sábado, 16 de agosto de 2014

JULGAMENTO

Julgamento sobre morte de casal é anulado

O Tribunal de Justiça do Pará anulou o julgamento que absolveu o agricultor José Rodrigues Moreira da acusação de envolvimento na morte, em 2011, do casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo. O acusado teve a prisão decretada pela Justiça.

O julgamento foi em abril do ano passado, em Marabá, no sudeste do Pará, e revoltou setores ligados à luta pela terra no Estado. Moreira foi apontado como mandante do crime, fruto de uma disputa fundiária com o casal, mas acabou absolvido.

A decisão que anulou o julgamento foi motivada por recurso movido por parentes das vítimas e pelo Ministério Público Estadual. No recurso, as famílias alegaram que a decisão dos jurados contrariou as provas do processo. Foram mantidas, porém, as sentenças que condenaram outros dois acusados pelo crime, Lindonjonson Silva Rocha e Alberto Lopes do Nascimento, condenados a 42 anos e oito meses e a 45 anos de prisão, respectivamente.

Os advogados dos parentes das vítimas querem agora que o novo julgamento ocorra em Belém, e não mais em Marabá, para evitar que os jurados sofram possíveis pressões de setores ligados a fazendeiros. "Em uma cidade pequena como Marabá, ficam comprometidas as condições dos jurados para decidirem estes crimes", disse José Batista Afonso, assistente da acusação, representante da família do casal morto, e advogado da Comissão Pastoral da Terra em Marabá.

A defesa de José Rodrigues Moreira diz que a anulação do julgamento é "injusta". "Ainda não fomos intimados mas, tão logo, vamos imediatamente recorrer da decisão, que consideramos injusta", diz o advogado Wandergleisson Silva.


Segundo a denúncia, a motivação do crime foi uma disputa pela posse de área rural dentro do assentamento Praialta-Piranheira. Os nomes do casal, que denunciavam madeireiros clandestinos, estavam na lista de pessoas ameaçadas de morte elaborada pela Comissão Pastoral da Terra.

A região é conhecida pela tensão fundiária e pela impunidade, e o caso teve repercussão internacional. A defesa das famílias do casal espera que o novo julgamento ocorra em 2015 se a defesa do acusado recorrer da decisão de anulação do julgamento, o caso pode se arrastar ainda mais.

Leia também:
Foto: Divulgação. Fonte: DOL, com informações da Folhapress. Postador: Manancial de Carajás

PESQUISA ELEITORAL

Helder tem 38%, Jatene, 37%, e Marco Antonio 3%, aponta Ibope
Margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Instituto entrevistou 812 eleitores entre 11 e 14 de agosto

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (16) aponta o candidato Helder Barbalho (PMDB), com 38% das intenções de voto na corrida eleitoral deste ano. Em seguida, aparece o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), com 37%. Os candidatos Marco Antônio (PCB) e Zé Carlos (PV) estão empatados com 3%.

Encomendada pela TV Liberal, esta é a primeira pesquisa realizada após o registro de candidaturas.

Simão Jatene
Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:

Helder Barbalho (PMDB) - 38% das intenções de voto
Simão Jatene (PSDB) – 37%
Marco Antonio (PCB) – 3%
Zé Carlos (PV) – 3%
Elton Braga (PRTB) – 2%
Marco Carrera (PSOL) – 2%
Brancos e nulos – 6%
Não sabe – 9%

A pesquisa foi realizada nos dias 11 e 14 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 44 municípios do estado.  A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob registro nº PA-00004/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00379/2014.

Pesquisa espontânea
Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Ibope perguntaram ao eleitor em quem votará (sem apresentar a ele a relação de candidatos), 24% mencionaram Jatene. Veja abaixo:
- Simão Jatene: 24%
- Helder Barbalho: 22%
- Menções a outros candidatos: 2%
- Brancos e nulos: 9%
- Não sabe 43%

Rejeição
O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é do peessedebista Simão Jatene, que tem 32%. Na sequencia aparecem Helder Barbalho (24%). Os demais candidatos apresentam índice de rejeição entre 12% e 16%. Eleitores que declararam possibilidade de votar em qualquer um dos candidatos somam 10% e 21% não responderam. Os entrevistados podiam citar mais de um candidato.

Avaliação do governador
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação ao governo Jatene. Segundo o Ibope, 26% disseram que ele é "ótimo ou bom". Outros 44% afirmaram que ele é regular. Os que dizem que ele é “ruim ou péssimo” somam 28%.

Fonte: G1 Pará. Foto: Divulgação postada pelo Manancial. Postador: Manancial de Carajás

QUADRA JAIR RIBEIRO


EDUCAÇÃO: Mais um sonho realizado pelo governo Osvaldinho 
Além do Ginásio de Esportes, mais duas quadras cobertas foram inauguradas e entregues à população estudantil do município
Cerca de 500 alunos serão beneficiados com o Ginásio de Esportes inaugurado nesta sexta-feira 16, à noite no setor Tanaka 1. Um sonho que perdurou mais de 32 anos, foi realizado na gestão Osvaldinho Assunção, com recursos adquirido do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
“Esse ginásio representa nossa preocupação com o bem estar da população e o futuro dos nossos jovens e crianças. A partir de agora, as comunidades passam a contar com um espaço adequado para prática de atividades esportivas e realização de eventos, um compromisso que hoje me sinto feliz em cumpri-lo” enfatizou Osvaldinho.
O ginásio conta com estrutura moderna, arquibancada com capacidade para mais de 600 pessoas, vestiários e banheiros. “A entrega de uma obra como essa representa também a capacidade do gestor em concretizar os projetos. Do papel até a inauguração como estamos fazendo hoje existe um grande caminho que só se conquista com comprometimento e honestidade” avaliou Vilmones da Silva, secretário de educação.
Além do prefeito também estiveram presentes na inauguração autoridades municipais entre elas o presidente da Câmara Municipal, Dito do Cinema, vereadores e secretários. Os convidados tiveram a oportunidade de assistir a apresentação da Banda Marcial, formada por alunos da escola Jair Ribeiro, da quadrilha junina da escola, além da dança das mulheres do Instituto Mulher que Faz.
Familiares de Jair Ribeiro ladeados pelo prefeito, primeira dama, secretário de educação e diretora da escola Jair Ribeiro
Homenagem
O ginásio recebeu o nome de Isabel Ferreira em homenagem a professora falecida há três anos. Durante 20 anos, Isabel Ferreira se dedicou a educação dos alunos da escola Jair Ribeiro Campos. 
Prof. Isabel Ferreira, homenageada pelo governo Osvaldinho
Texto de Mairla Lima (Ascom PMX) com adaptações do Manancial de Carajás

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...