quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

PENITENCIARIA

PM é acionada para conter tumulto em Complexo Penitenciário no PA
Detentos se recusaram a retornar para as celas do Complexo de Santa Isabel. Tropa de Choque da PM foi acionada e atua desde o início da noite no local.

Do G1 PA
(Foto: Cezar Magalhães/DOL)
A Tropa de Choque da Polícia Militar foi acionada para controlar um tumulto no Complexo Penitenciário de Santa Isabel, no nordeste do Pará, na noite desta quinta-feira (26). A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) confirmou que o tumulto ocorre em duas unidades prisionais do complexo, mas ressaltou que não há rebelião em curso. Segundo a Susipe, a Polícia faz uso e armas não letais para controlar a situação e não há refens.

Segundo a Susipe, internos do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPPI) se recusaram a retornar para as celas em que ficam recolhidos e no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPPII), os detentos estão amotinados e chegaram a depredar algumas celas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que um grupo esposas de detentos chegou a bloquear a rodovia BR-316, em protesto por informações a respeito da situação. A interdição durou cerca de 30 minutos e agentes da PRF acompanham a movimentação no local.

Na noite esta quarta-feira (25), situação semelhante ocorreu em duas unidades do Complexo Penitenciário de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Internos também se recusaram a retornar para as celas no início da noite, segundo a Susipe, e a Polícia Militar foi acionada. A Susipe informou que a situação foi controlada por volta de 21h30 e os detentos atingidos por balas de borracha foram atendidos dentro das próprias unidades prisionais, sem nenhum ferimento grave.

Terminou por volta das 15h30 desta quinta-feira (26), o princípio de motim no Centro de Recuperação Feminino (CRF), de Ananindeua, segundo informações da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). Três celas do bloco D ficaram parcialmente danificadas e foram interditadas para reparos.

A confusão começou no início da tarde de hoje e contou com a participação de 110 internas. Segundo a Susipe a tropa de choque esteve no local e precisou usar bombas de efeito moral para controlar os ânimos, mas que ninguém ficou ferido.

Assista ao vídeo onde é possível escutar disparo e gritos das detentas.

A direção da unidade prisional está reunida com as líderes do tumulto para saber as motivações da desordem.

Foto e Fonte: Diário do Pará. Postador: Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...