terça-feira, 28 de julho de 2015

AVANÇOS NA AGRICULTURA FAMILIAR

Prefeitura de Tucumã assinam convênio de cooperação técnica para fortalecer agricultura familiar
Acompanharam o evento representantes de instituições públicas, ONG, associações, produtores e trabalhadores rurais ligados à Agricultura Familiar. 

100 propriedades rurais terão assistência técnica.
No Congresso da Agricultura Familiar, na sexta-feira, 24, em Tucumã, a prefeitura do município e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (STTRT) assinaram convênio de Cooperação Técnica que objetiva aumentar a produtividade, reduzir custos, elevar a receita, assistência técnica e melhorar a qualidade dos produtos advindos da Agricultura Familiar.

Prefeito Adelar Pelegrini, ao lado de Marcela e Clarismar Oliveira, secretário de Agricultura
Para participar do projeto o produtor rural não precisa ser filiado à cooperativa seja de cacau ou de leite e nem de associações. O Programa, atende produtores distribuídos em todos o município de Tucumã e atua em cinco frentes: melhoria na produção do leite, cacau diferenciado e certificado, piscicultura, grãos e hortifrutigranjeiros. Entre as entidades envolvidas na parceria, estão, o Sebrae-Pa, Emater, Imaflora, Ceplac, agentes financeiros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vale, Câmara Municipal e Prefeitura. 
Mesa que presidiu os trabalhos
Marcela Pereira Salazar presidenta do (STTRT), afirma que a gestão atual sob o comando do prefeito Adelar Pelegrini foi a primeira realmente a se preocupar em buscar soluções para os desafios que exige a transição da agricultura familiar antiga que se pratica no município para a agricultura moderna dos dias atuais.
Marcela Salazar, presidente do Sindicato
O convênio assinado visa proporcionar aos produtores tucumaenses, apoio técnico, melhoramento genético, disponibilização de máquinas e outros equipamentos que possibilitem alavancar a agricultura familiar local, diz o Clarismar Oliveira, Secretário Municipal de Agricultura.

Convênio
Ao assinar o convênio, a prefeitura de Tucumã se compromete a destinar à parceria 01 veículo, dois técnicos sendo uma engenheira agrônoma, e apoiar os produtores no que tange, confecção de represas, aração de terra para plantação de milho e capim, poda de cacau, analise do solo, adubos, entre outras ações.

Para Adelar Pelegrini ao se investir na modernização da pecuária e da agricultura familiar e no melhoramento genético, visando aumento da produção leiteira e cacaueira resolve-se uma pendência antiga que não condiz mais com a realidade atual.

Além de assessoria técnica e cursos de capacitação, o convênio firmado pela prefeitura prevê ainda apoio da elaboração de projetos técnicos que tenham como proposta desenvolver a implantação e o manejo das lavouras e da pecuária leiteira, e obtenção de recursos financeiros junto às agências de crédito.

Tucumã: Roney Wydamaior  Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...