quinta-feira, 24 de abril de 2014

RESGATE

Vítimas da tragédia com aeronave são resgatadas
Luiz Feltrin, Ari, Luciney, Rayline e Raimunda, vítimas da tragédia
Equipe de resgate no momento em que retira um dos corpos do local
Um mês e sete dias depois do avião bimotor Beechcraf Baron, desaparecer no meio da Selva Amazônica durante um vôo entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, no Sudoeste do Pará, um garimpeiro encontrou as fuselagens da aeronave por volta de 17h, de terça-feira, 22. O bimotor foi encontrado dentro de uma área alagada (igapó) às proximidades de Jacareacanga pelo garimpeiro Fausto Pereira da Silva.

A Aeronáutica abriu procedimentos administrativos para investigar as causas do acidente do avião. O bimotor decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 do dia 18 de março e sumiu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. Desde então, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizava buscas na região. Além das buscas aéreas, participaram voluntários, que incluem moradores de Jacareacanga, funcionários do Distrito Sanitário Indígena e indígenas da tribo Munduruku.

Luiz Feltrin, Ari, Luciney, Rayline e Raimunda, vítimas da tragédia
A aeronave levava as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima, funcionários Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde e o piloto Luiz Feltrin, de Itaituba para Jacareacanga. Eles iriam substituir outro grupo que prestava serviço na aldeia Munduruku.

Uma das passageiras chegou a mandar uma mensagem pelo celular ao tio relatando problemas no voo: “Tio to em temporal e um motr parou avisa a mae q amo muit tods …to aflita..to em pânico…se eu sair bem aviso…(sic)”, escreveu Rayline Campos.
Bimotor da Jotan caiu de bico em uma área alagadíça
De acordo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave desaparecida, de matrícula PR-LMN, estava regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.
Ilustração mostra como se encontra o avião que caiu em Jacareacanga
BUSCAS: Em dois dias de buscas, a FAB já havia sobrevoado toda a aérea estimada em que o avião poderia ter caído. O trajeto foi estendido, mas nenhuma pista foi encontrada. As buscas foram prejudicadas pelas condições climáticas desfavoráveis de chuva e forte nevoeiro.

Os destroços da aeronave foram encontrados na comunidade de Jaburu, que fica localizada a 24 quilômetros de Jacareacanga. Segundo a equipe de resgate, o avião caiu de bico, estava com as portas lacradas e não se quebrou, enterrou-se no chão ficando apenas a cauda de fora. O avião foi avistado pelo garimpeiro Fausto Pereira da Silva. Peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) foram destacados de Santarém para fazer o resgate das vitimas.

Fausto da Silva encontrou o avião
FORÇA TAREFA: A força-tarefa formada por homens do Exército, bombeiros militares, Força Aérea Brasileira (FAB) e peritos criminais iniciou, na quarta-feira, 23, o procedimento de resgate das vítimas da queda do avião bimotor Beechcraft BE 58 Baron.

O resgate das vítimas foi dificultado, segundo o delegado Lucivelton dos Santos, titular da Delegacia de Jacareacanga, pois a aeronave estava praticamente toda submersa em uma área alagada, apenas com a cauda visível, na mata fechada. O avião caiu por trás de uma montanha próxima à região de Jaburu. O bimotor foi encontrado com as portas travadas e, segundo as informações de policiais militares do Comando de Missões Especiais (CME), não se quebrou na queda. Após a abertura da clareira, foi feita a perícia por parte da equipe da FAB e também a perícia criminal, por peritos do Instituto Médico Legal de Itaituba.

O delegado Lucivelton explica que, após o resgate das vítimas, os corpos foram levados, inicialmente, ao Aeroporto de Jacareacanga, onde estava a base das equipes responsáveis pelas buscas. Depois, os corpos foram levados para o IML, em Itaituba, via aérea. Ainda, de acordo com o delegado, a Polícia Civil abriu inquérito policial para apurar o caso e ficará na expectativa do laudo da perícia criminal, para apontar as causas da queda. Por outro lado, a FAB também abriu investigação do acidente.

O delegado Lucivelton detalha que durante as buscas ao avião, foram usados diversos recursos de investigação, desde o levantamento do sinal do aparelho celular de uma das vítimas, checagem dos últimos contatos feitos pelo piloto do avião junto à torre de controle do Aeroporto, até verificação de GPS, o que auxiliou na identificação da localização, o que delimitou a área de buscas ao aparelho na extensa floresta. Foram 35 dias de buscas, por dentro de lagos, igarapés e rios.

REMOÇÃO DOS CORPOS DAS VÍTIMAS: O trabalho de remoção dos corpos das vítimas do acidente com o avião bimotor em Jacareacanga começou por volta das 6h da manhã de quinta-feira (24) nas proximidades do Município. A equipe de remoção e proteção da área foi composta por militares, voluntários da Defesa Civil, bombeiros e técnicos. Os corpos das técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, serão transladados para Santarém, onde deverão ser velados e sepultados. O motorista Ari Lima será velado em Itaituba, onde reside seus familiares. Já o piloto Luiz Feltrin será transladado para a Cidade de Birigui, no Estado de São Paulo, de onde á natural.

Foto e Fonte: Manoel Cardoso de Jacareacanga. Postador: Manancial de Carajás

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