terça-feira, 2 de dezembro de 2014

SEM SOLUÇÃO

Caso extrativistas
Polícia não encontra acusado de ser o mandante
Desde o dia 12 de agosto deste ano, quando o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PA) anulou o julgamento que soltou José Rodrigues Moreira, acusado de ser mandante do assassinato dos extrativistas e ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da silva, em maio de 2011, foi expedido um mandado de prisão contra José Rodrigues, mas ele permanece foragido.

O acusado chegou a ser assentado, mesmo após o crime, pelo INCRA, dentro do mesmo assentamento onde ocorreram os crimes, o Projeto de Assentamento Agroextrativista Praialta Piranheira, em Nova Ipixuna, onde familiares das vítimas e testemunhas chegaram a ser ameaçados de morte. O mandado de prisão nunca foi cumprido pela Polícia Civil.

Em reunião da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo realizada em Marabá, na sede do Incra, ainda no dia 8 de outubro, foi solicitada informação ao Ouvidor Agrário Nacional, sobre a possível prisão do fazendeiro José Rodrigues Moreira, acusado de ser o mandante das mortes.

O pedido, ainda sem resposta, foi feito ao delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Rilmar Firmino de Sousa, diretamente pelo ouvidor, Gercino José da Silva Filho, visando a resolução de tensões e conflitos sociais no campo.

O temor dos movimentos sociais é que a incapacidade da Polícia Civil do Pará em prender o mandante, aliada à dificuldade que o Judiciário tem de condenar os envolvidos em crimes no campo, pode provocar novos conflitos e mortes na região. Exemplo disso é o que aconteceu em setembro, quando o líder sindical Jair Cleber dos Santos e o tratorista Aguinaldo Ribeiro Queiróz foram assassinados em conflito na Fazenda Gaúcha, em Bom Jesus do Tocantins.

Um dos pistoleiros preso em flagrante foi solto no dia seguinte pelo juiz Murilo Lemos Simão, o mesmo que conduziu o julgamento que levou à impunidade de José Rodrigues Moreira. Aliás, os movimentos sociais pedem que ele não julgue mais crimes no campo.

Foto e Fonte: Marabá Noticias. Postador: Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...