sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Rio Maria: Muares, ABCJ-PÊGA poderá ter sede no Pará

Roberto Paulinelli - diretor da comitiva
do Frigorífico Rio Maria.
Roberto Paulinelli acha importante trazer a ABCJ-PÊGA para o Sul do Pará. 

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do blog  riomariaemfoco


Durante o 6º Encontro Nacional de Muladeiros, realizado de 23 a 27 de janeiro/2013 em Iporá-GO (evento em que o Pará foi destaque), o diretor da comitiva do Frigorífico Rio Maria Roberto Paulinelli manteve contato com o presidente Nacional da ABCJ-PÊGA (Associação Brasileira de Criadores de Jumento Pêga) Marco Antônio Barbosa.  

Durante a conversa ficou acertado a vinda de Marco Antônio à região visando à implantação de um núcleo regional da Associação. 

Segundo Roberto Paulinelli é muito importante trazer a ABCJ-PÊGA, pois o sul do Pará já possui muitos animais de qualidade, porém não são registrados. “A associação promoverá cursos de doma, cuidados com doenças, reciclagens, analise dos animais... o juiz analisa se um jumento, por exemplo, tem qualidade para ser um bom reprodutor. Eles também trarão várias normas para a lida com estes animais”. Afirmou Roberto. 

João Fivela - um dos incentivadores da raça no sul do Pará. 

João José Chaves do Vale (João Fivela), que é um dos incentivadores da raça no sul do Pará, diz que a história na região começou ainda com João Paulinelli (pai de Roberto Paulinelli) que trouxe os primeiros exemplares de jumento Pêga. 
Depois de seu falecimento, Roberto continuou investindo em mulas e jumentos da linhagem. 

“Tem três coisas que não se vive sem no Pará: Capim, Boi e Burros, então a Pêga é muito importante pra região, para o seu desenvolvimento, pois sem o burro não é possível o trabalho nas fazendas, a chegada da Associação será muito importante para valorizar e especializar ainda mais a raça”, afirma João Fivela. “Sou de pleno acordo, nota 10 para a iniciativa do Roberto e João Fivela, estamos a disposição para qualquer evento, vamos implantar a ABCJPÊGA e tocar o bonde, diz Jairinho, criador de Sapucaia. 

Pecuarista de Paragominas Mauro Lúcio aprovou a idéia. 

Já o pecuarista de Paragominas Mauro Lúcio diz que a iniciativa tem o seu apoio total, pois a pecuária do Pará é pujante, é um dos estados que possui o maior rebanho de muares para trabalho em fazendas. “Precisamos ter a associação para acompanhar esse trabalho, tendo objetivo futuro de liderarmos e aprimorarmos os nossos animais. 

A raça Pêga também está ligada a uma tradição, que retrata o que temos e de onde viemos”, diz Mauro. Dirceu Remor de Rio Maria disse que a vinda da Associação só traz vantagens. “Essa iniciativa do Roberto é muito boa, pois vamos entrar na rede nacional”, afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...