sábado, 21 de abril de 2012

O Reencontro das famílias Coelho, Luz e Rocha com familiares que deixaram na região do Araguaia no tempo da Guerrilha

 

19/04/2012  O Reencontro das famílias Coelho, Luz e Rocha com familiares que deixaram na região do Araguaia no tempo da Guerrilha
São Félix do Araguaia e Luciara receberam dia 14 e 15 de abril povoado Santa Cruz do Pará para rever amigos e parentes que muitos não viam por mais de 50 anos outros nem conheciam.

Durante a viagem que durou mais de dez dias os amigos se depararam com belas paisagens, alguns obstáculos, mas nem por isso abalaram, pois desafios maiores já enfrentaram e nem por isso deixaram de lutar. No barco “Sorriso do Araguaia”.

Finalmente alcançaram o cais de São Félix, cidade maravilhosa e encantadora. Um belíssimo lugar.

O Passeio Ecológico no barco “Sorriso do Araguaia” acomodou os amigos levando o nome de: “Passeio Ecológico Amigo do Araguaia”, reuniram-se no passeio amigos das cidades de Conceição do Araguaia - PA, Xambioá - TO e povoado Santa Cruz do Xingú – PA. As famílias Coelho, Luz e Rocha esperavam ansiosos nas margens do Araguaia no Caís de São Félix do Araguaia a chegada dos amigos foi festejada com fogos e muita alegria por moradores.

Na parada ao cais de São Félix os amigos reencontraram com parentes e velhos conhecidos, alguns se emocionaram ao rever os velhos amigos e outros por ter realizado um grande sonho em conhecer São Félix do Araguaia. Para a maioria aprender mais sobre o rio e as mudanças que ocorreram nos últimos anos faz parte do saber independente de idade. João Herculano morador e contador de histórias     curiosas     da cidade de São Félix do Araguaia e uma grande fonte de informações importante e interessante. “Nunca é tarde para reencontrar os amigos”. Afirmou João Herculano com os olhos brilhando de tamanha emoção.

A emoção tomou conta das famílias Luz, Coelho e Rocha que prepararam uma bela recepção com direitos a fogos e a gritos de boas vindas. As pessoas esperavam emocionadas e aos poucos foram enchendo o espaço do cais muitos dizendo que estavam encantados e felizes ao rever amigos que há muito anos não viam e tinham o sonho de rever outros que nem se conheciam. Naquele momento, todo o esforço valeu à pena.


O vereador Eurípedes Tavares (PMDB) marcou presença no caís ouvindo histórias contadas por alguns guerrilheiros despertando a curiosidade e não deixando escapar o talento que Deus lhe deu uma voz abençoada que mesmo sem o microfones é maravilhosa.

A noite o grupo animou o cais ao som do brega do Pará e show ao vivo com o Dr. Marcos Miranda que cantou músicas trazendo de volta a lembrança ao som de boleros e sertanejo da época. Já no domingo foi oferecido pelo ex-prefeito e sua esposa Zumara um delicioso almoço farto onde todos ficaram satisfeitos diante de tanta receptividade inclusive o próprio João Abreu com um sorriso incontido no rosto e olhos brilhando de felicidade.

Destino à Luciara:

O Passeio Ecológico continuou retornando a Luciara, a viagem até Luciara é curta, são apenas 69 km pelo rio. Sempre, os membros da equipe que estão viajando pelo rio ficam com pena quando chegam ao destino. O Araguaia é como um vício, a gente quer cada vez mais e     mais!

Em Luciara, chegaram com tempo folgado para o almoço na residência da vereadora Elizeth neta de Herculano José de Sousa e Crisantina Oliveira de Sousa.

As cidades de Luciara e São Félix sofrem com a predação provocada pelas chamadas 'caravanas', grupos de pescadores vindos de fora (Goiânia, Brasília, São Paulo) que se instalam em lagos da região e pescam, não importa o tamanho dos peixes, vão enchendo os isopores e levam tudo embora. Uma queixa que ouvimos, é que essas pessoas que vem 'em caravana' (ou seja, vários carros juntos), nem trazem benefício para o comércio local, pois trazem toda sua comida e bebida de fora. O quadro é triste: essas pessoas mal gastam 5 reais na cidade, deixam pilhas de lixo espalhadas pelo local onde acampam e vão embora levando exagerada quantidade de peixe que, isso sim deveria ficar como sustento da população local.

Por mais que se prepara e planeja uma expedição, o dia antes da partida é sempre uma correria doida. Desta vez, apesar de ter passado por essas partidas em viagem inúmeras vezes, não foi diferente. Muitas vezes, são as coisas mais simples que esquecemos e ficamos incrédulos quando logo sentimos sua falta: lanterna, binóculo, havaiana.

Alguns Depoimentos:

Ex-prefeito João Abreu fala ao “O Repórter do Araguaia”: “Tenho mais de sessenta anos e nunca vi esses parentes para mim a emoção é muito grande de conhecer pessoas de onde os nossos pais vieram e para a gente é de grande importância”. Ressalta o ex-prefeito


Para dona Rita do Ouro como é conhecida em Xambioá: “Não conhecia São Félix estou realizando um sonho que tinha desde criança que era conhecer a Ilha do Bananal que avistei três dias atrás e cheguei a São Félix continuo avistando a Ilha, maravilha criada por Deus. Estou encantada com a cidade de São Félix do Araguaia e Luciara vocês vivem no paraíso e uma beleza rara que o Brasil precisa descobrir esse lugar e valorizar mais essas cidades da região do Araguaia”. Declara dona Rita


Já seu Edson Costa que vivenciou a Guerrilha do Araguaia uma época muito agitada e perigosa que todos corriam perigo, pois os cinco mil homens se acamparam em Xambioá - TO que era o ponto de apoio dos guerrilheiros: “Encontrei uma população completa de alegria que me trouxe muita emoção e alegria, reencontrei uma afilhada que fazia mais de trinta anos sem ver foi uma emoção muito grande”. Finaliza


Seu Joaquim Borges veio visitar o filho Raimundo Dias Campos morador da cidade de Luciara estava muito emocionado com a recepção: “Estou feliz por conhecer São Félix do Araguaia um sonho que estou realizando”. Afirma seu Joaquim



Depois de muitos anos sem rever São Félix do Araguaia seu José Walmir Ferreira Brito não conteve as lágrimas de felicidade pelo avanço do progresso: “quando eu cheguei em São Félix só existiam duas ruas, construí amizades e deixei as portas abertas para voltar estou muito grato pela recepção isso demonstra que a cidade nos aguardava de portas abertas isso é um privilégio muito grande. Quando eu cheguei em São Félix tinha doze anos de idade, quando fui embora estava com 39 anos e hoje com 73 anos retorno a essa cidade que amo de coração e muita emoção ao rever os amigos isso é um orgulho”. Conclui


 

Foto e Fonte:  O Reporter do Araguaia com reportagem de Vanessa Lima   Postador:  manancial de carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...