segunda-feira, 2 de setembro de 2013

XINGUARA / POLÍTICOS INELEGÍVEIS

XINGUARA

Tribunal Regional Eleitoral deixa Davi Passos, Moacir Pires e Clóves Durães inelegíveis por oito anos

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás

Davi Passos
O Tribunal Regional Eleitoral por unanimidade de votos (todos os juízes que compõe o tribunal) votaram e reconheceram que José Davi Passos, Moacir Pires de Farias e Clóves Batista Durães, praticaram conduta vedada a agente público em campanha eleitoral, em virtude de doações de terrenos públicos ou doações mascarada como venda mas cujo valor era ínfimo (mais baixo) o que torna proibido no ano eleitoral.  O Acórdão no processo 486/80.2012, foi publicado na sexta-feira 30.

O Tribunal reconheceu isso e imediatamente reconheceu que essas três pessoas praticaram conduta vedada, e por força da Lei complementar 135/2010 (Lei da Fixa Limpa), todos eles ficam a partir dessa decisão inelegíveis pelo período de oito (8) anos.

Moacir Pires
Isso está muito claro na decisão até onde a desembargadora  relatora Celia Regina de Lima Pinheiro, disse: “Dessa forma com a  introdução da Lei Complementar  135/2010, uma vez transitada em julgado decisão monocrática, a inelegibilidade é automática.  Já em caso de decisão proferida por  órgão colegiado o efeito será imediato”.
Cloves Durães
Para alguns juristas mesmo que as partes recorram desta decisão, o efeito da inelegibilidade vai continuar valendo.

Entenda o casoem 2011 o município de Xinguara recebera doação do Ministério do Desenvolvimento Agrário de áreas localizadas nos setores de São Francisco, Rio Vermelho e Chácaras Vila Pagnocelli.

O município, através do então prefeito José Davi Passos, realizou concessão das mesmas a diversos munícipes em pleno ano eleitoral. 

Essa atitude, segundo os juízes do TRE configura-se em Conduta Vedada (comprovada a prática do ato) haja vista que os bens doados pertenciam à  Administração Pública e os atos foram realizados em ano eleitoral.

Todos os detalhes sobre essa decisão do TER em desfavor de Davi, Moacir e Clóves, você terá em nossa edição impressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...