quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Círio de Nazaré pode ser declarado patrimônio da humanidade

Ministra Marta Suplicy diz que a grande procissão deve ser reconhecida ainda este ano

Moraes Filho da redação do Manancial de Carajás, com informações do jornal Amazônia

Círio de Nazaré
Círio de Nazaré

A chance do Círio de Nazaré ser reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade até o final do ano, é muito grande’, disse a ministra da Cultura, Marta Suplicy, durante audiência com a ex-senadora e vereadora de Belém, Marinor Brito (PSOL), e a presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan), Jurema Machado, no gabinete do Minc, em Brasília.

O processo de reconhecimento é conduzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sob o intermédio do Iphan, vinculado ao Minc. Marinor também reivindicou o incentivo para a recuperação de prédios históricos na capital e do interior do Estado e a criação de pontos de cultura em áreas quilombolas, a exemplo de Alenquer.

‘Eu fui buscar informações sobre o processo de avaliação do Círio, como patrimônio da humanidade, que eu já acompanhava há pelo menos dois anos, quando senadora’, relatou Marinor.

A ministra Marta Suplicy anunciou que, em breve, será lançado o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) especialmente voltado ao patrimônio histórico, que poderá ser aplicado em prédios tombados ou não, sejam públicos ou privados.

Tmbém apresentou à vereadora um calendário de orçamentos e obras, com prazos de execução, nos municípios de Santarém, Ananindeua, Marituba, Bragança, Cametá, Barcarena, Abaetetuba, Marabá, São Félix do Xingu, Jacundá, Tailândia, Tucuruí, Breves e Itaituba, que se habilitaram para receber investimentos à recuperação do patrimônio.

A ministra lamentou que Belém não tenha se habilitado para receber esse benefício também. ‘É preciso ter vontade política das prefeituras para disputar os recursos e fazer com que esses benefícios cheguem ao Estado’, disse Marinor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso toma xixi há 30 anos e diz que líquido “trata tudo”, inclusive câncer

O idoso promete ajudar as pessoas a desvendar os segredos por trás da própria urina, e até sugere que o produto pode ser usado para tratar t...