terça-feira, 26 de maio de 2015

A CASA CAIU PARA SCOTTI

Italiano condenado por chefiar máfia é preso no Recife pela Interpol e PF
Pasquale Scotti tinha CPF e título de eleitor e se dizia empresário.
Ele é acusado de extorsão, mais de vinte homicídios e porte ilegal de armas.

Pasquale Scotti deixa superintendência da PF, no Recife (Foto: Divulgação / Polícia Federal)

O italiano Pasquale Scotti, de 56 anos, condenado à prisão perpétua por ligação com a máfia, foi preso no Recife nesta terça-feira (26), mais de vinte anos depois de ser condenado pela Justiça de seu país. A ação foi realizada, em conjunto, pela Polícia Federal (PF) e Interpol. Scotti prestou depoimento por cerca de quatro horas, na sede da PF, de onde foi levado para o Instituto Médico Legal, para realização do exame de corpo de delito. Depois, ele voltou para a superintendência da Polícia Federal, onde está à disposição da Justiça. As autoridades italianas darão início ao processo de extradição.
Italiano Pasquale Scotti foi preso no Recife, nesta terça (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
Segundo a PF, Scotti é chefe da máfia e estava foragido desde 1984 -- inicialmente, a Polícia Federal informou que ele era considerado foragido desde 1986. O mafioso italiano foi condenado em 2005 à prisão perpétua pela morte de 26 pessoas, mas estava desaparecido desde dezembro de 1984, quando fugiu da cadeia após ser detido por ligação com a máfia. Ele tem ainda condenações em 1991 por porte ilegal de arma de fogo, resistência, extorsão e vários homicídios, cometidos entre 1980 e 1983. O pedido de prisão foi feito pelos delegados federais da Interpol e autorizado pelo Supremo Tribunal Federal em menos de 24h.

Scotti tem dois filhos com uma brasileira -- dois meninos -- e foi preso quando os levava à escola. Ele se apresentava como Francisco de Castro Visconti, se dizia empresário, dono de uma empresa de importação de alimentos e entretenimento e sócio de uma boate. Ele morava há 28 anos no bairro do Sancho, Zona Oeste do Recife.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, o italiano usava identidade falsa, tinha CPF e até título de eleitor ilegais. A identificação dele foi possível pela comparação de impressões digitais, mas os detalhes sobre a família não serão divulgados. À PF, ele disse que a família brasileira não sabia de sua identidade real e que resolveu fugir da Itália para não ser morto.

"Era um dos líderes da Camorra, uma das máfias italianas e foi condenado à prisão perpétua por mais de 20 homicídios na Itália em razão da organização criminosa. Nós vamos continuar a investigação para saber quem que deu suporte, quem deu esse apoio logístico durante anos todos a ele para, eventualmente, identificar as pessoas e desarticular esse grupo", afirmou o superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Marcelo Diniz Cordeiro.

PF divulgou documentos utilizados por Pasquale Scotti no Brasil (Foto: Divulgação / Polícia Federal)
Ação na máfia
Segundo o diretor da Interpol na Itália, Genaro Capulongo, Scotti era o braço direito de Rafaelle Cutolo, fundador e líder da Nuova Camorra Organizzata. Ele teria tanto participado quanto ordenado os 26 assassinatos pelos quais foi condenado.

Chefe da Interpol no Brasil, o delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza Junio afirmou que o homem aparentemente passou por cirurgias estéticas. "Ele disse em depoimento que fazia questão de esquecer do passado dele, que Pasquale Scotti não existia mais para ele, apenas Francisco de Castro", disse.
A Polícia Federal investiga se as empresas comandadas por Scotti no Brasil eram usadas para lavar dinheiro. A apuração apontou haver indícios de que ele recebia dinheiro de instituições italianas.

saiba mais
* Colaborou Vianey Bentes, da TV Globo, em Brasília.
Postador: Manancial de Carajás, com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...