quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

IMORTALIDADE

Cai em quase 39% a mortalidade infantil em Marabá

O município registrou nos primeiros 11 meses deste ano uma redução de 38,7% no número de óbitos infantis, em comparação com o mesmo período de 2013. A redução reflete, entre outros fatores, o reforço em medidas e programas direcionados às gestantes atendidas pela rede de saúde pública do município.

Segundo a coordenadora da Divisão de Epidemiologia na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), enfermeira Fernanda Miranda, em 2013, de um total 4.962 nascidos vivos, 106 morreram no primeiro ano de vida, com maior incidência de óbitos nas faixas de até sete dias do nascimento e entre 28 dias e um ano de idade.

Este ano, o sistema de informação já registra 4.382 crianças nascidas vivas, em que somente 65 delas morreram antes de completar um ano. Também agora, o maior quantitativo de óbitos ocorreu nas mesmas faixas, 25 crianças morreram nos primeiros sete dias e 30 depois dos 28 dias de vida.

Vários fatores, segunda a enfermeira, contribuíram para essa expressiva redução, dentre as quais o aumento da vacinação de gestantes e crianças; orientação e incentivo à amamentação; implementação do banco de leite na maternidade; tratamento nas Unidades Básicas de Saúde da desidratação decorrente da diarreia; e aumento no atendimento ao pré-natal.

Belchior Conceição da Silva Júnior, diretor administrativo do Hospital Materno Infantil, acredita, por sua vez, que a redução da mortalidade infantil no município é reflexo de inúmeros fatores relacionados a melhorias na área da saúde e também na área de saneamento básico.

“Aqui na unidade implantamos novos serviços, melhoramos no serviço do banco de leite, melhorou nossa equipe de ginecologistas e enfermeiros. Vários fatores, não só aqui no hospital, mas como um tudo”, ressaltou o coordenador administrativo da maternidade. 

Foto e Fonte: Ascom/PMM). Postador: Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...