segunda-feira, 29 de junho de 2015

PRODUTOS VENCIDOS

Vigilância Sanitária de Xinguara aperta o cerco contra mercearias e supermercados da cidade
Produtos vencidos são apreendidos e recolhidos do comercio em todo o município

O mês de junho foi marcado pelas atividades do setor da vigilância sanitária da secretaria municipal de saúde de Xinguara que efetuou o recolhimento de produtos  alimentícios nos supermercados e mercearias da cidade com prazo de validade vencido. Dentre os gêneros alimentícios recolhidos estão maioneses, massas para bolo, refrigerantes, milho de pipoca, macarrão instantâneo, mortadela, extrato de tomate, extra power, Vulcano, bolacha, mucilon, bombons de chocolate e muitos outros que se consumidos podem trazer danos a saúde dos consumidores. 

Atualmente está sendo feito um trabalho junto aos estabelecimentos comerciais da cidade e dos distritos para melhorar as condições de armazenamento dos produtos. O objetivo da fiscalização realizada é conscientizar e orientar aos comerciantes sobre as formas de armazenamento de produtos e a validade dos mesmos.

Fiscais de vigilância, Raomundo e Gustavo, ao lado do coordenador, Merá
Técnicos da vigilância sanitária ainda alertam a população para que observe no produto alimentício a respectiva data de validade para não levar para casa algo fora de sua validade. Segundo o coordenador de Vigilância Municipal Sanitária e Ambiental de Xinguara, Marconi Ribeiro (Merá), constantemente estão sendo encontrados produtos com a validade vencida, falsificada ou raspada. Merá diz que os consumidores ainda não têm o hábito de observar esse detalhe que vem gravado nos produtos, por isso acabam levando produtos vencidos pra casa. O coordenador lembra que a partir do momento que o consumidor começar a observar e estar atento a esse problema o próprio comerciante começa também a se preocupar em agir correto.

Conforme Merá, “comprar mortadela fatiada ou presunto é outro problema, porque o produto está vencido e os comerciantes fatiam e embalam para a venda. É preciso conferir se tem data de fabricação e prazo de vencimento, caso contrário é não comprar”, aconselha.

Nos últimos dias a vigilância sanitária do município recolheu mais de meia tonelada de produtos em supermercados e mercearias da cidade e dos distritos de Rio Vermelho, São Francisco e São José. Os produtos recolhidos foram incinerados, e a pós o veraneio, a fiscalização atingirá os bares e lanchonetes que funcionam durante a noite, na cidade.

Da redação do Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...