terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Professores de Tucumã e Ourilândia estão na Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias em Lisboa Portugal

Os Professores são: João Cesar (Salvador-Ba), Ermelinda (Angola – África) Geruza Tucumã, Vilmar (Tucumã – Pa) Leslie (Vitória – ES) Cidinha (Ourilândia do Norte – Pa)

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do repórter Roney Wydiamaior


Em 2010 uma turma de professores iniciou jornada de estudos que a princípio começaria com uma especialização que daria acesso ao mestrado e culminaria com o inicio do doutorado. Uma grande turma formada por aproximadamente 50 alunos graduados nas mais diferentes áreas do saber foi constituída. 

O município sede das aulas, Conceição do Araguaia região sudeste do Estado, concentrou nas sextas, sábados e domingos de cada mês, num período de doze meses, alunos de Tucumã, Ourilândia, São Felix, Água Azul do Norte, Xinguara, entre outros, inclusive do Estado do Tocantins.

Com o agrupamento desses educadores foi constituído a primeira turma de Conceição do Araguaia, para a conclusão de Pós-graduação com acesso ao Mestrado. Passado o período de estudo, que caracterizou por encontros na cidade sede (Conceição do Araguaia), uma vez por mês, constituído de atividades com inicio na sexta feira, sábado e domingo. 

Depois desse período de estudo com professores brasileiros e portugueses, passamos para a construção da dissertação e futura defesa da pesquisa para ser realizada em Lisboa – Portugal.

Hoje estamos matriculados na turma 3º Ciclo (Doutoramento) 2012/2013, e em todo esse percurso observamos as vantagens, que são muitas, quando você se propõe a sair do seu país, do lado da sua família, dos seus filhos e esposa, para estudar é por que se tem um objetivo para ser completado, no nosso caso buscamos ampliar o conhecimento desenvolvido em nosso país e município e não podemos deixa de expor que também é parte de um processo que vislumbramos; como uma boa colocação no mercado de trabalho, além do estudo, de conhecer novas teorias, de conviver com pessoas de outras culturas do mundo. 

No nosso caso em especial temos a oportunidade de conhecer a cultura enloco do povo que junto com outros povos construíram a formação cultural brasileira, isso nos proporciona a propriedade de falar por experiência dos fatos e não somente de leitura ou induções de fatos históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...