terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Votação põe Lula e Demóstenes entre os mais corruptos de 2012

Troféu Algemas de Ouro é realizado na internet. Campeão em 2011, Sarney ficou de fora

Moraes Filho da redação do Manancial com informações do jornal O Globo

Lula e Demóstenes Torres
Lula e Demóstenes Torres

Assim como o cinema, com o “Framboesa de Ouro”, a política nacional também tem uma premiação para os piores do ano: o “Troféu Algemas de Ouro” destaca as personalidades acusadas de corrupção, citadas em voto aberto na internet. Em sua segunda concorrida edição, nomes como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e do empresário Fernando Cavendish, ex-presidente da Delta Construções, estão entre os mais votados. Os três estão envolvidos em dois episódios que marcaram a cena política em 2012: o julgamento do mensalão e a CPI do Cachoeira, que investigou o envolvimento de políticos e empresários com o bicheiro.

O concurso está na reta final. Usuários do Facebook têm até o dia 15 para eleger a personalidade mais corrupta de 2012. Para votar, basta acessar a página neste link.

Campeão isolado de 2011, com 60% dos 7 mil votos, o senador José Sarney ficou de fora da lista deste ano. Segundo a organização da disputa, a decisão foi tomada para estabelecer uma briga “mais equilibrada”, como pediram os próprios internautas. Mesmo assim, Sarney não será esquecido: ele será “homenageado” como hors concours.

Desta vez, é o ex-presidente Lula que tem a preferência absoluta dos internautas, com 4.194 votos até as 9h30m desta terça-feira. Em segundo lugar, e forte candidato ao prêmio “Algemas de Prata”, aparece o ex-senador Demóstenes Torres, com 1.433 votos computados no mesmo horário.

Na edição anterior, com 20% da preferência, o ex-ministro José Dirceu levou o “Algemas de Prata”. No julgamento do mensalão, Dirceu foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos e dez meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa, além de ter sido apontado como chefe do esquema. Já as “Algemas de Bronze” podem ficar com o deputado Eduardo Azeredo, réu do processo do chamado “mensalão mineiro”, que soma 369 votos até esta manhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...