quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Oposição diz que pedirá investigação de Lula após STF julgar mensalão

Ex-presidente não foi acusado na ação por falta de indícios de envolvimento

Ex-Presidente Lula

Em nota conjunta divulgada nesta terça-feira (18), os partidos de oposição PSDB, DEM e PPS anunciaram que deverão pedir ao Ministério Público investigações sobre o suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mensalão logo após a conclusão do julgamento do caso no Supremo Tribunal Federal.

O pedido se baseia em reportagem publicada pela revista “Veja” do último fim de semana, segundo a qual o operador do mensalão, Marcos Valério, tem dito a familiares e amigos que Lula seria o “chefe” e “fiador” do suposto esquema de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e compra de apoio político no início de seu governo, entre 2003 e 2005.

Além de cobrar explicações de Lula, os partidos afirmam que o silêncio do ex-presidente sobre a denúncia é “ensurdecedor”. As legendas dizem que ele “deveria ser o maior interessado em prestar esclarecimentos sobre fatos que o envolvem diretamente”. Desde a publicação da reportagem, Lula não se manifestou sobre o assunto. Procurada nesta terça, a assessoria do ex-presidente disse que ele também não comentaria a intenção da oposição de que ele seja investigado.

Na época do escândalo, Lula dizia desconhecer compra de apoio político; depois admitiu que repasses a políticos eram de caixa dois (dinheiro não declarado doado a campanhas eleitorais); e posteriormente, atribuiu as denúncias a uma tentativa de tirá-lo da Presidência.

Foto e Fonte: G1.  Postador:  Manancial de Carajas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...