disparada. 

Para retirar o gado apreendido em Novo Progresso, que possui o segundo maior rebanho de gado do Pará, com cerca de 1,2 milhão de cabeças, os agentes do Ibama vem enfrentando até táticas de guerrilha. “Houve sabotagem de pontes numa tentativa de isolar a fazenda onde estava o gado, armadilhas com pregos para danificar as viaturas, caminhões e bloqueios de estradas, enfim, uma série de atentados à ordem pública que dificultaram, mas nunca chegaram a impedir nosso trabalho. 

Todo o gado apreendido vai sair do município”, diz Schaedler. “E se o desmatamento não cair na região de Novo Progresso, haverá tantas apreensões de gado nas áreas embargadas pelo Ibama quantas forem necessárias”, complementa o superintendente-substituto do órgão no Pará, Alex Lacerda. 

Nelson Feitosa /Ascom – Ibama/PA


  
26 de agosto de 2011
Dupla pega peixe 'monstro' de 2,02 metros na Bélgica
Pescadores exibem o peixe de 2,02 metros de comprimento. (Foto: Reprodução)

Dupla fisgou o peixe em um canal em Sint-Lenaarts.

Eles levaram mais de nove horas para tirá-lo da água

Os pescadores Seppe Kox, de 25 anos, e Tim Jansen, de 31, travaram uma batalha no sábado (20) para fisgar um peixe de 2,02 metros de comprimento em um canal em Sint-Lenaarts, na Bélgica. Eles levaram mais de nove horas para tirar o "monstro", que pesava entre 80 e 100 quilos, da água, segundo o jornal "Gazet van Antwerpen".G1-SP

terça-feira, 23 de agosto de 2011

23 de agosto de 2011

Cumaru: Três serrarias são fechadas na reserva Kayapó

Pela segunda vez em menos de um ano, o Ibama fechou um polo madeireiro irregular nas imediações da Terra Indígena Kayapó, em Cumaru do Norte. Desta vez, o instituto desmontou três serrarias clandestinas e bloqueou uma legalizada, que operava mediante fraude no Sisflora, o sistema que controla o comércio de produtos florestais no estado.

Na ação, que aconteceu entre 15 e 19 de agosto, durante a operação Ocara II, foram apreendidos 729 m³ de madeira armazenada nos pátios das empresas (cerca de 40 caminhões cheios) e aplicados R$ 315 mil em multas.

Com apoio da Funai e do Batalhão de Policia Ambiental de Belém, o Ibama desmontou e removeu todo o maquinário das três serrarias clandestinas. Paralelamente à fiscalização nas madeireiras, os agentes ainda apreenderam um caminhão carregado com 26 m³ de toras, destruíram sete fornos de carvão ilegal e vistoriaram dois planos de manejo florestal sustentável (PMFS) aprovados no município.
(Fonte: ORM)
23 de agosto de 2011

PARÁ: Câmara de Parauapebas é a mais cara do país

Tomando por base o orçamento anual de R$ 19 milhões da Casa e o seu quadro que é de apenas 11 vereadores, a InRevista, periódico que circula na região a partir de Parauapebas, denuncia que a Câmara Municipal tem os vereadores mais caros do Brasil. 
 
Segundo a revista, o Poder Legislativo parauapebense possui em seus quadros 529 servidores contratados sem concurso público, o que dá uma média de 48 funcionários para cada vereador, número considerado muito grande se comparado com outros parlamentos.

A revista levanta que a Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) possui mais servidores do que os ministérios de Esportes, que conta com 348 funcionários, e do Turismo, que tem em seus quadros 450 servidores públicos.

De acordo com levantamento feito pela ONG Contas Abertas, o custo mensal de cada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, chega a R$ 114 mil, inclusos aí o salário, despesas com viagens e outros auxílios. Em Parauapebas, conforme denuncia a InRevista, cada vereador custa aos cofres da Câmara Municipal mais de R$ 116 mil por mês.

Repercussão
Tão logo a revista circulou, a repercussão foi grande entre os moradores da cidade, uma vez que a relação custo benefício é bastante questionada pela população. Entre muitas pessoas, os vereadores não são visto como exemplo de trabalho e combate às verdadeiras mazelas sociais.

“É um absurdo o que acontece aqui. Você não vê um questionamento, uma crítica à prefeitura, parece que está todo mundo no mesmo grupo. Tem bairro aqui em que você não consegue nem andar, que nunca viu presença de autoridade”, queixa-se Antônio Neto, após ler a reportagem sobre a Câmara.
Negativa

Procurado para contrapor as denúncias, o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Euzébio Rodrigues dos Santos (PT), negou que o Poder Legislativo local seja o mais caro do Brasil.

Dizendo que até a última sexta-feira (19) ainda não havia tomado conhecimento do teor da matéria veiculada na revista, Euzébio Rodrigues desmente que a Câmara de Vereadores tenha hoje em seus quadros a quantidade de 529 servidores contratados.

Perguntado sobre o número exato de funcionários que a Câmara possui hoje, o presidente do Legislativo respondeu que não tinha essa informação “na cabeça”, mas acreditava que a quantidade de servidores públicos poderia chegar a 300.
23 de agosto de 2011

Concurso público da Câmara de Xinguara


O Projeto de Resolução que cria o Concurso Público da Câmara Municipal de Xinguara, que foi aprovado pelos vereadores, já está à disposição de empresas promotoras de Concursos Públicos de todo território nacional, mas até agora apenas uma se manifestou interessada, provavelmente outras ainda pedirão inscrição antes do encerramento do prazo. 
 
Assim que as empresas estiveram inscritas haverá licitação entre elas, só depois disso, é que será lançando o Edital para inscrição de candidatos às vagas oferecidas pelo Legislativo local, que são as seguintes: Agente Operacional Legislativo (14) vagas; Agente Administrativo Legislativo (06) vagas; Agente Técnico Legislativo (04) vagas; Agente Controlador Legislativo (01) vaga; Agente de Assessoramento Superior Legislativo (04) vagas.  Não há previsão de quando o concurso será realizado, exatamente porque os trâmites legais são demorados.  Ed. Brito
23 de agosto de 2011

Tensão na Fazenda Rio Vermelho


O clima na Fazenda Rio Vermelho é de tensão depois que trabalhadores rurais Sem Terra, do Acampamento João Canuto, no município de Sapucaia, teriam ameaçado invadir parte da propriedade na manhã desta terça-feira (23). Uma guarnição da Polícia Militar está no local para dar segurança aos dois lados do conflito. A situação já foi comunicada à Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (DECA), que, por determinação superior, deverá enviar ao local, ainda hoje, um delegado com reforço policial para uma averiguação geral na área do conflito.
 
Há vários anos os sem terras estão acampados em uma área que a Fazenda Rio Vermelho afirma ser sua, às margens da BR 155, e desde então os conflitos não pararam mais. A fazenda aguarda uma decisão da justiça sobre a reintegração da área. Já os sem terras garantem que não vão sair de lá, porque, segundo eles, o local pertenceria à União e não à fazenda. Ed. Brito
23 de agosto de 2011

CONTRATO DA TV LIBERAL com Funtelpa é inédito


O estrondoso escândalo protagonizado pela TV Liberal na década de 90, quando fechou um contrato travestido de convênio pelo qual a Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa) pagava para que a TV dos irmãos Maiorana usasse dezenas de retransmissores estatais espalhados pelo Estado, é inédito e sem precedentes nas TVs públicas existentes no território nacional. Pelo acordo, o Estado pagava para a TV Liberal um valor mensal - o último foi de R$ 467 mil -para que a emissora privada usasse as 78 repetidoras de propriedade do Estado para transmitir a programação da emissora privada, na maior parte oriunda da Rede Globo.
O “convênio” firmado entre a Funtelpa e a TV Liberal, fechado ainda no primeiro governo de Almir Gabriel, rendeu aos cofres da emissora R$ 37 milhões ao longo de 10 anos. Nadja Nascimento é a 11ª magistrada a relatar o caso. De acordo com a tramitação, a última movimentação é de 11 de agosto passado, com os autos estando “conclusos ao relator”. Não satisfeitos com os lucros do “convênio”, os Maiorana ainda entraram com ação de indenização tentando tirar mais dinheiro dos cofres públicos.
O DIÁRIO ligou para superintendentes e diretores de TVs públicas de vários Estados, expondo o contrato Funtelpa/TV Liberal. Nem de longe as empresas formaram “convênios” desse tipo. As que fecharam contratos semelhantes recebiam o devido por cederem seus equipamentos, nunca pagando para uma empresa privada utilizá-los, como ocorreu no caso da Funtelpa/TV Liberal.
As reações foram diversas. A maior parte, de surpresa e indignação pela forma como se deu o processo, num flagrante prejuízo ao erário público. “Isso que você conta parece inacreditável e meio bizarro. Como assim, a TV pública daí cede as retransmissoras e ainda paga para a TV privada retransmitir a programação dela? Isso não existe!”, replicou um diretor da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) de São Paulo
Diario do Pará
23 de agosto de 2011

MST OCUPA Ministério da Fazenda


O movimento reivindica que o governo acelere a reforma agrária e dê prioridade aos agricultores atingidos por enchentes e chuvas
Cerca de 4 mil trabalhadores sem terra ocuparam o
Ministério da Fazenda, em Brasília / André Dusek/
Cerca de 4 mil trabalhadores sem terra ocuparam no começo da manhã desta terça-feira o Ministério da Fazenda, em Brasília. Os agricultores saíram em marcha do Estádio Nilson Nelson, no centro da cidade, em direção ao ministério. Eles reivindicam que o governo acelere a reforma agrária e dê prioridade aos agricultores atingidos por barragens, enchentes e chuva.

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) quer uma resposta à questão das dívidas dos pequenos agricultores, avaliadas em cerca de R$ 30 bilhões. 
Também cobra o fim da previsão de corte de aproximadamente R$ 65 milhões nos investimentos em reforma agrária no país este ano. Os trabalhadores estão acampados em Brasília desde esta segunda-feira, e o mesmo movimento é realizado em mais 22 estados.

As informações são da assessoria de imprensa do MST. Não há uma previsão sobre o tempo que os trabalhadores ficarão no Ministério da Fazenda, mas a expectativa, segundo a assessoria, é que passem o dia no local.

O último levantamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que analisa os números de 2003 a 2010, mostra que a área incorporada ao programa de reforma agrária saltou de 21,1 milhões de hectares de terras, de 1995 a 2002, para 48,3 milhões, registrando aumento de 129%.

 
 
23 de agosto de 2011

ONCOLOGIA - Medicina descobre nova arma contra o câncer de pulmão


Novo tratamento, ainda em testes, baseia-se em uma enzima que inibe o crescimento de hormônios responsáveis pela resposta do corpo ao tumorUm grupo de cientistas australianos está pesquisando um novo tratamento contra o câncer de pulmão. No estudo da Universidade Nacional Australiana, eles analisam uma enzima capaz de controlar a proliferação de hormônios que influem na resposta do corpo à doença. O trabalho foi publicado na última edição da revista The Royal Society Chemistry.Segundo o site HealthCanal, a equipe, dirigida pelos pesquisadores Chris Easton e Lucy Cao, trabalha com a enzima monooxigenase amidante de peptidil-glicina (PAM, na sigla.
23 de agosto de 2011

MUITA GRANA - Zico aceita convite para ser técnico da seleção do Iraque



Principal meta da equipe é conseguir a classificação para a Copa de 2014, no BrasilO ex-jogador Zico, ídolo da torcida do Flamengo, aceitou o convite para ser treinador da seleção de futebol do Iraque nas Eliminatórias Asiáticas. O brasileiro deve se apresentar para o novo trabalho nesta quinta-feira, quando acertará os detalhes do contrato com a federação iraquiana de futebol.
O trabalho terá como principal objetivo classificar o Iraque para a Copa do Mundo pela segunda vez - a primeira foi em 1986, no México, quando perdeu os três jogos. Nas Eliminatórias Asiáticas, o Iraque disputa a partir de 2 de setembro a fase de grupos, com Jordânia, China. Ag. Estado
23 de agosto de 2011

STF define amanhã se todo o Pará votará no plebiscito

A lei prevê a participação de toda a população estadual nos plebiscitos realizados para decidir desmembramentos.

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Santarém - O colegiado pleno do Supremo Tribunal Federal dará amanhã a palavra final sobre quem decidirá se vai haver divisão do Estado do Pará para formação dos Estados de Carajás (sul e sudeste) e Tapajós (oeste). Os ministros do STF julgarão a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que questiona a Lei 9.709 de 1998. A lei prevê a participação de toda a população estadual nos plebiscitos realizados para decidir desmembramentos de territórios para formação de outros Estados.

Na última sexta-feira (19), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em dez resoluções aprovadas por seus ministros, manteve a mesma determinação da Lei 9.709 e firmou todas as outras regras para a campanha prevista para ser iniciada em 11 de setembro, tanto para as frentes favoráveis à divisão como para as contrárias.


A Adin foi ajuizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e tem o apoio dos grupos pró-Carajás e pró-Tapajós. A interpretação dos defensores da ação é que apenas os municípios que poderão formar os novos Estados são parte interessada na divisão. O artigo 18º da chamada “Lei do Plebiscito” seria inconstitucional. O relator da matéria no STF é o ministro Dias Toffoli.

Um dos deputados que está à frente da organização das frentes contra a divisão, Celso Sabino (PR), acredita que o Supremo vai seguir o mesmo entendimento dos ministros do TSE. Para Sabino, o tribunal eleitoral vem mantendo a coerência em reiteradas decisões sobre a consulta popular paraense e esta é a tendência do STF. “Todo povo paraense tem interesse neste tema. Isto é inegável”, acentua Sabino.

Na Assembleia Legislativa do Pará, já há 15 parlamentares integrados às duas frentes que se formam contra a divisão. Outros 20 fazem parte das frentes pela formação dos dois novos Estados e seis deles afirmam que estão analisando o processo para poder decidir se integram ao movimento. Apesar de indecisos quanto à integração às frentes, eles já têm opinião formada contra a divisão.

A frente pela criação do Estado do Carajás, cujo parlamentar mais articulado com o tema na AL é o deputado João Salame (PPS), também analisa a possibilidade de questionar no Supremo a constitucionalidade da lei dos plebiscitos.

No entanto, as lideranças políticas pró-Tapajós estão mais centradas em acatar qual decisão o STF tomar. Segundo o deputado Alexandre Von (PSDB), a frente pró-Tapajós concorda com a decisão do TSE e, se o Supremo a mantiver, também será aceita. “O Supremo é a instância maior e a ele cabe a palavra final”, ressalta Von.

Ele explica que apesar de a Adin ter sido ajuizada pelo parlamento de Goiás, direcionado à divisão de municípios locais, a regra a ser decidida pelo STF vai servir para todos os processos de consulta popular sobre divisão territorial. “O importante é o Supremo decidir em tempo hábil a regra do jogo”, enfatiza o deputado.
Em julgamento - Ação

O pleno do STF analisa a Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e que questiona a Lei 9.709/98, que define regras para plebiscitos.


Fonte: Diário do Pará
23 de agosto de 2011

Belo Monte será exemplo de usina na Amazônia, diz governo

Esforço é para que projeto seja sucesso de sustentabilidade

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Belo Monte será exemplo de usina na Amazônia, diz governo
Foto: Ilustração
 

Pará - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta segunda-feira (22) que com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) o Brasil "reaprendeu a fazer obras de infraestrutura" e que a usina de Belo Monte será um exemplo de implantação de hidrelétrica na região amazônica em termos de responsabilidade ambiental e social, e de desenvolvimento econômico regional.

“Acreditamos que será possível, de fato, Belo Monte ser um exemplo de implantação de uma usina hidrelétrica na região amazônica”, afirmou durante a abertura do seminário ‘Hidrelétricas: as necessidades do país e o respeito à sustentabilidade’, promovido pela revista Carta Capital, em São Paulo.
 
Miriam defendeu o projeto e rebateu as críticas de ambientalistas sobre o impacto da obra. “O único jeito de matar juízo é fazer ações concretas". De acordo com a ministra, exceto os que tenham "uma posição que é ideológica, e não técnica", dos problemas ambientais, os demais "serão convencidos de que está sendo feito todo o esforço, envolvendo todos os atores para que a implantação de Belo Monte seja um sucesso de sustentabilidade social e ambiental”, afirmou em entrevista.

Entre as ações do governo, ela citou a criação de um plano de desenvolvimento regional para os dez municípios da região, formação de um comitê local de acompanhamento das obras e mesa de negociações entre empresas e trabalhadores.

“O empreendedor aplicará R$ 500 milhões além dos R$ 3,5 bilhões já previstos nas condicionantes, e os governos federal e estadual aplicarão cerca de R$ 2 bilhões”, disse. “Belo Monte para nós será o nosso grande parâmetro de inovar; não só de inovar na obra de infraestrutura, mas na forma de implantação desse novo investimento”, acrescentou.

A ministra afirmou também que o governo já tomou medidas para evitar problemas trabalhistas como os enfrentados nos canteiros de obras das usinas de Santo Antonio e Jirau, onde protestos interromperam as obras.

“Belo Monte vai trabalhar com quatro canteiros de obras separados, exatamente para diminuir esse gigantismo”, disse a ministra. Segundo ela, os empreendedores terão que garantir alojamento de qualidade, lazer e visita periódica à cidade de origem dos trabalhadores.


Fonte: G1
23 de agosto de 2011

Recém-casados passam a noite de núpcias em delegacia

Casal percebeu que a casa foi assaltada quando voltaram do casamento

compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Recém-casados passam a noite de núpcias em delegacia
Foto: Reprodução/TV Globo
 

Brasil - Recém-casados, Renata Pinheiro e Rafael Valim tiveram uma decepção quando chegaram em casa para a noite de núpcias, na madrugada de domingo (21). “Eu achei que eu ia vir pra minha casa, ter minha noite de núpcias e passei a minha noite de núpcias numa delegacia, fazendo boletim de ocorrência”, conta Renata.

Enquanto o casal festejava o casamento com os amigos e familiares em Cianorte, no Noroeste do Paraná, assaltantes entraram na casa deles, na cidade vizinha de Japurá, e levaram a maior parte dos presentes que estavam guardados. "Eu tinha muita coisa naquele quartinho e sobraram apenas coisas simples de cozinha, como jogo de jantar. Eletrônicos, enxoval e os eletrodomésticos, foi tudo", disse a enfermeira recém-casada. 

O prejuízo foi estimado em R$ 8 mil.A polícia investiga o roubo, mas ainda não tem pistas dos ladrões. Para o casal, os ladrões sabiam que a casa estava cheia de presentes. "Cidade pequena todo mundo sabe de tudo. Deve ser alguém que ficou espiando o movimento da casa. Além disso, meu casamento envolveu duas cidades (a cerimônia religiosa foi em São Tomé e a festa, em Cianorte), então a cidade estava meio parada", comenta Renata.

Rafael lamenta o assalto. “Dia muito especial pra gente. Chegar na noite de núpcias, poder curtir e [nos] deparamos com essa situação”. Segundo Renata, "foi horrível". "Chorei muito. Fiquei traumatizada", dasabafou.

Os padrinhos se sensibilizaram e prometeram ajudar o casal. Vão presenteá-los novamente. “Como ele perdeu a TV e ele gosta muito de interagir com esporte, aí vamos doar pra ele”, disse um deles.

"A gente fica com vergonha. Mas eles são muito amigos", conta a recém-casada.


Fonte: G1

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...