sexta-feira, 5 de junho de 2015

FUNDO AMAZÔNIA

Municípios Verdes receberão apoio do Fundo Amazônia

Participaram da reunião secretários municipais de Meio Ambiente e prefeitos de quinze localidades do Estado.
Secretários municipais de Meio Ambiente e prefeitos de quinze localidades do Estado se reuniram esta semana, na capital paraense, com os gestores e a equipe do Programa Municípios Verdes (PMV). O objetivo do encontro, realizado na manhã desta quinta-feira, 4, foi a apresentação de diretrizes e normativas previstas no projeto do PMV aprovado junto ao Fundo Amazônia, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a concessão dos benefícios aos municípios contemplados pelo projeto.

O projeto – o maior já aprovado até então pelo BNDES, no valor de R$ 82,4 milhões – visa apoiar o combate ao desmatamento e à degradação florestal no Pará por meio da consolidação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do fortalecimento da gestão ambiental municipal.

Os 106 municípios participantes do PMV serão beneficiados com o projeto, mas, destes, somente 34 foram elencados como prioritários por conta dos altos índices de desmatamentos apresentados nos últimos anos e seis deles por já terem saído da lista do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Estes 34 municípios serão contemplados com um kit de equipamentos - caminhonete, notebook, máquina fotográfica, GPS, antenas de internet, sistema de gerenciamento da gestão ambiental e bases georreferenciadas - que facilitará o monitoramento e auxiliará no combate ao desmatamento.

Mas para terem acesso aos benefícios, os municípios precisam estar engajados e cumprindo as metas estabelecidas pelo PMV. Dentre elas estão a celebração com a sociedade civil e as governanças locais de um pacto contra o desmatamento; a criação de um grupo de trabalho de combate ao desmatamento ilegal; a realização das verificações in loco dos focos de desmatamento ilegal; a manutenção da taxa anual de desmatamento abaixo de 40 Km² (com base nos critérios do Prodes/INPE); possuir mais de 80% da área municipal cadastrada no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e não fazer parte da lista do Ministério do Meio Ambiente (MMA) dos municípios que mais desmatam na Amazônia.

O projeto tem um prazo de 30 meses de execução, e o PMV tem como objetivos promover o engajamento dos 106 municípios participantes para o cumprimento de suas metas; estruturar o sistema de gestão ambiental descentralizado e integrado e criar 23 bases locais espalhadas pelo Estado para o fomento de ambientes de negócios que favoreçam o desenvolvimento sustentável no Pará.

O secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luís Fernandes  Rocha, esteve na reunião e na ocasião reforçou o apoio da Semas ao projeto e aos municípios contemplados por ele.

Participaram da reunião representantes dos municípios de Dom Eliseu, Brasil Novo, Marabá, Paragominas, Óbidos, Tailândia, Gurupá, Cumaru do Norte, Ulianópolis, Uruará, Itupiranga, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu e Santarém.

Continue lendo>>>Gestão Ambiental

Raphael Pacheco
Programa Municípios Verdes

Postador: Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...