sexta-feira, 15 de maio de 2015

EDUCAÇÃO / TUCUMÃ

Tucumã: Universidade Aberta do Brasil, uma das mais bem estruturadas do Pará

Vista da área externa do polo que tem mais de 12 salas
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldades de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.
O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB, age em parceria com os governos federal, estadual e municipal. A vinda da UAB ao município de Tucumã corrobora com os esforços realizados pela Secretaria Municipal de Educação em organizar e melhorar a qualidade da oferta de programas de formação aos educadores do município.

Alan Azevedo coordenador do polo
Em Tucumã Alan Azevedo - Engenheiro Florestal formado na Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais- é o coordenador administrativo do polo da Universidade Aberta do brasil. Ele chegou no município  em 1998, e desde então se empenha  como professor.  Nos anos de 93 4 94 quando foi implantado o ensino médio, Alan conta que não existia professores com curso superior e então, passou a lecionar em Ourilândia e Tucumã. “Hoje no polo tem professores que foram nossos alunos no ensino fundamental”, disse.

VEJA ABAIXO FOTOS DOS LABORATÓRIOS DO POLO

O polo foi implantado entre os anos de 2005/2008, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (antigo Centro Federal de Educação Tecnológica – PA (Cefet) e com o Ministério da Educação, quando Alan Azevedo era prefeito do município. “Nessa época tínhamos cinco cursos do então Cefet (UFPA) – Biologia, Química, Física, Pedagogia, e Tecnologia e Desenvolvimento da Informação e Matemática pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), mas na gestão seguinte não houve a busca por novos cursos e o polo entrou em pendencia por falta de apoio e ficou em vias de ser fechado”, explicou Alan Azevedo.

Em 2013 o prefeito Adelar Pelegrini assumiu com o compromisso de retomar o polo, e junto com a secretaria Maria da Conceição (Nenzinha), tem dado prioridade ao polo, e todas as pendencias já foram sanadas junto ao Ministério da Educação.  Segundo Alan, em 2013 havia três salas climatizadas, hoje todas as salas, laboratórios e biblioteca são climatizados.

Conforme Ainda segundo Alan, quando o Adelar assumiu o governo começou Curso de Letra, Pós-graduação em Gestão Pública pela UFPA e a partir de julho, mais dois cursos estão previstos pela Universidade Federal do Pará.

O coordenador do polo de Tucumã, afirma que haverá vestibular a partir de setembro, deste para os cursos de química e matemática, pela Ufpa. “O nosso polo hoje é o polo mais bem estruturado do Estado do Pará, devido o apoio do prefeito”, afirma Alan.
Segundo ele, na virada de 2014 para 2015, o governo conseguiu a renovação de dois laboratórios de informática  com dois quites de informática, cada um com 19 novos computadores. No total são 38 funcionando no polo, e as maquinas que existiam serão remanejadas e doadas para as escolas municipais.

PERDAS
O Ministério da Educação tinha planejado implantar 368 novos  Instituto Federais  no Brasil e Tucumã  definiu com a reitoria do Instituto Federal que teria um dos campus. Quando prefeito, Alan Azevedo conta que já tinha destinado uma área para a implantação desse polo, mas, o prefeito seguinte teria entrado em choque com o Instituo e o projeto de criação do polo para Tucumã, fora engavetado e o polo foi implantado em Conceição do Araguaia. “Foi uma perda sem tamanho para Tucumã e região, que hoje poderia ter um Instituto Federal com pelo menos 15 cursos, dentre os quais o de engenharia, que tem em Conceição”, lamentou o ex-prefeito e coordenador do Polo da Universidade Aberta em Tucumã.

BIBLIOTECA
LABORATÓRIO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA
INFORMATICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
SALA DE AULA PELA WEB
BIBLIOTECA

Postador: Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...