sexta-feira, 15 de novembro de 2013

MAIS SAÚDE

Funcionários de hospital grevam em Tucuruí

(Foto: Wellington Hugles/Diário do Pará)
Cerca de 40 funcionários do Hospital Regional de Tucuruí deflagraram greve, desde a segunda-feira (11), pela falta de pagamentos de seus salários, ticket alimentação e o pagamento dos 40% de insalubridade. Os trabalhadores são da empresa Service Itororó Ltda., terceirizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) para realizar serviços de limpeza e higienização das dependências do hospital.

Segundo os funcionários, a greve deverá continuar até que sejam realizados os depósitos dos salários atrasados, bem como o desbloqueio dos cartões de ticket alimentação, além de que seja aberta uma rodada de negociações para a recomposição das gratificações referentes à insalubridade, pela exposição à área de risco hospitalar, que desde o ano de 2010 não é ajustada. Outro fato que está deixando os funcionários revoltados é a falta de materiais adequados para realizar a limpeza do hospital, o que pode ocasionar problemas de saúde.

De acordo com informações da empresa Service Itororó Ltda, os repasses mensais da Sespa já estão atrasados há oito meses, por isso, o atraso no pagamento dos vencimentos dos prestadores de serviços do HRT.

Apenas 30% dos funcionários estão trabalhando no hospital. "Se não forem depositados os salários e atendidas a pauta de reivindicações, haverá a paralisação geral dos funcionários, ocasionando o colapso total no HRT", afirmam os servidores da terceirizada.

Ao ser questionada se tinha conhecimento da greve pelo atraso e a falta de pagamentos da gratificação de insalubridade, além do ticket alimentação, a diretora do HRT, a enfermeira Diana Helen dos Santos Silva, informou estar ciente. "O contrato foi celebrado pela Sespa, através do secretário Hélio Franco, e nada é resolvido pela gestão do HRT", afirma.

Procurada pelo DOL, a Sespa informou que a paralisação só teria durado até esta quinta-feira (14) e que, em função do horário, não foi possível checar junto à Diretoria Administrativa e Financeira se havia ou não atraso no pagamento por parte da Sespa à empresa.

Foto e Fonte: (DOL com informações de Wellington Hugles/Diário do Pará). Postador: Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...