terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

POLUIÇÃO

Santarém pode ser o primeiro Município paraense a receber o Sistema de Desinfecção de Água Poluída

Implantação do sistema é para dar água de qualidade às comunidades ribeirinhas

Sistema de Desinfecção de Água Poluída
Sistema de Desinfecção de Água Poluída
Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) reuniram-se nesta segunda-feira (10/02) para discutir a implantação do Sistema de Desinfecção de Água Poluída, visando o acesso de qualidade da água às comunidades ribeirinhas. Participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto; o assessor de Projetos Internacionais da SEMMA, Wofgan Meier e o chefe do Núcleo de Apoio à Pesquisa no Pará (NAPPA), Jorge Ivan Rebelo Porto.

Segundo o chefe do NAPPA, o sistema já foi instalado em comunidades indígenas do Amazonas. Ele é um produto patenteado e desenvolvido por pesquisadores do INPA e está em processo de licenciamento, ou seja, de transferência de tecnologia para a indústria.

“Tem a função de desinfecção da água e utiliza a energia solar para aniquilar bactérias e vírus. É um equipamento compacto, purifica 400 litros de água por hora, pesando apenas 13 kg. O sistema já foi testado no INPA, dentro de um sistema lacustre e também em comunidades indígenas”, explica o técnico.

De acordo com Podalyro Neto, a parceria com o INPA será importante para testar a eficiência do sistema e verificar se o mecanismo solar é capaz de transformar águas sujas de rios e lagos em água potável. Ainda segundo o titular da SEMMA, a ideia é fazer com que esse sistema seja utilizado com o INPA para efetivar o projeto da melhor forma possível.

“Água tratada é uma necessidade e questão de saúde. E neste primeiro momento vamos articular com as Secretarias da Prefeitura para fazer a pesquisa nas bacias do Maró e Mentai, que é a bacia que forma o Arapiuns”, pondera Neto.

Foto e Fonte: RG e CCOM/PMS. Postador: Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...