sábado, 22 de outubro de 2011

22 de outubro de 2011

Ritual de macumba causa terror no rio Tapajós
Jefferson Colares

Jefferson Colares denuncia o responsável do centro de saúde de suruacá

 

Uma família realiza sessões espíritas na comunidade de Suruacá, no rio Tapajós, cerca de 3 horas de viagem de barco da área urbana de Santarém. 118 famílias moram na comunidade de Suruacá, com quase 500 habitantes.

O ato religioso poderia ser exercido na normalidade. No entanto, denúncia feita pelo coordenador do Sistema de Água e Energia da comunidade, Jefferson Colares, confirma que “na euforia das sessões, ocorre a incorporação de santos, seguido de ofensas proferidas pelos participantes do grupo religioso a outros comunitários. No centro espírita, há muita fumaça em meio a mata fechada”.

A repulsa de alguns comunitários quanto às desavenças causadas pelo ritual estendeu-se à Unidade de Saúde de Suruacá. O organizador do grupo, Henrique Rogério Sousa Lima, é o atendente no Centro de Saúde.

Os comunitários e outras lideranças enviaram um abaixo assinado ao Secretário Municipal de Saúde, Dr. Emannuel Silva, para a retirada do atendente. “As pessoas temem a alteração do servidor dentro do posto, porque muitos deles já foram insultados por ele e os familiares como “tranca rua” e até crianças participam desse ritual. Mas, até o momento estamos sem resposta do Secretário quanto a isso”, concluiu o coordenador Jefferson Colares.
Por Alciane Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...