segunda-feira, 3 de junho de 2013

Após uma Década Conferência Discute Desenvolvimento Rural em Tucumã

Eleição de delegados para as conferências. Implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Mudanças na legislação do conselho da agricultura. Metas de um plano municipal de desenvolvimento sustentável até 2017. Fortalecimento da agricultura no município da produção e comercialização. Construção da Casa Familiar Rural e Formação e contratação de técnicos. Foram algumas das propostas a serem apresenta para a Câmara Municipal.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações de Roney Wydiamaior/ Ascom- PMT

Realizada na última sexta – feira, 31, a 2ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Tucumã, reuniu jovens agricultores, mulheres e membros do Conselho Rural, para discutir os principais desafios e estabelecer metas para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola no município.


“A agricultura tem uma grande importância na economia do nosso município, por isso a prefeitura tem o dever de desenvolver projetos e incentivar constantemente esse setor”, ressaltou o prefeito durante seu pronunciamento.

Dentre as ações que estão sendo desenvolvidas atualmente pela prefeitura, Adelar Pelegrini destacou a aquisição de alimentos direto da agricultura familiar no município junto aos agricultores, saímos de 08 por cento para 32 por cento gerando renda e emprego no meio rural. Pelegrini disse ainda que o governo municipal trabalha no intuito de não mais continuamos a comprar frutas e legumes de Anápolis, temos sim capacidade e potencial para alavancar o desenvolvimento rural através de um planejamento.   


Um dos principais objetivos do encontro foi o de estimular a organização do setor agrícola e identificar os principais desafios para a definição de estratégias, diretrizes e instrumentos de política pública para o desenvolvimento da agricultura.

Além de escolher delegados para participar de conferências foram entregues certificados para os concluintes que fizeram o curso de operação e manutenção de tratores agrícola, oportunizado através da Secretaria Municipal de Agricultura de Tucumã em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( SENAR/PA).

 “Os resultados obtidos nesse encontro municipal serão levados à Conferência Regional a ser realizada na cidade de Redenção no mês de Agosto e na seqüência à Conferência Estadual, a ser realizada em Belém e posteriormente na nacional em Brasília”, explica Clarismar Oliveira Pinto Secretário Municipal de Agricultura de Tucumã, que organizou o evento.

Autoridades

O evento contou com a participação do prefeito Adelar Pelegrini, Vice - Presidente da Câmara Municipal, vereador, Valnei Oliveira Pinto “Tiririca”, represente de crédito do Banco do Brasil, Eduardo. Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará EMATER/PA) Neilton Araújo. Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) Rubenilton Rosa dos Santos. Clecio Witeck da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). Pierre Clavier da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (ADAFAX). Ruth Correa do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). Marcela Salazar Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). Padre Primo da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Da Igreja Católica de Tucumã Padre Paolo Andreolli. Clarismar Oliveira Pinto Secretário Municipal de Agricultura de Tucumã. Samuel Lima Eloi Secretário Municipal de Agricultura de Ourilândia do Norte e de alguns vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...