sábado, 2 de março de 2013

Revista italiana afirma que a Cúria Romana está grampeada desde 2012 


Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Parsifal

 

No mesmo dia em que Bento XVI renunciou (28) reporta o “Estadão”, citando a revista italiana "Panorama", que desde setembro de 2012, o cardeal Tarcisio Bertone, ex-secretário de Estado do Vaticano e agora carmelengo na Sede Vacante, determinou que fossem grampeados “os telefones, e-mails e monitorados os encontros mantidos por todos os membros da Cúria.

Shot001
Bertone teria tomado a decisão quando ocorreram os vazamentos dos documentos sigilosos que revelaram uma rede de corrupção e nepotismo no Vaticano. 

> O mordomo foi o culpado
O autor dos vazamentos, que ficou conhecido como “Vatileaks”, foi Paolo Gabriele, mordomo de Bento XVI. Gabriele foi julgado e condenado a prisão, mas foi anistiado pelo papa.
Shot002
A revista afirma que as interceptação estão ativas até hoje. 

> Porta-voz desmente, mas Panorama reafirma
No dia 28, o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, emitiu nota afirmando que a matéria não tem “o menor fundamento”, e que houve apenas “escutas mínimas” no processo de investigação. A “Panorama”, no seu portal on-line, reafirmou a reportagem. 

Os documentos vazados ao jornalista italiano Gianluigi Nuzzi, transformaram-se em um livro, “Sua Santidade - As Cartas Secretas de Bento XVI”, que retrata o Vaticano como ele sempre foi e como sempre será qualquer governo na Terra: um antro de intrigas, mentiras, vaidades, artimanhas e comanditadas de facções que se articulam para extrair poder. 

Gianluigi Nuzzi narra que havia até quem cobrasse propina para marcar uma audiência com o papa. 

Prefeitura de Xinguara lança Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Edmar Brito

Prefeito Osvaldo Assunção (PMDB)
Nesta sexta-feira (01), à noite, no auditório da Maçonaria, em Xinguara, foi feito o prefeito da cidade, Osvaldinho Assunção, fez o lançamento municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa que contribui para a alfabetização e o letramento de crianças com até oito anos de idade.

Durante o lançamento do programa, o prefeito Osvaldinho enfatizou seu apoio ao mesmo e declarou que toda ação que venha para visualizar um futuro melhor para as crianças do município, será bem aceito por ele.

“Não medirei esforços para defender um futuro melhor para o nosso povo, e principalmente apoiar programas como este, que dá incentivo aos professores e traz garantia de um melhor aprendizado para nossas crianças”- disse o prefeito.

O secretário de Educação de Xinguara, Vilmone da Silva, que também estava presente ao lançamento do Pacto, disse que o programa chegou na hora certeza, e que veio como um grande reforço escolar para as crianças do ensino fundamental.

 “Na minha avaliação, o Pacto veio para suprir a urgente necessidade que nossas crianças tinham para ter uma base segurança de aprendizado, por isso é que volto a frisar mais uma vez, que esse programa é de elevada importância para a classe estudantil de nosso município”, conclui.

A mesa que lançou o Pacto em Xinguara estava composta pelo prefeito Osvaldinho Assunção, pela secretária de Assistência Social, Fátima Assunção, pelo vice-prefeito Raimundo Mototaxi, pelo presidente municipal do PSC, Luciano Bueno, pelo chefe de Gabinete, Dr. Batista, pela secretária de Saúde, Ana Maria, pelo secretário de Educação, Vilmone Silva, pela senhora Rozimar Alves da Silva, coordenadora do Pacto em Xinguara, pelo coordenador do SINTEPP, Janisley Siqueira, e pela aluna da 6ª série do Colégio Acy de Barros, Kamilly Rodrigues.
Aviso da Prefeitura de Xinguara

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da ASCOM/Xinguara

Atenção a todos que irão participar da Campanha a Semana da mulher.
As atividades serão  na sexta-feira  dia  8 de março a partir das 7 da manhã no parque de exposições.
Para sua comodidade, estaremos disponibilizando vários ônibus durante o dia todo.
Os ônibus sairão das seguintes escolas :

Escola Betel
Raimundo Henrique
Jose antão
Jair ribeiro
Cora coralina
Acy de barros
e Jader barbalho
Realização: Secretaria de Assistência Social e Prefeitura de Xinguara
A semana da mulher. Nossas mulheres podem mais. (ASCOM/Xinguara)

sexta-feira, 1 de março de 2013


Governador Simão Jatene passa por cirurgia do coração em SP

Jatene, Governador do Pará
Jatene passou por cateterismo e teve prótese colocada para liberar artéria. Operação foi realizada em hospital de São Paulo.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do  G1 PA

Governador do Pará, Simão Jatene Brasil - O governador do Pará, Simão Jatene, passou por uma cirurgia no Hospital do Coração, em São Paulo, nesta quarta-feira (27). Seguindo orientação médica, Jatene passou por um cateterismo após uma obstrução parcial em uma das artérias do orgão ter sido identificada durante um exame de rotina.

Após duas horas de cirurgia, o governador recebeu uma prótese interna para a desobstrução da artéria. De acordo com o governo do estado, Jatene passa bem e deve receber alta no final de semana.



Fundação e Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) fará seleção. Cargos são de nível médio e superior.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do G1 PA

Pará - O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) escolheu a Fundação e Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) para organizar o concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de cargos, no regime de CLT, de nível superior e médio. O número de vagas não foi divulgado.

A vigência do contrato entre o Coren e a Fadesp é de 26 de fevereiro de 2013 a 26 de fevereiro de 2014. O valor inicial é de R$ 71.500,00 . O contato foi assinado no dia 26, em Belém.

Polícia Civil recupera carga roubada e prende receptador em Tailândia

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Uruará em foco

Comerciante preso e carga recuperada
A repressão às quadrilhas que praticam roubos de cargas no Pará resultou, nesta quinta-feira, 28, na recuperação de produtos que fazem parte de uma carga roubada, no interior do Estado. Policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), sob comando do delegado André Costa, prenderam o comerciante Jean Rodrigo Benedeti, 32 anos, paulista natural de Marília (SP), apontado como receptador dos produtos roubados que estavam na loja de autopeças de sua propriedade, em Tailândia, sudeste paraense. Dois veículos usados durante o roubo foram apreendidos em poder do acusado.

O roubo da carga, formada por produtos variados, como vestuários, caixas com preservativo, óleo lubrificante, equipamentos de som, remédios e pneus automotivos, ocorreu no último dia 13, no Vila Palmares, trecho da PA-150, entre as cidades de Tailândia e Goianésia do Pará. Dois assaltantes já estão presos.

Os produtos avaliados em R$ 50 mil eram transportados em um caminhão da transportadora “Expresso Vitória”, que seguia de Belém para Redenção, no sul do Pará. Ao passar no trecho, o veículo foi abordado por uma quadrilha armada. Dois bandidos fecharam a pista no momento da passagem do caminhão e depois abordaram o motorista.

Os assaltantes levaram o veículo acompanhados de outro veículo que vinha em comboio com uma van e um carro Doblô. Os bandidos obrigaram o motorista a parar e entregar a carga.  Nas investigações, foram reconhecidos pelo motorista, como envolvidos no crime, Tiago de Souza Borges e Arnandes de Almeida Silva, que foram presos em operação presidida pelo delegado Samuelson Igaki, da Delegacia de Repressão a Roubos de Cargas, da DRCO, da Polícia Civil.

 Durante as prisões dos acusados, na casa de um deles, os policiais civis da DRCO apreenderam roupas, óculos, acessórios para carros, relógios de pulso, joias, material de informática e remédios. O grupo criminoso, segundo as investigações, roubava cargas de caminhões na estrada e depois vendia os objetos roubados a comerciantes nas cidades de Tailândia e Goianésia, região nordeste do Estado.

Um dos comerciantes acusados é Jean Rodrigo. Ao delegado, ele negou que sabia da origem ilícita do produto, sob alegação de ter comprado apenas os pneus. Com ele, um carro Doblô e um Corsa usados no crime foram apreendidos.

A carga foi conduzida para a DRCO, na capital, para lavratura do flagrante de receptação e apreensão dos produtos. O comerciante, segundo o delegado André Costa, da DRCO, responsável pela prisão, já responde a outro processo criminal, por porte ilegal de arma, no Distrito Federal. Conforme o delegado, o comércio dele ficava, na verdade, em um local fechado, que seria de fachada para lavagem de dinheiro.

Juiz do Pará diz que já foi assaltado por causa dos buracos da BR-155

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog: riomariaemfoco.blogspot.com – reportagem: Idelson Gomes – fotos: Charlon Arraes)

Juiz Dr. Edvaldo Saldanha durante discurso na 
câmara de Rio Maria - estamos indignados.
O juiz de direito, lotado no tribunal de justiça do estado do Pará, respondendo pelas comarcas de Rio Maria e Xinguara Dr. Edvaldo Saldanha participou ativamente da audiência pública realizada na câmara de Rio Maria no ultimo dia 27/02 para discutir os problemas das obras da BR-155.  
Convidado para usar a palavra o meritíssimo disse que o Pará é um estado do Norte e não precisa ter o nome escrito com M. “Essa rodovia aqui é a Rodovia da Morte”. Afirmou.
  
O magistrado disse ainda que transita pela região há mais de 11 anos. “Já quebrei vários carros meus e viaturas oficiais, tive prejuízos não ressarcidos, já fui até assaltado, quando fui desviar dos buracos e lá na frente o meliante estava me aguardando”. Desabafa.

Dr. Edvaldo Saldanha diz ainda que quando andava de ônibus também foi assaltado. “Essa história não mudou até hoje, por que não existe vontade politica para mudar”, disse ele. 
“Estou falando como cidadão, pois qualquer demanda a respeito será julgada em esfera federal, portanto posso expressar minha opinião. Também sou juiz da cidade de Xinguara e todos os dias tenho que acordar e pegar esta estrada. Estou vendo o amadorismo com que se faz este serviço (se referindo às obras da BR) eu mesmo já tive que desviar de um trabalhador, já passei durante a chuva e não vi nenhum abrigo para estes trabalhadores da empresa. Não consigo ver nenhuma placa de PARE ou SIGA. Já tive várias situações perigosas por causa disso. Ainda não vi nenhuma viatura do DNIT fiscalizando nada”. Disse o juiz.

Após o desabafo o magistrado conclamou a todos para tomar alguma providencia e cobrar de quem pode fazer algo. “Se tem algo de errado, vamos atrás e descobrir. Não se consegue entender como raspando asfalto e colocando massa pode resolver o problema da rodovia”. Finalizou.  



Mais de 400 vereadores prestigiaram o 1º Congresso de Câmaras e Vereadores

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da FAMEP

Foi realizada nesta quinta-feira (28), no Hotel Sagres, a abertura do 1º Congresso Paraense de Câmaras e Vereadores – Unidos Pelo Municipalismo. O evento foi promovido pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), com apoio do Sebrae e da União dos Vereadores do Brasil (UVB). Mais de 400 vereadores, de todas as regiões do Estado, compareceram. Na ocasião, o corpo constituinte da Federação das Câmaras Municipais e Vereadores do Estado do Pará (Fecamvepa) foi formado.

O objetivo principal do evento foi ressaltar a importância do poder legislativo, além das obrigações e deveres dos vereadores. A programação continuou ao longo do dia e contou com discussões a respeito de temas como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, Fidelidade Partidária e Ação Fiscalizadora do Vereador.

Gilson Conzatti, presidente da UVB, elogiou o comparecimento dos vereadores paraenses e ressaltou a importância da integração entre os legisladores para a gestão municipal. “O evento superou todas as nossas expectativas.

Os vereadores permaneceram presentes do início ao fim e se mostram muito participativos e interessados. Nós vamos realizar outros congressos pelo Brasil e, em setembro, devemos voltar a Belém para um grande congresso que deve reunir vereadores de toda a região Norte”, adianta.

O presidente da Famep, Helder Barbalho, avaliou o congresso como um sucesso. “Nossa intenção é levar o evento a todas as mesorregiões e microrregiões do Estado. Além de fiscalizar, pedir e aguardar a criação de leis, os vereadores têm plena capacidade de brigar pela captação de recursos e definir ações práticas na pauta municipal. Esse deve ser um dos principais objetivos dos legisladores”, completa.

O senador Mário Couto Filho (PSDB) estaria sendo processado na Justiça Estadual do Pará pela emissão de três cheques sem fundos


Extra! Extra! Extra! Médico afirma que senador Mário Couto Filho emitiu R$ 80 mil em cheques sem fundos, para a compra de uma lancha. Segundo ele estariam outros cheques sem fundos de Mário Couto, num total de 21. Senador estaria sendo processado, pela emissão de cheques sem fundos, na Justiça paraense. E tão ou mais impressionante: a Justiça não matéria conseguido citar o senador, por desconhecer o seu paradeiro.


Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog Perereca da Vizinha

 Mário Couto Filho: segundo o médico Albedy Moreira Bastos, o senador teria emitido R$ 80 mil em cheques sem fundos.

O senador Mário Couto Filho (PSDB) estaria sendo processado na Justiça Estadual do Pará pela emissão de três cheques sem fundos, que totalizam R$ 80 mil.

Os cheques teriam sido emitidos em favor do neurocirurgião Albedy Moreira Bastos, em decorrência da venda de uma lancha Top Fish 21, em março do ano passado.

Os três cheques, datados de 30 de março, 30 de maio e 30 de abril de 2012, os dois primeiros no valor de R$ 25 mil e, o último, de R$ 30 mil, teriam sido devolvidos por insuficiência de fundos.

O processo, de número 0031159-47.2012.814.0301,  foi distribuído em 11 de julho do ano passado ao juiz Amilcar Roberto Bezerra Guimarães, da 8 ª Vara Cível de Belém, afirma o médico.

Em 23 de julho, o juiz mandou citar Mário Couto, para que pagasse o débito de R$ 82.867, 87 (a dívida mais correção) num prazo de três dias. E determinou que, caso o pagamento não fosse efetuado, o oficial de Justiça procedesse à avaliação e penhora de bens.

No entanto, a tramitação processual demonstra que houve quatro tentativas de citação e penhora, nos dias 17, 20 e 24 de agosto do ano passado, mas os mandados não foram cumpridos.

O neurocirurgião Albedy Moreira Bastos confirmou há pouco, por telefone, à Perereca da Vizinha, a autenticidade dos documentos encaminhados ao blog por uma fonte.

E disse que, na pesquisa que efetuou através do site www.nacionalconsultas.com.br , teria constatado a existência de 21 cheques sem fundos emitidos pelo senador (CPF: 000.095.632-53), todos de uma conta do Banco do Brasil, agência 5977, em Brasília.

A Perereca acessou o site do Tribunal de Justiça do Estado do Pará e obteve cópia do despacho do juiz e da movimentação processual.

Lá, consta que, de fato, um cidadão de nome Mário Couto Filho está sendo processado pela emissão de cheques sem fundos, no valor informado pelo médico.

No entanto, no site do TJE não consta o CPF desse Mário Couto Filho – daí a impossibilidade de afirmar que se trata da mesma pessoa.

O blog entrou em contato há pouco com a assessoria de imprensa do senador, em Brasília.

Mas a assessora afirmou que Mário Couto provavelmente já estava dormindo, devido ao avançado da hora.

Disse que, realmente, o senador comprou uma lancha nova, mas que desconhece processos contra ele pela emissão de cheques sem fundo.

Salientou, no entanto, que só amanhã (29) poderá obter informações sobre o caso junto ao senador.

Veja no quadrinho abaixo alguns dados do processo (clique em cima para ampliar):


E leia o documento extraído do site do TJE com a movimentação processual e o despacho do juiz Amilcar Roberto Bezerra Guimarães: https://docs.google.com/file/d/0B8xdLmqNOJ12cUVFMTJRMmVBYU0/edit?usp=sharing 



STF decide que a lei do piso nacional dos professores é válida desde 2011

Decisão estabelece que os Estados que não cumprem a lei terão que fazer o pagamento retroativo a 27 de abril de 2011

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Folha de São Paulo
Salário dos professores
Salário dos professores

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta-feira que a lei que criou o piso nacional dos professores passou a ter validade a partir de abril de 2011, quando o tribunal reconheceu sua constitucionalidade.

Na prática, a decisão estabelece que os Estados que não cumprem a lei terão que fazer o pagamento retroativo a 27 de abril de 2011.

Em 2008, a lei foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas, em seguida, foi questionada no STF por governadores que alegaram dificuldades financeiras para cumpri-la. Em reposta aos Estados, em decisão provisória, o próprio STF suspendeu o piso.

A corte, no entanto, só analisou o caso de forma definitiva em 2011, validando a lei. Ficou estabelecido que o piso é a remuneração básica, sem acréscimos de forma diversa pelos Estados. A norma estabelece que nenhum professor pode receber menos que o piso nacional para a carga horária de até 40 horas semanais. Atualmente, o piso é de R$1.567.

Hoje, o STF analisou recursos de governadores (MS, PR, SC, RS e CE ) que questionaram o julgamento. A maioria dos ministros acolheu em parte o pedido dos Estados e tornou válida a lei a partir de 2011.

Os Estados alegavam que não tinham condições orçamentárias para pagar o passivo de 2008 a 2011. O governo do Rio Grande do Sul, por exemplo, argumentou que o passivo de um ano somava R$ 3 bilhões, mais do que a verba para a segurança pública.
No debate, os ministros Teori Zavascki e Gilmar Mendes defenderam que era preciso dar uma folga aos caixas dos Estados diante da incerteza que havia em torno da matéria pelo questionamento do piso.

“As informações que se têm é que os gastos são elevados em alguns Estados comprometendo seriamente a previsão orçamentária e atendimento de outras necessidades”, disse Zavascki.
Mendes reforçou o discurso. “Isso tem implicações no mundo das finanças, do mundo do orçamento”.

“Foi a partir do julgamento que as fazendas públicas puderam se programar efetivamente no que tange aos desembolsos necessários face a essa decisão do STF”, disse o ministro Ricardo Lewandowski.

A dilatação do prazo de validade do piso teve o apoio ainda de Rosa Weber, Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello.
Relator do caso, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, foi o único que votou pela rejeição do recurso. Ele apontou que a lei estabelecia um prazo de 18 meses para os Estados se adequarem a medida. Barbosa indicou que os governadores adotam medidas jurídicas protelatórias para não colocar em prática o piso. “Os Estados não querem cumprir”, disse.

Caso os Estados não cumpram a decisão do STF, podem ser alvo de um pedido de Intervenção Federal para “prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial”. Esse pedido seria avaliado pelo próprio Supremo.

Os Estados ainda podem ser alvo de um mandado de segurança na Justiça Comum para forçar o cumprimento do piso. Isso pode ser feito, por exemplo, por associações de professores.


Padre indiciado por estupro tinha hidromassagem de coração na casa paroquial, diz jovem.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da extra.globo.com


Em uma entrevista chocante, a jovem que acusa o padre Emilson Soares Corrêa de estupro revela detalhes dos abusos. X., de 19 anos, contou ao EXTRA que fez sexo com o pároco pela primeira vez quando ele a convidou para ver filme pornô na banheira de hidromassagem que o religioso tinha na casa paroquial.

Qual foi a primeira relação sexual sua com o padre?
Ele falava que me amava, me chamava para passear, mas nunca achei que tinha maldade. Um dia, ele me chamou para tomar banho na casa dele, dentro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Ele tinha uma hidromassagem em formato de coração lá. Havia uma TV também, e botou filme pornô. Eu tinha 15 anos.

Mas ele obrigou você? 
Ele falou que era apaixonado por mim e pediu para fazer sexo comigo. Fiquei transtornada. Sentia um amor de pai e disse que não ia conseguir deitar na cama com ele. Acabei convencida. Ele garantiu que ia me dar várias coisas.

Até hoje, quanto ele gastou com você em presentes?
Ele me deu duas motos, um Fiat Tempra 99, reformou minha casa. Só essa reforma custou uns R$ 12 mil. Atualmente, está tudo quitado. A segunda moto foi quitada em novembro, mesmo mês da denúncia. Ainda está em nome dele. Ele já deve ter gasto em torno de uns R$ 40 mil. Pagou até curso profissionalizante de R$ 4 mil para mim.
Ele contou qual era o salário como padre?
Dizia que ganhava cerca de R$ 1.500.

Ao ser confrontado pelo pai da jovem com o vídeo em que aparece fazendo sexo com ela, o padre se limilitou a dizer: "Você poderia me desculpar?"

As imagens foram feitas pela menina com celular, na casa paroquial da igreja Nossa Senhora do Amparo, em São Gonçalo.


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

RIO MARIA-PA
Audiência Pública cobra qualidade e respeito ao povo do sul do Pará

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações, reportagem e fotos de Charlon Arraes/blog Rio Maria em Foco

Vereador José Lopes Soares, presidiu a audiência
Com Plenário da Câmara Municipal lotado pela imprensa regional e sociedade organizada, a audiência pública convocada pelo vereador presidente da Câmara Municipal de Rio Maria José Lopes Soares foi realizada com sucesso na tarde da última quarta-feira, dia 27, no Plenário da Câmara Municipal.

A audiência que teve início as 14:30hs e perdurou até 19:30hs, contou com presença de autoridades municipais, estaduais e federais, como: o chefe de serviços e engenharia do DNIT-PA Mário Eduardo Costa, Procurador da República Dr. Leonardo Martinele, engenheiro Cláudio Bastos Lopes – representante da empresa Guizard Junior Construtora e Incorporadora LTDA, Juiz em exercício na Comarca de Rio Maria Dr. Edivaldo Saldanha, Coronel Oliveira do 17º Batalhão, Drª. Adriana Primo de Carvalho, Dr. Rone Messias – Assessor Jurídico da Câmara Municipal, Prefeito Municipal Walter José da Silva, Vice-prefeito Paulo Barros Dias, Deputada Estadual Bernadete e sociedade organizada. 
Chefe de serviços e engenharia do DNIT-PA Mário
Eduardo Costa, esclareceu dúvidas sobre a 
a recuperação da BR 155

O vereador José Soares presidiu a sessão, que teve como objetivo principal, cobrar do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e também da empreiteira Guizard Júnior, explicações e esclarecimentos, quanto ao valor e a qualidade dos serviços que está sendo realizado na BR-155, que aos olhos da população não está sendo realizado um trabalho de nível no trecho da rodovia. 

Além dos 11 vereadores do município, aproximadamente 30 pessoas sentaram nas cadeiras de honra ocupadas por empresários e autoridades regionais, que na oportunidade especularam e cobraram explicações dos representantes do DNIT e da Guizard Júnior.

Momento em que o chefe de serviços e engenharia
do DNIT, Mário Eduardo Costa, mostra cópias do 
processo licitatório à população
Um dos pontos que mais foi abordado pelos moradores de Rio Maria e região foi à velocidade em que a operação tapa-buracos está sendo realizada Uma vez a empreiteira está demorando mais de mês para recuperar um trecho de apenas 3 a 5 km de asfalto.

Outro ponto que foi muito abordado durante a sessão foram os grandes atoleiros causados pelo barro vermelho que a empresa Guizard Junior jogou nas crateras no meio do asfalto estragado, que após as fortes chuvas se transformou em atoleiro sobre o asfalto.

Engenheiro Claudio Bastos Lopes, representante
da empresa Guizarde Junior, debateu as críticas
contra a empresa
Quanto à demora da empreiteira na recuperação do asfalto o chefe de serviços e engenharia do DNIT-PA Mário Eduardo e o representante da Guizard Junior Cláudio Bastos relataram que é devido às fortes chuvas na região que acaba dificultando os avanços da equipe de trabalho. Uma vez que o asfalto não pode ser aplicado com chuva.

Com relação aos atoleiros causados pelo barro jogado sobre o asfalto pela Guizard Junior o engenheiro da empresa afirmou que a empreiteira teve que jogá-lo para tampar as enormes e profundas crateras formadas pela erosão na rodovia que chegava até enganchar alguns veículos, porém a empresa foi surpreendida com fortes chuvas que caíram no mesmo dia em que foi aplicado o material, o que acabou formando atoleiro com a passagem de veículos pesados. A empreiteira se comprometeu com a população em jogar um material mais resistente as chuvas.

Quando foi questionado sobre a recuperação ou reconstrução da BR-155 o chefe de serviços e engenharia do DNIT-PA Mário Eduardo esclareceu que no momento o processo licitatório da rodovia está realizando uma operação de recuperação (tapa-buracos), o que vai oferecer em caráter de emergência, condições de trafegabilidade na rodovia. 
Procurador da República, Dr. Leonardo Martinele
 também participou da audiência

Somente após um estudo técnico do DNIT será feita uma nova licitação de reconstrução que vai revigorar e padronizar toda a estrutura da rodovia incluída pontes de concreto.

A iniciativa do vereador José Soares em convocar a audiência, foi aplaudida pela população e já apresenta resultados, uma vez que os serviços de tapa buracos no trecho entre Rio Maria e Xinguara estão a todo vapor. 

Vereadores também criticaram a falta de atenção
com os moradores que necessitam da rodovia



Após receber elogios de autoridades e sociedade organizada, o vereador José Soares marcou uma nova audiência com o DNIT e Guizard Junior para o mês de maio. O que proporcionará a população de Rio Maria e região uma nova chance de fiscalizar e questionar a obra na rodovia. 


Empossada nova diretoria do Conselho de Pastores de Xinguara

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Reverendos: Agnaldo, Ozenir, Junior, Antônio e Elias
Ontem 27 na  Igreja Cristã Renovada aconteceu a cerimonia de posse da nova diretoria do o Conselho Interdenominacional de Pastores de Xinguara –CIPEX. Pastores e representantes das igrejas de Xinguara prestigiaram om evento. Essa nova diretoria ficará na administração do CIPEX durante três anos.
Coral da Assembléia de Deus de Anápolis, que fez uma brilhante apresentação
A cerimonia foi marcada por louvor, adoração e pela pregação da  Palavra de Deus, ministrada pelo Pastor Elizeu Gomes, da Assembleia de Deus de Anápolis, na cidade de Redenção.  

A prefeitura Municipal esteve no vento, representada pelo chefe de Gabinete, Dr. João Bat4ista Guimarães.
Pr. Junior de Melo, Igreja Cristã Renovada

A  NOVA DIRETORIA DO CONSELHO
Pr. Agnaldo Ferreira Leite
Pr. Ozenir – Igreja de Deus no Brasil
1° Secretário- Pr. Junior de Melo – Cristã Renovada
2° Secretário – Apostolo Fernandes
1° Tesoureiro – Pr. Antônio –
2° Tesoureiro – Pr. Elias – Assembleia de Deus de Anápolis
Diretor de Patrimônio – Pr. Oséias Braga – Assembleia de Deus de Missão
Daniele Soares, Leandro e Léo, do Ministério de Louvor da Cristã Renovada
Já empossado o Pr. Agnaldo Ferreira enalteceu o voto de confiança de cada reverendo e o apoio de todos na cerimonia de posse e antecipou que a partir de agora as igrejas vão mostrar um pouco daquilo que fazem em Xinguara. “Queremos mostrar a sociedade que a igreja está aberta a todos independente daquilo que eles fazem. Nesse sentido vamos explorar datas como Dia da Bíblia, dos Evangélicos, a Fax, e o próprio no aniversário de Xinguara”, explicou.
Dr. João Batista, secretário de Gabinete representou o prefeito Osvaldo Assunção
A prefeitura de Xinguara que neste mandato não tem medido esforços para atender aos evangélicos do município, esteve no encontro representada pelo chefe de Gabinete, Dr. João Batista.
Reverendo Elizeu Gomes e esposa Meire Andrade. Ele ministrou a Palavra de Deus
Om secretário parabenizou a cerimonia e afirmou que  administração do Osvaldinho está pautada a todos os seguimentos evangélicos e não evangélicos. Ele já colaborou com todas as igrejas no período carnavalesco e como sabedor das necessidades das igrejas ele vai está sempre presente enquanto poder publico. “É através da igreja que as pessoas têm um novo pensamento e tem uma nova atitude diante da sociedade”, disse.
Pastor e Advogado, Wilto Taverny
O Pastor Wilto Taverny, vice-presidente da Assembleia de Deus Ciadseta, entende ser este um grande momento onde o povo de Deus está se unindo cava vez mais. As águias estão se unindo disse referindo-se aos pastores locais e o conselho que na visão do reverendo tem o poder  de fazer essa unidade. “Nossa cidade só tem a ganhar com isso. Crente é um povo abençoado e muito forte e quando esse povo se une o inferno estremece. Quero orar a Deus que essa nova diretoria traga uma marca positiva. Parabéns ao Pastor Agnaldo e sua diretoria”.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Famep realizará congresso para vereadores

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agência CNM e Famep

A Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) realizará no próximo dia 28 de fevereiro, o 1º Congresso Paraense de Câmaras e Vereadores - Unidos pelo Municipalismo, no auditório do Hotel Sagres, em Belém (PA). O evento é uma parceria da Famep, Serviço de Apoio á s Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e União dos Vereadores do Brasil (UVB).

Helder Barbalho (Foto Divulgação)
Este é o primeiro evento, promovido pela federação, destinado somente aos vereadores do estado. Municípios fortes, integrados e com boa representação política são a base de um Estado desenvolvido. Esse é o lema que norteia as ações realizadas pela Famep.

A Famep está inserida em outras instâncias de deliberação, sendo a voz dos municípios paraenses, lutando para que seja assegurado o progresso de todos. Por isso a importância da realização de um evento como este, voltado para os vereadores, pois buscamos somar esforços para o fortalecimento do movimento municipalista, contribuindo com soluções políticas e técnicas para excelência na gestão e qualidade de vida da população, ressalta o presidente da Famep, Helder Barbalho, Helder Barbalho.

Programação:

8h30: Credenciamento

9h: Abertura

9h30: Processo Legislativo

11h15: A importância do Poder Legislativo Municipal

12h/12h30: Almoço

14h30: Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

15h30: Fidelidade Partidária

16h00: A ação fiscalizadora do Vereador

16h30: Plenária Final

Encerramento

Informações pelo site www.famep.org.br



Secretário de Administração de São Félix do Xingu relata caos na prefeitura

Francisco de Paula Torres, conhecido como Torrinho, disse que o município está em situação de emergência
               
Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da ASCOM

Secretário de Administração de São Félix do Xingu Torrinho, relata caos na prefeitura e dificuldades administrativas


O Secretário de Administração de São Félix do Xingu, Francisco de Paula Torres, conhecido como Torrinho, disse que o município está em situação de emergência devido ao caos deixado pela gestão anterior que, segundo ele, está dificultando sua administração. Para explicar a situação e anunciar ações de sua gestão, o secretário, e todos outros secretários, estão realizando trabalhos de contenção de despesas e enxugamento da maquina pública.

Em encontro com jornalistas, radialistas e populares, Torrinho tem explicado que a prefeitura está em estado de emergência e/ou urgência e isso se deu devido à falta de informações deixada pela administração passada que limita o início de seu governo, principalmente nas ações emergenciais, como é a saúde e o longo período chuvoso que assola a população do município, deixando as estradas deterioradas e em muitos lugares intransitáveis. 

Maquinário sucateado, prédios caindo aos pedaços, equipamentos ultrapassados, modelo administrativo arcaico, ingerência e folha de pagamento inchada, essa foi a herança que o governo passado nos deixou, mas saibam que isso não nos amedronta em hipótese alguma.

Torrinho relata que encontrou a prefeitura totalmente desorganizada, sem sequer programas funcionais para controle dos setores de tributos e finanças, disse ainda que todos os sistemas setoriais estão ultrapassados, não á um sistema que interligue as secretarias ou seja, todas as secretarias estavam independentes, dificultando assim o controle administrativo e de gastos desordenados.

Torrinho revelou que recebeu o município com registro no Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) – uma espécie de SPC ou SERASA das prefeituras do país, um debito milionário no sistema previdenciário e vários outros setores inadimplentes – e por isso não pode receber verbas federais. 

Mesmo sem experiência como Administrador Público, Torrinho assegura à população que todas as ações da prefeitura são consultadas juridicamente e que governa o município sem perseguição para que possa atender a cada cidadão Sãofelense, seguindo os princípios da administração pública que é Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

O novo secretário também afirmou que o Legislativo Municipal é independente e que o executivo não tem interesse algum de interferir nessas ações. “Todos os vereadores, independente do lado partidário, têm autonomia para desempenhar suas funções na Câmara.” Disse.

Torrinho terminou a entrevista anunciando que as ações do Prefeito João Cleber, e de atender em todas as áreas de sua administração e aproveitou a oportunidade para anunciar as parcerias que estão fazendo com municípios vizinhos e Governo Estadual e Federal.

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...