quarta-feira, 5 de junho de 2013

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (4) [ontem] um projeto de lei que reabre caminho para a criação de novas cidades no país.

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações da Folha de S. Paulo

Como o texto foi alterado pelos deputados, ele volta para análise dos senadores.
Segundo dados da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Novos Municípios, a proposta deve permitir em curto prazo a formação de 150 novas municípios –sendo que, atualmente, são 5.570.

O projeto fixa critérios para a criação, fusão e desmembramento de municípios.
A formação de novas cidades só será permitida após a realização de Estudo de Viabilidade Municipal e de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações envolvidas.
O texto também exige uma população mínima, que varia de acordo com a região. Para a emancipação, a população do novo município deve ser igual ou superior a 6.000 habitantes nas regiões Norte e Centro-Oeste; 8.500 mil habitantes no Nordeste; e 12.000 no Sul e Sudeste.

Nota deste do blog: no município de Xinguara a expectativa do povo é para a aprovação final que irá apontar um emancipado entre os distritos Rio Vermelho e São José do Araguaia, que estão em  processo de emancipação política administrativa no Estado do Pará.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...