Já foram concluídas a construção de seis escolas, e mais 32 serão finalizadas em 2015
Dezoito mil estudantes terão acesso a 38 escolas novas, com 12 salas de aula cada, até o final de 2015, como resultado da construção de unidades escolares em todo o Pará. Com cerca de 190 mil metros quadrados de área construída e 456 salas de aula, o governo expande a rede pública estadual de ensino, um passo definitivo na direção da melhoria da qualidade da educação, principal meta do Pacto pela Educação do Pará.
De um total de 38 estabelecimentos de ensino que serão entregues em breve pelo Governo do Estado, com projeto arquitetônico da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (FNDE/MEC), já foram concluídas a construção de seis escolas, e mais 32 serão finalizadas em 2015.
Uma das escolas com 50% das obras já executadas fica no município de Redenção, no sul do Pará. Essa escola – a primeira do município com um novo padrão de construção e funcionamento – deverá ser inaugurada no final de novembro, com 12 salas de aula. As seis escolas já inauguradas correspondem a 72 novas salas de aula, e as 32 que estão em obras têm mais 384 salas de aula.
“Com essa expansão, o Pará sinaliza para o atendimento de uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que é a ampliação da oferta do Ensino Médio, além da melhoria da infraestrutura da rede existente,” informa o secretário adjunto de Ensino da Seduc, Licurgo Brito. A programação de obras nos municípios é coordenada pelo secretário adjunto de Logística Escolar, Marcus Vinícius Menezes Neto.
A escola em Redenção, que integra a URE 15 (Unidade Regional de Educação), tem 9.214 metros quadrados de área e 5.239 metros quadrados de área construída. As obras começaram em outubro de 2013. Quando entrar em funcionamento, a unidade terá dois blocos com seis salas de aula climatizadas e recursos pedagógicos de última geração, totalizando 12 salas; um auditório com capacidade para 100 pessoas; ginásio poliesportivo coberto, com arquibancada e vestiário; bloco de laboratórios multidisciplinares; biblioteca; sala de Informática; salas de vídeo e arte; 13 banheiros; instalações para pessoas com deficiência; bloco administrativo; bloco coberto para o recreio, com despensa e cozinha; guarita e outros espaços.
Nível educacional – Já foram inauguradas e funcionarão no ano letivo de 2015 as novas escolas, com o padrão de 12 salas de aula, nos municípios de Tucumã, Água Azul do Norte, Maracanã, Belém, Moju e Marabá. A entrada em funcionamento dessas escolas, que vão dinamizar as atividades pedagógicas oferecidas a estudantes de baixa renda, em Belém e no interior, faz parte do programa Pacto pela Educação, desenvolvido pela Seduc com uma rede de parceiros, com vistas a elevar o nível da educação no Pará até 2017, em especial o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Nesse processo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Promoção Social e da Seduc, pretende inaugurar em breve novas escolas com 12 salas em Redenção, São Félix do Xingu, Santa Maria das Barreiras, Parauapebas, Floresta do Araguaia, Rondon do Pará, Novo Repartimento, Belém (nos bairros do Jurunas e Terra Firme, e no distrito de Mosqueiro), Ananindeua, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Tailândia, Nova Ipixuna, Faro, Óbidos (duas escolas), Curuçá, Ulianópolis, Portel, Melgaço, Garrafão do Norte, Oeiras do Pará e Brasil Novo.
Foto e Fonte: ORMNews. Postador: Manancial de Carajás.