sábado, 1 de março de 2014

CULTO DE SANTA CEIA

UM POUCO DOS MOMENTOS DESTA SEXTA-FEIRA À NOITE (28) DURANTE A CELEBRAÇÃO DA SANTA CEIA NO TEMPLO SEDE DA ASSEMBLEIA DE DEUS CIADSETA EM XINGUARA. A MENSAGEM FOI DIRIGIDA PELO PR. PRESIDENTE DEUSDEDITH















Postador: Manancial de Carajás

AGARRADO

Polícia prende executor do ex-vereador de Xinguara “Biro Biro”
Manoel, o acusado
Foi preso na manhã desta sexta-feira (28/02/14) em Luziania GO, o pistoleiro Manoel Pereira Oliveira executor do ex vereador de Xinguara, Elpidio Pereira da Silva, conhecido popularmente por “Biro Biro” , crime ocorrido no dia 06 de fevereiro de 2013, por volta do meio dia, na PA 279, a 4 quilômetros de Xinguara. Ele foi assassinado com um tiro no peito dentro de sua caminhonete Hilux. Na época , a policia descobriu que o executor de “Biro Biro”, era o vaqueiro Manoel Pereira de Oliveira, mas não foi possível efetuar sua prisão, pois o mesmo, após cometer o assassinato, fugiu de Xinguara para lugar incerto e não sabido.
“Biro Biro”, a vítima
Somente em meados deste mês de fevereiro de 2014, o delegado de Xinguara, Dr. Luiz Antônio ficou sabendo que o acusado estava morando em Luziania (GO), e comunicou este fato ao delegado superintendente do sul do Pará, Dr. Antônio Miranda, que por sua vez determinou que o caso fosse investigado para localizar Manoel.

Biro Biro foi morto dentro do carro, sem chance
de defesa.
Assim que o endereço dele foi encontrado, à pedido de Antônio Miranda, um mandado de prisão foi expedido pela justiça de Xinguara, autorizando à Polícia Civil de Goiás a prender o acusado. 
O mandado da justiça foi cumprido nesta sexta-feira (28), pela manhã. Agora o preso será recambiado para Xinguara onde irá prestar depoimento à justiça para ajudar a esclarecer os motivos pelos quais o ex-vereador “Biro Biro” foi assassinado.

Foto e Testo: EdmarBrito. Postador: Manancial de Carajás

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

HUMANIZAÇÃO

Profissionais da educação passam por capacitação sobre saúde bucal

A Prefeitura de Xinguara, por meio das secretarias de saúde e educação realizou nesta sexta-feira (28), uma capacitação sobre saúde bucal para profissionais que atuam na área da educação.

A ação é realizada por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), e visa preparar os professores de educação física para repassarem orientações sobre os cuidados com a saúde bucal. As ações realizadas nas escolas são acompanhadas por equipes de profissionais especializados.

“Estamos iniciando esse trabalho com a secretaria de educação porque acreditamos que importante trabalhar a prevenção. A participação dos professores nas ações de prevenção é muito importante porque reflete na saúde bucal das crianças”, disse Alessandro Arraes, secretário de saúde.

De acordo com a odontóloga, Marcia Freitas, a capacitação é importante para divulgação dos cuidados básicos com a saúde bucal. “Nossa meta é que os professores possam, a partir desses esclarecimentos, orientar os alunos quanto aos cuidados necessários para uma dentição sadia”, destacou.

Para o coordenador de educação física, André Luiz Sá, a capacitação vai complementar as ações já realizadas pelas equipes da educação quanto a saúde dos alunos. “Nos sempre buscamos atualizar as informações para repassar aos alunos,  são ações simples que fazem toda a diferença”, afirmou.

Foto e Fonte: Ascom PMX. Postador: Manancial de Carajás

DINHEIRO PÚBLICO

Salários Jatene Corta, mas Família fatura R$ 100 mil

Nas Folhas de Pagamento há Filho, Genro, cunhada e nora de Jatene, cujos Salários, somados, estão Acima de R$ 100 mil mensais

O ASSUNTO já ganhou manchete nacional no Jornal "Folha de São Paulo", mas o Governador Pouco se importou com a repercussão negativa. Pelo contrario, o Jatene ficou AINDA Mais animado DEPOIS Que Seu pupilo Politico, Zenaldo Coutinho, assumiu a Prefeitura, aproveitando para fisgar mais Cargos para Familiares.
Nepotismo
O Governador, Por Intermédio da assessoria, afirmou Opaco nenhum dos Casos configuração nepotismo nepotismo cruzado. 

Postador: Manancial de Carajás, com informações do Diario do Pará e Folha de São Paulo

DIÁRIO DO PARÁ

CADERNO ESPECIAL DE CARAJÁS
CARNAVAL DE XINGUARA É DESTAQUE EM TODO O PARÁ

Postador: Manancial de Carajás

MENTIRA

Ex-governadora e deputado desmentem Jatene

Ex-governadora e deputado desmentem Jatene
A ex-governadora Ana Júlia Carepa e o deputado estadual Edilson Moura (PT) desmentiram o governador do Pará, Simão Jatene, que anunciou a criação de um fundo para financiar o que seria a "primeira fábrica de chocolate" do Pará. Ana Júlia chegou a afirmar em seu blog que esta é mais uma "estória de pescador" de Simão Jatene.

Ana Júlia e o deputado petista informaram que a primeira fábrica de cacau já existe em Medicilândia desde 2010. É a Cacau Way, conduzida pela Cooperativa COOPTRANS.

A ex-governadora publicou em seu blog: "Essa fábrica foi implantada com apoio do Governo do Estado do Pará e com apoio do FUNCACAU.

O FUNCACAU é um fundo estadual criado no GOVERNO ANA JÚLIA, através da Lei 7.093 de 16 de janeiro de 2008 (Diário Oficial de 18/01/2008), regulamentada pelo Decreto 1.846 de 18/08/2009, e Lei 7.079 de 28/12/2007 (DOE 31/12/2007) para apoiar a cacauicultura em todos os seus aspectos, inclusive a verticalização da produção", afirma Ana Júlia.

Na entrevista concedida a um jornal de Belém, Jatene anunciou um fundo de criação para investir no que, segundo ele, seria um fundo que iria financiar a instalação da primeira fábrica de chocolate do Pará, erguida na estrada de Mosqueiro, no município de Santa Bárbara.

O deputado Edilson Moura diz não saber se a notícia foi dada por motivo de desatualização ou má fé, porém confirma o que foi dito pela ex-governadora. "A primeira e única fábrica de cacau do Pará, foi construída e instalada no Município de Medicilândia, com investimentos de mais de um milhão de reais, só em equipamentos, provenientes do FUNCACAU, criado pela governadora Ana Júlia, do PT", afirmou Moura em seu blog.

Foto: Divulgação. Fonte: (DOL).Postador: Manancial de Carajás

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

DOENÇAS SEXUAIS

Caminhada de conscientização sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Prefeitura de Tucumã, Secretaria Municipal de Saúde e Alunos do Geraldo Ângelo realizam caminhada de conscientização sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

A Prefeitura de Tucumã, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira, 26 de Fevereiro, uma campanha de prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O evento contou com a participação do Prefeito, Adelar Pelegrini, Secretário Municipal e Saúde, Ricardo Freitas, alunos da Escola Geraldo Ângelo Pereira além de profissionais da saúde e ainda o apoio da Policia Militar.
Conscientizando. Profissionais da Saúde Pública de Tucumã com o Prefeito Adelar Pelegrini e Ricardo Freitas, Secretário de Saúde.
Para realizar a campanha, servidores municipais da secretaria de saúde, trajando camisetas e faixa com a frase “Seja um folião e divirta-se com precaução” e “Neste Carnaval não se deixe levar por qualquer fantasia use camisinha”, deu inicio a uma caminhada saindo da Avenida Pará, passando por parte da Avenida dos Estados, onde teve a participação dos alunos da rede pública municipal de ensino da Escola Geraldo Ângelo Pereira.
O prefeito Adelar partticipou da caminhada
Uma tenda foi montada enfrente a Unidade Mista de Saúde de Tucumã onde esta sendo realizada a entrega de material informativo, folhetos e preservativos, além de exames do teste rápido de HIV.

Por tanto durante todos os dias de quarta, quinta e Sexta Feira, os materiais de divulgação e conscientização estão sendo distribuídos a motoristas e pedestres que circulam no trevo da Avenida Pará com Avenida Brasil, como medida de prevenção devido à aproximação do período do carnaval.

Foto e Fonte: Roney Wydiamaior Ascom PMT. Postador: Manancial de Carajás

SAÚDE

Hospital Municipal de Xinguara realiza cirurgias de varizes

Cento e treze Mulheres de Xinguara que sofrem com o problema de varizes, agora terão uma vida mais saudável. Durante toda essa semana, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde está realizando cirurgias de varizes. Os procedimentos estão sendo realizados no Hospital Municipal.

“Acredito que a partir de agora essas mulheres vão poder ter uma vida melhor. A nossa meta é minimizar o sofrimento da população mais carente” disse Osvaldinho Assunção, prefeito.

Aos 33 anos, a dona de casa, Deusilene Miranda, sofre com a doença, sem condições financeiras adiava o tratamento. Ela faz parte do grupo de mulheres atendidas pela prefeitura para realizar a cirurgia de graça. “Além do bem estar físico, também estou com a alta estima melhor. Com certeza daqui para frente minha vida vai mudar”, disse Deusilene Miranda, dona de casa.

De acordo, com o cirurgião vascular responsável pelas cirurgias, Gabriel Mendes, a questão não é apenas estética, sendo considerado um fator que compromete a qualidade de vida. Ele ressalta que no Brasil existe uma grande fila de espera para realizar o tratamento, além de não ser acessível a muitos pacientes devido ao alto custo do tratamento. “A prefeitura está proporcionando a essas mulheres, um tratamento especializado sem custo. Além do conforto de poder realizar a cirurgia sem ter que sair da cidade, isso é sem dúvida investir na qualidade de vida da população” disse o cirurgião.

Esta é segunda vez que são realizadas cirurgias de varizes em Xinguara, desde o início da gestão do prefeito, Osvaldinho Assunção. Em junho de 2013, 115 mulheres realizaram o procedimento cirúrgico. “O prefeito tem investido na saúde da nossa população. Além dessa etapa, nós continuaremos com a triagem, nossa meta é realizar cerca de 300 cirurgias ainda esse ano”, enfatizou Alessandro Arraes, secretário de saúde.

Foto e Fonte: Ascom PMX. Postador: Manancial de Carajás

XINGUARA- IPTU 2014

Prefeitura concede desconto de 20% para pagamento de IPTU

Visando investimentos em diversas áreas como saúde, educação e infraestrutura, a Prefeitura de Xinguara, já está realizando a entrega do IPTU 2014.

“Historicamente a cobrança do IPTU em nosso município vinha sendo realizado apenas no segundo semestre de cada ano, causando dificuldades no planejamento e deixando com isto de ser revertido em obras de infraestrutura no município. Para que estas obras sejam realizadas é fundamental a arrecadação acontecer em tempo hábil”, explicou Francisco George dos Santos, secretário de cidade.

De acordo com um levantamento realizado pelo Departamento de Tributos de Xinguara, nos últimos 5 anos o Município deixou de arrecadar o valor aproximado de 7,5 milhões em IPTU. Em 2013 a arrecadação foi de aproximadamente 211 mil de uma receita estimada de 1.850.000,00, ou seja, arrecadou somente 11% do previsto.  A expectativa é que neste ano, seja recolhido R$ 2 milhões, dinheiro que estará sendo aplicado nos serviços de melhorias do município.

Com a antecipação da entrega do DAM (Documento de Arrecadação Municipal), a prefeitura está concedendo um desconto de 20% para pagamento do imposto em parcela única até o dia 31 de março. Caso o contribuinte opte pelo parcelamento, ele poderá ser feito em até 3x sem juros.

Como administrador público, o Prefeito está comprometido com as necessidades da população, por isso, está oferecendo todas as condições legais (concedendo desconto e fazendo parcelamento) para que o contribuinte possa fazer a sua parte também.” completou o secretário.

Foto: Ilustração: Fonte: AscomPMX. Postador: Manancial de Carajás

PRODUÇÃO

Agricultores familiares de Tucumã são capacitados para produzir cacau com responsabilidade socioambienta

Preparo da Biocalda no Sítio Deus e Amor. Prefeitura de Tucumã incentiva produtores a produzirem cacau de qualidade, rentável e altamente sustentável.
Conscientizar agricultores familiares sobre as múltiplas possibilidades de produzir cacau de qualidade e altamente sustentável. Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal de Tucumã, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o Fundo Vale, investem continuamente na capacitação dos produtores de cacau de Tucumã.

Oficinas
Nos encontros em forma de oficinas os produtores de cacau recebem informações quanto à produção de mudas, manejo de cacau, nutrição de plantas com insumos agroecológicos, prevenção e controle de pragas e doenças além da regularização ambiental e acesso a políticas públicas. 

Apoio ao Homem do Campo.
O Secretario Municipal de Agricultura de Tucumã, Clarismar Oliveira informa que o curso de capacitação de cacau com responsabilidade socioambiental, adotando aplicação da biocalda vem sendo realizado deste novembro de 2013, com total apoio da atual administração municipal de Tucumã.

Certificação Imaflora
De acordo com o biólogo Leo Ferreira, do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) lembra sobre a importância da capacitação e que surgiu da necessidade de conscientizar os agricultores familiares de que é possível produzir cacau de qualidade em Tucumã e na região. Para isso, é preciso alguns critérios para se obter amêndoa adequada à produção altamente rentável e com sustentabilidade com a utilização da Biocalda.

Resultados
No sítio Boi não Caga, uma propriedade rural localizada na Vicinal Jabuti de propriedade do produtor rural, João Fernandes Lustosa, conhecido por todos por Tuka, afirma que já esta aplicando a Biocalda na lavoura de cacau e que os primeiros resultados são satisfatório.

Dia de Campo
Já para os agricultores do Sitio Deus e Amor, Antonio Gomes da Rocha “O homem da Coluna e a senhora Grilnaria Maria da Silva Rocha, enaltecem o trabalho desenvolvido pela administração do Prefeito Adelar Pelegrini, na área da agricultura em oportunizar condições de renda ao homem do campo. Homem da coluna se diz satisfeito com o que aprendeu com relação à biocalda. 

Foto e Fonte: Roney Wydiamaior. Postador: Manancial de Carajás

BENEFÍCIOS

Prefeitura de Tucumã Concede Incentivo Fiscal para a população.

O prefeito municipal de Tucumã Adelar Pelegrini encaminhou para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores do Município, projeto de Lei que concede Incentivo Fiscal a contribuintes do município.

Advogado tributarista da Prefeitura de Tucumã, 
Dr. Silvio Marcos Huida.
De acordo com a Lei do Executivo aprovada pelo o Legislativo o cidadão que efetuarem a transferência do veiculo ou moto para o Município de Tucumã contará com 25% (vinte e cinco por cento) do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que poderá ser utilizado como crédito para ser utilizado como pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ou Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), o incentivo e estendido também na Taxa de Licença de Alvará.
Genivon Borges de Moraes, secretário mun.
da Fazenda
IPTU
Para requerer basta procurar a Secretaria da Fazenda no município onde o IPTU o cidadão já tem o desconto de 30% ( trinta por cento) com opção de parcelamento em até 10 vezes e agora com esse incentivo fiscal o contribuinte que transferir o IPVA do veiculo para Tucumã tem 25 por cento de desconto também no IPTU.

REFIS MUNICIPAL
Outro incentivo a população de Tucumã, diz respeito ao Programa de Recuperação Fiscal, ou seja, “REFIS MUNICIPAL”, destinado à regularização de créditos do município, decorrentes de débitos dos contribuintes, de natureza tributaria e não tributária, cujos fatos geradores tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2013, constituídos ou não, inscritos ou não em divida ativa, ajuizados ou não, com ou sem exigibilidade suspensa. O desconto pode chegar ar margem de 100% (Cem por cento) de desconto em relação a juros e multas no caso para as pessoas que optarem pelo o pagamento a vista ou parcelado.
Raphael de Sousa, Secretário Municipal de
 Administração e Planejamento.
IPVA
O advogado tributarista Dr. Silvio Marcos Huida explica que o cidadão ao transferir o Carro ou moto contará com 25% (Por Cento) do IPVA pago para ser utilizado como crédito para pagar seus tributos municipais e o Município contará com 50% (Cinquenta por cento) do valor do IPVA transferido, pois todo IPVA pago referente aos carros emplacados dentro do território de Tucumã o Estado repassa 50% do valor ao Município, portanto com esta ação Tucumã arrecadará mais e com isso trará mais benefícios aos seus moradores. 

Foto e Fonte: (Roney Wydiamaior/ Assessoria de Imprensa). Postador: Manancial de Carajás 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

NA CADEIA

Polícia prende foragido de Xinguará-PA. Acusação é de homicídio e formação de quadrilha

Policiais Civis da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DECA), de Colinas do Tocantins, prenderam na tarde desta segunda-feira, 24, em Bernardo Sayão, Edmilson Folhas de Araújo, vulgo “Biró”, 39 anos de idade.

Ele é acusado pela prática de vários crimes, incluindo homicídio qualificado e formação de quadrilha, sua prisão deu-se por meio de cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pelo juízo criminal de Xinguará-PA, de onde era foragido.

Após a realização de investigações e diligências, que apuram situações de crime de roubo que vem ocorrendo na regional de Colinas e municípios adjacentes, a PC constatou que o indivíduo era integrante de uma quadrilha de assaltantes de banco de alta periculosidade e estava alugando uma casa, em Bernardo Sayão, com a finalidade de se esconder da Policia do Estado do Pará, que estava a sua procura.

Também foi apurado que a intenção do foragido da justiça, era estabelecer-se no município tocantinense para juntamente com seu bando, dar início a uma onda de roubos neste Estado.

Diante das informações, as ações do elemento passaram a ser monitoradas e quando este trouxe sua mudança na madrugada desta segunda-feira, oriunda da cidade de Redenção-PA, para o Tocantins. Os agentes em posse do mandando de prisão enviado pela Polícia Civil do Pará, abordaram e prenderam Edmilson. Na ocasião o indivíduo não esboçou qualquer tipo de resistência e confirmou ser a pessoa que os policiais procuravam.

No referido documento expedido em face do acusado, ainda constam os nomes de mais quatro comparsas, que se encontram foragidos pela pratica das infrações penais tipificadas nos artigos 121, § 2º, III e IV, art. 288, art. 163, parágrafo único, incisos I, II, III e IV, artigo 329, todos do código penal e artigos, 14 e 16 da Lei 10.826/03.

Após os procedimentos cabíveis, o elemento foi recolhido na carceragem da Cadeia Pública de Colinas, onde permanecerá a disposição do Poder Judiciário.

Foto e Fonte: Folha do bico. Postador: Manancial de Carajás

CHACINA

Polícia identifica o principal suspeito do triplo assassinato em Itaituba
Dejaci Ferreira de Sousa é ex-presidiário, é frio, calculista e covarde

Dejaci Ferreira de Sousa é ex-presidiário
Uma força tarefa envolvendo policiais civis de Itaituba e Santarém, com apoio da Polícia Militar identificou na tarde de segunda feira, (24), quem foi o possível autor da chacina ocorrida na manhã de sábado, dia 22, quando foram mortas a facadas a advogada Leda Marta, sua filha de 10 anos Hanna e a funcionária da loja “Belíssima” Taynara Siqueira.

Trata-se do ex-presidiário Dejaci Ferreira de Sousa, cearense, de 43 anos e que estaria residindo em Altamira. O acusado tem extensa ficha criminal, tendo inclusive cumprido sentença no presídio de Itaituba por furto, mas responde a vários processos por homicídio e outros delitos.

Sua prisão está sendo esperada a qualquer momento. A OAB, através de comissão presidida pelo advogado Jairo Araújo, acompanha todos os detalhes das investigações dando todo apoio necessário aos policiais envolvidos nas investigações.

PASSEATA HOMENAGEIA VÍTIMAS DE CHACINA E PEDE PAZ E JUSTIÇA PARA ITAITUBA

Passeata reuniu muita gente para homenagear
as vítimas de violência
Foi comovente, fraterna e chamou a atenção da cidade. A OAB prestou uma singela homenagem às vítimas da chacina ocorrida no sábado, dia 22, quando foram mortas de maneira cruel e violenta a advogada e procuradora da prefeitura Leda Marta, sua filha de 10 anos Hanna Estela e Taynara Siqueira, que era funcionária da loja “Belíssima”, de propriedade de Leda.

A homenagem teve início na barraca de eventos quando os advogados, professores e alunos(as) da escola Isack Newton com faixas e olhares voltados ao majestoso rio Tapajós, em silêncio por alguns minutos, prestaram homenagem as três vitimas.

Em seguida todos saíram em passeata pelas ruas de Itaituba ostentando faixas pedindo paz e justiça para Itaituba, que vem se tornando uma cidade violenta e intranqüila.

Mas de acordo com a advogada Paula Bonalumi, a homenagem também foi estendida a todas as Mulheres que foram vítimas de estupros e outros tipos de violência.

A presidente da OAB, Dra. Cristina Bueno, leu uma mensagem de despedida às vítimas e antes de saírem ostentando faixas e de roupas preta, foi rezado um “Pai Nosso” por todos os presentes. Na segunda-feira, dia 24, todos os escritórios dos advogados (as) de Itaituba não tiveram expediente e colocaram nas portas um pano preto em homenagem a Leda Marta, sua filha e a funcionária. 

Foto e Fonte: RG 15/ e Nazareno Santos. Postador: Manancial de Carajás

CAPACITAÇÃO

Convênio entre Norte Energia e Fiepa capacita pessoas na região do Xingu
Programa qualificará 2.600 empreendedores locais para as oportunidades de negócios em Belo Monte

Qualificação de empreendedores
A Norte Energia e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) firmam nesta terça-feira (25/02) parceria para implantar o Programa de Incentivo à Capacitação Profissional e ao Desenvolvimento de Atividades Produtivas na região do Xingu. A solenidade será realizada às 19h, na Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Altamira (Aciapa).

O Programa tem como objetivo qualificar 2.600 empreendedores locais para as oportunidades de negócios e serviços proporcionadas pelas obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Ações de capacitação serão desenvolvidas pela Rede de Desenvolvimento de Fornecedores (Redes), da Fiepa, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O convênio entre a Norte Energia e a Fiepa faz parte do Programa Básico Ambiental (PBA) da UHE Belo Monte.

Foto e Fonte: RG 15/ e Anderson Araújo. Postador: Manancial de Carajás

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ACIDENTE

Avião que caiu em Mato Grosso e carbonizou piloto havia sido furtado em Ourilândia do Norte, Sul do Pará

O avião monomotor prefixo PR-GTB, modelo 210-1, que caiu hoje de manhã na zona rural de Cotriguaçu (950 km a Noroeste de Cuiabá) havia sido furtado durante a madrugada, em uma fazenda de Ourilândia do Norte, no Sul do Pará. “A aeronave foi furtada por volta das 3h30 e caiu às 5h50”, disse, ao Olhar Direto, o investigador João Cícero, da Delegacia da Polícia Civil de Cotriguaçú.

Diferente do que fora informado pelo Comando Regional VII, apenas o piloto, identificado como “Toninho”, morreu carbonizado. O passageiro foi identificado como Raimundo José de Oliveira, de 32 anos, socorrido em estado grave, levado até um hospital de Juína e transferido para Cuiabá.

“Inclusive esse Raimundo tem um mandado de prisão em aberto por furto. Ele sofreu queimaduras graves e precisou ser levado para a capital”, informou o investigador da PJC.

Chovia muito na região desde as primeiras horas do dia e moradores da comunidade Nova Esperança – a cerca de 70 quilômetros da sede de Cotriguaçu – ligaram no telefone 190 informando a queda de uma aeronave. Viaturas das polícias Civil e Militar foram até o local informado e constataram que o piloto morreu carbonizado.

É a segunda queda de avião com mortes em menos de uma semana em Mato Grosso. Na última quarta-feira (19), um avião monomotor caiu entre Barra do Bugres e Alto Paraguai, vitimando o empresário e ex-vice-prefeito de Nova Olímpia, Luiz Roberto Gonçalves, de 55 anos, e o piloto Edevaldo Martins Ferreira.

Outra ocorrência com aeronave é o desaparecimento de um avião Cirrus, pilotado pelo empresário Daniel Martins Alves, de 55 anos. Ele decolou, também na quarta-feira, de Novo Progresso (PA) com pouso previsto em Rondonópolis. No entanto, o avião sumiu e a família não tem mais notícias de Daniel – que é dono de um hospital em Telêmaco Borba (PR). A Força Aérea Brasileira (FAB) fez buscas em Mato Grosso e no Sul do Pará, mas não localizou o avião.

Foto: Miguel de Melo/PM). Reportagem: Olhar Direto/ Alexrande Alves de/ Sinop). Posatador: Manancial de Carajás

PARCERIA

PDT define apoio ao PT e PMDB para as eleições

HELDER BARBALHO
O PDT realizou, no último sábado, seu Encontro Estadual e decidiu, por unanimidade, apoiar a pré-candidatura de Helder Barbalho (PMDB) para o Governo do Estado nas eleições de outubro. O partido decidiu também que o ex-deputado Paulo Rocha (PT) será o seu pré-candidato para o Senado Federal. Os dois, por sinal, participaram do evento como convidados especiais. O encontro, realizado no Crowne Plaza, contou com a presença do ministro do Trabalho, Manoel Dias, e do presidente do partido no Estado, deputado federal Giovani Queiroz, além de prefeitos, vereadores, deputados e militantes.

Helder Barbalho destacou a importância de partidos como o PMDB, PT, PDT, PROS, PCdoB e demais legendas que apoiam a reeleição da presidente Dilma somar esforços para vencer as eleições no Pará. O pré-candidato peemedebista ressaltou que é preciso repensar o Estado em termos estratégicos, com especial atenção para a ampliação e modernização de sua cadeia logística e a execução de projetos estruturantes.
PAULO ROCHA
O prefeito de Marabá, João Salame (PROS), afirmou que em 14 meses de seu mandato ainda não assinou um único convênio com o Estado e que só de dívidas da administração passada já pagou 50 milhões de reais.

O pré-candidato ao Senado pelo PT, Paulo Rocha, destacou que o atual governador não consegue sequer estancar as chagas abertas pela campanha do plebiscito de divisão do Estado e trata o interior paraense com desdém, discutindo com estudantes e destratando as lideranças regionais. “O atual governo vem fazendo de conta que administra o Estado, quando sua única obra é a propaganda”, disparou.

Foto: Divulgação. Fonte: (Diário do Pará). Postador: Manancial de  Carajás

RELIGIÃO

Paraenses estão felizes por Dom Orani

Os paraenses estão felizes com a nomeação a cardeal do ex-arcebispo de Belém, dom Orani Tempesta, atual arcebispo do Rio de Janeiro. Dom Orani recebeu das mãos do Papa Francisco , na Basílica de São Pedro, o título de cardeal no último sábado (22).

No domingo de manhã fiéis que saiam da basílica de Nazaré estavam felizes com a notícia. “É sempre gratificante ver que estamos sendo representados no Vaticano. Esperamos que ele traga mais fiéis e com seu carisma conquiste mais pessoas para a igreja”, disse Sandro Cunha, engenheiro químico.

A médica Maria do Carmo Veiga se sente esperançosa com as renovações que o Cardeal pode trazer para a Igreja Católica. “Uma importância muito grande para nossa igreja e um orgulho para nós como paraenses, já que ele foi nosso arcebispo aqui por muito tempo. Eu acredito que ele pode trazer uma renovação para a nossa igreja, e que consigamos transpor esses obstáculos, superando problemas como a pedofilia”, disse.

“Uma graça para nós paraenses e para a Igreja termos uma pessoa que conviveu conosco ascender um cargo dentro da igreja. Espero que continue sendo vencedor e que continue com entusiasmo levando a palavra de Deus e que nós como rebanho sejamos felizes”, informou José Maria, delegado de polícia. 

Foto: Divulgação. Fonte: (Diário do Pará). Postador: Manancial de  Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...