sexta-feira, 11 de novembro de 2011

58% são contrários à divisão no Pará, diz pesquisa do Datafolha

Plebiscito está previsto para o dia 11 de dezembro e a campanha na televisão começa nesta sexta-feira

REDAÇÃO ÉPOCA

Gráfico divisão do Pará (Foto: reprodução)
Uma pesquisa feita pelo Datafolha e divulgada nesta sexta-feira, dia 11, mostra que 58% dos paraenses são contra a divisão do Estado em três unidades federativas diferentes (Pará, Tapajõs e Carajás). O instituto ouviu 880 eleitores com mais de 16 anos em 42 municípios do Pará. A pesquisa foi uma encomenda das TVs Tapajós e Liberal e do jornal "Folha de S.Paulo", e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, a porcentagem de paraenses contra a divisão do Estado pode variar de 55% a 61%. 

O plebiscito, que está previsto para 11 de dezembro, foi aprovado em maio no Congresso. Primeiro, os eleitores votarão se concordam com a criação do Estado do Tapajós, na porção oeste do Estado, com capital em Santarém; depois, com a separação de Carajás, no sul, com capital em Marabá. A campanha nas redes de rádio e TV começou nesta sexta-feira. 

Na região do Tapajós, o anseio pelo novo Estado é antigo. Lideranças da região, como o vereador de Santarém Reginaldo da Rocha Campos (PSB-PA), datam a militância pela divisão no século XIX. Há pouco mais de 20 anos, na Constituição de 1988, Tapajós quase foi criado junto com o Tocantins, mas a proposta foi descartada.

O movimento em Carajás é um pouco mais recente, capitaneado pelo setor econômico emergente da mineração e pecuária. Na defesa pelo Pará unido, políticos de Belém se organizam contra a divisão.

11 de novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...