quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres de Canaã dos Carajás vão debater autonomia financeira e cidadania

Mulheres do campo e da zona urbana de Canaã dos Carajás, município do sudeste do Pará, serão capacitadas em organização e gênero, e organização produtiva, que envolve temas como assistência técnica, crédito para trabalhadoras rurais e mercado. A iniciativa, que acontece no próximo sábado (10),  é uma promoção da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Prefeitura de Canaã e Grupo de Economia Solidária do município.

As relações sociais de gênero e a discussão dos papéis da mulher e do homem é o tema central da palestra, que será ministrada pela socióloga Margarida Negreiros, da Emater. O objetivo é fazer uma retrospectiva da história de organização da mulher e a conquista de espaços na sociedade, enfatizando principalmente a autonomia financeira, o respeito e o reconhecimento como cidadã que participa do processo produtivo na agricultura.

O evento terá como destaque o incentivo à qualidade e à regularidade da produção em caráter coletivo. “O caráter associativista é um dos grandes temas trabalhados pela Emater, visando fortalecer a iniciativa produtiva das mulheres e a inserção no mercado com maior poder de valorização”, frisou Margarida Negreiros. 

Canaã dos Carajás já tem um exemplo de organização das mulheres em torno da economia solidária, com um polo de artesanato que aproveita até resíduos sólidos.
Outra iniciativa de sucesso com mulheres apoiada pela Emater, no sudeste do Pará, é o grupo de quebradeiras de coco babaçu, que envolve 150 mulheres dos municípios de Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará, São João do Araguaia e São Domingos do Araguaia. 

Elas produzem óleo de babaçu e outros derivados do produto, como sabonetes. A produção, gerenciada pelo sistema de cooperativa, é comercializada em feiras livres da região, em outros Estados e no Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...