quinta-feira, 30 de abril de 2015

SAÚDE

Marabá registra 21 casos de Leishmaniose só este ano
A prefeitura orientou que todos os cães da cidade sejam vacinados

Por: Redação ORM News
O município de Marabá, sudeste paraense, já registrou 21 casos de Leishmaniose desde o início deste ano. Os números preocupam, porque os indíces já ultrapassam os 18 casos registrados durante todo o ano passado. Um homem morreu vítima da doença na cidade. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

Um mapeamento do Centro de Controle de Zoonoses apontou que 21 bairros de Marabá apresentaram altos índices da doença durante a pesquisa. Dessa maneira, a prefeitura orientou que todos os cães da cidade sejam vacinado.

A doença
Segundo informações do Ministério da Saúde, a Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, coloca na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.

Embora alguns canídeos (raposas, cães), roedores, edentados (tamanduás, preguiças) e equídeos possam ser reservatório do protozoário e fonte de infecção para os vetores, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem.

A doença não é contagiosa, já que a transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

Postador: Manancial de Carajás, com informações de ORMNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...