quinta-feira, 8 de março de 2012

Belém-Pará 
Praça Dorothy Stang será entregue à população em abril


As obras da Praça Dorothy Stang, localizada no Complexo Viário Júlio César, estão em fase de conclusão. A praça deverá ser entregue à população em abril próximo. As obras começaram em 2010, mas foram paralisadas em função de uma auditoria. O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), no atual governo, assumiu a obra, promoveu a auditoria e reformulou o projeto, reduzindo custos – de R$ 3 milhões para R$ 1,8 milhão - e ampliando o projeto original.

O logradouro, que integra o Complexo Viário Júlio César, é um espaço destinado a atividades de lazer, esportivas e culturais. Como anexo do elevado Daniel Berg, a praça está localizada entre as avenidas Pedro Álvares Cabral, Júlio César e Senador Lemos, no bairro da Sacramenta.

Em função de um decreto do governador Simão Jatene, em atendimento à recomendação da Auditoria Geral do Estado (AGE) para que todas as obras que estavam em andamento passassem por uma auditoria, as obras foram paralisadas para permitir o trabalho dos auditores.

O diretor do NGTM, Cláudio Conde, informa que durante a auditoria foram verificados desde a captação, origem e utilização dos recursos, até o processo de licitação, orçamento e os demais aspectos da obra.

A auditoria foi feita entre os meses de abril e outubro de 2011. Em dezembro, a AGE concluiu o relatório, permitindo que técnicos do NGTM começassem a analisar o estado em que se encontravam as obras da praça. “Foi chamada a  empresa e, com negociação, se chegou à redução de quase 50% no valor do saldo contratual a pagar”, explica Cláudio Conde. As obras foram retomadas em fevereiro, e 90% já estão concluídos. “Até abril nós finalizaremos e entregaremos a praça à população”, afirma o diretor.

Vandalismo - Estão faltando apenas a revitalização dos prédios da praça, já que nos meses em que as obras ficaram paralisadas houve um desgaste natural dos pisos e instalações elétricas e hidráulicas. Ações de vândalos também resultaram em pichações e destruição das instalações. “Mas nada vai afetar o nosso calendário para a entrega da praça”, garante Cláudio Conde.

Inicialmente formada por ginásio de esportes, anfiteatro, três quiosques para lanches, pista de skate, um infocentro do Programa Navegapará e três quadras de areia, a praça também terá espaço para eventos promovidos pelos centros comunitários do entorno.

A praça tem aproximadamente 5 mil metros quadrados e duas passarelas metálicas para a travessia de pedestres. A primeira passarela fica na Avenida Júlio César, e a segunda na Avenida Pedro Álvares Cabral.

Nas passarelas o NGTM realiza serviço de recapeamento dos pisos e terraplenagem no canteiro central, onde serão colocados equipamentos para o lazer das crianças, que não estavam incluídos no projeto original.
Foto:  Divulgação  Fonte: Agência Pará -Texto: Marcio Flexa-Secom   Postador:   manancial de carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...