domingo, 10 de julho de 2011

10 de julho, 2011

INÈDITO NO BRASILPlebiscito decidirá sobre criação de novos Estados

Será a primeira vez que, no Brasil, um plebiscito vai decidir sobre a criação de novos Estados, e só agora as regras estão ficando claras. Uma delas foi um revés para partidários do “sim”: a consulta será no Estado todo, não só as regiões que querem se separar.
Os movimentos pró-Carajás e Tapajós ainda esperam que o STF (Supremo Tribunal Federal) reveja essa decisão, mas já articulam uma estratégia de marketing para ganhar votos no que chamam de “Pará remanescente”.
O comandante da propaganda pró-Carajás será o marqueteiro Duda Mendonça, réu no mensalão, que é fazendeiro na região e tem participado de reuniões às quais chega de jatinho. “O Pará ainda ficará com o grosso dos recursos. Hoje somos uma região rica de povo pobre”, diz o prefeito de Marabá, Maurino Magalhães.
Uma visita ao sul mostra as mazelas de que reclamam os separatistas: estradas esburacadas ligam cidades sem saneamento básico a assentamentos de sem-terra e latifúndios, uma combinação que faz da região uma das mais violentas do país. “O governo militar incentivou a ocupação dessa região sem contrapartida em políticas públicas. Temos um passivo social e ambiental e uma completa ausência do Estado”, diz o presidente da Associação Comercial de Marabá e membro do movimento pró-Carajás, Ítalo Ipojucan.
Estudo do IPEA mostrou que os novos Estados nasceriam deficitários em cerca de R$ 2 bilhões. Além disso, a nova configuração territorial obrigaria a redivisão de vagas no Congresso e à criação de cargos no Executivo.
Depois da divisão, haverá pressão também pela criação de municípios e disputa para definir as capitais.
Também há dúvidas sobre se Tapajós, sem uma âncora como a Vale do Rio Doce, é viável economicamente. “Temos investimentos como a Alcoa e o Jari, um potencial de ecoturismo e hidrovia”, defende a economista Socorro Pena, que comanda o estudo de viabilidade do Estado.
Primo pobre da cabanagem moderna, Tapajós também não terá nenhum mago da publicidade na campanha pelo “sim”. Aposta num jingle em ritmo de carimbó e em publicitários “da terra”.
Por Vera Magalhães, da Folha de S. Paulo

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