sexta-feira, 31 de outubro de 2014

POLITICANDO

Entenda a Política de Xinguara
A prova dos nove na política de Xinguara
Quem perdeu e quem se fortaleceu nos últimos quatro anos
O resultado das eleições no primeiro turno em Xinguara, vem intrigando lideranças políticas e até eleitores no município. É que o resultado do pleito deixou bem claro a ascensão de um e a queda de outros grupos políticos do município. Então vamos fazer uma análise em conformidade com os números do pleito. 

Aos números: em 2010 o então candidato a deputado estadual, Dr. Moacir Pires teve 6.386 votos. Dois anos após, o mesmo Moacir concorrendo à vaga de prefeito com apoio de toda a ala petista, teve 6.743 votos. Agora em 2014, Davi Passos (PT) foi candidato a deputado estadual e obteve apenas 6.542 votos. Pedindo votos a favor de Davi estiveram o ex-candidato a prefeito Dr. Moacir Pires, Ari Nascimento e demais lideranças do grupo que o acompanham. Como detalhe, nos últimos quatro anos de disputa o rendimento dos três grupos (Davi, Moacir e Ari), talvez não tenha sido o esperado.
Fazendo as contas em dois anos (2010/12), o grupo de Davi teve acréscimo de 487 votos, mas, no pleito de 2014, com o mesmo Davi apoiado pelo mesmo time , não foi além de 6.542 votos. Outra vez, registrando aqui um declínio de 331 votos, comparando com o resultado de 2012.

Em síntese: Entre 2010/12 o grupo conquistou 487 votos, nestes anos consecutivos 2012/14 caiu 331 votos. E nessa soma e dividendos, restou aos três grupos envolvidos apenas 156 votos. Numa avaliação mais profunda,entendemos que, de fato os três grupos (Davi, Moacir e Ari), não conseguiram obter bom desempenho. Agora, resta saber de quem são os 6.542 votos que Davi teve nas urnas, este ano. Essa á grande pergunta que vem intrigando lideranças políticas e eleitores locais

Do outro lado da moeda, Raimundo Mototaxi (PSC), que lançou candidatura nos últimos minutos do segundo tempo, obteve um resultado crescente, baseado na sua votação como candidato a vereador. Saindo da casa de 1.080 votos para 6.705 votos sendo o mais votado candidato a deputado da historia recente de Xinguara.

Muitos esperavam amarga e humilhante derrota de Raimundo Mototaxi, que foi apoiado por vários secretários e integrantes da atual gestão do prefeito Osvaldinho Assunção.  Neste resultado de pouco mais de trinta dias de campanha o grupo mostrou força e determinação em busca de votos, fazendo assim uma aquecida em campo para a próxima partida, que será em 2016.

Com estes números, e com o que está por vir contra o grupo petista e seus seguidores, fica um time reserva, aguardando os resultados da próxima presidência da câmara de Xinguara.

Por hoje é só, bom final de semana aos nossos leitores atentos a campanha e a politica xinguarenses. 

Postador: Manancial de Carajás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...