terça-feira, 7 de maio de 2013

Secretário discute com Lideranças do Sul do Pará projetos para Agricultura e Pecuária

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Agência Pará

Prefeito Adelar (Tucumã), Angela e Maguila (prefeito e vice de Ourilândia e Hildegardo 
O secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, se reuniu no final de semana com prefeitos e agricultores do sul do Pará, para discutir as necessidades, demandas e os projetos para as áreas de agricultura e pecuária na região, voltados ao incremento da produção de alimentos, ao agronegócio e à agricultura familiar.

No município de Redenção, Hildegardo Nunes conversou com líderes de agricultores de Cumaru do Norte, Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia e Redenção, e ouviu as reivindicações de cada Prefeitura.


Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) também participaram do encontro.

A iniciativa deu continuidade ao projeto Caravana da Produção, promovido pela Sagri, que esteve em 2011 no sul do Estado. Em 2013, o secretário retornou à região para conhecer as necessidades dos novos prefeitos e secretários municipais de Agricultura. “É preciso conversar e ouvir as reivindicações dos gestores e ver o que será possível fazer para atender a cada um dos municípios em suas particularidades”, declarou o secretário.

As principais demandas da região estão relacionadas às necessidades de melhorar a bacia leiteira, incentivar a piscicultura e a apicultura, ao fornecimento de calcário para corrigir a acidez do solo, à introdução da agricultura mecanizada, ao calendário agrícola, à oferta de sementes para o plantio, ao apoio à lavoura comunitária, à melhoria do acesso às estradas para garantir o escoamento da produção, e às necessidades específicas de cada município.

A secretária de Agricultura de Santana do Araguaia, Franciele Brandão, informou que o município produz 30 mil litros de leite/dia e ainda não tem um laticínio para atender a essa demanda. “Precisamos investir no fortalecimento da nossa bacia leiteira, e para isso é necessário ter investimento de empresas e o apoio do governo”, declarou a secretária.

Cadeias produtivas - O prefeito de Redenção, Vanderlei Coimbra, sugeriu a criação de projetos de desenvolvimento das cadeias produtivas, a fim de evitar a migração dos agricultores para as cidades em busca de emprego, por não conseguirem sobreviver no campo. “Esse encontro nos motiva como gestor, porque a partir do momento em que o secretário acompanha a nossa realidade, é feito um diagnóstico da real situação da região. Com certeza é dado mais um esforço, mais um empenho para colaborar com os nossos projetos na área rural”, ressaltou o prefeito.

Na Câmara de Vereadores de Pau D’Arco, Hildegardo Nunes se comprometeu com o prefeito Maurício Cavalcante a doar uma patrulha agrícola, composta de trator, grade, carretinha e roçadeira, que vai preparar a área para o plantio.

Outros cinco prefeitos da região foram atendidos pelo secretário na Câmara Municipal de Ourilândia do Norte, para a discussão sobre agronegócio. “Nós já temos o projeto Casulo, com 40 famílias produzindo cacau, feijão, arroz, milho, banana e hortaliças, mas é necessário implantar o projeto em todos os assentamentos”, frisou o prefeito Maurílio Gomes, de Ourilândia, que lamentou ter deixado a produção agrícola em segundo plano para atender a demanda de minério.

“A região produtiva da PA-179 deve ser fortalecida, pois dispõe de boas terras, um bom clima e boa gente para trabalhar”, declarou Hildegardo Nunes, que na ocasião recebeu o título de Cidadão Ourilandense, proposto pelo vereador José de Arimatéia.

O secretário entregou uma patrulha mecanizada à Prefeitura de Tucumã, e incentivou o prefeito Adelar Pelegrini a investir no cultivo do cacau como alternativa econômica para o município. Depois de visitar os assentamentos Maria Preta e União, Hildegardo se reuniu com produtores rurais do município.

A agenda de trabalho do secretário foi encerrada em Xinguara, onde ele lançou o projeto experimental “Vaca cheia”, no qual os produtores terão o apoio dos governos municipal e estadual para inseminar o gado, e assim aumentar a produção. O secretário participou, ainda, de um dia de campo na fazenda Santa Rosa, onde falou sobre produção de milho e suas propriedades de produção e manejo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...