domingo, 27 de janeiro de 2013

ECONOMIA

'Incerteza' faz FMI reduzir previsão de crescimento do Brasil


Fábrica da Honda em Manaus (Foto Agência Brasil)

Revisão da previsão do FMI para economia brasileira foi mais pessimista que para outros BRICS
Alinhando um pouco mais a sua projeção com a do resto do mercado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou um crescimento de 3,5% para a economia brasileira neste ano, acelerando para 4% no ano que vem.

Para este ano, a previsão sofreu uma redução de 0,4 ponto percentual em relação ao ritmo previsto em outubro, a maior queda entre os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Retomada gradual

Para a economia global como todo, o Fundo prevê uma retomada "gradual" do crescimento nos próximos dois anos. Mais gradual inclusive do que se previa três meses atrás.
"O otimismo está no ar, e há razão para justificar um certo otimismo, com cautela", disse a jornalistas em Washington o diretor de Pesquisas do FMI, Olivier Blanchard.
Blanchard disse que a economia mundial está em uma situação melhor neste início de 2013, comparado com o mesmo período do ano passado.
Os Estados Unidos negociaram o adiamento de uma aguda consolidação fiscal – o chamado "abismo fiscal" – e as negociações para uma união bancária europeia "convenceram os investidores de que a Europa está comprometida com o euro".
"Mas não devemos nos iludir", disse Blanchard. "Ainda há desafios e a recuperação será lenta, muito lenta."
"Para falar de maneira poética, evitamos os abismos, mas ainda temos montanhas para vencer."
O FMI prevê que o crescimento global será de 3,5% em 2013, ligeiramente acima dos 3,2% do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...