quinta-feira, 31 de maio de 2012

Susipe leva projeto de reinserção social a nove municípios paraenses

A Superintendência do Sistema Penal (Susipe) lançou nesta terça-feira (29) a segunda ação do projeto “Conquistando a Liberdade”, que acontece quinta-feira (31) e consiste na prestação de serviços gerais e manutenção predial de nove escolas públicas, com uma mão-de-obra diferente: 174 internos de diversas casais penais. Os municípios que vão receber o projeto são Abaetetuba, Tomé-Açu, Capanema, Marabá, Mocajuba, Salinas, Marituba, Santa Izabel do Pará e Paragominas.

Além dos serviços, o projeto terá o “Papo Di Rocha”, uma conversa entre internos e os alunos das escolas selecionadas. O juiz da 3ª Vara Criminal de Abaetetuba, Deomar Barrroso, falou sobre o início do projeto, em 2003, quando ele era juiz da 3ª Vara de Execução Penal em Belém. A ação dos internos consistia, então, na limpeza das praças em Belém.

Após parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os internos passaram a limpar as escolas públicas, dando forma, a partir daí, ao projeto como ele é hoje. Segundo o magistrado, ao fazer a limpeza nas escolas e interagir com os alunos, o preso tem um sentimento de satisfação pessoal para com a comunidade. “Ele está se sentindo útil. Não há nada que pague esta cena”, destaca.

O diretor do Núcleo de Reinserção Social da Susipe, Ivaldo Capeloni, fez um retrospecto da primeira fase do “Conquistando a Liberdade”, após a ampliação do projeto para as escolas dos nove municípios hoje atendidos. Em Marabá, destacou ele, houve a participação de internos do sexo feminino, e Tomé-Açu teve a mobilização de toda a comunidade. 

A diretora de Educação Infantil e Fundamental da Seduc, Ana Cláudia Age, disse que o bate-papo entre presos e estudantes faz o jovem dar mais valor à educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...