quarta-feira, 15 de julho de 2015

VACINAÇÃO MANTÉM PARÁ LIVRE

Vacinação mantém o Pará livre da febre aftosa

O diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, ressalta a importância estratégica que a vacinação tem tido para a balança comercial do Estado
O Pará está entre os estados brasileiros com maior cobertura vacinal contra a febre aftosa. Os resultados da Campanha Estadual de Vacinação contra a doença, realizada de 1 a 31 de maio deste ano, confirmam o compromisso do governo do Estado e dos produtores rurais com a defesa agropecuária paraense. O índice de vacinação foi de 98,95%, meio ponto percentual maior que do ano passado. Para ser considerado livre de aftosa com vacinação, segundo meta exigida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o Estado precisa ter um índice de pelo menos 90% de vacinação.

O diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, ressalta a importância estratégica que a vacinação tem tido para a balança comercial do Estado. “O Pará é detentor do quinto maior rebanho do Brasil, após ter conquistado o certificado internacional de área livre de febre aftosa, e é imprescindível permanecer assim, ano após ano. Precisamos nos manter vigilantes, com rigorosa fiscalização em toda a extensão do nosso território, para garantir que as portas do mercado internacional se mantenham abertas para a nossa produção pecuária”.

Essa etapa da vacinação abrangeu 108.102 propriedades cadastradas pela Adepará em 129 municípios paraenses. De acordo com o diretor geral da Adepará, o esforço dos servidores da Agência espalhados por todo o estado, e também dos produtores, cientes da importância da vacinação, é que garantiram o êxito da campanha.

“Desde 2014 o Pará possui o certificado de Estado livre da aftosa com vacinação. Isso é importantíssimo para a economia paraense. Nosso papel é proteger esse rebanho e os servidores da Adepará não mediram esforços para cobrir toda a extensão do território paraense. Com o Pará livre da aftosa, todos saem ganhando, sem exceção, do produtor ao consumidor”, explicou Luciano Guedes.

Gerente do Programa Estadual de Erradicação de Febre Aftosa da Adepará, George Santos, lembra que esse índice ainda pode aumentar, já que ainda há tempo hábil para quem não teve tempo de vacinar seu rebanho para a imunização, desde que sob orientação e assistência da agência. A venda da vacina nas revendedoras é controlada pela Adepará e a vacinação dos retardatários é feita com data marcada e com a presença dos técnicos. “Acima de tudo, há uma parceria enorme com os produtores rurais, que têm consciência do quanto é importante essa vacinação. Isso é muito bem trabalhado dentro da cadeia produtiva”, diz George.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a participação dos serviços veterinários estaduais e do setor do agronegócio, tem por meta fazer do Brasil um país 100% livre de febre aftosa até 2016.

Faro e Terra Santa

Nesta quarta-feira, 15 de julho, começa mais uma etapa da campanha contra a febre aftosa nos municípios e Faro e Terra Santa, que vai até 30 de agosto. Ao todo, os dois municípios possuem rebanho de aproximadamente 50 mil cabeças de gado. Como a vacinação é assistida por técnicos da Adepará, o objetivo é alcançar 100% de índice vacinal. “É importante frisar que a Adepará conta com o apoio e a parceria das prefeituras de Faro e Terra Santa, ambas empenhadas em manter os municípios livre da aftosa”, ressalta George.

Tylon Maués
Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...