segunda-feira, 6 de julho de 2015

FORA DO PODER

Tucanos preveem que Dilma não fica no poder até 2018

"Não cabe ao PSDB antecipar a saída de presidente da República. Não somos golpistas", afirmou Aécio. "O PT quebrou o Brasil", sentenciou."Seja qual for o caminho pelo qual tenhamos que passar, o PSDB e seus aliados terão um norte", concluiu FHC.'DENTRO DA LEI'Apesar do tom, os tucanos insistiam em dizer que qualquer desfecho se daria "dentro da lei".
Em meio à crise política enfrentada pelo governo, o PSDB fez sua convenção nacional em clima de campanha e previu o fim precoce do governo Dilma Rousseff.

Os principais líderes tucanos disseram que a sigla está pronta para "ir até o fim" e assumir o comando do país.

O partido teme ser acusado de golpista, mas optou por uma postura agressiva para não repetir o que avalia ser um erro do passado.

Em meio ao escândalo do mensalão, em 2005, a sigla resistiu à pressão para encampar o pedido de impeachment do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Reeleito para o comando da maior legenda de oposição do país, o senador Aécio Neves (MG) disse que o PSDB terá "coragem para fazer o que tem que ser feito" e que deve se preparar porque, "em breve", deixará de ser oposição para "ser governo".

"[O PSDB] não pode temer o futuro. (...) Hoje somos a oposição a favor do Brasil. Mas se preparem. Dentro de muito pouco tempo, não seremos mais a oposição, vamos ser governo. O PSDB é o futuro", concluiu.

O evento, realizado neste domingo (5), em Brasília, aconteceu a poucos metros da residência oficial da presidente. E mesmo as vozes tradicionalmente moderadas da legenda fizeram ataques diretos ao PT e ao governo.

Sem citar Dilma nominalmente, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que o petismo está "no fundo do poço". "Ficou claro que o PT não gosta de pobre, não gosta do social. O PT gosta é de poder, a qualquer custo", disse o paulista.

Ele falou em "tragédia" política e disse que Lula tenta jogar "nos ombros do povo" seus próprios erros. "Mas olha, Lula, o povo brasileiro não é bobo. Criaram a doença e agora estão querendo matar o doente."

Até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu a tese de que os tucanos estarão, "a depender das circunstâncias, prontos para assumir o que vier pela frente". Para ele, o país perdeu o rumo. "O PT quebrou o Brasil", sentenciou.

"Seja qual for o caminho pelo qual tenhamos que passar, o PSDB e seus aliados terão um norte", concluiu FHC.

'DENTRO DA LEI'

Apesar do tom, os tucanos insistiam em dizer que qualquer desfecho se daria "dentro da lei". "Não cabe ao PSDB antecipar a saída de presidente da República. Não somos golpistas", afirmou Aécio. Minutos mais tarde, ele disse ter o "sentimento" de que a adversária não fica no poder até 2018.

"O que eu vejo é que alguns partidos que hoje apoiam o governo têm esse sentimento, até mais aflorado do que o nosso, de que ela terá dificuldades para concluir o seu mandato", disse o tucano.

DIVISÃO INTERNA

Em diversos momentos, a última campanha presidencial foi lembrada nos discursos e no roteiro do evento. No ano passado, Aécio foi derrotado na disputa pelo Palácio do Planalto por uma pequena margem de 3,4 milhões de votos.

Aliados do mineiro chegaram a exibir um clipe com parte do jingle usado por Aécio em 2014 ao prestar uma homenagem ao cantor goiano Cristiano Araújo, morto em um acidente de carro no mês passado.

A exaltação ao senador foi feita num momento em que Alckmin também se coloca como opção dos tucanos para o Planalto.

Houve uma disputa de claques na chegada dos dois tucanos. A ala paulista gritava "Geraldo", enquanto o nome de Aécio era entoado por seus correligionários.

Prevendo uma disputa pelo protagonismo da convenção, Alckmin surpreendeu pelo tom duro de sua fala, fora de seu estilo habitual, e com forte conteúdo nacional, sem foco em São Paulo.

José Serra, outro nome lembrado como presidenciável, defendeu o parlamentarismo, criticou a política econômica e afirmou que o governo é "viciado em sua própria mediocridade". "É a pior crise desde que me conheço por gente."

Com informações da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...