sábado, 6 de abril de 2013


Apenas 6 condenados por crimes no campo no PA cumprem pena, diz CPT

Comissão Pastoral da Terra diz que impunidade aumenta violência.
Advogado critica falta de proteção para vítimas de ameaças no campo.

Moraes Filho da redação do Manancial, com informações de Ingo Müller e Natália Mello Do G1 PA

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) criticou a impunidade para mandantes de crimes de terra após José Rodrigues Moreira, acusado de ser o mandante do assassinato dos extrativistas José Cláudio e Maria do Espírito Santo, ser inocentado no julgamento realizado em Marabá nos dias 3 e 4 de abril.
situação dos condenados (Foto: Nathiel Sarges/ G1)
Segundo levantamento da comissão, 18  crimes cometidos no campo foram julgados entre 1964 e 2011. Nestes julgamentos, foram condenados 11 mandantes e 13 executores, intermediários e facilitadores. Do total de 24 condenados, apenas seis pessoas cumprem pena no Pará: três pelo assassinato da missionária Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, dois pelo massacre de Eldorado dos Carajás em 1996, e um pela chacina realizada na Fazenda Ubá em 1985.

Ainda de acordo com a CPT, foram assassinados 914 trabalhadores rurais, advogados e religiosos no estado desde 1964 - os dados de 2012 ainda não foram divulgados. O G1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça do Pará, mas o TJE informou não ter um levantamento oficial sobre a quantidade de réus condenados em julgamentos por crimes no campo.

STF concedeu o habeas corpus na última terça-feira (21) (Foto: Glaydson Castro/TV Liberal)
Regivaldo Galvão, acusado de ser mandante da morte da missionária Dorothy, aguarda julgamento
de recurso em liberdade (Foto: Glaydson Castro/TV Liberal)

Casos emblemáticos
De acordo com a CPT, a maior parte dos réus condenados que atualmente cumprem pena no Pará tiveram envolvimento com a morte da missionária Dorothy Stang, executada em Anapu em fevereiro de 2005. Rayfran das Neves Sales, executor da irmã Dorothy, cumpre pena em regime semi-aberto; Clodoaldo Batista, co-autor do crime condenado a 17 anos de prisão, fugiu do regime semi-aberto e está foragido; Amair Feijoli da Cunha, também condenado a 17 anos, cumpre prisão domiciliar em Tailândia, nordeste do Pará; os mandantes Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, e Regivaldo Pereira Galvão, foram condenados a 30 anos de prisão. Bida está em regime semiaberto, e Regivaldo aguarda julgamento de recurso em Brasília.

Os dois acusados de envolvimento no massacre de Eldorado, coronel Mário Colares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira, foram condenados a 258 e 158 anos de prisão em 2002, mas foram presos apenas dezesseis anos após o crime, em maio de 2012. Eles cumprem pena em um presídio de Santa Izabel, no Pará.

José Edmundo Ortiz Virgulino, acusado de ser o mandante dos crimes na Fazenda Ubá, foi condenado a 152 anos de prisão em dezembro de 2006 e cumpre pena em prisão domiciliar.

"A impunidade é uma das causas da violência. Quem pratica um crime e não é punido sente-se a vontade para continuar praticando crimes"
José Batista, advogado da CPT

Impunidade
Segundo a CPT, estes crimes são exemplos de assassinatos que ocorreram na região norte nos últimos trinta anos, e que continuam impunes até hoje - impunidade que, segundo a comissão, é um dos elementos que reforça a violência. "A impunidade é uma das causas da continuidade da violência. Quem pratica um crime e não é punido sente-se a vontade para continuar praticando crimes. Mas existem outros fatores, como a morosidade da reforma agrária e a grilagem de terras", explica o advogado da Comissão Pastoral da Terra, José Batista.

Marcados para morrer
Outro dado preocupante levantado pela CPT é que, de 165 pessoas ameaçadas de morte mais de uma vez no país entre os anos 2000 e 2011, quase a metade estava no Pará: cerca de 71 trabalhadores rurais, sindicalistas, agentes pastorais e advogados sofreram ameaças no estado.
ameaças de morte (Foto: Nathiel Sarges/ G1)
Das 42 execuções ocorridas após ameaças em todo o país no mesmo período, 18 assassinatos aconteceram no Pará, sendo 12 o sul e sudeste do estado. De acordo com a CPT, falta um programa adequado para dar suporte às vítimas dessas ameaças. "A proteção não funciona. Foi criado um programa nacional de proteção em 2005, mas ele não garante a vida dessas pessoas. No Pará, deixou de funcionar em outubro do ano passado, porque o convênio do governo federal com a defensoria pública acabou e não foi renovado", disse Batista.

Para o advogado, a situação faz com que muitas pessoas procurem apoio fora do estado. É o caso da professora Laisa Sampaio: sua irmã, Maria do Espírito Santo, foi assassinada em 2011. Após o julgamento que condenou dois executores, mas inocentou o suposto mandante do crime, a professora foi buscar ajuda em Brasília. "O mandante da morte da Maria do Espírito Santo foi inocentado, e será vizinho dela", lamenta José Batista.



Ministério Público determina a abertura de inquérito para investigar Lula O órgão quer esclarecimentos sobre as acusações feitas pelo empresário Marcos Valério

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Correio Brasiliense


O publicitário disse que dinheiro desviado pagou 'despesas pessoais' de Lula (Pedro Filgueiras)
O publicitário disse que dinheiro desviado pagou "despesas pessoais" de Lula

Às vésperas de o Supremo Tribunal Federal (STF) publicar o resultado oficial do julgamento do mensalão, o Ministério Público determinou que a Polícia Federal instaure um inquérito para investigar as acusações do empresário Marcos Valério de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se beneficiado do esquema. O pedido de abertura de inquérito foi feito pela Procuradoria da República no Distrito Federal, com base nos depoimentos que o empresário prestou em setembro do ano passado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Leia mais notícias em Política


Apontado como operador do mensalão, Valério foi condenado pelo STF a mais de 40 anos de cadeia. No depoimento sigiloso, afirmou que Lula autorizou a tomada dos empréstimos que financiaram o esquema criminoso de compra de apoio parlamentar. O empresário alegou, ainda, que parte do dinheiro foi utilizada para o pagamento de “despesas pessoais” do petista. Valério teria feito acusações, também, contra o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci.

Em nota, o Ministério Público Federal no DF (MPF/DF) informa que pediu a apuração de um dos fatos descritos por Valério, em setembro de 2012, quando ele já havia sido condenado pelo Supremo. “O teor específico desse relato já foi divulgado na imprensa.

 Nele, o empresário afirma que teria sido feito um repasse de US$ 7 milhões por parte de fornecedora da Portugal Telecom em Macau (China), ao Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de contas bancárias no exterior”, destaca o texto do MPF/DF. Na época em que o teor do depoimento foi revelado, Lula classificou as afirmações de Valério de mentirosas.



Supremo vai publicar acórdão do mensalão na próxima semana 

Depois da publicação, os réus têm cinco dias para entrar com recurso contra a condenação

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do Correio Brasiliense

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai publicar, na semana que vem, o acórdão do mensalão no Diário da Justiça. Faltava apenas o ministro Celso de Mello entregar o seu voto revisado para que o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, pudesse assinar o acórdão.

Barbosa já havia adiantado que, depois da apresentação do texto de Mello, precisaria de dois a três dias para publicar o documento.

Depois da publicação, os réus têm cinco dias para entrar com recurso contra a condenação. O mesmo prazo é dado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para entrar com recurso contra absolvições, caso julgue necessário. O julgamento resultou em 25 réus condenados e 12 absolvidos.

Leia mais notícias em Política

O prazo para publicação do acórdão - 60 dias depois do julgamento - terminou na última segunda (1º/4), mas ainda faltava o voto de Mello. O atraso não prejudica o processos, mas retarda a aplicação das penas. O Supremo deicidu que os condenados só serão presos depois a ação transitar em julgado.


Polícia acredita ter achado ossada de Eliza Samudio

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de msnnoticias

Golpes na cabeça, tamanho do pé e arcada dentária são pistas que podem levar à ex-amante do goleiro Bruno; DNA sai na próxima semana.

A Polícia Civil de Minas acredita ter localizado os ossos da modelo Eliza Samudio, desaparecida desde junho de 2010. Características de uma ossada achada em janeiro deste ano na cidade de Nova Serrana (MG) batem com as da ex-namorada do goleiro Bruno. Golpes na cabeça, a ausência de algumas partes do corpo e o tamanho do pé, número 37, são alguns fatores que chamaram a atenção dos policiais. O exame de DNA fica pronto na próxima semana.

A ligação entre o corpo achado em janeiro e o de Eliza se deu agora por causa da divulgação de um laudo do Instituto Médico-Legal (IML) de Belo Horizonte (MG). Ele traz várias semelhanças com a ossada de Nova Serrana, no centro-oeste do Estado, perto do Distrito de Martinho Campos, terra da ex-mulher de Macarrão, que na época estava grávida de 9 meses. Outros pontos se destacam, como a altura da mulher encontrada (1,70 metro), a mesma de Eliza Samudio.

O caso é investigado pela Delegacia de Nova Serrana. A ossada estava em um buraco de cerca de 6 metros de profundidade em uma propriedade rural, ao lado de uma estrada vicinal, perto da BR-262. O acesso ao local se dá por outra vicinal, que foi usada por quem seguiu até lá para enterrar o corpo.

De acordo com o delegado da cidade, Rodrigo Noronha, o corpo não tinha as mãos e um braço. Junto aos ossos havia uma sandália de número 37 fabricada no Sul do País, típica de uma cidade próxima à terra da modelo, que era do Paraná. Também foram localizados um cinto e peças femininas de roupas que provavelmente eram usadas pela mulher assassinada.

A arcada dentária do corpo também chamou a atenção, pois era perfeita, segundo o delegado, diferentemente das vítimas de homicídios normalmente achadas na região. E, além de não ter um braço, faltava parte do outro. Já o crânio apresentava um afundamento do lado esquerdo, o que coincide com os relatos sobre a morte de Eliza, uma vez que ela teria sido agredida com uma coronhada justamente desse lado.

De acordo com a polícia, o corpo apareceu por causa da erosão causada pelas chuvas. Ele tinha duas marcas de tiro na cabeça e uma na coluna cervical. Disparos assim geralmente são feitos por quem tem conhecimento na área, o que pode levar ao ex-policial civil conhecido por Bola, apontado como responsável pela execução da ex-namorada do goleiro Bruno. Nesse caso cairia a tese de que Eliza morreu asfixiada, uma vez que os tiros a teriam matado. Bola deve comparecer ao Tribunal do Júri de Contagem ainda neste mês.

Buscas e dúvidas. Somente o exame de DNA, que sai na semana que vem, poderá dizer se o corpo é de Eliza. Vale lembrar que a polícia acreditava estar perto de achar o corpo da modelo pelo menos cerca de dez vezes, mas em nenhum dos cadáveres analisados houve resultado positivo. Além disso, uma peça de roupa achada com essa ossada, a princípio, seria tamanho GG, o que não teria nada a ver com a modelo.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

No STF, defesa do pastor Marco Feliciano diz que a Bíblia e a história mostram que continente africano foi amaldiçoado

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Gospel +

 No STF, defesa do pastor Marco Feliciano diz que a Bíblia e a história mostram que continente africano foi amaldiçoado

A defesa de Marco Feliciano (PSC-SP) apresentou seus argumentos ao Supremo Tribunal Federal (STF) no caso em que ele é acusado de discriminação, por dizer em sua conta no Twitter que “a podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam ao ódio, ao crime, à rejeição”.

Num trecho do documento de defesa, o advogado Rafael Novaes da Silva, que representa o pastor, menciona as acusações de racismo feitas contra Feliciano e diz que nesse episódio foi feita apenas uma citação de um trecho do livro de Gênesis, em que Noé amaldiçoa um neto, que depois , teria migrado para a região onde hoje é o continente africano.

O texto de defesa diz que “ao comentar acerca da maldição que acomete o continente africano e do primeiro caso de homossexualismo da humanidade, o parlamentar denunciado na verdade discorreu sobre a crença dos cristãos de os problemas e obstáculos não surgirem necessariamente de atos do governo e ou empresários, mas do Céu, ou seja, como se a humanidade expiasse por um carma, nascido no momento em que Noé amaldiçoou o descendente de Cão [Cam] e toda sua descendência, representada por Canaã, o mais moço de seus filhos, e que tinha acabado de vê-lo nu”.

Na apresentação dos argumentos, a ideia de que, embora a maldição tenha existido, Jesus a eliminou é ressaltada: “Toda maldição é quebrada na Cruz de Cristo. Tem ocorrido isso no continente africano. Milhares de africanos têm devotado sua vida a Deus e por isso o peso da maldição tem sido retirado”, sustenta o texto, que observa a didática bíblica como forma de reforçar sua tese: “A linguagem metafórica com que vários ensinamentos cristãos são divulgados só confirma como as manifestações do parlamentar denunciado possuem natureza teológica”.

Informalmente, o deputado já argumentou a respeito da maldição usando como ilustração um poema de Castro Alves, que era abolicionista e cita a maldição bíblica em sua obra.

Repercussão do nome de Feliciano pode ter efeito diferente do que esperam manifestantes

Segundo o pastor Silas Malafaia ‘quanto mais tempo perdem com Feliciano, maior será bancada evangélica em 2014’

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da The Christian Post

A repercussão com o nome do pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC) desde que assumiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara de deputados pode ter efeito diferente do que esperam dos militantes e ativistas dos movimentos gays e manifestantes no geral.

Alguns parlamentares, imprensa e militantes evangélicos apontam que repercussão dos protestos contra Feliciano está servindo de propaganda para o que defende os propósitos do PSC (Partido Socialista Cristão) e do próprio Feliciano.
O colunista do Radar On-line da Veja, Lauro Jardim, postou uma citação do pastor Silas Malafaia sobre a mobilização popular contra Marco Feliciano em que agradece ao movimento gay e Jean Wyllys pela publicidade sobre os ideais evangélicos. “Quero agradecer a Jean Wyllys e todo o movimento gay por tudo o que estão fazendo. Quanto mais tempo perderem com o Feliciano, maior será a bancada evangélica em 2014”, diz Malafaia, segundo conta na coluna de Lauro Jardim.

Na avaliação jornalista Dora Kramer, do jornal O Estado de São Paulo, o deputado Marco Feliciano se beneficia com toda repercussão envolvendo o seu nome e não perde votos entre os que pensam como ele e provavelmente deve ganhar muitos mais nas próximas eleições. “Frequentando as manchetes cumpre seu objetivo e, portanto, vai ficar onde está enquanto puder se beneficiar da situação: não perde um voto entre aqueles que pensam como ele e provavelmente ganhará muitos mais na próxima eleição”, disse a jornalista.

As reuniões da CDHM, em meio sempre a muita confusão, os protestos e passeatas, que pedem a saída de Feliciano, acabam entrando diariamente como pauta da maioria dos veículos de comunicação do Brasil.

A jornalista Dora avalia que a repercussão na mídia pode estar motivando ainda mais Feliciano. “Pelo jeito como transita de peito aberto e cabeça erguida em meio à confusão criada sempre que aparece em público, o deputado Feliciano está pouco ligando para os ataques. Ao contrário, deve estar adorando surfar na onda que o levou do anonimato ao estrelato”, avalia.

A reportagem da revista Istoé, que chegou às bancas no último dia 30 de março, na qual o deputado Marco Feliciano foi capa, também destaca que o parlamentar e seu partido têm se beneficiado com toda a repercussão na mídia desde quando foi indicado para ocupar a presidência da CDHM.

O PSC conta atualmente com apenas 16 representantes no Congresso Nacional. Segundo o líder do partido, o deputado André Moura, mesmo sendo da base governista, até hoje o PSC não conseguiu eleger ministros ou cargos mais importantes no Congresso.


Exclusivo- Homem é preso em Itaituba transportando 40 quilos de Droga pela BR-230

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com reportagem e fotos de Junior Ribeiro de Itaituba

Os 39 tabletes de Droga estavam escondidos no forro da carroceria do veiculo Fiat estrada, segundo o delegado Cléber Pascoal a mesma estava bem armazenada e só foi encontrada porque ele teria percebido o nervosismo do motorista.
Eladio Almeida de Sousa-  (Foto: Jr. Ribeiro)
  Na tarde de ontem Agentes da Policia Rodoviária de Itaituba no oeste do Estado em fiscalização de rotina apreendeu um veiculo Fiat estrada cor vermelha de Placa 0IV-20-56 de São Jose de Ribamar Maranhão, por apresentar irregularidades em suas características originais, junto com o veiculo o motorista Eladio Almeida de Sousa, de 62 anos, foi conduzido para a delegacia da Policia Civil para averiguação e os procedimentos legais.
Veiculo Fiat estrada- (Foto: Jr. Ribeiro)
Eladio Almeida foi abordado por agentes da PRF no km 28 da Rodovia Transamazônica BR-230 entre Jacareacanga e Itaituba, inicialmente ele foi apresentado na Delegacia de Policia por irregularidades em seu veiculo, mas os policias descobriram que ele já tinha três passagens por trafico de droga, e ao ser interrogado pelo Delegado Cléber Pascoal ele confirmou que transportava 40 quilos de droga em seu veiculo.
39 tabletes de droga, igula a 40 quilos- (Foto: Jr. Ribeiro)
Eladio Almeida de Sousa disse a Policia Civil que trazia a droga do Amazonas, porem não disse de qual cidade, mas sua trajetória seria pela Rodovia Transamazônica- BR-230, passando por Jacareacanga, Itaituba, Altamira e entregaria a droga em Marabá. Foi o Delegado Cléber Pascoal que buscou informações sobre Eladio, e o descobrir sua ficha criminal interrogou o mesmo que confessou transportar os 40 droga.
Local onde a droga estava escondida- (Foto: Jr. Ribeiro)
Os 39 tabletes de Droga estavam escondidos no forro da carroceria do veiculo Fiat estrada, segundo o delegado Cléber a mesma estava bem armazenado e só foi encontrada porque ele teria percebido o nervosismo do motorista, que recebeu a informação que seu veiculo será revistado, com isso, ele confessou que tinha droga em seu veiculo, inicialmente não informou o local, como não tinha, mas como negar o mesmo indicou o local exato onde à droga estava. Eladio não quis da entrevista a imprensa, e disse que só vai falar em juízo.
Droga apreendida pela PC                                                                                                                                   
Na manhã de hoje Eladio Almeida foi ouvido em depoimento pela Policia Civil para a conclusão do inquérito policial que será enviado à justiça, caso sua prisão seja homologada ele será encaminhado para a cadeia publica de Itaituba.

Segundo Superintendente da Policia do Tapajós Delegado Ednaldo Sousa, Itaituba é considerado como rota do trafico de droga que inicia no amazonas, passa por Rondônia e entra no Pará.

Morte extrativistas: Direitos Humanos questiona absolvição

Sociedade Paraense de Direitos Humanos questionou resultado do tribunal. Para entidade, absolvição representa uma "cadeia da impunidade".

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajas, com informações do  G1 PA
compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Morte extrativistas: Direitos Humanos questiona absolvição
Protesto após absolvição de acusado de ser mandante
 

Pará - A Sociedade Paraense de Direitos Humanos se manifestou nesta sexta-feira (5), sobre o resultado do julgamento dos acusados pelo assassinato do casal de extrativistas José Claudio e Maria do Espírito Santo. Na sentença, os executores foram condenados e o acusado de ser o mandante do crime, o agricultor José Rodrigues Moreira, foi absolvido. Para a entidade, a absolvição é incoerente.

Segundo o advogado Marcelo Freitas, que faz parte da Sociedade, a absolvição representa uma “cadeia da impunidade, que tem que ser quebrada”. “Em primeiro lugar, se deve respeitar uma decisão soberana, mas é claro que ela traz uma incoerência entre as provas dos autos e entre a condenação com rigor máximo feito para os executores. Ora, se eu tenho os executores, que são meros artífices dessa ação, eu tenho que chegar ao mandante. Esta é a cadeia da impunidade que tem que ser quebrada”, questiona Freitas.

“Fica uma dúvida e uma incoerência, que deve haver necessariamente. O que ocorre é que um dos executores era inclusive irmão do acusado de mandante. No entender da entidade, cabe recurso tecnicamente e juridicamente. O recurso vai ser manejado porque há uma incoerência, as provas aprontam que houve o executor, não sobram dúvidas, tanto que o corpo de jurados deu a pena máxima. Então nós temos que chegar ao mandante e fazer uma avaliação lógica, sequencial, de todo o cenário que envolveu o crime. É isso que a sociedade espera, é isso que o sentimento de justiça deve realizar”, afirma o representante da Sociedade Paraense de Direitos Humanos.
O agricultor José Rodrigues Moreira, acusado de planejar e financiar o assassinato do casal de extrativistas José Claudio e Maria do Espírito Santo, foi absolvido

Freitas afirma ainda que a impunidade é o principal elo que mantém a violência nessa região. “É exatamente a preservação dos mandantes do crime, que ao final são as pessoas que se beneficiam desse seguimento”, diz.

Sobre a repercussão internacional do caso, o advogado explica que a sentença gera uma imagem negativa. “A imagem do Brasil continua em dúvida, não só do Brasil, como do estado do Pará. Crimes de assassinatos de trabalhadores rurais, por questões ambientais, por questões de desenvolvimento sustentável na região, têm a conotação a nível internacional com crimes políticos. Continua permanecendo o eixo da violência”, afirma o representante da Sociedade Paraense de Direitos Humanos.

Entenda o caso

José Cláudio e Maria do Espírito Santo foram mortos no dia 24 de maio de 2011. Eles seguiam de moto por uma estrada na zona rural de Nova Ipixuna, quando foram abordados e mortos pelos assassinos. José Cláudio teve uma das orelhas cortadas quando ainda estava vivo.

Os peritos localizaram uma máscara de mergulho na cena do crime que continha material genético de um dos réus condenados. Na casa do agricultor José Rodrigues Moreira foi encontrado o equipamento de mergulho.

Meses antes de suas mortes, José Cláudio e Maria denunciaram as ameaças que estavam sofrendo e apontavam fazendeiros e madeireiros como os ameaçadores. As entidades esperavam que o inquérito da Polícia Federal sobre o caso pudesse avançar na identificação de outros suspeitos do crime.

Em junho de 2011, após a morte do casal a Força Nacional de Segurança escoltou duas famílias de agricultores que estavam sofrendo ameaças de morte no assentamento Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna. Eles viviam no mesmo local onde os extrativistas José Cláudio e Maria foram mortos.

Com as famílias, também foi retirada a irmã do extrativista Ribeiro da Silva, Claudelice Silva dos Santos. Ao todo, foram dez pessoas, cinco adultos e cinco crianças. Todas foram retiradas pela Força Nacional e agentes federais e levadas para um local desconhecido em Marabá (PA), por medida de segurança.

O agricultor José Martins sofreu ameaças de morte e teve quatro construções em sua propriedade queimadas por fazendeiros da região. Ele já havia sinalizado que deixaria o assentamento, deixando para trás seus múltiplos pequenos cultivos. Ele foi um dos escoltados pela Força Nacional e, atualmente, vive em outro estado no Norte do país.

Um dos outros escoltados pela Força Nacional já havia denunciado ao G1 que tinha sofrido ameaças de morte por parte de policiais civis e militares. O agricultor, que pediu para não ser identificado, chegou a viajar até Brasília para relatar as ameaças para o Ministério dos Direitos Humanos e do Meio Ambiente. Atualmente ele também está fora do Pará.

Facebook: vírus marca usuários em publicações e rouba dados

Uma universitária acessou um site fraudulentos direcionada por link do novo vírus.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de TechTudo
compartilhe twitter Facebook Live Google Bookmarks Del.icio.us

Facebook: vírus marca usuários em publicações e rouba dados
Página solicitava dados pessoais, entre outros
 

Brasil - Depois do botão de "não curtir", do falso vídeo do cantor Chorão e uma variedade de outros malwares, os usuários do Facebook estão expostos a um novo vírus, que atingiu a rede esta semana. O golpe consiste em marcar vários amigos de uma só vez em publicações, e, quando a notificação for visualizada pelo usuário, o mesmo será encaminhado a uma página que oferece um download de software para a visualização da postagem. A fraude já foi encontrada por alguns internautas nas extensões do Google Chrome e em plugins do Firefox.

Com o golpe, cibercriminosos podem instalar extensões que acessem dados pessoais e bancários em navegadores web, como Chrome e Firefox. Os infectados pelo vírus têm seus perfis "roubados", o que instala um ciclo vicioso do malware. Ao clicar no link malicioso, hackers passam a ter acesso a sua conta e publicam, em seu nome, as marcações em páginas fraudulentas de escândalos ou promoções, comumente usadas para a prática de golpes virtuais. Ao receberem a notificação de marcação e clicarem na urls, os amigos do usuário são infectados e passam o vírus adiante.

Nas páginas de promoções o golpe é praticado de forma ainda mais convincente, uma vez que são solicitados cadastros para concorrer a sorteios. Além disso, esses dados também podem ser adquiridos por empresas fictícias que buscam realizar uma lista de "mail marketing".

Na Central de Ajuda do Facebook há dicas para os usuários não caírem na farsa. Entre elas, a atualização do navegador, o uso de senha forte e a atenção aos links que aparecem pela rede. "Pense antes de clicar. Nunca clique em links suspeitos - mesmo que sejam de amigos ou empresas que você conheça. Isso inclui links enviados no Facebook (ex.: em um bate-papo ou publicação) e links enviados em e-mails. Se um de seus amigos clicar em um spam por acidente, esse link poderá ser enviado para todos os seus amigos do Facebook".

Ainda na página, outro tópico alerta os usuários para o fornecimento de dados pessoais. "Nunca forneça o seu nome de usuário ou a sua senha. Nunca compartilhe suas credenciais de login (ex: o endereço de e-mail e a senha) por qualquer motivo. Indivíduos, páginas ou grupos que solicitam informações de login em troca de descontos em bens (por exemplo: fichas de pôquer gratuitas) não são confiáveis. Esses tipos de oportunidades são realizadas por criminosos virtuais e violam os Termos de pagamento do Facebook".

Procurada pelo TechTudo, a assessoria da rede social afirmou que há uma equipe responsável pelo bloqueio dessas páginas e remoção das publicações, e que conta com o usuário para eliminar o vírus. "O Facebook detecta ativamente vírus conhecidos nos dispositivos dos usuários para fornecer-lhes um procedimento de auto-correção que inclui uma verificação de vírus. Adicionalmente, os usuários podem denunciar spam que encontrarem no Facebook ou encaminhar e-mails fraudulentos para phish@fb.com. Nós bloqueamos links maliciosos com a ajuda de 15 empresas de anti-vírus".

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Tolerância no trânsito de Xinguara acaba dia 20 de maio

Prefeitura e sociedade organizada decidiram estipular prazo para que as leis do CTB sejam rigorosamente cumpridas

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Dr. João Batista, Dito do Cenema e Elieth Alves
Durante audiência pública realizada nesta quarta-feira 3, à noite na Câmara Municipal, prefeitura de Xinguara  e  sociedade organizada, definiram  prazo limite para condutores de veículos se legalizarem no município. Após o período educativo, serão aplicadas as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Foi uma discussão pontuada onde governo e sociedade se entenderam na busca de ordenar o trânsito que nos últimos anos fez inúmeras vítimas fatais e deixou outras mutiladas.

A campanha vai começar em breve, quando os órgãos envolvidos tendo à frente a Prefeitura Municipal, mobilizarão a sociedade por meio dos canais de comunicação. A única coisa que ficou definida foi a data de encerrar o período educativo da campanha - 20 de maio.

Para o diretor do Detran Xinguara, Júlio Pitondo, a decisão de ontem vai ajudar a controlar a situação, mais o resultado que se espera virá a longo prazo. “Desta ultima vez que o Detran fiscalizou na cidade foram aprendidas 190 motocicletas e desse total 120 foram legalizadas e o restante dificilmente serão recuperadas porque são produtos de roubo”, contou.

Dr. João Batista, secretário de governo representou o prefeito Osvaldinho Assunção. Para ele, o governo saiu feliz da audiência porque a sociedade compareceu e discutiu a situação grave do trânsito Local. “Quando a sociedade participa nós enquanto governo ganhamos mais forças para discutir problemas como esse. Agora falta só a população nos ajudar e entender que é necessário medidas como essa que vamos tomar”, disse.

A  audiência teve a participação dos vereadores Dito do Cinema (PSDB), Hamilton Pereira (Manga-PSC), Edelson Lima (PMDB), Iraci da Saúde (PT), Adair Marinho (PDT), Cicero Almeida (Cição-PSB), Luiz da Saúde (PCdoB), Antônio Benigno (PSDB) e Elieth Alves (PMDB).

Também participaram da audiência representantes da Policia Militar, Maçonaria, secretários de governo, Detran, Cooperativa das vans e hospital municipal.

SERVIÇOS

O vereador Luiz da Saúde cobrou do Detran a presença da Banca Examinadora com mais frequência, bem como o parcelamento das multas.

Já o vereador Antônio Benígno, cobrou da prefeitura a melhora das ruas e principalmente da sinalização, já durante a campanha educativa.

Alessandro Arraes, que representou a Secretaria Municipal de Saúde, lembrou que nos últimos dias as ambulâncias do município não tem dado conta de atender o numero de pessoas envolvidas em acidentes de transito, na cidade.

Para quem vai tirar Carteira de Habilitação, os CFCs parcelam em até seis vezes, inclusive as taxas do Detran. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

XINGUARA-PA

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PA) continuam em greve

mas o atendimento fica normalizado nesta quarta em Xinguara

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Diretor do órgão, Júlio Pitondo
Desde segunda-feira, 1° os servidores do Departamento Estadual de Trânsito-Detran-PA  paralisaram suas atividades no órgão para reivindicar melhores condições  de trabalho, implantação de Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e a realização de concurso público.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito (Sindetran), o reajuste salarial de 9% proposto pelo Governo aos servidores do Estado é insuficiente, pois pleiteavam 12%, mas decidiram aceitar em assembleia realizada pela categoria.

Em Xinguara, os dois funcionários do órgão também aderiram a greve e tornou inviável o atendimento normal. “Com apenas um funcionário cedido pela prefeitura fica difícil atender de maneira normal, com exceção de boletos que estão sendo tirados normalmente”, explica o diretor do órgão, na cidade, Júlio Pitondo.

Durante a sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira 2, vereadores criticaram duramente as condições físicas do prédio onde funciona o Detran, bem como afirmaram que o sistema de informação do órgão não estava funcionando. “Eles só vem aqui, multa todo mundo, mas não melhoram o atendimento”, questionou a vereadora Eliete Alves (PMDB).

Sobre o caso, Júlio Pitondo explicou que o sistema de comunicação do Detran local está funcionando normalmente, embora considerando que é muito lento. “Antes d’eles falarem besteiras deveriam ligar no Detran e perguntar  o que realmente está havendo lá pra depois falar alguma coisa na tribuna da Câmara”, questionou o diretor.

Júlio disse ainda que nesta quarta-feira, o atendimento está normalmente no órgão.


Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...